Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Eu tenho um refil de hidratação de 3 L da Source – Deuter, que é muito bom!

No verão durante travessias de várias horas a água aquecia e para não comprar aqueles isolantes térmicos da própria Deuter por cerca de R$ 60,00.

Fiz o meu isolante térmico para o refil:

4586701683_c7bc646e8f.jpg

Nada mais é que um EVA de 2mm comprado em uma papelaria e colado com cola para cano PVC. Cola de cano?

Sim, barato (R$ 2,50 um tubão), e ótima para colar EVA. Tenho há mais de 1 ano esse isolante e continua inteiraço.

O EVA você encontra em papelarias por folha de EVA por R$ 0,80 cada de diversas cores. Uma folha inteira dá para fazer um envelope para colocar o refil de 3 L dentro. ::otemo::

Mas vivente, por que tu não fizeste o isolante inteiro?

::lol4::

Eu utilizei o EVA para outra coisa e sobrou esse pedaço, então fiz só parte do isolante.

Vantagens:

- custo reduzido, por R$ 3,30 tu faz o isolante para o refil de hidratação. Contra R$ 60,00 do comprado.

- variedade de tamanhos, tu faz um isolante na medida do reservatório.

- peso reduzido, máximo de 25 gramas contra 180 gramas de um comprado.

- dá para fazer o isolante da mangueira também, só cuidado para não colocar o EVA na mangueira. Faça um tubo de EVA mais folgado que o diâmetro da mangueira, colado com a cola de cano.

- o EVA ajuda um pouco a proteger o reservatório de perfurações e da sujeira.

- às vezes pode acontecer de vazar um pouco de água do reservatório pelo encaixe da mangueira com o mesmo, o EVA bem colado é praticamente um bolso impermeável e não deixará a água molhar o interior de sua mochila.

Dicas:

- para melhorar a eficiência térmica utilize um EVA mais espesso. O de 2 mm segura a água gelada por um bom tempo.

- se você for minimalista cole com a cola de cano uma lamina de alumínio (dessas de rolo de cozinha), sobre o EVA. Espere secar e depois faça o bolso ou envelope com o alumínio voltado para dentro. Assim a água gelada dura mais tempo.

- no topo do envelope faça um buraco do tamanho suficiente para passar a mangueira e prender com o velcro da mochila o reservatório.

Em breve postarei fotos do meu novo modelo de isolante.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

tenho um camel back a uns 7 anos, e uso ele pra tudo, caminhada, trilhas de moto, bick escalada etc. não dá para comparar com se carregar cantil ou garrafas, que realmente são um trambolho.

a principal vantagem é que dá para congelar a agua na noite anterior.

\Costumo encher com agua gelada, colocar dentro da mochilinha dele e colocar tudo no congelador. se vc congelar só o saco vai ser dificil coloca-lo na mochilinha de novo, então congele com mochila e tudo. vai ter agua gelada por um bom tempo.

• 3 meses depois...
  • Colaboradores
Postado

Refil de hidratação funcionando como ducha!!!

Uma outra grande utilidade do refil de hidratação que poucos conhecem ou usam é de servir como ducha em acampamentos em regiões mais frias.

Normalmente o refil aguenta temperaturas de até 80 ºC, portanto, basta colocar 1 litro de água a temperatura ambiente e mais 1 litro ou menos de água aquecida até 80 ºC. Assim teremos uma temperatura final por volta de 40 ºC. Consulte o fabricante do seu refil para saber até qual temperatura ele suporta.

Após ter a água aquecida, basta achar o local, pendurar o refil em uma árvore ou rocha em altura acima de sua cabeça e tomar um banho aquecido. O bom que pela mangueira do refil não sai muita água e assim com 2 litros dá para tomar um belo banho até.

Testei aqui no RS no meio do inverno a temperatura de 9 ºC e funcionou muito bem. ::otemo::

Só tenha o cuidado de não usar shampoo ou sabonetes, pois não são biodegradáveis. Se possivel tome seu banho a pelo menos 70 metros de cursos de água. Em caso de dia frio, busque um local bastante protegido do vento para não sentir tanto frio.

• 4 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

Eu tenho um Camelbak MULE há alguns anos e te digo que foi o melhor investimento que fiz ... Alem dele ter capacidade para 3l de agua ainda tem uma mochila enorme.

Vale cada centavo do investimento.

Abs

• 10 meses depois...
  • Membros
Postado

Gente, uma dúvida.

Tenho uma deuter com espaço para saco de hidratação. Queria saber se compensa comprar um. Vou fazer Bolívia, Peru e Chile, com alguns trechos de viagens de mais de 20 horas, então pensei que um streamer de 3L podia ser uma boa pedida.

Ao mesmo tempo, me parece um equipamento pouco prático para uma mochila cargueira, não?

O que compensa mais: streamer ou esquema de carregar litrão de água?

Posso usar o saco de hidratação de outra marca, que não o da minha mochila?

• Colaboradores
Postado

Thais

O uso do reservatório de água seja de 1, 2 ou 3 litros é preferência de cada um. Eu uso o Streamer de 3L na minha cargueira e só vejo vantagens.

Você não precisa carregar ele totalmente cheio só se quiser, facilidade de limpeza, praticidade, não dá gosto na água e é um equipamento bastante resistente.

Sim, você pode usar outros reservatórios de outras marcas na sua mochila desde que ela seja compativel com refis de hidratação. Apenas cuide que esses reservatórios de silicone normalmente deixam gosto na água. Já o Streamer por ser de polietileno não deixa gosto algum.

Eu já estou acostumado a usar o Streamer e me facilita a vida do que as garrafas de água, mas como disse vai da preferência de cada um.

Gente, uma dúvida.

Tenho uma deuter com espaço para saco de hidratação. Queria saber se compensa comprar um. Vou fazer Bolívia, Peru e Chile, com alguns trechos de viagens de mais de 20 horas, então pensei que um streamer de 3L podia ser uma boa pedida.

Ao mesmo tempo, me parece um equipamento pouco prático para uma mochila cargueira, não?

O que compensa mais: streamer ou esquema de carregar litrão de água?

Posso usar o saco de hidratação de outra marca, que não o da minha mochila?

• 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Postado

Olá Thaís!

Não é em todo lugar que se encontra as pastilhas de purificação de água. Como vi que vai viajar para outros países (Bolívia, Peru, Chile...) poderá não encontrar este material. Sugiro comprar aqui. O nome comercial mais fácil de encontrar no nosso mercado é o Clorin 1L (existe também a versão maior de 10L, mas para nossos propósitos é menos prática). Uma cartela do Clorin 1 trata 30L de água, ou seja, com uma média de consumo de 2L diários, terá com uma cartela tratamento suficiente para 15 dias, então é só calcular a duração da sua viagem e comprar quantas forem necessárias. As cartelas são pequenas e levíssimas, não ocupam espaço, portanto, novamente, recomendo levar daqui... O custo é de cerca de R$ 10,00 cada. Procure nas lojas especializadas em montanhismo/trekking. Existe também a versão em líquido (Hidroesteril) mas considero a versão pastilha mais prática, apesar de alguns acharem que deixa mais gosto na água (na prática, usando uma e outra eu não vi diferença).

Só lembrando que se vê muitos relatos de pessoas que viajam pelo Peru e Bolívia e se queixam da qualidade da água lá encontrada, até mesmo de algumas minerais. A água transmite doenças e pode te causar alguma indisposição estomacal, pondo a perder seu passeio. Acho que não custa correr o risco, por isso recomendo só usar nestes países água tratada.

Abraço e boa trip. Não esqueça do relato depois!

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Caríssimos,

Tenho uma dúvida operacional e as medidas dos sites não estão ajudando muito. Então gostaria de ver se alguém aqui já fez a "experiência": o Streamer de 2L (dois) da Deuter é compatível (cabe?!) no compartimento da Crampon 68 da Trilhas e Rumos? As medidas dele são 37 x 19 cm. O da Trilhas e Rumos, que julgo caber (vai saber!!!), tem 30 x 12 cm e eu acho que as dimensões são essas, no máximo. O reservatório não tem os 37 cm de comprimento. Então é isso, por mais que na medição não caiba, não tem ninguém por aí que tenha conseguido? Abraços. Mioto.

• Membros de Honra
Postado

Olá Mioto!

Acho que deve caber. Vou medir o meu streamer com precisão e depois te digo. O que sei é que ele cheio geralmente fica mais estreito e mais grosso, então o problema seria mais na altura do que na largura...

Abs,

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...