Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Preparativos

Com base em infinitos relatos (maioria do Mochileiros), alguns blogs (amo o Dividindo a Bagagem - que é de uma professora minha super fofa =D) e no livro Guia Criativo para o Viajante Independente na América do Sul fomos (eu e Iuri - meu namorado) fazendo e refazendo nosso roteiro até atender a quase todas as nossas espectativas (o Lago Titicaca teve que ficar para a nossa próxima ida à Bolívia, assim como cidades como Copacabana, Potosí, etc.). No fim das contas ficamos com o seguinte plano:

- Rio de Janeiro - Santa Cruz de La Sierra - Sucre (de avião, tudo no mesmo dia)

- Sucre

- Potosí

- Uyuni (passeio de 3 dias terminando em S. P. do Atacama)

- Atacama (3 dias)

- Arica

- Arequipa

- Cusco (4 dias)

- La Paz (4 dias) - Santa Cruz de La Sierra - Rio de Janeiro

Alguns detalhes sobre vestuário

Nós vimos diveeeeersos tutoriais sobre como se vestir para frio extremo (inverno no Salar de Uyuni tem temperaturas que podem chegar a -20ºC). Unanimidade: temos que usar 3 camadas!

1ª camada: Roupa Térmica - isso inclui blusa de manga, calça e meia (muito importante).

Me disseram que a da Lupo é muito boa, apesar de cara. Na Decathlon também tem algumas variedades, vale a pena ir lá para ver (aliás, lá tem tudo o que vc precisa para qualquer tipo de viagem ou esportes - juro que não estão me pagando pela propaganda hahahaha)

2ª camada: Fleece ou Lã - decidimos pelo conjuntinho de Fleece por ocupar menos espaço na mala, mas muitos viajantes compram essa camada ao chegarem na Bolívia por ser mega barato!!!

Não esqueça que seu pé também precisa dessa camada!! Ah, e fique ligado no Forclaz do casaco que você for comprar!!!

3ª camada: corta - vento - essa é a parte mais cara!!! Os casacos têm que ter enximento de pena e ou pluma (porque aquece mais).

Eu também levei um corta-vento normal (só aquele tecido impermeável) para usar em Machu Picchu. Para as pernas é bom levar uma calça dessas de tectel, pois jeans deixa o vento passar.

Calçados: Parte difícil e cara!! Eu já tinha uma bota para trilha, mas nunca tinha usado em lugar frio, quando comprei, experimentei com apenas uma meia, resultado: meu pé se sentiu assassinado quando calcei ele com duas meias (que bom que tive a ideia de experimentar antes da viagem!!).

Decidimos comprar botas da Quechua, que tinham uma boa relação custo-benefício, compramos impermeáveis para poder usar nas nossas próximas trilhas aqui no Brasil. Não esqueçam de boas luvas!!! É bom usar nessa história de três camadas também!!

Finalmente sobre a Viagem!!!!

18/07 : 08:30 - Vôo Rio de Janeiro (Stos Dumond) - Sta Cruz de La Sierra (Viru Viru)

16:00 - Vôo Sta Cruz de La Sierra (Viru Viru) - Sucre (Juana Azurduy Padilla)

Decidimos ir de avião pro Sucre pq tinhamos pouco tempo de viagem e muitos lugares para visitar, então decidimos economizar tempo, além de terem vários relatos não mt empolgantes sobre essa estrada hehehe. Fomos pela Airline Amaszonas, tinha uma tarifa boa, o vôo foi super tranquilo (30min) e teve café!!! (como odeio a Gol nessas horas)

Chegada em Sucre: O aeroporto parece um terminal rodoviário e, adivinhem??, o Iuri foi parado pela polícia de lá e teve que tirar algumas coisas da mala!! Em fim... um saco ficar tentando fazer tudo caber como antes na mala, mas nada de mais

Ao sair no desembarque toooooodos os taxistas começam a te seguir e a falar Espanhol muuuuito rápido e a tentar pegar sua mala e a tentar te levar para fora do aeroporto!!! Uma loucura! Fique atento quando descer lá para não perder a mala ou ser enrolado!!

Como estávamos com o tempo curto, decidimos agendar tudo pelo booking, não recomendo a fazerem isso porque vc paga um percentual a mais, mas valeu a pena nessa ocasião gastar um pouco mais pelo pouco tempo que teríamos em cada cidade (não queríamos perder tempo procurando lugar qnd chegássemos). O primeiro lugar que ficamos: Hostal CasArte Takubamba (U$29,50 para os dois; procure hostels mais baratos!!). Super recomendo! Decoração é uma graça, e as pessoas umas fofas! A água é quente e fica perto de tudo!

Na Bolívia comer é muuuuuito barato!!! O restaurante mais caro que fomos - restaurante brasileiro super chique - custava 75bs um prato que dava para dois de boa. Em média vc gasta no máximo 30s por dia para comer bem (eu comia mt menos lá do que geralmente como no Brasil ,acho que é um dos efeitos da altitude)

A altitude pega de verdade!!! E ficamos uns 3 dias passando mal, comendo muito pouco, sentindo dor de cabeça (muita) e tomando remédio sem nada adiantar... A única e milagrosa coisa que resolveu foi o chá de coca!!!! ::otemo::::otemo:: Mas tem que ser o da folha de coca mesmo!!! Porque tentamos os industrializados e não tem efeito nenhum...

1

Sucre é uma cidade linda e merece mais tempo para se conhecer direito! As praças são lindas e as igrejas também!

Nós compramos nosso rapidito para Potosí em uma agência perto do terminal rodoviário. Lá todo mundo começa a te rodear e a barganhar o preço entre eles mesmo, dá corda e vê até onde os preços vão! Vale a pena ir de carro porque eles saem bem de manha e é cerca de 40bs por pessoa, lembrando que são 2h de viagem! Nós compramos com a Elizabeth (super fofa!), a agência dela é dentro do banco (pasmem, é uma salinha minúscula e sem segurança... vai ver eu entendi errado! hahaha)

19/07: 06:30 - rapidito Sucre - Potosí

12:00 - Ônibus Potosí - Uyuni (2x BOB 60,00)

18:00 - chegada em Uyuni

E lemos bastante gente dando as seguintes dicas:

Hospedagem: Hotel Avenida, La Cabaña

Agências: Cordillera Traveler, Andrea Tours, Colque, Relâmpago

O plano era esse, mas... Como nosso Espanhol era péssimo nos comunicamos super errado com o recepcionista do hostel e ele acabou chamando um taxi para nos levar para a rodoviária ::putz:: eles chamam de móbil, é um taxi super caro que tem por lá! O pior foi que achamos que tinhamos nos dado super bem em contratar o tal do rapidito (ainda não tinhamos sacado que estávamos no carro errado!!) e entramos felizes da vida no taxi... Ficamos uns 10 minutos rodando com o motorista fazendo ele tentar entender que íamos para Potosí e ele dizendo que não íamos, e nós dizendo que íamos... Uma confusão, ele ficava rodando a rua e a gente desesperado (nesse ponto já tinhamos entendido que ele era o taxista errado) porque íamos perder o rapidito da Elizabeht!!!! Por fim fizemos ele nos levar até a agencia dela e ficamos esperando para ver se ela aparecia...

Dica: sempre guarde o cartão do lugar onde vc contratar qlqr tipo de serviço, foi assim que o taxista entendeu onde tinha que nos levar e o que estava acontecendo hehehe

Bem... sempre se tem um pouco de sorte no azar, e depois de tomarmos um café da manhã numa barraquinha de rua com direito a carne de Lhama e chá para nos fazer sobreviver ao frio e ao vento, há que chega a tal Elizabeth super fofa!!! Explicamos a confusão e deu tudo certo!! Fomos para Potosí ::otemo::

A parte ruim foi que a minha porta foi metade da viagem aberta (e eu com vergonha de reclamar pq achei que o carro que estava meio fodido) e vinha um frio congelaaaaaante nas minhas costas!!! A parte boa foi que viemos papeando com um minerador de Potosí chamado Simon que deu nos deu uma aula de história e política boliviana...

Lá a maioria dos mineradores trabalham o dia inteiro sem comer, só mascando a folha de coca. Ele ainda explicou que na Bolívia não vemos as diferenças sociais como se vê no Brasil porque os donos das grandes empresas geralmente não vivem por lá, e é por isso que existem tantos aeroportos pequenos nas cidades... Falou de como o país cresceu e melhorou com o governo do Evo Morales, aliás, ele não foi o único que nos deu essas aulas... O que mais me impressionou na Bolívia foi o conhecimento histórico e o senso político que as pessoas têm.

Por fim, chegamos a Potosí para descobrirmos que.... tan tan tan tan.... as estradas para Uyuni estava fechadas por causa de um protesto. Foi desolador!!!!! ::essa::

Não sabíamos o que fazer... Não sabíamos para onde ir... Ficamos tentando achar um jeito de chegar lá, quase entramos no conto do vigário... Mas fato é: se as estradas estiverem fechadas, não vá!!! Mais pra frente da viagem, já no Atacama, ouvi uma briga de duas meninas com uma agente de viagem porque ela tinha enviado elas num tour pro Salar a partir do Atacama e simplesmente nada estava funcionando, o motorista não sabia para onde ir, os hotéis não estavam funcionando, elas ficaram sem comida... ::Cold::::ahhhh:: um desastre!!! Ou seja, se te falarem que tem como ir mesmo com as estradas fechadas, que são só mais 5 minutos andando e que tudo lá vai estar funcionando, não acredite!!!!! Lá faz um frio da porra (menos 20 em alguns lugares) e é longe de tudo, então, estradas fechadas significa que NADA chaga lá, desde gasolina à mantimentos.

Sentamos num banquinho no terminal e começamos a divagar e pesquisar no nosso guia (leve um!!! nos ajudou muito!! ::otemo:: Levamos o Guia do Viajante Independente da Am. do Sul) o que poderíamos fazer para chegar até o Atacama, dentre as várias opções, a mais barata e mais rápida (por incrível que pareça) era pegar um bus até La Paz, um avião até Arica e um bus até São Pedro. Foi o que decidimos fazer!!!

Nesse terminal ficamos papeando com um senhor que morava no próprio terminal, ele ficou tão sensibilizado com o nosso drama que nos deu pão para não ficarmos com fome! Como não me apaixonar pelos bolivianos??!!

Nesse ponto da viagem eu parei de anotar os gastos hihihi O que eu lembrar com certeza ou tiver algum comprovante eu coloco aqui =D

Compramos as passagens para La Paz, que fica em outro terminal!! O ônibus sairia as 21h, então teríamos o dia todo para passear por Potosí :D

Eu como sempre tento comer as comidas locais (nem sempre dá certo pq meu intestino tem suas próprias regras :mrgreen: )

DSCF1837

Frango super apimentado e com umas bolinhas pretas que até hoje não sei o que é! Foi uma média de 15bs por prato e a comida estava top e o restaurante super bom, uma das dicas do guia! Lá tem dicas mais baratas, mas nós estávamos numa trip meio romântica né! hehehe

Ah... E eu acho que super vale fazer o tour na Casa da Moeda!!! É meio longo, pode ser um pouco cansativo, mas é bem legal e tem muita coisa interessante! Fora que eles falam um pouco da história da Bolívia e da América Espanhola *.* E tem uma sala com pedras de todos os lugares do mundo!!

DSCF1841

Eu super colorida na entrada da Casa da Moeda

Bem em frente à Casa da Moeda tem uma agência de viagem que parece ser séria (pq tava mandando os turistas irem passear em Potosí em vez de irem para Uyuni hehe) e tem um restaurante super fofo e em conta, com wifi (tem que subir uma escadinha)! Foi nesse restaurante que tomamos nosso primeiro chá de coca de verdade (nossa salvação divina!!) E bem perto dali tem uma rua com vááárias lojas de artesanato baratas!!!! Eu tive uma dificuldade tremenda para subir a rua que levava até essas lojinhas (sério, era uma inclinação mt da bobinha) e meu nariz sangrava muito... mas valeu a pena hehehe

A noite chegou e fomos pegar nosso bus! Eu estava super empolgada, achando o bus mt bom e tal... Mas... Todo carnaval tem seu fim e a minha cadeira estava quebrada!!!! Ela não ficava inclinada de forma alguma e, além disso, eu fui na janela (nunca peguem a janela!!!!) e o ventinho frio ficou a noite inteira me congelando!!!! ::Cold:: Sem falar na criança insuportável que chutou a porcaria do banco a noite inteira! Foi uma noite horrenda!! Pelo menos o chá de coca fez algum efeito e as dores de cabeça diminuíram...

20/07: Chegamos em La paz pela manhã e conseguimos um vôo pela Sky Airlines por U$110,00 para Arica no mesmo diaaaa! Por sorte levamos um dinheiro extra (já que somos muito azarentos!).

O avião é meio sujinho, mas o lanche é muito bom!!!!

Em Arica compramos passagem para São Pedro do Atacama para o dia seguinte a noite, e decidimos ficar em um hostel perto da rodoviária pq era mais barato. Ficamos no Hostal Suny Days, foi $25,00 por pessoa a noite!!!! É... estamos no Chile agora... Bem, ele foi o menos pior que tinha perto da rodoviária e não tão caro quanto os do centro.

Nesse dia chegamos meio tarde, então foi o tempo de irmos ao mercado para comprar alguma coisa pra comer e irmos dormir! Desta vez bem aquecidos hehehe

21/07: Dia para aproveitar a linda Arica!!

Conhecemos uma alemã super gente fina e que estava viajando ha uns dois meses pela América do Sul (quero ser que nem ela quando crescer!!!) e decidimos fazer um tour de bike com ela! O tour é o seguinte: vc aluga uma bike toda enferrujada e sem freio por $12,00 e vai pedalando até o sítio arqueológico! ::lol4::

Bem... estávamos lá e eu sou louca por arqueologia - meu sonho de infância era ser arqueóloga!!!! ::hahaha::

Só que.... Tenho que deixar bem explícito que meu preparo físico não é dos melhores, na verdade é bem ruinzinho (não posso mais usar a desculpa da altitude :oops: )... E... não consegui chegar nem na metade do caminho de ida!!! Aí, eu decidi voltar pedalando com o Iuri e a nossa amiga decidiu continuar o tour sozinha.

Bem, como tinhamos descansado um pouco na sombra e eu estava menos morta, achei que milagrosamente tinha virado um ás das duas rodas (esqueci de falar que nunca aprendi a andar de bike direito) e decidi imitar o Iuri!! Foi quando eu perdi o controle da magrela e dei de caaaaaaaraaaaa com um muro!!!!!

Não machuquei o rosto, mas fiquei com um machucado bem chato na canela (tenho a marca até hoje!!!). Conclusão: fiquei uns dois dias mancando por causa da bike enferrujada!!! Na verdade foi pq eu não sabia andar nela, mas ning precisa ficar contando isso pra td mundo ::tchann::

Depois desse pequeno incidente (fiquei uns 5 minutos sentada na sarjeta achando que tinha quebrado minha canela ::tchann:: ) decidimos fazer um tour mais convencional pela cidade... Só lembrando que esse tour arqueológico vc pode fazer de bus também.

DSCF1954

DSCF1991

Ah... lá as pessoas dividem o taxi, vc fala pro motorista onde vc vai ficar e ele te deixa o mais próximo de lá de acordo com o destino dos outros passageiros e vc paga algo em torno de R$1,50.

A noite pegamos o bus para São Pedro do Atacama. Tudo indo bem, o bus tinha tv e era confortável, nenhuma criança chutando meu banco! Caímos super felizes, confortáveis e aquecidos no sono quando o motorista manda todo mundo descer do bus!!!

Estava um frioooooo absurdo e a gente teve que ficar esperando todas as malas passarem pelo raio-x e os policiais revistarem o bus. Além disso os agentes do narcóticos simplesmente jogaram nossas malas no chão sem avisar nada e nós ficamos que nem dois brasileiros idiotas procurando as bagagens... Depois de uns 15 minutos passando frio voltamos pro bus achando que íamos seguir viagem tranquilos...

Só que não!!!! 8)

Quanto tínhamos conseguido dormir de novo mandaram os estrangeiros descerem do ônibus (dessa vez fomos com todos os casacos que tínhamos a mão) para ''conversar'' com os agentes anti drogas.

Colocaram os 5 numa fila e chamaram primeiro o boliviano para uma salinha branca (tipo um contêiner) com um símbolo de radioativo na frente ::ahhhh:: Eu fiquei mega nervosa porque nunca tinha passado por uma ''dura'' antes!

Me mandaram entrar na salinha e dois policiais começaram a fazer várias perguntas em Espanhol (desculpem, mas o Espanhol do Chile é horroroso!!!) e super rápido, eu não entendia nada e desembestei a falar que nem doida (nem lembro o que eu falei pq os dois ficavam me fitando com cara de mau e de quem vai pegar gato pelo rabo e com a mão na arma!!! :shock: ) até que eles me mandaram embora do nada!!! :?: E liberaram o Iuri também porque eu disse que ele estava comg =D

Voltamos putos da vida com o tratamento VIP que tínhamos recebido da policia narcótica, mas... fazer o que??!! Seguir viagem né!!

Esse post já está bem grande, então, em seguida eu continuo contando como foi o Atacama e o restante da viagem =D

Espero ter ajudado um pouco com os preparativos!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...