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Oi gente maravilhosa,

 

Como eu só fiz essa viagem graças ao site do Mochileiros, nada mais justo do que compartilhar minha experiência com vocês, né?

Pois bem, cheguei ontem de uma viagem de 20 dias na Argentina, onde gastei US$900. Li muitos relatos e muitas pessoas me disseram que a Patagônia era caríssima, um dos destinos mais caros, não tem como fazer com menos de R$4000, etc, etc...provei por A + B que dá sim, e dá tranquilamente até, dependendo do seu perfil de viagem.

Se você:

- Vai com família

- Vai para uma viagem mais romântica

- Gosta de privacidade

- Não gosta de pedir ou depender de outras pessoas

- Não pensa em pedir ou depender de desconhecidos

- Quer apreciar iguarias locais e gastronomia em restaurantes

- Não é muito ligado em Trekking, e se faz prefere fazer com guia;

 

Aí não dá.

 

Dicas da Amiga:

 

1) Leve dólar. Acho que isso serve pra qualquer lugar do mundo. Acompanhe a cotação, e quando o dólar abaixar, faça o câmbio. Mesmo que você acabe viajando pelo Brasil, a probabilidade de você conseguir trocar depois pra Real valendo mais é grande, então não tem porque não, né? Peguei na Argentina cotações variadas: no aeroporto de Buenos Aires, onde troquei um pouco para conseguir sair de lá, estava 8 e pouco; em Buenos Aires, no câmbio paralelo (troque na agência de brasileiros https://www.facebook.com/pages/Cambio-justo/376773005751719?fref=ts, o preço é justo, os caras são maneiros, a agência fica perto dos pontos turísticos do microcentro) consegui por 13,60; em Ushuaia estava 14, em El Chaltén, 11, e em El Calafate, 12. Mande e-mail pros hostels antes de viajar perguntando sobre a cotação e escolha a melhor cidade para fazer o câmbio maior.

 

2) Couchsurfing: amizades, se vocês querem viajar pagando pouco e não conhecem essa maravilha, então a vida não é bonita para vocês. Entrem no http://couchsurfing.com/ e sejam felizes.

Com o Couchsurfing você não só tem um sofá (às vezes um colchão inflável ou até um quarto e uma cama), como tem a oportunidade de viver a cultura local no seu mais íntimo, e descobrir uma cidade toootalmente diferente do turístico. Foi assim em BsAs e Ushuaia, onde consegui fazer Couchsurfing. Em Ushuaia fiz em dois hosts diferentes, e lá fizeram comida pra mim, me ofereceram vinhos patagônicos, me davam carona de carro a todos os lugares que queria ir, e até passei o dia das mães (19/10 na Argentina) com um almoço na casa de uma mãe e filha incríveis, que receberam várias outras pessoas igualmente maravilhosas. Ficar em hostel é super divertido, mas às vezes o couchsurfing te proporciona uma experiência muito mais real sobre um lugar. É só se perguntar: qual a experiência que um turista teria em um hostel e qual a experiência que teria se ficasse na sua casa, com sua comida, suas dicas, você levando pros bares com seus amigos? É totalmente diferente, e igualmente rico.

 

3) Carona: no sul da Argentina se faz muito e é bem tranquilo. Não consegui em muitos trechos porque as pessoas não estavam indo para onde eu precisava ir, mas consegui de Calafate para Chaltén rapidinho. Em Ushuaia conheci uma menina de Israel que vaga pela América Latina a dois anos, e a mais de um ano não pega outra condução que não carona, já tendo ido por toda a Argentina, Peru, Bolívia. Em Calafate conheci dois meninos que fizeram Ushuaia - Punta Arenas - Puerto Natales - Calafate, passando por várias outras pequenas cidades e fronteiras, tudo de carona, e foram pra Chaltén do mesmo jeito (e provavelmente conseguiram). Sou menina e estava indo sozinha, então é claro que o medo bateu forte, mas, honestamente? Quando eu saio aqui pelas ruas do Rio eu tenho medo de um crackudo me assaltar e me matar de bobeira, como tem acontecido muito. Viver é jogar uma moeda pra cima sempre, a gente corre riscos sempre. Pelo menos dessa vez tinha uma aventura maneira envolvida (mas mesmo assim fiquei segurando minha faquinha no bolso a viagem toda, pois sou dessas).

 

4) Segurança: andando pela Patagônia percebi o quanto a cidade grande me deixou insegura. Em Buenos Airesmuito furto, então o melhor é deixar seu dinheiro, passaporte e celular no money belt e o resto espalhado por bolsos de jaquetas e calças. Levando bolsa e mochila, deixe sempre perto do seu peito. Lá não existe mão armada. Na Patagônia a vibe é outra, não há perigo nenhum de nada, e em vários hostels vi gente deixando bolsas com toda a vida sem cadeado fora dos lockers, e ninguém nem prestava atenção. Na Patagônia (pelo menos nas cidades que fui), desencane.

 

Buenos Aires

 

Fiz couchsurfing lá em um bairro não turístico, 100% residencial, chamado Belgrano. Foi o lugar que achei mais legal na cidade. De resto, honestamente? Achei uma grande metrópole, cheia de gente sacando que você é turista pronto pra qualquer deslize seu (em Palermo pelo menos me senti assim), um monte de rua nada demais (comparado com Rio de Janeiro, nada diferente), um espaço destinado pra turistas (onde estão o Teatro Colón, a Galeria Pacífico, a Calle Florida, a Casa Rosada, etc), a Galeria Pacífico e a Calle Florida são lugares bem engana brasileiro trouxa, já que não são tão baratos quanto San Telmo (pelo que me disseram lá, já que não tive tempo de ir) ou algumas lojas da Av. Santa Fé, o Cemitério da Recoleta é bonito, mas caras, é um cemitério, tem caixões expostos ali e zilhões de turistas indo e vindo em um lugar sagrado e mórbido. Passei 3 dias em BsAs, só tive 2 pra conhecer a cidade, e minha impressão foi só: OK.

Gastei: 628,10 pesos, comendo sempre fora em lugares relativamente baratos. Em Belgrano há lugares onde por até 80 pesos você come uns pães de entrada, um prato gigantesco, uma sobremesa e uma bebida. Na maioria dos lugares você ganha desconto se for comer fora do restaurante. De resto gastei com metrô, transfer aeroporto (ezeiza) até Belgrano e o táxi para o Aeroparque, além de provar o tal do sorvete Freddo e comprar um saco de Havana pros amigos.

 

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Belgrano

 

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Belgrano II

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Ushuaia

 

Assim que cheguei em Ushuaia, descobri que as passagens para Punta Arenas e Puerto Natales eram mais caras do que eu tinha previsto (600 pesos cada trecho, saindo de Ushuaia), então cancelei as reservas dos hostels de lá e em Ushuaia acabei ficando por 10 dias (queria ter ido pra El Chaltén mais cedo, mas isso não rolou porque a vida é assim mesmo). Passei 3 noites no Antarctica Hostel e, olha, não sei como são os outros, mas digo: FIQUEM NESTE. É incrível, a energia é ótima, o staff é sensacional, os banheiros são ótimos, os quartos, o bar, as pessoas que vão pra lá...não tenho absolutamente nada para contestar. Mesmo que vocês se interessem por Couchsurfing, passem umas noites nesse hostel. Não tem como se arrepender. Fiz amigos incríveis que me proporcionaram momentos ainda melhores lá.

 

Importante saber que na Patagônia você pode passar pelas 4 estações em um dia: pode amanhecer ensolarado, nevar horrores e ter uma noite estrelada, ou qualquer coisa que a Natureza decidir. Às vezes passeios pelo Canal Beagle são cancelados de uma hora pra outra por causa dos ventos. Às vezes você planeja uma ida ao Parque Nacional de Ushuaia em um dia de sol, e no dia seguinte cai uma nevasca horrível (como foi o meu caso, mas fui do mesmo jeito e foi ótimo). Tenha isso em mente sempre.

 

As agências têm preços tabelados, então minha dica é ir no Brasileiros em Ushuaia: https://www.facebook.com/BrasileirosemUshuaia?fref=ts. Os caras são gente fina e se você pagar em dólar eles te devolvem em pesos na cotação não oficial, o que é bom, já que eu nem sei onde tem casa de câmbio por Ushuaia que faça a cotação blue (como eles chamam essa cotação paralela). Lá também tive várias dicas de passeios que poderia fazer de graça. Em Ushuaia não comi fora do hostel nenhuma vez, só comprando em mercado, então não posso dizer muito, mas acho que restaurantes não são muito baratos.

 

Fiz dois passeios pela agência:

 

1) Canal Beagle (450 pesos)

 

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Vista de Ushuaia na volta do passeio

 

Fui pensando: irado, vou fazer o trajeto que Darwin fez quando brotou nele as primeiras sementes da teoria evolucionista.

O que aconteceu na prática: aquela parte da Baía de Ushuaia fica entre duas placas tectônicas que se movem em direções opostas, então qualquer coisa pode acontecer lá. E o que rolou é que eu saí de Ushuaia com um tempo relativamente OK, com o mar tranquilo, e voltei parecendo o Titanic, com pessoas gritando que iam morrer e 70% mega enjoadas e vomitando. Tomei dois Dramins e vomitei do mesmo jeito. E pra quê? Pra ver um monte de bicho que parece pinguin, se veste como pinguin, come que nem pinguin mas não é pinguin, o farol e vários leões marinhos dormindo. Pra mim o melhor foi ver a cidade da Baía, com todos os Cerros que a cercam, mas depois descobri que se você andar atéééééé o final do Canal pela Av. Maipú (uma das principais), você consegue ter a mesma visão. Pra mim (e pra muita gente que estava no catamarã comigo) não valeu a pena.

 

2) Dia de Estância (1300 pesos)

 

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Lagos Fagnano e Escondido

 

Não é a Estância Harberton, onde você vê os pinguins. Esse passeio só é oferecido pela agência. Nele você passa por um mirador onde pode ver todos os cerros que cercam Ushuaia de cima, depois pára no mirador onde consegue-se contemplar os lagos Escondido e Fagnano e depois vai para essa estância, às margens do Lago Fagnano (o lago em si possui mais de 100km de extensão), onde é recebido pelos próprios donos, um casal super simpático e seus filhos. O pai do dono foi um dos primeiros a desbravar aquelas terras, e ele mesmo já foi prefeito de Rio Grande (ou Rio Gallegos, sei lá), trabalhou na fronteira Argentina com o Brasil e tem ZILHÕES de histórias e conversas incríveis. Você é recebido com um lanchinho, café, chá e vinho, tem almoço e vários lanchinhos ao longo do dia. Lá rola um passeio de quadriciclo maneiríssimo, uma cavalgada curta e uma caminhada menor ainda até uma castoreira. O transfer te busca às 9h e te devolve às 17h. Existe o 4x4 nos lagos por 1100 pesos, mas acho que esse é mais completo, te dá mais coisas pra fazer. Sei lá, vai de cada um. Só tem brasileiros no passeio. Vá com calças e tênis impermeáveis, já que o quadriciclo entra no lago e às vezes, com a maré, você pode se molhar (apesar deu ter ficado tranquila)

 

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Às margens do Lago Fagnano

 

 

Além desses passeios, fiz:

 

Glaciar Martial (gratuito)

 

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Não tem muito o que dizer. É lindo, estar lá é lindo, a trilha (que não é bem uma trilha, é só subida) é muito tranquila (2h pra quem faz tudo a pé, uns 40 minutos pra quem vai até o começo de táxi), não consegui ver o glaciar porque havia muita neve, mas isso não diminuiu nenhum pouco a maravilhosidade e a boa energia do local. Fui cedo, então quase não havia pessoas, mas tinha muita gente subindo quando desci. Dica: leve protetor solar.

 

Laguna Esmeralda (gratuito, apesar de ser um pouco longe, fora da cidade. Dá pra ir andando ou pegar o táxi/transfer até lá)

 

LAMA. MUITA LAMA. POR TODA PARTE, LAMA. Não estava preparada pra isso e estava sozinha, o medo bateu mais forte faltando uns 20 minutos, talvez menos, pra chegar até lá, e voltei (não há indicadores de quanto tempo falta ou distância). Me disseram que a Laguna estava congelada, então foi um pouco frustrante pra quem completou. Leve bastões de trekking, vá com roupa adequada e se prepare para lama até o joelho. Não é brincadeira. Já coloquei minha calça pra lavar 3 vezes e ainda não saiu toda a lama.

 

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Trilha até a Laguna

 

 

PN Tierra Del Fuego (350 - Transfer + Entrada)

 

No dia que fomos estava uma nevasca terrível, então o caminho que podíamos fazer era bem curto. Mesmo assim o Parque estava lindo, as paisagens com neve eram maravilhosas. Valeu super a pena (mas vá bem agasalhado se estiver nevando, pois os ventos que vêm dos lagos são tensíssimos).

 

Ainda dá pra fazer alguns passeios igualmente bacanas e gratuitos, como Cerro Medio, Playa Larga ou a Trilha dos Prisioneiros (que eu tentei fazer mas tinha muita lama e eu já sofri de lama suficiente na Laguna Esmeralda ::cool:::'> ). Não sei porque não fiz as outras duas, acho que porque estava meio cansada e preguiçosa pra fazer sozinha, sendo que Playa Larga também é meio distante da cidade.

 

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Parque Nacional com quase nada de neve

 

 

Total gasto em Ushuaia para 10 dias: 4129 pesos

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El Chaltén

 

OBS: de Buenos Aires à Ushuaia fui de avião.

Para ir à El Chaltén peguei o ônibus (800 pesos) até El Calafate. O ônibus sai às 5 da manhã e chega lá às 2 da manhã do outro dia. É bem chato, tem que passar por 4 fronteiras (sair da Argentina, entrar no Chile, sair do Chile, entrar na Argentina). De Calafate pra Chaltén consegui ir de carona, muito tranquilo, muito molezinha. Saber falar o mínimo de espanhol é quase um essencial, acho, porque os caras querem é conversar pelas longas 4 horas de chão.

 

OBS: A fronteira chilena é um saco. Não se entra lá (mesmo que só de passagem de ônibus) com frutas, legumes, verduras, alguns tipos de queijo e presuntados (a depender do bom humor do fiscal). Se você não declarar e for pego, tem que pagar uma multa altíssima, então pelo sim, pelo não, declare.

OBS2: Os mercados de El Chaltén não tem NADA. Mesmo. Frutas e legumes e vegetais podres, uma variedade mínima de coisas. Se der tempo, passe no La Anônima de Calafate e compre algumas coisas antes de ir pra lá. Vai compensar o peso de carregar comida, juro juro juro.

 

Em El Chaltén fiquei 3 noites e 4 dias, me hospedei no Patagônia Hostel. Achei bem ok, um pouco chato porque a própria estrutura do hostel não permite muito um ambiente onde você possa conhecer e interagir com os outros hóspedes. Pra quem vai sozinho que nem eu, pode acabar sendo um empecilho. Por sorte uma brasileira chegou no dia seguinte e ficou no mesmo quarto que eu, mas senão...sei lá. E não tem café da manhã. Soube depois de outros hostels perto que eram o mesmo preço ou até mais baratos e que tinham café da manhã, então eu iria nesses.

 

O que eu fiz lá:

 

1) Miradores Condores e Águilas

 

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Como eu cheguei umas 13h ficaria um pouco corrido fazer qualquer trilha, então fui pros miradores. A visão de lá é linda, dá pra se ver a cidade toda (que é minúscula) e os cerros que cercam.

 

 

2) Laguna Torres

 

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Aconteça o que acontecer, faça a trilha. Não é nenhum pouco exigente, mas são em média 3 horas pra ir e 3 pra voltar. Eu fiz em um total de 7h, parando lá por um tempo, tirando fotos na volta e parando algumas vezes pra abastecer minha garrafinha. Toda água em El Chaltén é potável, até da torneira, então não seja um otário e leve uma daquelas garrafas de 2 litros e vá enchendo em qualquer lugar, sempre. Em Ushuaia enchi no Martial e El Calafate não me arrisquei, mas em El Chaltén é MUITO de boas.

Enfim, até a Laguna são paisagens incríveis e muitas vistas de tirar o fôlego. A própria Laguna foi a paisagem mais linda que vi na viagem toda, sem sombra de dúvidas.

 

3) Laguna de Los Tres

 

Olha....não é fácil. Já tinha lido vários relatos e decidido que não ia fazer essa porra nem que me pagassem, mas na hora cê já tá ali, já andou por 3 horas, que mal que vai ter, né?

TODO. O. MAL. QUE. HOUVER. NESSA. VIDA.

Não me entendam mal, eu fiz. Fiz em 2 horas o que dizem que é feito em 1. Milhares de pessoas passaram na minha frente, e em dado momento eu sentei e chorei achando que não ia conseguir, e que sequer ia conseguir descer depois. Essa última parte da trilha é toda ultra inclinada em zigue-zague. Em pedra. Solta. Sem absolutamente nenhuma proteção enquanto você sobe pelo menos 1km pra cima.Pisou na pedra errada e ela rolou pro lado, escorregou, amigo, a descida vai ser bem rápida. É muito - MUITO - tenso. A vista quando você chega no topo é bem bonita, você tá pertinho do Fitz Roy (apesar desse bonitão ainda ter mais 1km que só profissionais sem medo de morrer encaram escalar), mas o mais maneiro é a sensação de "caralho, consegui". É a superação mesmo. Vi gente ensopada trocando de roupa, gente deitada quase dormindo, gente como eu que mal teve força pra tirar foto, só conseguindo sentar e olhar pro próprio medo vencido.

Até lá você passa pela Laguna Capri, lá de cima dá pra ver as lagunas Madre y Hija e na volta você pode passar ou não pelo Mirador do Fitz Roy (que eu não achei nada demais, considerando que olhei bem ali pra ele) e pelo Mirador Piedras Blancas, que eu acabei pegando uma saída errada e teria que voltar pra conseguir ir até lá, mas, sério? Depois de 5h de trilha, sabendo que são outra 5h pra voltar, e sabendo que pra esse Mirador mal sinalizado você tem que escalar pedra (sim, escalar, não só subir nelas soltas), eu não sofri nenhum pouco em deixá-lo pra trás.

 

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Laguna de Los Tres

 

 

4) Chorrillo Del Salto

 

Depois de encarar duas trilhas longas dois dias consecutivos, é bom deixar as pernas não sofrerem um pouco. Essa cascata fica a 3km da cidade, e a andança até lá é sem trilha, só estrada empoeirada e muito vento mesmo, praticamente tudo plano. E ela é bem linda, bem grandiosa, bem igualmente imponente como todas as outras coisas de El Chaltén. Se chegar de manhã em El Chaltén daria até pra fazer os miradores e ela, são duas coisas bem tranquilas.

 

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Ainda existem outras coisas pra fazer, como ir até o lago del desierto (37km da cidade, tem que pegar um transfer ou ir com agência), fazer uns trekking no glaciar viedma/torre, e outras trilhas. Mas como eu não tinha mais tempos por lá, fiz só essas mesmo, e não me arrependo nenhum pouco.

 

Total gasto em El Chaltén: 390 pesos

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Calafate

 

Para chegar lá peguei um transfer saindo de Chaltén às 10:30h, pagando 260 pesos.

 

Calafate é uma cidade maiorzinha dentre as que eu fui, cheia de coisas que farão você querer ter muito mais dinheiro na mão pra gastar. Muita loja de roupa especializada em trekking e montanhismo, muita loja de souvenir, chocolate, eteceteras. Não tinha comprado nada nem me importado muito com isso....até chegar em El Calafate.

 

Lá fiquei no hostel Nakel Yumi, que é um hostel bem maneiro, pessoal que trabalha lá é cheio dos dreads, é uma vibe bem roots. Tem que subir uma ladeirinha pra chegar nele, mas descendo ela você já está na San Martin (todas as ruas principais do Centro na Patagônia tem esse nome).

 

Em Calafate fiz (todos os passeios são pagos, não há opção de fazer coisas gratuitas):

 

1) Full Day Torres Del Paine (1000 pesos + 32 dólares para a entrada do parque):

 

(não tem foto porque a esperta aqui deixou a bateria da câmera no sofá do hostel ::putz:: )

 

O ônibus te busca às 5:30 e deixa às 22h. Daí você pensa, bem, é um full day mesmo, irado.

Só que o full day é praticamente no ônibus, já que são 5 horas pra ir e 5 pra voltar, passando por fronteirzzzzzzz e tudo o mais.

 

O passeio em si, acho que começa lá pelo meio dia e termina um pouco antes das 4. Conhecer TDP era uma prioridade minha em Calafate, mas se tivesse a oportunidade, não faria de novo desse jeito. Você vai em um ônibus cheio de pessoas bem mais velhas e casais, o ônibus pára em uma vista bonita, o pessoal tira 758468956780495 fotos, você entra de novo no ônibus, vai pra próxima vista bonita, tira outras 75894697487658 fotos e assim por diante. Depois de ter encarado trilhas de 7 e 10 horas, fazer uma parada turísticazona desse jeito acabou comigo.

O lance é que eu de fato não tenho aptidão física pra fazer as trilhas com todo o peso de comida e roupas nas costas, mas eu prefiro treinar por dois anos, sei lá, e depois tentar encarar essa jornada, do que fazer um full day dessa forma.

 

 

2) Glaciar Perito Moreno (250 de transfer, acho, mais 150 de entrada para Mercosul - leve o passaporte)

 

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Depois do dia mega turístico que eu tive no outro dia, não quis fazer mini trekking ou big ice. Escutei muitas coisas positivas e negativas de cada um, então não saberia dizer qual é melhor. Pra mim, o melhor mesmo foi só entrar no Parque e andar pelas passarelas tirando foto, admirando a paisagem que eu achasse mais bonita e caminhasse no meu tempo. Lá faz um belíssimo de um frio, então esteja preparado com luvas, calças e blusas certas, além de um gorro ou lenço pra cobrir orelha.

 

Não sei exatamente quanto eu gastei no total em El Calafate sem os presentes, mas vou chutar que deve ter sido algo em torno de 1900 pesos

 

 

 

ITINERÁRIO

 

08 à 11 - Buenos Aires

11 à 21 - Ushuaia

22 à 26 - El Chaltén

26 à 29 - El Calafate

 

Passagem Rio-BsAs / BsAs-Ushuaia / El Calafate-BsAs (conexão)-Rio = R$ 1500

 

 

FIM! Espero ajudar os que querem fazer essa viagem incrível. Eu certamente descobri vários outros pontos e várias outras cidades por lá que eu quero conhecer :)

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Tudo bem? Posso te fazer um monte de perguntas? rsrsrsrs Vi que vc é carioca como eu, e parece que temos os mesmos interesses relacionados a viagens...

Estou indo agora dia 16/11, e ainda tenho algumas dúvidas. Primeiro, vc fez cambio nos hostels mesmo? Vou perguntar se fazem no que vou ficar.

Em Chalten, me deram a dica de fazer um dia laguna torre e no outro laguna de los tres. mas pelo seu post, me parece que uma é depois da outra, sendo feitas no mesmo trekking. é isso mesmo?

Vc comentou que pego um transfer de chalten para calafate. lembra o nome da empresa?

Vc poderia dar dicas de lugares para comer em chalten e calafate?

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Oi marbarda!

Pode perguntar quantas quiser, é sempre bom ajudar os companheiros de mochila :)

 

Sobre o câmbio: fiz metade dele em Buenos Aires, naquela agência que coloquei ali, Câmbio Justo. Se não for pra Buenos Aires, os hostels fazem sim, procure saber qual a cotação de cada cidade pra fazer a maior parte do câmbio lá (quando eu fui era em Ushuaia, quando eu saí de lá já estavam começando a abaixar, então é sempre bom mandar e-mail perguntando qual a cotação blue na cidade). Quando fui pra Ushuaia paguei meus passeios em dólar na Brasileiros em Ushuaia e eles me devolveram o troco em pesos na cotação blue. Acho que fazem isso em todos os lugares, quando existe efectivo (= dinheiro vivo): hostel, loja, restaurante, só não vale em mercado.

 

Sobre os trekking em Chaltén: pareceu? Desculpe, não era pra parecer. São trekkings diferentes, é impossível fazer no mesmo dia. Pra Laguna Torres você passa por vários miradores incríveis, e a Laguna em si é maravilhosa; Na Laguna de Los Tres você passa pela Capri, lá de cima consegue ver a Madre y Hija. Cada uma te consome um dia.

 

Não lembro o nome da empresa do transfer, mas não é difícil descobrir: são 2 ônibus e esse transfer que fazem esse trajeto, cada um no seu horário. O transfer é o único que faz às 10:30, só passar na rodoviária algum dia e dar uma olhada.

 

O único lugar que comi fora foi em Buenos Aires, de resto só comi no hostel mesmo (e nos couchsurfers). El Chaltén me pareceu mais barato pra comer, apesar de Calafate ter obviamente mais opções, por ser uma cidade bem maior. Só não comi em El Chaltén e El Calafate porque não tinha companhia e não ia pagar 160 pesos prum prato provavelmente grande que eu teria que comer sozinha ou levar pro hostel. Mas em Calafate pedi num delivery um sanduíche de bife à milanesa por 70 pesos que era GIGANTE - eram dois sanduíches bem grandes, na verdade, com mais um monte de batata frita. Foi meu jantar e meu almoço no dia seguinte ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Qualquer outra coisa estamos aí (:

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Que legal seu mochilão mayraaraujo! Quero mochilar para o Fim do Mundooooooo!! rs

 

Uma pergunta: quanto foi a passagem de Buenos até Ushuaia? Chegou a olhar o preço dessa passagem de ônibus? E o valor? 10 dias em Ushuaia foi muito, pouco ou ideal?

 

Obrigado.

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Oi mayraaraujo !

 

Meu roteiro está bem parecido com o seu, tirando que BAs vai ficar pro final !

Estou indo no final de Dezembro... to com muita dúvida em relaçao a roupa de frio, como vc foi? oq levou?

:)

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Que legal seu mochilão mayraaraujo! Quero mochilar para o Fim do Mundooooooo!! rs

 

Uma pergunta: quanto foi a passagem de Buenos até Ushuaia? Chegou a olhar o preço dessa passagem de ônibus? E o valor? 10 dias em Ushuaia foi muito, pouco ou ideal?

 

Obrigado.

 

 

Obrigada!

 

Não se dizer quanto foi o trecho, já que paguei tudo de uma vez (Rio-BsAs / BsAs-Ushuaia / Calafate-BsAs-Rio). Para Ushuaia - Calafate vi que, em cima da hora, estava mais de 400 reais aaacho (mas lembro que não era barata), então acredito que não deva ser muito maneiro. Se você quer ir até lá de ônibus é melhor mochilar seu caminho até lá, como vi muita gente fazendo. Só de Ushuaia a Calafate de ônibus foram quase 24h, imagino descer tudo de uma vez.

 

Acho que 10 dias foi muito, mas ainda faltaram algumas coisinhas preu fazer. Às vezes você marca o Canal Beagle e tira o dia contando com ele, só pra chegar 2 horas antes e cancelarem o passeio por conta dos ventos, por exemplo. Então talvez seja interessante ver o que você quer fazer lá e acrescentar uns 2 dias pra imprevistos climáticos.

 

 

 

Oi mayraaraujo !

 

Meu roteiro está bem parecido com o seu, tirando que BAs vai ficar pro final !

Estou indo no final de Dezembro... to com muita dúvida em relaçao a roupa de frio, como vc foi? oq levou?

:)

 

 

Levei (fora as roupas pra BsAs e roupas de baixo, que tem um clima parecido com o do Rio nessa época do ano):

 

- casacão corta-vento

- 1 calça jeans (que agora terá lama pra sempre, obrigada Laguna Esmeralda)

- 3 blusa segunda pele

- 2 fleecee

- 1 calça térmica

- 1 calça quente (que eu só usei uma vez pra TDP)

- Luva térmica que não serviu de muito e tive que comprar uma de lã de alpaca em Punta Arenas

- Gorro

- Meias térmicas e algumas daquelas grossonas

+

- Bastão de trekking

- Tênis específico para trekking

 

 

Acho que foi isso.

O que eu gostaria de ter levado:

- lenço pra cobrir o nariz

- fones ou lenços ou faixas específicas para proteger as orelhas (são as duas áreas que eu mais sinto frio)

- calça impermeável

- outro par de jeans, já que eu usei quase todo dia por cima da calça térmica

 

Acho que só também, Lala.

E peguei tudo emprestado, obviamente que eu nunca tive necessidade de comprar roupas de frio aqui no Rio.

 

 

 

Espero ter ajudado!

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