Membros pass84 Postado Maio 11, 2008 Membros Postado Maio 11, 2008 Qual desses solados é melhor: o VIBRAN OUTDOOR OU O AMAZONAS (os que estao sendo usados nas botas da nomade) Grato pela atenção Citar
Membros fabiomon Postado Outubro 4, 2010 Autor Membros Postado Outubro 4, 2010 usamos três tipos de solados em nossa botas, O Vibram Outdoor, o Carbon X Grip e o Segall da Amazonas. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Vamos lá: O Vibram Outdoor é um modelo da mais famosa marca de solados do mundo, a italiana Vibram. Ele é um solado muito, muuuuito resistente a abrasão e funciona de maneira excepcional em terrenos outdoors, principalmente na lama. Porem, e sempre tem um porem, como é feito com uma borracha mais dura que os demais ele tem um grip (aderência) um pouco menor, principalmente em pisos cerâmicos molhados, ou seja, ele “escorrega” mais em pisos e calçadas de pedra molhadas. O Amazonas Segall é um solado nacional que é feito pra Nômade com uma formula de borracha exclusiva, muito aderente e resistente ao fogo (300 graus Celsius por um minuto). Como é um solado mais mole que o Vibram, adere mais mas, gasta uns 25% mais rápido. Mesmo assim possue uma resistência a abrasão muito boa com um índice de 150mm3, isso é o mesmo índice de um bom tênis. O Vibram Outdoor possui um índice de abrasão de 100mm3, isso é o mesmo índice de uma sola de um tênis de maratona top de linha. O Carbon X Grip é um solado importado e agrega as mais modernas tecnologias em solados de montanha. É bicomposto, com uma sola em borracha e uma entresola em EVA injetado, com esse sistema ele confere um índice de redução de impactos surpreendente, 83%, o mesmo índice de um tênis de maratona de ponta, alem disso é muito leve. Desvantagens? Algumas, o solado por ter uma entresola de EVA vai acabar um pouco antes que um Vibram, e o índice de abrasão é igual ao do Amazonas Segall, 150mm3. Também é um solado que se comporta muito bem em terrenos outdoors, mas escorrega um pouco em pisos cerâmicos lisos. Bem, acho que é isso, Grande abraço. Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Outubro 5, 2010 Membros de Honra Postado Outubro 5, 2010 Já vi um solado Vibram de borracha nitrílica, cuja vantagem é ser imune a óleos e graxas. Mas quais as desvantagens? Olhando o solado me deu a impressão de ser uma borracha mais dura... neste caso seria mais lisa e com maior durabilidade? No nosso caso (uso em trilhas), não vejo muita vantagem em ser imune a óleos, isso seria mais para calçados de segurança, imagino. Citar
Membros fabiomon Postado Outubro 5, 2010 Autor Membros Postado Outubro 5, 2010 Otavio, buenas. Cara, as borrachas nitrilicas sao para uso em calçados de segurança no trabalho, principalmente em ambientes onde haja contato com oleos e combustiveis, como postos de gasolina, oficinas, navios... Normalmente os modelos feitos pra calçados de segurança sao muuuuuito feios, sem agrarras pra barro e a borracha nitrilica é bem mais cara, logo nao vejo vantagem alguma para uso em trilhas. Quanto à resistencia ao desgaste é dificil dizer sem testar o solado. Normalmente, repito normalmente o solado mais duro é mais resitente à abrasao e mais "liso". abraços Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Outubro 5, 2010 Membros de Honra Postado Outubro 5, 2010 ........................ Normalmente os modelos feitos pra calçados de segurança sao muuuuuito feios, sem agrarras pra barro e a borracha nitrilica é bem mais cara, logo nao vejo vantagem alguma para uso em trilhas....................... O solado que vi era Vibram e aparentemente igual ao de minha Titã. Também não entendi o porque de uma bota p/ aventura ter esse solado, mas cada cabeça uma sentença... se bem que assim ele diversifica mais o uso. Citar
Membros de Honra trauco Postado Outubro 6, 2010 Membros de Honra Postado Outubro 6, 2010 Eu não sei se o Fábio ressuscitou este tópico de 2008 porque eu falei em outro que tinha uma bota feia e com sola "oil resistant" (que até onde eu sei não é EPI), mas eu vou aproveitar para expressar a minha opinião sobre Cara, as borrachas nitrilicas sao para uso em calçados de segurança no trabalho, principalmente em ambientes onde haja contato com oleos e combustiveis, como postos de gasolina, oficinas, navios... Normalmente os modelos feitos pra calçados de segurança sao muuuuuito feios, sem agrarras pra barro e a borracha nitrilica é bem mais cara, logo nao vejo vantagem alguma para uso em trilhas. Acho que vc respondeu a questão do impacto do preço da borracha ao citar a estética. O preço de muitas botas de trilha não tem relação com o custo de materiais e sim com design e estética. Na minha experiência só o solado com borracha nitrílica não torna a bota mais cara, a grife, a marca e o modelo pesam muito mais. Quanto à resistencia ao desgaste é dificil dizer sem testar o solado. Normalmente, repito normalmente o solado mais duro é mais resitente à abrasao e mais "liso". E além disso salto e sola gastam de forma diferente. Eu não sou carteiro mas caminho muito, de 10 a 12km diariamente, menos em finais de semana. Ao longo dos anos eu tenho procurado calçados que aguentem isso sem sacrificar os meus pés ou bolsos. Uma época tentei a linha Stradero, com solado feito de pneus e o custo e conforto não compensou uma resistência superior à média para abrasão. Depois mudei para os calçados Kildare, com solado injetado. Esse tipo de solado sofre uma abrasão especial no salto, quando ele passa de um certo desgaste, a estrutura interna que mantém aquele "oco" que o deixa mais leve passa a acelerar o desgaste. Eu levei num sapateiro e ele colocou uma camada nova de borracha na parte afetada. O sapato durou 8 anos de uso alternado até eu doa-lo para uma campanha de ajuda a flagelados de enchentes. O nobuque estava surrado mas íntegro, a borracha colocada no salto tinha arredondado com a minha pisada, mas o mais interessante é que a sola de injetado aguentou. Se o projeto tivesse usado uma peça composta e não um monobloco injetado, seria perfeito. Em termos de aderência, o injetado era aderente a piso e pedras molhadas, o salto de borracha bem menos. Se o site da Vibram conta a história real, o que o inventor desse solado desenvolveu foi um processo de vulcanização de solas (atualmente pode ter evoluido para algum cross-linking proprietário específico) e a vulcanização melhora as propriedades da borracha tanto mecânicas quanto de resistência a calor e agentes químicos. O processo de vulcanização pode ser ajustado ao grau de resistência que se quiser deixando a borracha de macia a dura como pau e mais ou menos resistente a agentes químicos. Era algo parecido com isso que faziam nos Vulcabras 752, Paso-Doble e cia que a molecada usava até o dedão furar o couro de tanto chutar bola e a sola continuava inteira Pessoalmente eu acho que a única maneira de fazer um solado polivalente é montando um solado composto de materiais com propriedades específicas colocados nos locais de sola e salto onde são mais demandados, e isso sim podeser caro. Ou então, ter um calado para um tipo de solo e outro para o outro tipo. Abs Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.