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Ledo engano daquele que pensa que vai acordar tarde, quando esta em um mochilão. E nesse dia, com certeza não foi diferente.

 

O sol ainda estava longe, já no caminho ao trabalho quando acordei. Tudo estava arrumado, mochila, lanche, desayuno. Era em torno de 6 da manhã.

Tranquilamente, tomei meu café da manha, e fui aguardar o SCheler pra me buscar. Em torno das 7, ele apareceu. Seguimos para a van, mas no caminho, passamos na farmácia. Eu estava me recuperando de um começo de pneumonia que tive depois do Salar de Uyuni, e fui comprar uns analgésicos.

Quando cheguei na van, tudo estava sendo arrumado, e fui apresentado ao grupo.

 

Era uma galera de lima, todos, de um grupo de montanhismo. Em torno de umas 12 pessoas. Falei aquele Hola Tímido e entrei na van. Scheler me passou a manta térmica e o saco de dormir, e deixamos as bagagens em cima da van. Seguimos então para a entrada do parque, o mesmo que o da Laguna 69.

No caminho, paramos pra tomar um café em uma casa, tipo um restaurante. Estava bem frio, algo em tornod e uns 10 graus, mais ou menos, ou menos.

 

Pedi um ovo mexido e um capuccino (café com leite né ? haha) e comemos. Nesse momento, fiz amizade com o Erinson, um peruano que morava mais ao norte do Peru. Cara super parceiro. E também conheci o restante da galera. Era o único brasileiro do grupo, hahahaha ::tchann:: .

É legal isso, sabia ? Poxa, em todos os lugares que fui, sempre tinha um Brasileiro junto, e dessa vez, não. Nenhumzinho !! Era o único.

Ai o papo começou a rolar, e a galera a se conhecer. Depois de tomar chá de Coca, seguimos por mais 1 hora e meia subindo, subindo e subindo.

 

O caminho é bem bonito, e como estava bem cedo, deu pra ver, nos vale e montanhas ao redor, o sol, vagarosamente, iluminando as casas, plantações e vegetação. Legal notar no caminho a rotina da população. Via gente andando pelas plantações, crianças, velhos carpindo e tal. E uma das coisas que lembro bem foi o tipo de construção de muros dos Peruanos. Sempre aquelas pedras empilhadas. Imgaina só o trampo que aquilo devia dar pra fazer? Juntar as pedras, ir montando uma a uma. Não é dificil de imaginar que asqueles muros tem décadas ou até mesmo centenas de anos de existência.

 

Antes de chegar no parque, passando por vários vilarejos, paramos em um ultimo, onde haviam muleiros nos esperando. Lá colocamos todas as mochilas que levamos, as cargueiras, e lá também conhecemos nosso cozinheiro e o muleiro da nossa viagem. Agora não vou lembrar o nome, mas deu pra conversar um pouco.

Então, partimos pra entrada do parque só com as mochilas de mão, água e os snacks que havíamos comprado.

 

Bom, chegamos finalmente na entrada do parque, o pessoal que não tinha comprado o ticket, foi comprar, e como eu já havia comprado quando fui pra laguna 69, nem precisei.

Entramos no parque, descemos em um ponto e caminhamos até o posto de controle. Lá apresentamos os tickets, colocamos o nosso nome e informações em um livro. Esse processo demorou um pouco, e no posto, haviam umas crianças ranhentas ali em volta!! Sem preconceitos, eu larguei a mochila e dei uma zuada com elas, e ja vieram pedir grana, obviamente.

Saquei umas bolachas pra eles, e ja foram logo comendo. Ai, uma mola, chamada Kelly, veio me dizer pra não dar comida nem grana pra eles, pois isso incetiva cada vez mais eles tomarem esse tipo de atitude.

Faz sentido.

 

Bom, começamos então a caminhada, de acordo com a Cristina, iríamos andar cerca de umas 5 ou 6 horas.

 

Começando a caminhada.

O primeiro trecho tem umas 2 ou 3 horas (eu acho, é que já fazem 2 anos né?), com muitas subidas e descidas, e nesse momento é que a aclimatação faz a diferença. É meus amigos, eu já estava em Huaraz a uns 3 dias, 4 com o da trilha, e mesmo estando gripado e ter feito a laguna 69 com febre, consegui me aclimatar bem. Já, havia uma moça, a tal de Kelly, que não havia se aclimatado, e ela sofreu demais. Ela começou a ficar pra tras, tendo muita dificuldade de caminhar, com o coração batendo forte e se sentindo com ânsia. Estávamos a 3.800 metros acima do nível do mar, e como ela era de Lima, que fica no nível do mar, sofreu bastante. Então, conselho meu, façama aclimatação de uns 3 dias, vão aproveitar bem mais, eu garanto.

 

Sobre a trilha, o lugar é incrível. Tu entra em uma especie de canion, onde tem montanhas de um lado e do outro. A vegetação é bem diferente, digna da Europa (nunca fui, mas vejo filmes ::tchann:: ). A trilha que andamos é batida, e acredito eu que qualquer consegue fazer a trilha sem guia, pois muitas pessoas cruzaram com a gente no caminho esse dia e nos outros também.

Vou publicar algumas fotos de lá, pra vocês verem.

 

Bom, depois das 3 horas de subidas e descidas, o terreno ficou meio plano e a caminhada mais fácil. Antes de anoitecer, chegamos no primeiro acampamento, onde já estava tudo montando. E não éramos os unicos, pois existem várias empresas que fazer o trajeto, e o santa cruz também faz parte do circuito HuayHuash, por isso, devia haver umas 100 pessoas lá, umas 50 barracas no mínimo, espalhadas no vale.

 

A frente, uma cordilheira de montanhas, onde lá no fundo dava pra ver um pico nevado, e nas lateiras também, picos nevados. Eu digo que lá na frente dava pra ver, pq lá longe vi a montanha, e me lembrou muito "The Lord of The Rings", a montanha de Mordor. hahahahaha

Bobagem minha.

 

O Cozinheiro fez o rango, não lembro qual foi esse dia, mas antes da ceña sair, tomamos chá. Tinha de todos os sabores, incluse o de coca. E ai sim, começamos a conversar. Eu como sou muito da zoeira, já comecei a contar as histórias e aa ouvir também, sempre falando pra galera falar mais devagar e eu tentando aprender o máximo possível novas palavras em espanhol.

A gente ia se comunicando, capengando, e eles estavam super dispostos a me ensinar.

Hahah!! O Clima estava ótimo, a noite fantástica, e perto das 22, dormimos. E lá se foi o Primeiro dia do trekking Sta. Cruz !

(LOGO LOGO COLOCO AS FOTOS)

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
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Fala Jaque, Beleza?

 

Olha, eu gastei:

 

Hostel: 15 Soles

Lavanderia: 6 Soles

Média Refeição: 6 - 12 Soles

Transporte na Cidade: Fiz quase tudo a Pé

 

Trekking Sta. Cruz: U$ 150 ( Ficou barato pois levei sorte de ter um grupo grande vindo de lima pra fazer, e o Scheler me colocou no Meio, mas o valor que ele me passou foi U$ 240.

Laguna 69: 40 Soles sem a entrada no parque. Para entrar no parque existem 2 bilhetes. O do dia é 10 Soles, e o que vale 22 Dias são 60 soles.

Esse de 22 dias é pra quem vai fazer trekkings grande como o Sta. Cruz, Circuito Huayhuash e afins, não daytrips.

 

Mais ou menos isso !

A temporada começa mem Julho, e a melhor época é agosto. Eu cheguei lá no final de Julho, dia 27 ou 26 , não lembro direito.

Mas é bom sim, fazer em julho.

 

 

Laguna 69: 40 Soles sem a entrada no parque. Para entrar no parque existem 2 bilhetes. O do dia é 10 Soles,?? Posso chegar em Huaraz na boa e só vão me cobrar esse valor para fazer a LAGUNA 69??

 

Valeuzão!!

  • 7 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...
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Quando li o relato e vi as fotos da subida para a Laguna 69 pela primeira vez no ano passado, não tinha noção de como aquilo é bonito pessoalmente.

Tive o prazer de fazer essa trilha em abril e falo com toda certeza: O caminho até a Laguna 69 é difícil, mas é um dos lugares mais lindos que já vi na vida. Por fotos não dá pra ter noção. Caminhar naquele vale, com as as montanhas ao lado, cachoeiras véu de noiva e geleira ao fundo... pqp. Coisa de outro mundo!

E Huaraz é uma cidade fantástica. Em breve voltarei!!

  • 2 semanas depois...
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Meu amigo, se passaram 4 anos e o cara não conseguiu terminar um relato de 7 dias ::putz:: ::carai::

Imagina se fosse uma viagem de 1 ou 2 meses... acabava o mundo e não chegaria ao fim do relato 😒

  • 8 meses depois...

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