Membros Edjuuniior Postado Outubro 20, 2014 Membros Postado Outubro 20, 2014 A ideia de escrever esse texto informativo surgiu quando consegui uma bolsa de estudos na Bolívia. Geral quando pensa no país imagina a pobreza, narcotráfico ou qualquer outro tio de violência, sem falar nas lendas sobre a fronteira e o trem da morte. Esqueça tudo isso, quando sai de casa decidi economizar o máximo possível e a partir dessa prioridade anotei todos os gastos que tive para chegar a Sucre – capital constitucional Boliviana. Quero contar um pouco minha experiência até chegar a meu destino de estudos e motivar a alguns mais a por o pé na estrada. Antes de começar propriamente o texto uma breve apresentação, sou estudante de Letras da Unesp de Assis, porém moro em Guaratinguetá (para quem não conhece as cidades ao final há um mapa com o trajeto da viagem). Estou no último ano da faculdade, isso quando voltar do intercambio, e amo a língua espanhola e todo cultura que envolve esse idioma. Porque Bolívia? Pela cultura, pela preservação das tradições indígenas, o desejo de conhecer o Salar de Uyuni e ir de mochileiro até o Peru. Assim começa a minha viagem de intercambio / mochileiro / aventureiro a caminho de Sucre. Como bom universitário a regra é economizar, fiz todo o trajeto de bus. De minha casa, Guaratinguetá, a Assis o bus sai a R$142,00 a passagem inteira – se sair de São Paulo é em torno de R$100,00. Esse percurso leva dez horas e a empresa que sai é a Andorinha; seguimos com a mesma empresa e vamos até Corumbá – Puerto Suarez. Saindo de Assis a passagem sai a R$175,00, se você for sair de São Paulo – Capital, o bus custa R$230,00 dando para economizar uma graninha fazendo essa escolha, outro detalhe importante que essa empresa parcela as passagens no cartão em até três vezes. Dica: o bus sempre vai parar em um determinado lugar para que os passageiros comprem algo de comer, usem o banheiro, etc... Prefiram os alimentos de tipo integral, torradas, frutas e iogurtes, pois o