Membros Edjuuniior Postado Outubro 20, 2014 Membros Postado Outubro 20, 2014 A ideia de escrever esse texto informativo surgiu quando consegui uma bolsa de estudos na Bolívia. Geral quando pensa no país imagina a pobreza, narcotráfico ou qualquer outro tio de violência, sem falar nas lendas sobre a fronteira e o trem da morte. Esqueça tudo isso, quando sai de casa decidi economizar o máximo possível e a partir dessa prioridade anotei todos os gastos que tive para chegar a Sucre – capital constitucional Boliviana. Quero contar um pouco minha experiência até chegar a meu destino de estudos e motivar a alguns mais a por o pé na estrada. Antes de começar propriamente o texto uma breve apresentação, sou estudante de Letras da Unesp de Assis, porém moro em Guaratinguetá (para quem não conhece as cidades ao final há um mapa com o trajeto da viagem). Estou no último ano da faculdade, isso quando voltar do intercambio, e amo a língua espanhola e todo cultura que envolve esse idioma. Porque Bolívia? Pela cultura, pela preservação das tradições indígenas, o desejo de conhecer o Salar de Uyuni e ir de mochileiro até o Peru. Assim começa a minha viagem de intercambio / mochileiro / aventureiro a caminho de Sucre. Como bom universitário a regra é economizar, fiz todo o trajeto de bus. De minha casa, Guaratinguetá, a Assis o bus sai a R$142,00 a passagem inteira – se sair de São Paulo é em torno de R$100,00. Esse percurso leva dez horas e a empresa que sai é a Andorinha; seguimos com a mesma empresa e vamos até Corumbá – Puerto Suarez. Saindo de Assis a passagem sai a R$175,00, se você for sair de São Paulo – Capital, o bus custa R$230,00 dando para economizar uma graninha fazendo essa escolha, outro detalhe importante que essa empresa parcela as passagens no cartão em até três vezes. Dica: o bus sempre vai parar em um determinado lugar para que os passageiros comprem algo de comer, usem o banheiro, etc... Prefiram os alimentos de tipo integral, torradas, frutas e iogurtes, pois o preço desses produtos coincidem com o preço de um supermercado, também pelo fato de eles terem uma durabilidade menor – caso das frutas. Seguindo com o trajeto de Assis a Puerto Suarez, leva aproximadamente 16hs de viagem, com algumas paradas e ele já te deixará dentro da Bolívia. De ai é um caso curioso, pois como você já passou para o outro país terá que voltar uma parte a pé – coisa de 5min caminhando – para sair legalmente do Brasil e entrar legalmente na Bolívia. Com o acordo entre os países do MERCOSUL não precisa de visto, apenas apresentar o RG e que este seja mais recente do que dez anos. O acordo também diz que o turista tem direito a 90 dias de viagem, coisa que nem sempre acontece; A responsável pela entrada me perguntou três vezes o que eu iria fazer e como fui sem visto disse que iria como turismo, na quarta eu me estressei e falei mais alto, resultado ela me deu 30 dias apenas para permanecer no país. É aconselhável trocar seus reais por pesos bolivianos na fronteira, você vai perceber que há várias senhoras sentadas e com bolsas no colo te oferecendo câmbios. Eu consegui trocar cada um real por Bs 2,90 o que me foi muito vantajoso tendo em vista que o cambio oficial está a 2,50 por cada real. De aí também se toma um táxi para o terminal de trens e não pague mais de 5 pesos, parece muito pouco mas chore ao taxista pois o valor de uma corrida é esse e eles sempre querem cobrar a mais. O trem da morte como é conhecido o expresso que te leva de Puerto Suarez até Santa Cruz custa Bs 70,00, leva mais ou menos 16hs para chegar a seu destino e sai apenas duas vezes por semana (terça e quinta) e nos finais de semana. O trem é muito bom, indico a viagem nele, pois, o conforto, a comodidade e o luxo dos vagões são ótimos, além disso, o trem possui serviço de café, jantar, televisão, ar condicionado, banheiro e refeitório. O trem sempre parte às 15hs e chega a Santa Cruz por volta das 7hs da manhã, pois vem bem devagar e o melhor é aproveitar para dormir e descansar. Ao chegar ao terminal de ônibus de Santa Cruz, uma das maiores cidades Bolivianas. Você perceberá que há várias pessoas gritando diferentes lugares para comprar a passagem, procure comparar preços e sempre chorar um desconto, pois os vendedores querem encher a “flota” como é chamado o ônibus e eles te conseguem um preço especial. O bus sai por volta de Bs 60,00, eu por turista acabei pagando oitenta. Detalhes importantes: Os ônibus que trafegam dentro do país apenas saem depois das 16hs, há uma taxa de uso da rodoviária que deve ser apresentado o comprovante de pago na entrada para o setor de onde você sobe nos ônibus e na saída já dentro do mesmo. No caso de Sucre existe uma parte da estrada que é de terra, logo, eles colocam os piores veículos para circular. É algo amedrontador, no meu caso me apareceu um ônibus de dois andares com os retrovisores remendados com fita adesiva, o vidro da primeira poltrona de cima estava remendado com durepox, sem inclinação no banco, sem sinto de segurança, sem cortina, sem banheiro, sem ar condicionado e as pessoas que estavam do meu lado pagaram a metade do que eu paguei. Se você somar todos os gastos e levar em conta que eu carreguei comigo torradas, frutas, Yakult e uns pedacinhos de bolo que fiz um dia antes a viagem saiu bem barata, R$400,00, mas claro que eu cruzei todo o estado de São Paulo o que é um absurdo de caro. Sai de Assis na segunda e cheguei a Sucre na quinta feira de manhã, além das dez horas anteriores de casa a minha faculdade, a viagem é bem cansativa e o desgaste é grande, mas em compensação conheci pessoas, lugares e já deu para entrar um pouco na cultura local, pois com o tempo que levei em todos os ônibus aproveitei para conversar e treinar meu espanhol. Portanto eu queria apenas dar alguns detalhes para futuros viajantes que assim como eu pretende estudar / mochilear pela Bolívia ou outro país vizinho ao nosso, os gastos são poucos, o perigo tão grande como é comentado e a aventura é incrível! Já estou aqui há um mês e deu para sair a acampar em outras partes e conhecer um pouco mais a cidade, convido a todos a fazerem o mesmo! Abração Edson Junior Citar
Membros Edjuuniior Postado Outubro 20, 2014 Autor Membros Postado Outubro 20, 2014 errata - o perigo não é tão grande como comentado! obrigado a galera que leu e curtiu o texto, espero poder escrever mais e motiva-los a viajar. abraços Citar
Membros DigooRodrigo Postado Janeiro 6, 2015 Membros Postado Janeiro 6, 2015 Fala, Edjuuniior! Estou indo para a Bolívia por terra e tenho algumas dúvidas. Vou sair de São Paulo para Campo Grande de avião e de lá pego um ônibus da viação Andorinha e sigo para Corumbá. A minha dúvida começa aqui: de Corumbá eu sigo para Puerto Suarez ainda pela viação Andorinha ou eu devo pegar um táxi? Li relatos de pessoas que fizeram isso e de pessoas que pegaram táxi, qual seria o mais econômico/adequado? Outro ponto é: de Puerto Suarez é necessário ir para Puerto Quijarro ou eu consigo pegar um trem de Puerto Suarez direto pra Santa Cruz? Caso positivo, eu posso fazer a travessia Puerto Suarez/Puerto Quijarro de táxi? Citar
Membros de Honra Aletucs Postado Janeiro 7, 2015 Membros de Honra Postado Janeiro 7, 2015 Os ônibus saem de puerto quijaro. É a primeira cidade grudada na fronteira. Puerto suarez fica um 15km de puerto suarez. É besteira ir até lá pra pegar o ônibus pra Santa Cruz já que vc pode pegá-lo em puerto quijaro mesmo. Citar
Membros DigooRodrigo Postado Fevereiro 19, 2015 Membros Postado Fevereiro 19, 2015 Vlw, Aletucs! Citar
Membros luizgilmar Postado Fevereiro 26, 2015 Membros Postado Fevereiro 26, 2015 Olá, alguém que esteja em La Paz e que venha ao Brasil por estes dias?. Preciso de uma encomenda: barata e não ocupa espaço. Citar
Membros Lo.brito Postado Abril 11, 2015 Membros Postado Abril 11, 2015 Fala, Edjuuniior!Estou indo para a Bolívia por terra e tenho algumas dúvidas. Vou sair de São Paulo para Campo Grande de avião e de lá pego um ônibus da viação Andorinha e sigo para Corumbá. A minha dúvida começa aqui: de Corumbá eu sigo para Puerto Suarez ainda pela viação Andorinha ou eu devo pegar um táxi? Li relatos de pessoas que fizeram isso e de pessoas que pegaram táxi, qual seria o mais econômico/adequado? Outro ponto é: de Puerto Suarez é necessário ir para Puerto Quijarro ou eu consigo pegar um trem de Puerto Suarez direto pra Santa Cruz? Caso positivo, eu posso fazer a travessia Puerto Suarez/Puerto Quijarro de táxi? Boa noite Rodrigo, blz? Estou querendo fazer o mesmo que você, porem sairei de Brasília. Vc ja foi? Deu certo? Conseguiu mais alguma informação? Desde ja, agradeço! Citar
Membros mmichelmarques Postado Junho 26, 2015 Membros Postado Junho 26, 2015 Saudações a todos. Necessito saber se es possível trabalhar na Bolívia em troca de morada, comida ou, dinheiro para conhecer os lugares mais incríveis, es possível? Alguém pode me da dicas? Agradeço o apoio. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.