Membros Luciopmd Postado Outubro 19, 2014 Membros Postado Outubro 19, 2014 (editado) Bom dia! Primeiramente meus agradecimentos ao Zervellis, Paulera e Alex_. Zambia , Zimbabwe e Botswuana Estes dois países ficam exatamente entre Moçambique e Angola, dois países de colonização Portuguesa. No século XIX, Portugal tenta estender seus domínios a esta região, porém a Inglaterra, que era a nação preponderante da época frustra os planos de Portugal. Com a chegada do missionário Dayvid Livingstone, que deu nome a cidade em que ficarei neste país e Cecil Rhodes, explorador Britânico, originou-se a Rodhesia do norte, hoje Zambia e a Rhodesia do sul, o Zimbabwe. Permaneceram colônias ate década de 60, hoje são independentes. Livingstone é uma das maiores cidades da Zambia, já na fronteira com o Zimbabwe que é margeada pelo rio Zambesi, que é a fronteira natural entre esses dois países. Aqui situa umas das três cataratas mais belas do mundo a Victoria Falls , nome dado por Livingstone em homenagem a Rainha Victoria. Uma das riquezas da Zambia são as minas de cobre daí a importância que a Inglaterra deu a esta região. Do outro lado da fronteira na Zimbabwe fica a cidade de Victoria Falls e a catarata situa-se ali também. O Zimbabwe é um país mais agrário. E o que Botswuana tem haver com isso? Assim como na nossa Iguaçu aqui também existe uma tríplice fronteira e este pais esta a menos de 100 km destas duas cidades. Em Botswuana, está programado um safári fotográfico no parque Chobe . Botswuana também foi colônia Inglesa, com independência na década de sessenta também. É um dos países que mais cresce na África cerca de 9% ao ano e tem um governo bastante atuante, que matem mais de 50% das importantes minas de diamantes deste país. Usa esse recurso para o seu desenvolvimento . Vai vendo ai Dilminha! Porém um dos grandes problemas deste país bem como toda a África é a AIDS . Seu território tem a maior parte desértica, o Kalahari e pantanos delta do Okovango e o Chobe. Visitarei neste Pais o último e farei uma parte do Kalahari pela Namíbia. Editado Outubro 19, 2014 por Visitante Citar
Membros Luciopmd Postado Outubro 19, 2014 Autor Membros Postado Outubro 19, 2014 A África possui cerca de setenta mil espécies de flores. Deste total quase setenta por cento só existe no continente africano. Fiz um álbum com 20 delas, a cada final de relato publicarei duas espero que consiga a cada final postaras vinte. Citar
Membros Douglas Faria Postado Outubro 19, 2014 Membros Postado Outubro 19, 2014 Opa, mais um relato da África para deixar nos favoritos, rs. Citar
Membros Luciopmd Postado Outubro 22, 2014 Autor Membros Postado Outubro 22, 2014 Primeiro dia 27/09/2014. Depois de oito horas e meia de Sampa a Johannesburg tres de conexão e mais duas de outro voo. Chegamos a cidade de Livingstone. Nosso primeiro dia- Livingstone vista do alto. Terras secas e vegetação rasteira também seca. Descida do avião temperatura muita alta. O aeroporto é novinho e já me causou uma boa impressão. A cidade é uma grande avenida de mais de cinco km. No centro deve ter mais umas três quadras paralelas, mas toda a cidade nada mais é que essa grande avenida. É bem ampla com vários terrenos ainda vazios e quase sem edifícios. As lojas, shoppings( não tão shoppings assim), hotéis supermercados estão nessa avenida. Nosso hotel é simplesmente atra do museu. Translado para jollyboys- Guest House / backpackrs muito bem transada e espaços alternativos com almofadas coloridas bar , piscina. Básico mais aconchegante.diária 75 dolares nosso quarto tinha banheiro e ar. Tinham quartos com ns bicamas e banheiros coletivo. Instalados fomos fazer a checagem dos passeios. Hoje começamos com um passeio de barco sunset( pôr do sol )noRio Zambezi, q divide Zâmbia e Zimbabye. Paisagem daquelas, dia lindo, hipopótamos, crocodilos e uma vista linda. Por do sol, e aqui tive q parar e agradecer por tudo. Por estar aqui, daqueles momentos q paramos e ......... Demais viver . Ja vi muitos por do sol em diversos lugares, mas nunca perderá seu encantamento. Me sinto leve, cega por toda esta luz q me cega por fora mas me ilumina por dentro. As lindas fotos q Lu fez vão. registrar este momento com certeza pra sempre. De volta ao Joll Boys.banho, hora pra dormi, estamos virados desde ontem fuso horário + 5 horas do q Brasil. Moeda 1 dolar= 6 kwacha Citar
Membros rafahen Postado Outubro 23, 2014 Membros Postado Outubro 23, 2014 Incrível o relato Luciopmd Acabei de voltar daí também, mas fiz África do Sul, Zimbábue e Moçambique RELATO: 52 dias - África do Sul / Zimbábue / Moçambique Victoria Falls te deixa pequenininho pensando no que somos nesse mundo tão grande! Demais, demais Citar
Membros Luciopmd Postado Outubro 23, 2014 Autor Membros Postado Outubro 23, 2014 Segundo dia 28/9/14 Acordamos café da manhã jolly boys 7 dólares( dois misto e um suco). Partimos pra Victória Falls, translado de ida free. Para entrar no Zimbabwe como na Zâmbia e necessário visto e pode ser tirado na fronteira. São 30 dólares do Zim e 80 o da Zâmbia. O ultimo foi mais caro porque entraremos i sairemos deste pais três vezes sendo assim pegamos o visto de múltiplas entradas. Fizemos a alfandega, muitas pessoas, muitos carimbos e pouca eficiência.sem muito interesse de informações. Entramos em Zimbabwe. Atravessamos a fronteira a pé de 1/2 km no máximo. Apesar das quedas d'água estarem na Zâmbia o Zim que se deu bem pois estão todas viradas pelo lado dele. Chupa Zâmbia junto com a Argentina no Iguaçu! Rsrsrsrs Deixo as fotos falarem por si.. As cataratas vista de lá são melhores , Lu já tinha se informado, o lado Zâmbia tem as quedas e piscinas, mas a vista pra fotos é melhor por Zimbabwe. Ao passar pela ponte q divide os dois países onde tem o bungy jumping. Vimos o salto ,que loucura. Fiquei bem perto de uma menina com seus vinte e poucos anos. Quando foi colocada na posição do salto sua mão tremia muito. Mas em segundos já estava de ponta cabeça. Parece q deve passar um filme e uma sensação de que fui. Na fronteira tem muitos ambulantes e artesanatos, pedra e madeira são suas matérias primas. São insistentes e o preço vai caindo a cada passada. Sempre compramos algo de lembrança, do Zimbabwe trouxemos dois pratos de madeira pintados a mão. Caminhamos uns 3 kms, entre indas e vindas, com sol muito quente e uma secura na boca. É possível fazer o trajeto a pé e pagar pela entrada no parque 30 dólares. Pegamos um taxi até o centro de Livingstone(40 kwacha). Vimos artesanatos, muitos animais típicos hipopótamos, girafas e esculturas negras. Livingstone me parece uma pequena cidade, estruturas simples , alguns prédio estilo comunista, vou ler um pouco mais sobre isto. População negra e simpática, só em orgãos públicos me parecem sem interesse. No caminho registramos alguns contraste , provavelmente a chegada do capitalismo ocidental . Já construídos alguns hotéis até resort, com moradias em frente simples e q contrastam com as bela novas construções . As calçadas são de terra. E não pude ver a estruturas básica, há grandes terrenos e pequenas casas instaladas. Talvez pudéssemos perguntar q de precisam estas famílias, qual sua real necessidade. Se só emprego ,estejamos no caminho certo. A percepção é q o capital chega para se multiplicar , e só muito depois pra distribuir. Depois de conhecer alguma dezenas de países a ficha cai, e muito. Agora, neste instante todos fazem alguma coisa, o q isso agrega para o outro, o q contribui para um mundo melhor? O turismo parece ser um boa economia por aqui, ainda com conceito de terceiro mundo, nunca sabemos o real valor das coisas. A tardinha cai no sono, aquele sol todo provavelmente baixou minha pressão.Depois um pouco de internet, banho e um jantarzinho, deveria ser pizza ( na pizzaria não tinha pizzaiolo) daí comemos um peixe. Muito espinho tipo tilápia. Jollyboys e cama. Amanhã temos um safári em Botswana de dois dias.vamu q vamu. Apaguei sem querer a foto da ponte na quarta quando voltar na catarata pela lado da Zâmbia a fotógrafo. Atravessamos a fronteira a pé de 1/2 km no máximo. Apesar das quedas d'água estarem na Zâmbia o Zim que se deu bem pois estão todas viradas pelo lado dele. Chupa Zâmbia junto com a Argentina no Iguaçu! Rsrsrsrs Deixo as fotos falarem por si. Citar
Membros Luciopmd Postado Outubro 24, 2014 Autor Membros Postado Outubro 24, 2014 Terceiro e quarto dia 29 e 30/10 Começamos o dia cedo ás 7:00 da manhã partimos para Botswana . Translado 1 hora até o a fronteira com Botsuana atravessando o Rio Chobe. Pacote dois dia uma noite no acampamento 260 dólares por pessoa. Cinco refeições e muita água, temperatura acima de 35 graus e boca muito seca. Mais uma alfandega de carimbos e muita gente.Fizemos o primeiro passeio pelo Rio de barco e depois em carro um safári no Park Chobe. Com direto a muitos animais, búfalos, girafas , elefantes, impalas, leões, leopardo, zebras, babus, "pumba", antílopes, hipopótamos . Foram dois dias de muito conhecimento e observação, de como os animais nos inspiram. Estão sempre em grupos e em família. Se protegem a todo momento . A relação materna e paterna com funções definidas e soberanas.A força e a amor se misturam. A simbiose entre as espécies, os babus avisam as impalas quando o leão está por perto. Os elefantes convivem com as zebras e girafas . O park é muito extenso segundo Jansen nosso guia e motorista , são 200 km de extensão. Jansen, me pareceu um good man, acima de 50 anos,seis filhos , trabalha todos os dias muito deles no acampamento, e nos deu alguns ensinamentos, olhe olho no olho quando encontrar um animal, face to face, assim também é com humanos para q a verdade e o bem estar possa reinar, e também escutar muito mais do que falar , seus ouvidos eram afiados pra os barulhos do parque , assim se conhece melhor o outro e onde está. Q sabedoria,!!!Visitamos somente parte do lado de Botswana q divide o park com a Namíbia. Este primeiro dia não poderia acabar melhor. Por do sol vermelho e caminho para um camping montado pra nós e mais 4 suecas, dentro do park. Minha maior emoção além de ser meu primeiro acampamento foi dormir em um local q dividimos com todos os animais q relatei acima . Sabia q era grande o parque mas os pensamentos voam. Jantamos uma boa comida e vinho Uma boa conversa em inglês, tanto Jansen como as 04 suecas eram muito sorridentes e faziam piada de tudo. Noite chegando, boa noite e entramos na barraca , o q me pareceu divertido no primeiro momento. Lu riu muito de mim, mas logo pegou no sono e eu escutando barulhos . Pensativa no q podia aparecer por ali, mas o sono veio chegando e adormeci. Sei q acordei várias vezes mas o sono era maior. A noite se foi e amanheceu. Despertar as 06: de novo voltas e voltas no park à procura das estrelas, leões e leopardos. Ficamos até as 15 e claro chegamos ao objetivo e vimos por último o leopardo. Realmente magnifico. Seu olhar para a caça é atraente. Findo dia despedidas do grupo. Jansen, as 4 suecas. Fizemos caminho de volta pra Zâmbia, Livingstone , Jollyboys. Novamente fomos a pizzaria, hoje tinha o pizzaolo , que ironia não tinha cheese . Brincamos parece o inferno brasileiro. Cada dia falta algo.Rsrsrs No jollyboys tentamos internet e nada até q em voz alta perguntei ao Lu a senha e uma brasileira, a primeira nesta viagem, e nos cumprimentou. Importante ,nunca fale coisas ruins em sua língua alguém q conhece pode estar por perto . Conversamos um pouco e o suficiente para identificar objetivos comuns. Está iniciando uma volta ao mundo nesta temporada por 09 meses. É brasileira e morava em Chicago,trabalhava na United Airlines triatleta, veleja e escala montanhas. Fez caminho de Santiago de Compostela, Croácia, Nepal. Está com objetivos mas também me pareceu sem rumo. Ser ou estar eis a questão! Conhecer o mundo tem q ter o why or to that? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.