Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Postado

Mais uma vez venho contribuir com o Mochileiros, já que o site foi a minha principal fonte de informações para montar o trajeto do meu Mochilão de 2014.

Todos os registros, experiências e dicas, também compartilho na minha página no face, que convido todos para curtirem, e caso queiram alguma dica desta viagem ou de outros lugares dos álbuns da página, é só escrever por mensagem.

 

https://www.facebook.com/clickspelomundo?ref=hl

 

Meu planejamento inicial era passar por 3 países em 22 dias:

Bolívia: La Paz e Copacabana.

Perú: Puno, Cusco e região do vale sagrado, Nazca e Lima.

Ecuador: Quito / Laguna Quilotoa – Ia pra Galápagos, mas um assalto e uma cirurgia me impossibilitaram.

 

Vou separa os relatos em 3 Partes: Primeira Parte – Bolívia.

 

Dia 13/09 – Longa Viagem MOC a La Paz

Sai de Montes Claros as 6:00 e somente as 20:30 peguei um voo de Guarulhos para Santiago, cheguei meia noite e meu voo era somente as 12:00 no outro dia, com chegada as 16:00 h em La Paz.

Mesmo com 12 horas de escala e no aeroporto de Santiago, quase perdi meu voo. Quando cheguei no Chile, eu deveria ter dado entrada no pais e no outro dia, ir para área de voos domésticos para pegar meu voo para La Paz! Ninguém me orientou, então eu entrei na Ala dos outros voos em conexão internacional, dormi por lá, afinal estava indo pra outro pais. Estava estranhando pela manhã que meu voo não aparecia na tela, eu perguntei 3 vezes, e nas duas primeiras me diziam que meu voo apareceria uma hora antes, mas eu pensava, já tem a programação do dia todo na tela, como não tem o meu?? Depois que entendi, que eles achavam que eu queria saber o portão, e somente na terceira tentativa, que um agente da LAN me disse que eu teria que pegar este voo no Embarque doméstico, ou seja, eu teria que passar pela imigração, dar entrada no país e correr para o embarque que era do outro lado do aeroporto... isso faltava 40 min pro meu voo. Foi a correria, fui na fila contrária, conversei com um cara de imigração, que me ajudou, cortou fila comigo, e corria o aeroporto todo, ajudou eu preencher os papeis e dar entrada, me explicou e cheguei 5 min antes do voo... minhas pernas ficaram doloridas por dois dias, e cheguei pingando de suor. Eu nem podia ter ido pra área do aeroporto onde estava, mas no fim tudo deu certo.

 

Dia 14/09 e 15/09 – La Paz

Cheguei em La Paz as 16:00 horas, tentem sempre ir na janela, pois a viagem em si já é linda. O deserto e a cordilheira dos Andes são incríveis vistos de cima!

Ao chegar um taxista já me abordou e falei o nome da rua, ele me disse 60 bolivianos, quando estava no taxi já no caminho e mostrei o número, ele disse que era 70 bolivianos, por que a localização era mais longe... depois vi que era tudo baléla... Muita sacanagem, mas como era pouca coisa, não quis brigar, apesar de ter ficado p... da vida com a falta de respeito! Então dica um: combine bem antes!!

Fiquei no Sagarnaga hotel: Bem simple e barato ($22), muito bem localizado mas sem luxo: Próximo ao museu de Coca, Calle de las Brujas, igreja São Francisco...etc.. Como era meu primeiro dia e passo mal com altitude preferi um hotel, pelo fato de na Bolívia ser barato praticamente tudo!

Na primeira noite sai para comer, e comi em um dos restaurantes que achei mais limpinhos, e parecia ser um dos caros, saiu em torno de R$ 35 reias minha refeição, e comi carne de llama, nome do prato; “Sillpancha de llama”, no restaurante La Casona – Gostei muito e recomendo.. Em La Paz tem que se ter muito cuidado com o que e onde come!!

 

15/09/2014- Tour pela cidade: no outro dia, eu paguei do Brasil a agencia pelo site turismoboliviaperu.com, um tour por La Paz, e passagens e passeio pra Copacabana com pernoite e Puno nas ilhas Uros, pois como meu tempo estava curto eu não conseguiria fazer todos estes passeios por conta própria, então optei por uma agencia. Mas se quiser deixar pra ver estas coisas lá em La Paz é tranquilo, tem muitas agencias no centro.

Primeiro passeio: Em La Paz, 11 km da cidade fui pro Valle de La Luna, passando pelos bairros residenciais e conhecendo melhor a cidade. O Valle de La Luna, é um lugar bem interessante, que vale a pena.. em uma hora pode-se conhecer as esculturas formadas pela natureza (vento e água) interessante demais.

7.jpg.b5306dce36bd03fdd105baae0fd9a4b2.jpg

Depois passei pelo Tour na Plaza Murillo com a sede do Governo, o mirante Kili Kili, Calle Jaen com seu estilo colonial preservado, catedral da cidade, Igreja São Fransisco,o bom de ser guiado é que foi tudo muito proveitoso, pois o guia me explicava tudo e tirava minhas dúvidas. E olha que todo tour, fiz sozinho.

6.jpg.9bf35466f1e736fa9070f7dc60736d43.jpg

2.jpg.1119026896ab088eef59c7c1d12d34da.jpg

20.jpg.d78b1f24bd1e108a83e17e7e0d9c53fd.jpg

30.JPG.c98ffbdd277c07b53f7884b8804d911f.JPG

As 14:00 já tinha terminado o tour e aproveitei o dia para comprar roupa da rua Llampu e Generales. Outra dica, tudo muito barato na Bolívia, calças de caminhada, jaquetas jeans e couro, aproveitem...

Visitei o museo de Coca, fraquinho, e 7 bolivianos, mas vale, pois tem um café dentro onde pode experimentar produtos como o chá de coca, bolo etc...

Jantei em um restaurante que fica na entrada do museu de coca, chamado The colonial Pot, também bem bom, comi assado de lhama.

Dia 16/09 – Copacabana.

 

Conforme combinado com a agencia as 8:00h sai do hotel Sagarnaga rumo a Copa. Saindo da cidade temos ideia da pobreza do país e 3 horas depois estava em Copa, com o guia me esperando, fui ao Hotel Perlas do Titicaca, gostei bastante, e indico. Bem limpinho e bom, não me lembro preço por que paguei a agencia no pacote, mas penso que não é caro.

 

Almocei a Truta do Titicaca, e as 13:30 fomos de barco pra ilha do sol, fui em cima do barco, no inicio esta muito lindo, mas começou a ficar muito frio depois e não tinha como descer mais...rs o caminho pelo Titicaca é lindo.

4.jpg.6007b217d4d800c6a77851071aa2ef7c.jpg

Chegando na ilha conheci toda a história do ilha do sol, e fiz a trilha de 2 km até o templo do sol, onde o barco esperava para o retorno. No caminho além da paisagem, encontramos os nativos vendendo seus produtos, oferecendo fotos com llhamas e vamos entendendo a história.. caminhar a 3.800 m é mais cansativo, então bastante água sempre!!

No inicio da trila tem uma fonte feita pelo Incas que representam seus mandamentos, não roubar, não mentir e não ser preguiçoso, o guia diz que é tradição e te incentiva a beber daquela água que diz ser rejuvenescedora.. NÃO BEBA!.. Eu li várias vezes pra não beber aqui no site e Bebi... RS RS.. Não sei se foi isso mais nos próximos dias da minha viagem não saia de banheiro, só comecei a parar de ir no banheiro depois de tomar um remédio de verme que servia pra todos os tipos.... pois eu estava muito mau, banheiro toda hora e todo lugar por uns 5 dias!!! RS Se não foi aqui nesta fonte, foi em algum outro lugar na Bolívía, quando forem pra lá vai entender o por que...rs rs!! Não desrespeitando, pois adorei os bolivianos e a identidade cultural do país, todos ali tem minha admiração e repeito.

48.jpg.864a1a0f6854f3207fc7a6dda06c2735.jpg

24.jpg.0f6794c533796841f5e8c9026eddb1af.jpg

12.jpg.c36bb31c93bba29537ca8ef18359c107.jpg

no dia 17/09 - Parte da manha: subi o Calvário, que tem uma vista incrível do lago e da cidade e a subida é pesada, bem cansativa, não é facil pessoal!! Sem preparo físico fica quase impossível, mas vale a pena o esforço, depois conheci a Matriz com a Virgem de copacabana e o mercado municipal e as 13 h fui pra PUNO.

29.jpg.412966a4026f86e5ab91f6c8626bbf97.jpg

Quanto ao Peru - Farei um novo relato.

 

RESUMO - DICAS GERAIS SOBRE A BOLÍVIA.

1- Não coma em qualquer lugar: Logo vão observar que são desapegados a higiene quando comparados a nós brasileiros, então estranhamos seus costumes como: vender batata e pipoca na rua e encher os pacotinhos com a mão, vender bebida pra todo mundo no mesmo copo e etc... Então é muito arriscado uma intoxicação alimentar, verme etc..!

2- Compre roupa: Tudo é muito barato, o que eu fiz, foi viajar com meias e cuecas velhas, e comprei novas, fui jogando as velhas fora para não ocupar a mala. Jaquetas de couro, jeans também são bem baratos – refaça seu armário.

3- Golpe: Estava acontecendo em La Paz de os turistas serem abordados por uma falsa turista que se aproxima pedindo pra você tirar uma foto e então puxa conversa, quando chega um homem alegando ser policial e se identifica com crachá e pede pra você e a falsa turista entrarem em um taxi que vão te levar a delegacia, alegando que tão entregando notas falsas de dólar e precisam interrogar vocês, e depois que entra no carro te assaltam. Uma mulher que conheci no Hotel caiu neste golpe, e o golpe estava sendo divulgado pelo hotel a todos os turistas.

 

Qualquer dúvida pergunte pela minha página que estou a disposição: https://www.facebook.com/clickspelomundo?ref=hl

  • Amei! 1
  • Membros de Honra
Postado

valeu pelo relato, belas fotos !!

esse alerta dos golpes sempre são relatados, bom ficar ligado mesmo

não querendo encorajar outros a beber dessa fonte, mas diarreia as vezes tb é um mal da altitude...

e boas viagens !!

  • Colaboradores
Postado

Olá Pedrada!

Cheguei a pensar mesmo amigo se diarréia e altitude tinha alguma coisa a ver, mas nem pesquisei, mas fiquei muito mal depois de copa, e não passava nunca..sofri com isso, tentei de tudo, até remédio de verme! já que os pra cortar não funcionavam mais.... Sofri demais...kkkkk... Brinco que conheci todos os banheiros do Peru e Bolívia e maneiras possíveis de usá-los...kkkk... mas Ta valendo a experiência!

  • Membros de Honra
Postado

A água da fonte com certeza é uma possível via de infecção. Água, em qualquer lugar do mundo, ou é mineral ou fervida, não da pra bobear.

 

Outra possível causa é a água mineral. Explico, água mineral, como o próprio nome diz, contém minérios, entre eles o magnésio. Na Bolivia, Peru e até na Europa, muitas águas são ricas em magnésio, que pode causar desajuste intestinal. Na Bolivia a única água que eu recomendo é a VITAL O2, produzida pela coca cola. É a melhor com menos quantidade de magnésio e tal.

 

Esse lance de água é tão sério que na região do pantanal, quem não é acostumado com a água tem caganeira mesmo. Lá além do magnésio tem muito calcário. Tomar água em Corumbá, se for água mineral da região, é caganeira na certa.

 

Os desajustes intestinais também podem ser por conta da altitude. Então, cuidar do que se come faz parte, mas Tbm é preciso cuidar do que se bebe. Sem falar nas questões gerais da altitude. Esforço físico de quem não está aclimatado pode ter de efeito, além do cansaço, desajuste intestinal.

  • Membros
Postado

Realmente tem que toma muito cuidado com o que se come e bebe na Bolívia e no Peru, próximo a rodoviária de La Paz, tomei um suco com iogurte servido por umas senhoras, e só depois me deparei com elas lavando num balde, só passando água mesmo, ainda bem que não me deu nada, e num restaurante de Puno, próximo ao estádio da cidade, almoçamos sopa, e o procedimento de lavar os pratos era o mesmo, dava pra ver as mulheres lavando, meu irmão foi de Puno a La Paz, com uma baita diarreia, ainda bem que levei remédios daqui. Não chego a fazer o Chacaltaya? foi o que eu mais gostei em La Paz. Não cheguei a fazer a trilha da ilha do sol. só visitei o lado Sul (onde partem os barcos) e o Lado norte até a Pedra Sagrada e voltei...pelo caminho vimos umas fontes, falaram pra não beber pois tinha dejetos dos moradores...

  • Colaboradores
Postado

Aletucs... que orientação mais útil esta sua!!! Não sabia desta questão da água!, Valeu demais!!!! Perfeito o relato, vou levar esse conhecimento sempre comigo!

Tainovieira, eu só conheci La Paz e Copa, pois meu objetivo maior neste trip era o Peru, a Bolívia veio de brinde, mas vou voltar, pois tem muitos lugares que sei que são imperdíveis!!

 

Valeu!!

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Boa tarde galera,

Eu e mais 5 amigos estamos indo dia 23/12/2014 até 06/01/2014 no roteiro:

La Paz > Copacabana > Puno > Cusco > Arequipa > La Paz

Alguma sugestão de deslocamento? Sobre o reveillon, alguem sabe de alguma balada em Cusco?

E sobre os passeios, vale a pena comprar do Brasil?

Valeu!!

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado
Termina o relato pfv!!! E se puder colocar os gastos ajuda!

Terminei o relato:

parte-ii-peru-e-equador-1-dia-triste-t102918.html

 

Quanto aios gastos, gastei em torno Bolivia e Peru, uns R$ 5.000 - Tudo!!!

 

se quiser, me mande seu e-mail na minha pagina (endereço no inicio do relato), que te envio minha planilha de planejamento que fui colocando os custos, ok.

 

Abraço

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...