Ir para conteúdo

desabafo de um participante.

xaliba

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
A solução do Jorge Soto creio que apresenta o problema do grande aumento de posts sem qualquer tipo de conteúdo, com o único intuito de aumentar o numero de posts de modo a poder escrever em qualquer sub-fórum.

No caso da moderação mais "agressiva" tenho ideia que isso irá resultar em vários posts de utilizadores desagradados com uma determinada atitude de um moderador em relação a uma certa situação. Acontece sempre.

Sovesky, eu já vi essa ferramenta, de limitação de acesso, sendo aplicada em dois foruns distintos, então vou dar um pitaco-analise de novo com base nas bagunças já vividas hehehe.

Posso afirmar que funciona, e funciona muito bem. Mas no começo, dá trabalho.

Os "efeitos colaterais" são uma trabalheira inicial que dá pra equipe de moderação, para controlar os "spammers" (a turma que começa a por mensagens sem conteudo util só para atingir o mínimo e ter acesso as areas) e porque sempre vai ter aquele cidadão que voltou caindo de paraquedas depois de um ano de seu registro, nao quis perder o tempo de ler as regras e avisos pra enteder como a bagaça toda funciona agora - mas a primeira coisa que ele vai encontrar é um botão para mandar MP reclamando para a moderação que não consegue mais ver tal área, não importa quantos avisos tenham sido deixados. Um desses foruns onde implantaram isso, tinha um vasto conteudo para download, então imagine o rebuliço de quem tratava um fórum como um simples "acervo de download"...tudo o que a moderação de lá pedia é qua a galera agradecesse as postagens e informasse os links quebrados, e nem isso faziam... mas claro que se sentiam no direito de chamar a moderação de "tirana" quando encontraram um "porteiro na casa de mãe joana".

O outro efeito colateral é a queda no numero de acessos e o numero de registro de usuários. Eu nao acho tão "efeito colateral" assim. Isso pode ir de encontro com os interesses de manutenção de um fórum, se ele depende somente dos cliques seus anuncios para sua manutenção, complica bem a coisa. Mas como isso quase nunca é verdade, o que se consegue mesmo é a cara de verdade de um fórum, já que diminui a quantidade de usuários-fantasma e facilita a moderação, pois é um filtro excelente contra "preguiçosos" (quem nao quer ler nem as páginas anteriores pra saber que mochila levar em 15 dias de viagem, imagina se vai ter saco de contar participação no "Papo Mochileiro" antes de saber disso, por exemplo?), ficando mais usuários ativos, que dão bem menos trabalho quanto a moderação (ou pelo menos, enchem menos o saco hehehe). Foi o que um desses foruns descobriu, que de nada adiantava (a nao ser, quem sabe, pro ego do dono hehehe) ter quase 100 mil usuários registrados, se os que movimentavam o forum de verdade não eram mais que três mil. O resto, tava de passagem, só sugando e dando trabalho.

Baseado no que já vi, eu nao acho que o mochileiros.com teria grandes problemas com "spam" - alias, sempre sao fáceis de identificar e mais ainda de eliminar: avisa o cabra que "num tá certo, não vale", se ele continuar, deleta todas as mensagens dele (o que ja frustra o proposito). Se mesmo assim ele insistir, bane hehehe. Ah, essas ferramentas de bloqueio nao liberam automaticamente (bateu dez mensagens e pronto!), elas aguardam até o servidor recarregar os dados (tambem chamado de "sistema para matar um espertinho de raiva"). O que daria trabalho por aqui, no começo, é a tal "onda de revolta". O mochileiros.com sempre foi mais uma espécie de portal de infos do que um fórum. Sempre o ví como um senhor canal aberto, ja que dá pra pesquisar assuntos sem precisar se logar. Limitar acesso é voltar as caracteristicas de fórum, o que vai chocar alguns (que poderam achar que o forum está perdendo suas bases) e deixar outros de bico (entenda-se, enchendo o saco da moderação via mp).

Tem quem ache esse tipo de ferramenta "anti-democrática", que "virou clubinho agora, é?", que "não está certo", que "nao se pode forçar a participação". Eu acho que quem acha isso devia procurar o que quer num site (de preferencia, com acesso pago) ou um blog, e deixar os fóruns para quem gosta de participar e entende que essa via tem duas mãos hehehe

Mas isso é assunto pra eles lá discutirem... eu continuo livremente "pitacando" hehehe

• Respostas 83
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado
Antes de continuar a discussão é bom deixar claro algumas coisas:

1 - Achamos ótimo quando os usuários participam com dicas e sugestões para melhorar o site, tanto que pra isso criamos um fórum especial: Dúvidas ou Sugestões sobre o Fórum

É o primeiro fórum da lista na primeira página do site, ou seja, está em destaque. Infelizmente a participação é pequena.

2 - Quem abriu este tópico foi um USUÁRIO que está revoltado com a atitude dos PSEUDO-USUÁRIOS e não dos colaboradores, editores ou administradores do site . Pseudo-usuários que ao invés de contribuir, atrapalham o andamento do site.

3-A comunidade é perfeita? Não! E está muito longe de ser! Mas quem conhece ela de fato sabe que nos seus 10 anos já passamos por tudo isso várias vezes e muita coisa foi feita no sentido de melhorar a experiência do usuário com o site. Continuamos a fazer isso diariamente e no momento estamos passando por mais uma reforma.

4 - Os editores são escolhidos pelo voto do conselho do site e o papel deles, como diz o nome é de editar, sendo assim estão autorizados a deletar ou mover qualquer mensagem que achem necessárias.

5 - O usuário Rpcline fez uma acusação vazia que ofende como um todo o time de editores e colaboradores da comunidade.

Por exemplo, existem sim colaboradores que beiram a falta de educação e impaciência, e visto que o cargo é voluntário, isto é um paradoxo!

Outros que falam "com propriedade" e afimações de locais em que nunca estiveram, fazendo COPY/PASTE do google e outros fóruns conhecidos de viagem.

Acho que o TODOS temos que olhar o próprio umbigo e fazer o mea culpa, e não só os usuários.

Na paz,

Rp

Quando for acusar alguém, o faça pelos meios corretos e seja objetivo, citando nomes, exemplos e principalmente com provas. Isso é uma advertência e peço que tenha cuidado com suas palavras pois o próximo desrespeito às regras da comunidade será motivo para banimento.

Leia com atenção as regras e haja dentro delas como achar melhor.

Segue o link:

http://www.mochileiros.com/regras-de-uso-da-comunidade-mochileiros-com-t27266.html

6 - As regras foram criadas pelos usuários da comunidade nos 10 anos de existência e valem pra todos, incluindo editores, colaboradores, administradores, Membros de Honra e usuários registrados em geral. Já foram aplicadas a todos estes grupos, incluindo banimentos de alguns usuários e de alguns editores também. Isso significa que qualquer usuário pode se apoiar nas mesmas quando se sentir ofendido seja lá por quem dentro do ambiente da comunidade. Para isso basta avisar a administração do site via MP ou mensagem no fórum de ajuda.

Lamento muito que dentro da tua enumeração, como administrador, não tenhas justificado o simples sumiço de um post ( que como citei havia pesquisado antes e não encontrado menção ao meu questionamento específico) que tu atribuis a um moderador ou editor talvez. Sem porém comunicar ou advertir o usuário registrado, a fim de não se repetir o erro (será?).

Até por ser advogado, não costumo fazer acusações vãs, e na verdade a colocação foi escrita como uma advertência ao problema.

Mas como TU colocastes desta forma, só me resta dar pelo menos um exemplo recente:

O caso mais engraçado e recente que me recordo, até por ser filho de espanhóis, foi do colaborador Junior Farias - que é um gauchão que sabe e responde sobre todos os lugares do mundo, tchê - aconselhando um usuário, como MELHOR roteiro, a visitar a cidade de Andaluzia que ficaria a tantos quilometros de Córdoba e tantos km mais de Sevilha, fazendo base em tal ou tal local e se deslocando todos os dias assim ou assado.

Obviamente alguns usuarios se manifestaram depois ou algum editor/colaborador plotou o erro, e o post já foi editado 3 vezes pelo autor.

Nada contra o copiar e colar, quando se refere a informações gerais ou deixando claro que é de outra fonte, porém dar dicas de roteiro/bases/deslocamentos como o melhor ou pior, como se tu tivestes a experiência própria eu condeno sim. Pois isto é colocar alguém que já esta perdido e precisando de ajuda, em situação talvez difícil em um país estranho.

Mais inadmissível ainda partindo de alguém parte do site.

Ëntão parodiando minha avó, Silnei:

"Quem escreve o que quer, pode vir a ler o que não quer."

Continuando na paz,

Rp.

• Membros
Postado
Boa Silnei..finalmente colocando ordem na bagaça! ::otemo:: mas vc bem q podia ter passado uma pomadinha antes na galera, ne? ::dãã2::ãã2::'> ::lol4::

hipoglos.jpg

Jorge teus posts sempre espirituosos como Membro de Honra me inspiram: Vai uma caixa extra aí?

Sempre na paz, e agora espirituosidade também

Rp

• Admin
Postado
Lamento muito que dentro da tua enumeração, como administrador, não tenhas justificado o simples sumiço de um post ( que como citei havia pesquisado antes e não encontrado menção ao meu questionamento específico) que tu atribuis a um moderador ou editor talvez. Sem porém comunicar ou advertir o usuário registrado, a fim de não se repetir o erro (será?).

Segue a resposta novamente já que você não conseguiu interpretar o texto:

4 - Os editores são escolhidos pelo voto do conselho do site e o papel deles, como diz o nome é de editar, sendo assim estão autorizados a deletar ou mover qualquer mensagem que achem necessárias

Quanto ao Júnior Faria, ele errou em uma informação do qual tentou ajudar outro usuário, mas foi muito honesto dizendo CLARAMENTE que não conhecia o locaL DO QUAL ESTAVA TENTANDO AJUDAR. Foi advertido pelo conselho do site e recebeu votos negativos por isso. Mesmo assim errou tentando ajudar. Mas por outro lado, o Junior é um dos colaboradores mais bem votados da comunidade, pois está aqui pra participar de fato e isso você esqueceu de dizer. Olha o perfil dele aí: http://www.mochileiros.com/member/Junior%20Faria/

Ele tem quase 400 mensagens postadas na comunidade e errou em 1. E você tem quantas? Ajudou quantas pessoas para ter essa moral toda pra começar a atirar todas essas pedras?

Quantos foram ajudados por você pra achar que tem toda essa autoridade pra meter o dedo na cara de outros usuários da comunidade? Quantas pessoas votaram nas suas respostas?

O que você ainda não entendeu é que o site é feito pelo coletivo. Você não sabe o que é isso. Você quer que respondam rápido sua pergunta. Quer que os editores aceitem sua preguiça por não ter postado sua dúvida no fórum correto. Não está bom pra você? Corra pro Google e boa sorte ou mude sua postura e começe respondendo algum tópico que está precisando de resposta!

• Membros
Postado

Perdão pela ignorância.. mas pra ser editor tem que saber do assunto específico do fórum em questão? Eu estava com a impressão de que os editores seriam responsáveis pela organização geral dos fóruns (mover msgs, unir tópicos etc) e não que seriam gurus ou oráculos de um determinado assunto... embora sim, eu tenha percebido que geralmente ocorre de eles saberem bastante. Só não achei que era pre-requisito..

• Membros
Postado

Gente que bãfão é esse? ::ahhhh::

Acompanho o mochileiros faz tempo, e o que me levou a registrar foi para agradecer a dicas e talvez ajudar algum outro.

Mas nunca vi este tipo de coisa por aqui

Inda mais com o próprio admin e membro chamando para a briga.

Silney, você mandou o cara ser homem e dizer quem era e o outro mandou passar pomada. e agora que o cara disse na boa e na cara, você tá atacando tipo sabe com quem tá falando? ou quem voce pensa que é?

Entuba esta e encerra o tópico logo, tá ficando feio o moderador perdendo a cabeça.

Juliana.

• Admin
Postado
Perdão pela ignorância.. mas pra ser editor tem que saber do assunto específico do fórum em questão? Eu estava com a impressão de que os editores seriam responsáveis pela organização geral dos fóruns (mover msgs, unir tópicos etc) e não que seriam gurus ou oráculos de um determinado assunto... embora sim, eu tenha percebido que geralmente ocorre de eles saberem bastante. Só não achei que era pre-requisito..

Oi Katish,

É pré-requisito conhecer o destino do qual se vai editar. Os editores são escolhidos por destinos e assuntos, assim como os colaboradores e isso é feito via uma votação em um fórum exclusivo para Admins e Editores pela avaliação da participação do membro na comunidade. Muitos editores foram mais de uma vez para os destinos que editam e não são oráculos nem gurus, apenas editam sobre o que tem conhecimento.

• Admin
Postado
Gente que bãfão é esse? ::ahhhh::

Acompanho o mochileiros faz tempo, e o que me levou a registrar foi para agradecer a dicas e talvez ajudar algum outro.

Mas nunca vi este tipo de coisa por aqui

Inda mais com o próprio admin e membro chamando para a briga.

Silney, você mandou o cara ser homem e dizer quem era e o outro mandou passar pomada. e agora que o cara disse na boa e na cara, você tá atacando tipo sabe com quem tá falando? ou quem voce pensa que é?

Entuba esta e encerra o tópico logo, tá ficando feio o moderador perdendo a cabeça.

Juliana.

Tem certeza que foi esse tópico que você leu Juliana? Quer dizer que você frequenta o site faz um bom tempo e só agora resolveu se cadastrar? Que bom. Nós agradecemos muito por isso, mas peço que releia mais atentamente o tópico pois o que você interpretou não condiz com o que está escrito e isso não é muito BONITO. Por falar em Bonito, me lembro daquela cidade do Mato Grosso do Sul. :roll:treschic, Rpcline e Gismasil. Algum de vocês já esteve em Campo Grande ou Bonito?

• Membros de Honra
Postado

Gente, acho que tudo gira em torno da forma como se fala, o assunto começou com o Xaliba reclamando de um problema jurássico do fórum e acabou com gente magoada se achando ofendida e agredida com certas respostas.

Sim, eu já fiquei magoado aqui no mochileiros.com, justamente com uma advertência grosseira de um editor ou até mesmo com uma resposta seca, e não foi uma ou duas vezes e senti muita vontade de chutar o pau da barraca e dar a resposta a altura, no entanto, respirei, contei até 11 e deixei passar batido. Primeiro, porque eu não sou o dono da razão, segundo, porque palavras escritas normalmente são mais difíceis de serem interpretadas, as vezes achamos uma resposta seca e grosseira, mas na verdade o cara só quis te falar diretamente, mas como não vemos expressões, tom de voz, tudo pode piorar, ponderei isso e terceiro, não vale a pena entrar em choque com nada nem com ninguém, seja usuário, adm, editor ou colaborador, vale lembrar também de um velho ditado da vovó: “a corda quebra do lado mais fraco!”.

A única sugestão que tenho é que as advertências sejam sempre em MP, pois creio que aqui existam adultos e ninguém curte levar bronca “na frente de todo mundo”, mas ai alguém vai dizer: “mas tem gente que merece!”, sim, tem gente que merece muito mais do que uma bronca, mas não podemos mudar ninguém e a melhor resposta do fórum a um reincidente é a expulsão e não a execração.

Silnei certa feita citou, não sei se brincando ou seriamente a possibilidade de restringir o acesso ao conteúdo do fórum a pessoas cadastradas, eu acho uma ótima idéia, pois na faltam novatos opinando em momento de crise, discussão, dizendo que já é usuário desde 1930 e só resolveu se cadastrar pra responder a uma questão, isso é fake, opinem mostrando a cara, ninguém aqui morde!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...