Membros de Honra Jorge Soto Postado Julho 2, 2009 Membros de Honra Postado Julho 2, 2009 Sim, existem hábitos e tendencias q pegam e outros nao. O mp3 pegou pq é diversao e nao consulta de informacao. Se ate o jornal impresso ainda continua sendo vendido nas bancas, vejo pouquissimo provavel q a versao impressa de qq guia tb deixe de se-lo. Ler é um habito q demanda mais sentidos q o ato de meramente ouvir, e é algo incrustado inconscientemente no ser humano. Entretanto, tem habitos q pegam num canto e noutro nao. Ler independe disso. Se esses aparelhos ja existem e estao a venda no mercado, entao eu ainda nao vi nenhum em pleno uso. Bem, pelo menos a gringaiada niponica (q em tese sao os experts em inovacoes do tipo) q vem aqui sempre vejo com o Lonely Planet na mao.
Admin Silnei Postado Julho 2, 2009 Autor Admin Postado Julho 2, 2009 Jorjão, Esse aparelhos são como os PCs e notebooks eram no inicio. Poucas pessoas possuíam. No final dos anos 80 eu tinha mais de 50 LPs e ainda não tinha conseguido comprar uma vitrola ou 3 em 1. Era o tempo da hiperinflação do Sarney. Tinha apenas um Radio gravador pra escutar fitas k7. Computador aqui no Brasil começou a aparecer quando? 15 anos atrás? Imagina isso! Um amigo meu levou a filha de 9 anos em um museu esses dias e ela viu uma maquina de escrever e perguntou pra ele se era um computador antigo. Nossa geração será a última a relacionar papel com leitura...
Membros de Honra LEO_THC Postado Julho 2, 2009 Membros de Honra Postado Julho 2, 2009 Xaliba, a questão do jabá que eu expliquei nada tem a ver com o LP, ao menos diretamente. Não que eu descarte a possibilidade da LP ou qualquer outra publicação dita independente receber seu jabazinho, mas, neste caso só quis explicar. Sobre a revista não sei, pois ainda não li, sou jornalista e conheço a linha editorial destas grandes publicações, não espero nenhuma ótima dica para mochileiros pobres como eu, mas também não desgosto destas grandes revistas, vez em quando acho algo que me interessa. Sobre o guia da LP discordo do grande Soto, pois o guia do Zizo é feito pra realidade brasileira, pelo menos foi o que sentir obtendo ambos os guias. O Guia “O Viajante” é leve nas informações apesar de ser pesado fisicamente e foi nele que realmente pude conferir as melhores dicas. Não considero também o mochileiros.com complemento de nada e sim também uma fonte, uma base de informações. Obviamente tudo se completa, revistas, fórum, boca a boca, mas esse fórum possui toda a informação de um guia e as vezes mais, com a grande desvantagem, e ai sim digo que é uma merda de desvantagem por estar pulverizado em conversas, discussões, e a busca acaba sendo muito cansativa, motivo pelo qual canso de ver neguinho dizer: “Acho que vocês já estão cansados de ouvir essa pergunta mais queria saber...”. Outro grande problema do fórum é a grande margem de erro das informações, pois fica a dúvida: Essa pessoa foi realmente neste lugar? A informação é correta?
Membros de Honra Jorge Soto Postado Julho 2, 2009 Membros de Honra Postado Julho 2, 2009 Jorjão,Esse aparelhos são como os PCs e notebooks eram no inicio. Poucas pessoas possuíam. No final dos anos 80 eu tinha mais de 50 LPs e ainda não tinha conseguido comprar uma vitrola ou 3 em 1. Era o tempo da hiperinflação do Sarney. Tinha apenas um Radio gravador pra escutar fitas k7. Computador aqui no Brasil começou a aparecer quando? 15 anos atrás? Imagina isso! Um amigo meu levou a filha de 9 anos em um museu esses dias e ela viu uma maquina de escrever e perguntou pra ele se era um computador antigo. Nossa geração será a última a relacionar papel com leitura... Mas ai vc ta comparando o td pela parte. Dois pesos duas medidas. Na verdade, so nalguns anos mais q vamos ver quem tem razao. Mas ainda tenho conviccao q guia impresso nunca sairá de circulacao pela praticidade. Quem sabe uma crise na industria de celulose impulsione a criacao desse novo habito. Mas ate lá tem mto chao. Do contrario já haveria, inclusive, Biblia online-portatil pra passar sermao. Sobre o guia da LP discordo do grande Soto, pois o guia do Zizo é feito pra realidade brasileira, pelo menos foi o que sentir obtendo ambos os guias. O Guia “O Viajante” é leve nas informações apesar de ser pesado fisicamente e foi nele que realmente pude conferir as melhores dicas. Não considero também o mochileiros.com complemento de nada e sim também uma fonte, uma base de informações. Outro grande problema do fórum é a grande margem de erro das informações, pois fica a dúvida: Essa pessoa foi realmente neste lugar? A informação é correta? Qto ao LP, me referi ao formato, layout e disposicao dos topicos. E os dois paragrafos sgtes sao complementares e atentam 'a diferenca principal de uma publicacao online de uma impressa.
Membros de Honra ogum777 Postado Julho 2, 2009 Membros de Honra Postado Julho 2, 2009 Xaliba, a questão do jabá que eu expliquei nada tem a ver com o LP, ao menos diretamente. Não que eu descarte a possibilidade da LP ou qualquer outra publicação dita independente receber seu jabazinho, mas, neste caso só quis explicar.Sobre a revista não sei, pois ainda não li, sou jornalista e conheço a linha editorial destas grandes publicações, não espero nenhuma ótima dica para mochileiros pobres como eu, mas também não desgosto destas grandes revistas, vez em quando acho algo que me interessa. Sobre o guia da LP discordo do grande Soto, pois o guia do Zizo é feito pra realidade brasileira, pelo menos foi o que sentir obtendo ambos os guias. O Guia “O Viajante” é leve nas informações apesar de ser pesado fisicamente e foi nele que realmente pude conferir as melhores dicas. Não considero também o mochileiros.com complemento de nada e sim também uma fonte, uma base de informações. Obviamente tudo se completa, revistas, fórum, boca a boca, mas esse fórum possui toda a informação de um guia e as vezes mais, com a grande desvantagem, e ai sim digo que é uma merda de desvantagem por estar pulverizado em conversas, discussões, e a busca acaba sendo muito cansativa, motivo pelo qual canso de ver neguinho dizer: “Acho que vocês já estão cansados de ouvir essa pergunta mais queria saber...”. Outro grande problema do fórum é a grande margem de erro das informações, pois fica a dúvida: Essa pessoa foi realmente neste lugar? A informação é correta? mas leo, mesmo o LP se envolveu há algum tempo numa polêmica, quando o thomas kohnstamm confessou que escreveu sobre locais que não visitou.... a questão é complexa, pq envolve dois fatores: 1. a mídia: papel, net, cels, e etc. 2. a veracidade da informação, que é atestada por testetemunho.... fulano diz que foi. pode ser o cara do guia. pode ser o meu vizinho. pode ser o jorge soto (entre estas três confio mais nos relatos do jorge...) são dois problemas diferentes. o papel é pesado. mas funciona sem pilha. a dupla celular/net pode ser mais leve, mas depende do grau de desenvolvimento tecnológico do local onde se vai... e se não tem sinal? e se não tem energia elétrica? a precariedade tecnológica do local pode aparecer em locais bem próximos à civilização. dou um exemplo por mim mesmo. no final de 2000 sofri um acidente de bike na estrada velha de santos, tive uma fratura exposta na mão direita. estávmos em 8. oito celulares. nenhum tinha sinal no local. tive que, com os demais, descer o resto da estrada inteira até cubatão, até ter o primeiro atendimento médico.... a gente tava do lado da civilização, tanto que tive, depois, um tratamento médico de excepcional qualidade num hospital público de cubatão.... ou seja, na hora da emergência, a tecnologia falhou. não foi problema de um ou dois celulares falhando, foram 8! então, tenho a impressão que nenhum meio vai engolir o outro. serão usados de forma complementar, mas não suplementar. talvez o que tenhamo é a versão digital de guias, e alguns façam uma mistura das coisas: vc leva impresso a parte que te interessa...
Admin Silnei Postado Julho 2, 2009 Autor Admin Postado Julho 2, 2009 Ogum, Também acho que um não vai engolir o outro, mas um será muito mais popular que outro. Há ainda vinil pra vender e é caro pra cacete. Há ainda maquinas fotográficas de 35mm que também são muito caras comparado as digitais. Acho que os livros demorarão mais pra serem substituídos, mas os Jornais e Revistas já há um sinal claro disso. E a discussão se torna mais interessante ainda quando os impérios de comunicação começam a perder o poder que tinham. Os 2 artigos a seguir falam muito bem disso, principalmente o do Azenha, dá uma lida: http://www.viomundo.com.br/opiniao/eles-ainda-nao-entenderam-pouca-gente-entendeu/ http://emerluis.wordpress.com/2008/12/10/2009-sera-o-ano-da-consolidacao-das-informacoes-via-web/
Membros de Honra ogum777 Postado Julho 2, 2009 Membros de Honra Postado Julho 2, 2009 Ogum, Também acho que um não vai engolir o outro, mas um será muito mais popular que outro. Há ainda vinil pra vender e é caro pra cacete. Há ainda maquinas fotográficas de 35mm que também são muito caras comparado as digitais. Acho que os livros demorarão mais pra serem substituídos, mas os Jornais e Revistas já há um sinal claro disso. E a discussão se torna mais interessante ainda quando os impérios de comunicação começam a perder o poder que tinham. Os 2 artigos a seguir falam muito bem disso, principalmente o do Azenha, dá uma lida: http://www.viomundo.com.br/opiniao/eles-ainda-nao-entenderam-pouca-gente-entendeu/ http://emerluis.wordpress.com/2008/12/10/2009-sera-o-ano-da-consolidacao-das-informacoes-via-web/ silnei, por isso eu aposto num sistema misto e questionei lá em cima a questão da "autoridade" de quem escreve, a veracidade da informação. como falei, eu confio mais nos relatos teus, do jorge soto, do augusto, do que qualquer guia. naquele dia há alguns meses quando num surto eu falava que o mochileiros.com é revolucionário, é justamente por isso. pq é sintoma disso que o azenha diz. ok, marihos, mesquitas, saads e frias ainda têm muito poder, mas cada vez menor. é fato. a gazeta mercantil já era. é a variaççao do sistema disciplinar (verticalizado, como uma pirâmide) pr sistema de controle (em rede, horizontalizado. da modernidade sólida pra modernidade líquida. há 20 anso eu dependia de uma autoridade qualquer pra me dizer que mochila comprar. hj eu já fiz um guia que esboça a minha visão pessoal, lê quem quer e no 'mochilas qual comprar" cada editor tem suas idiossincrasias, cada um que pede uma opinião tem 4 diferentes de 4 editores e mais um zilhão de colaboradores, usuários, e etc. isso fode com qq sistema de marketing de qq fabricante... tira o controle dele... é o que azenha cita no caso da petrobrás.
Admin Silnei Postado Julho 2, 2009 Autor Admin Postado Julho 2, 2009 Esse é o ponto!! :'> :'> :'> :'>
Membros de Honra xaliba Postado Julho 2, 2009 Membros de Honra Postado Julho 2, 2009 Silnei, meu querido, eu nao quis comparar o guia impresso lp com o mochileiros. Eh q estava 'pensando alto' com relacao ao q o leo falou do lp ser superficial. Se fosse a revista eu 'concordo' com ele. Mas qto ao produto lp, acredito q o guia eh tb influenciado pelo site, e dicas e pessoas q colaboram. Assim como esse site aqui. Mas a qtidade, em termos de numero, de pessoas q colaboram, e somado ao tempo q o lp existe, fazem do lp, estatisticamente, um produto mais completo com mais infos 'eureca'. Acho q um dia o mochileiros chega la, gracas ao seu trabalho e de muitos outros, q eh show pq eh em portugues. Mas imagine se todos os povos do mundo pudessem falar a mesma lingua e o mochileiros e o lp pudessem se complementar e compartilhar do mesmo banco de dados. Imbativel. Mas o ingles eh muito mais falado q o portugues. Qto a midias digitais e fisicas, qdo viajo eu fico lendo o maximo de infos possivel sobre o pais, tem no lp a secao historica, varias cidades, enfim. Fico horasssss lendo o guia na trip. Nao acho q conseguiria ficar horas lendo info na telinha de um celular, ou mesmo da midia de livros q esta chegando (como chama mesmo?). Concordo com o soto q eh por isso q a internet nao substitui o jornal impresso pros leitores q leem mesmo. Pra ler uma gazetinha, uma info rapida claro, net muito melhor, e de 'gratis'.
Admin Silnei Postado Julho 2, 2009 Autor Admin Postado Julho 2, 2009 Xaliba meu velho! Você pode pensar alto a vontade, não há problema nenhum. O papel do fórum é esse mesmo. O Mochileiros não tem a síndrome de vira lata e por esse motivo não quer chegar lá, como você disse aí. Isso que talvez você não tenha entendido. Ele já está aqui. Não pretende ser igual nem parecido com Lonely Planet. É uma comunidade feita em português, pra quem pensa em português e paga em Real. Não tem vontade e não irá ter versões em outras línguas, mesmo que a maioria de seus membros falem mais que o bom e velho Português. Quanto aos Jornais impressos eles estão falindo mesmo, não sou eu que estou dizendo. Só não sai notícia sobre isso neles mesmos, pois isso não é interessante pra eles. hahahaha! A Gazeta Mercantil foi a primeira que faliu, O Estadão está fazendo uma propaganda na TV igual as casas Bahia, perguntando quanto você quer pagar pela assinatura. Ridículo! O New York Times teve que hipotecar a sua sede. O Dono da Abril já disse que no futuro não terá mais revistas de papel. Ele que conheçe o assunto que disse isso! E sabe... Azar o deles! Viva A web! Via os Blogs, Viva o Twitter e Viva o Mochileiros.com!
Posts Recomendados