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Chile: do deserto à Patagonia em 21 dias (Relato finalizado)


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Muita gente faz este caminho, e se não é este, é o inverso. A JAC domina os trajetos na região dos Lagos e não tem como fugir dela. Embarcamos numa viagem de Puerto Varas a Pucón, 323km em excelente estrada, mas percorridos em 7 horas. Sim, sete horas, pois ele passa em nada menos que 6 cidades.

 

O ônibus é bem confortável e organizado, pois tem um rodo-moço conferindo as passagens e colocando os bancos em ordem. Um letreiro luminoso cumpre rigorosamente a lei chilena, mostrando o nome do motorista, quanto tempo ele está dirigindo e a velocidade atual. Caso ele ultrapasse os 100 km/h, é emitido automaticamente um aviso de velocidade máxima excedida, no escritório da empresa, e também, a lei permite que os motoristas dirijam apenas 4 horas, sendo assim, sempre há troca de motorista, no meu caso foi na cidade de Valdívia.

 

A viagem é tranquila, e para apreciar a paisagem, vale sentar no sentido da viagem; se você está subindo a cordilheira, lado direito, e se está descendo, lado esquerdo. Agora, uma coisa que chamou atenção é a quantidade exorbitante de pedágios! Cada 50km tem um, cada entrada de cidade tem outro... se reclamamos tanto aqui no Brasil, é porque não digirimos na Rodovia Panamericana.

 

A pontualidade é outro ponto forte. O ônibus saiu no horário e até chegou 20min. antes do previsto. O ponto fraco é o pinga-pinga nas cidades... mas encha o iPod de musica e vídeos e seja feliz!!!! Pelo menos as paradas, nestas cidades, não passa de 10 minutos. Também, preste atenção no lugar que você pegará o ônibus, pois cada empresa tem seu próprio terminal ou pontos no meio da cidade. Confira na hora de comprar a passagem. A JAC mantém convênio com a TurBus, a gigante da viação chilena, e você pode comprar a passagem em qualquer escritório deles, mesmo que você viaje pela JAC.

 

Não achamos a viagem tão cansativa... claro, na noite anterior saímos para tomar um vinho e acordamos cedo, e cedo na Patagônia, leia 7h30am, pois só começa amanhecer 8h00, e tudo na cidade funciona após as 9h30am. Logo, dormimos quase a viagem inteira...

 

SERVIÇO:

JAC: http://www.jac.cl/pasajeros.htm

 

BUS TEST:

Viação: JAC

Rota: Puerto Varas - Pucón

Horário: 9h35

Data: 14/11/2008

Classe: Clássico

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Estou adorando seu depoimento!!! Principalmente pq eu e meu namorado iremos para o Chile daqui um mês!!!! Vamos pra Santiago, subir de carro até a Bahia Inglesa e depois de onibus até San Pedro. Faremos alguns passeios lá (Salar Tara, Atacama, Lagunas e Geisers), depois voltamos pra conhecer Santiago. Pensamos em passar uns 2 dias em Mendoza e depois descer de carro até Pucon, Puerto Varas, fazer o Cruce Andino e de Bariloche voltar ao Brasil. Tomara que dê tempo de ver tudo!!! Confesso que os posts dos Mochileiros me ajudaram pra caramba, mas o seu estou anotando muuuita coisa! Mas deixa eu te perguntar umas coisinhas....

Esse passeio do Osorno, vc nao subiu ele escalando como muita gente faz, né? Vc fez só o teleférico? Eu tb quero fazer só este, mas dá pra ver bastante coisa? Eu li que vc comprou as passagens da Lan bem baratinhas, mas mesmo pelo site Chileno eu só consigo passagens carésimas! Tipo R$ 650,00 de Calama a Santiago!!! Será que consigo comprar da Skyairline mesmo daqui do Brasil? É dificil de comprar quando chegar lá um vôo para 1 semana depois?

Seguindo uma de suas dicas, estou vendo o passeio de Snewel!!! Achei muito interessante, ainda mais q somos geólogos! Acho que esse é obrigatório, né? rsrsrs...

Bom, agora vou ficar no aguardo do seu depoimento sobre Pucon!!! Pensei em ficar uns 2 dias lá... será que é pouco?

Mas, muito obrigada por enquanto! Até mais...

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Obrigadao pela audiência, fiz bem detalhado justamente para ajudar a todos que querem fazer essa viagem! Fico feliz que tenho ajudado.

 

Vamos para as respostas...

 

1) Nao, o Osorno é feito pelo teleférico mesmo, a base da estacao de esqui já é bem no meio. Voce deve estar confundindo com o Villarica, que todo mundo escala. Este fica em Pucón e dependendo do tempo da pra escalar.

 

2) Sobre a passagem da LAN, no site chileno, eu comprei com antecendencia de 2 meses e ainda era baixa temporada, nao sei se isso influenciou. Na Sky você pode comprar aqui do Brasil sem problemas. Manda um email para eles, com o trecho que você quer e eles te respondem com o formulário de cartao de credito para efetuar a compra. Você pode mandar e-mail para VentasAnf@skyairline.cl que é o depto que cuida de compras fora do território chileno.

 

3) Para vocês geólogos, Sewell é mto interessante, e será mais interessante ainda se vocês pegarem o tour também dentro da mina. Fora que o Atacama inteiro vocês irão pirar!

 

Estou encerrando o post de pucon hoje... acho que posto amanha... eu estava internado até hoje cedo, e agora volto a rotina normal.... férias forçadas por causa de uma inflamação na minha perna... :(

 

Até o fim da semana que vem quero colocar "Relato Finalizado" neste tópico!!! hahaha tenho outros relatos pra começar....

 

Abraço

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Muito obrigada pelas respostas! É, vamos pirar no Chile todo acho! Nos Andes então...

Estava lendo seu blog sobre a travessia para Mendoza e fiquei com vontade de ir de onibus!!! Mas vamos ver se dá tempo...

Vou mandar um e-mail pra skyairline, o problema é que meu passaporte ainda nao ficou pronto e eles precisam do numero, né?

E a gripe suína, como está sendo tratada no Chile? Vamos fazer um seguro-viagem, mas nao cobrem casos de pandemias...

Sobre o passeio de Sewell, provavelmente faremos o interior da Mina sim! Nunca tinha ouvido falar e ontem quando li seu post fui rever minha programaçao! hehehe...

Bom, muito obrigada pela atençao! Estimo melhoras a vc!

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  • Colaboradores

A travessia de Mendoza de onibus eu sou suspeito em falar, indico pra todo mundo.... você nao consegue dormir de tanta paisagem que passa pela tua frente!

Nao se preocupe com passaporte, na Am. Latina pode-se viajar e fazer reservas apenas com o numero do RG (DNI para eles).

 

Sobre a gripe suina, eu sinceramente nao me preocuparia. Logico, o risco existe, mas é uma gripe igual a outra, porém nova. Muita gente pode nao entender minha colocação, mas depois de 20 dias em pleno foto e nao pegar a gripe.... realmente é uma loteria, e nao deve ser tratada como histeria (coisa que nao acontece la).

 

Bem, em 2 meses creio que a coisa pode ter mudado, da uma lida no topico da gripe suina que esta nas areas da argentina e chile, mas quando eu estava la, em junho, tinha sim muitos casos, a TV sempre estava falando nas precauções, mas nunca foi dado tanto alarme do tipo: fique em casa.

 

Depois quero saber como foi a viagem de vocês!

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Chegamos em Pucón azul-negrito de fome, logo após o almoco, depois de 7h de viagem relatadas no capitulo XXXIII. Percorremos a rua principal da cidade, e vimos diversos cardápios na rua, tudo muito caro, mas a fome não deixava parar em vários para analisar o custo x benefício. Paramos no primeiro que vimos o famoso "menu" chileno, aquela opção entre $5000 ~ 6000 (R$ 20,00 ~ 24,00) que inclui entrada, prato principal, bebida e sobremesa.

 

No restaurante El Fogón você vai encontrar parrilladas (aquele jeito diferente de fazer churrasco, típico dos argentinos e uruguaios) feitas em parrillas à mostra, o que deixam deliciados todos os frequentadores a este restaurante que fica no coração de Pucon. Seu bar nacional e sua cafeteria dão ao restaurante o ambiente ideal para uma pequena reunião com amigos e seu atendimento personalizado, seu variado menu, suas carnes e seu excelente vinho chileno, dão ao restaurante um prestigio incomum ao restaurante.

 

Escolhemos o menu do dia por $5000 (R$ 20,00):

.Sopaipillas de Queijo: pequenos pasteis de massa grossa com (pouco) queijo dentro

.Talharini à Alfreddo: muito bom molho enriquecido com champignon.

.Uma taça de vinho cabernet sauvignon

.Pessegos picados

 

Por $5000 e muita fome, tudo estava perfeito!

 

 

SERVIÇO:

Restaurante El Fogón

Avda. O´Higgins 480, Pucón - Chile

Fone: + 56 45 441267

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Se muitos pensam que Viña del Mar é o lugar mais espetacular nas terras chilenas, encrustado na região dos lagos com um vulcão em atividade aos seus pés, Pucón é a cidade perfeita para o descanso, a diversão e atividades ao ar livre! Pucón resume tudo o que você pode imaginar e experimentar como novo. Não da pra dizer quantos dias você tem que ficar lá, nós ficaríamos 1 semana e não cansaria. O mínimo seriam uns 3 dias para você conhecer a região e escalar o vulcão, aumente mais uns 2 se for esquiar, aumente mais 1 se você quer passear pela cidade sem rumo, aumente ...

 

O ambiente é agradavel, muitos turistas, muita gente nas temporadas bem marcadas pelo calor e frio. No calor todos vão para ver e serem vistos às margens do Lago Villarrica e no frio para se aventurar nas pistas da estação de esqui que está encrustada no vulcão. A cidade não é grande, tem 1 avenida principal, e outras 5 ou 6 ruas importantes; mas tudo gira em torno da O´Higgins: supermercados, lojas, agencias de turismo, restaurantes e bancos. Nela está também a prefeitura, toda em estilo colonial, e o famoso farol de atividade vulcânica, pois não podemos esquecer que o Vulcão Villarrica ainda está ativo e Pucón está numa área de risco, em caso de uma erupção. Mas não se preocupe, nem que você queira ou peça, quando o vulcão entrar em ativididade, você poderá dar um mergulho na lava! A cidade é totalmente preparada para a evacuação, e por todos os lados você encontra letreiros e placas das vias de evacuação.

 

No quesito lazer, Pucón traz inúmeras opções como tirolesas, caminhadas em parques, cachoeiras, termas de águas vulcânicas, rafting e o mais empolgante, a escalada até o cume do Vulcão Villarica. Para fazer tudo isto, recomendamos a Politur, agência especializada em tudo que existe na área com um pessoal bem competente. Num próximo post explicar todas essas opções, tanto para o verão ou para o inverno.

 

Na parte de hospedagem, Pucón oferece inúmeras opções desde hoteis, resorts e hostels. Ficamos no hostel 'La Posada del Embrujo', altamente recomendada e com um staff super agradável! Camas muito confortáveis e banheiro espaçoso! Não oferece café da manhã, mas a cozinha é enorme, e o supermercado é logo em frente. E como fomos no inverno, a calefação foi aprovada 130%!!! Noites de quase 0ºC e parecia bons 20ºC.

 

Passear em Pucón, é como andar numa cidade altamente planejada para o turismo. Ruas limpas, povo educado e uma arquitetura colonial muito bonita. O City Tour na cidade podemos fazer a pé mesmo... Andar a O´Higgins inteira não leva mais de 10 minutos, depois chega-se a praia (sim, hpa uma praia de terras vulcânicas a beira do lago) que tem 2 estátuas de Mapuches, índios que habitavam a região e o Chile na época do descobrimento. Uma volta mais, chegamos ao Casino e ao resort que fica bem ao lado; ali é o quarteirão-rico, com belíssimas casas de vizinhança invejável.

 

Dica: não alimente, não faça carinho, não faça graça, não chame nenhum dos cães que estão perambulando pela rua. Ignore, é o melhor que tem para fazer! Ou, se você quiser um amigo inseparável para todo lugar que você andar, faça tudo o que não recomendamos! Os cães farejam estrangeiro, é impressionante! E chega uma hora, enche o saco! hahaha

 

Pode-se comprar artesanato num preço bem mais em conta em 2 galerias na Calle Miguel Ansorena (perpendicular a O´Higgins), também encontra-se uma loja de doces artesanais e sorvetes com frutas típicas da região. Presentes perfeitos para o pessoal que ficou em terra tupiniquim, visto que eles vendem potes tamanho mini (40g). Também, a gastronomia é fantástica. Você encontrará diversos restaurantes, para diversos gostos e bolsos. Aqui postaremos os melhores e mais econômicos, dicas para você nao entrar em nenhum de mal gosto.

 

É uma cidade completa, mas pequena. Acolhedora e divertida. E depois de ver tudo, andar, sentar e conversar com as pessoas, você pensa: eu vou voltar. E todos voltam.

 

Mais fotos: http://picasaweb.google.com/fhmartins/18Pucon

Editado por Visitante
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Na segunda noite em Pucón fomos procurar algo (barato) para comer. À primeira vista, parece que o restaurante oferece algo standard, em vez de pratos pratos relacionados com a criatividade. Mas nada é o que parece. Nos apaixonamos por esta cantina italiana. Os preços não são os mais convidativos, a comida não é tão farta, mas o charme do lugar valeu cada centavo. O Buonatesta fica numa rua perpendicular a O´Higgins, no fundo de um corredor-jardim mto florido. Serve pizza e pastas num preço que varia entre $6000 a $8000 (R$ 24,00 a R$ 32,oo).

 

Existe uma harmonia requintada na atmosfera e a decoração desperta o apetite contra sua vontade. Enquanto isso, na cozinha, a riqueza de cores e sabores é uma festa para os sentidos. Um ambiente magnífico, calmo e com as cores da Itália, com um atendimento perfeito! E se você for no inverno, as noites beirando o 0ºC, a lareira à lenha está sempre acesa aquecendo todo ambiente.

 

O pedido foi simples: uma lasanha à bolonhesa e uma taça de um bom Cabernet Sauvignon. No couvert vieram mini-pães bem quentes acompanhados de pedaços de manteiga e 3 pastas estilo patê. Impecáveis!!!! A lasanha, de cara, achamos pequena, mas depois da primeira garfada, vimos que é mega ultra recheada, mesmo vindo num prato um tanto quanto exótico. Um sabor único, creio que o molho de tomate é bem artezanal, isso deu um toque diferenciado.

 

Um lugar exclusivo para os amantes de uma boa comida italiana... Não perca!

 

SERVIÇO:

Buonatesta - Pizza y Pastas

Fresia, 127 - Pucón, Chile

Fone: +56 45 444627

 

FOTOS

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Mais dois posts e finalizo o relato... Por hora, vamos para a penúltima sugestão gastronômica deste relato.

 

Comida mexicana no Sul do Chile? Sim, e de uma maneira muito caseira. O restaurante "El Arriero de Tijuana´s" não aparece nos livros de viagens e nem em outros blogs de viajantes. Mas passamos em frente, e a fachada e o farto e variado cardápio, nos pegou pelo estômago para uma visita.

 

Como a maioria dos restaurantes chilenos, o Tijuana´s segue o mesmo estilo, mesas simples, confortáveis e bem montadas, calefação a lenha, e um atendimento feito pelos próprios donos ou por algum membro da família. Pelo que eu entendi, eles são mexicanos, se mudaram para o Chile, e montaram um restaurante que serve desde as mais famosas e comuns parrilladas aos picantes pratos mexicanos.

 

Mais uma vez, os preços são razoaveis, com pratos variando de $5000 a $7000 (R$20,00 a R$28,00), porém, optamos para um convidativo menu por R$4500 (R$18,00): couvert, empanada de queijo, lasanha à bolonhesa com tomates e, como sobremesa, manjar branco com framboesas e murtas.

 

Com musica dos Mariachis ao fundo começamos a deixar a fome de lado. O couvert com um pão bem quente veio com manteiga e molho de tomate e alho (como o nosso vinagrete, típico do chile). A lasanha, com um farto molho e lotada de queijo gratinado (hummmmmmmmm) foi algo para deixar qualquer italiano com água na boca, e depois a sobremesa foi para fechar com chave de ouro. O manjar estava bem consistente e a calda era algo inovador (pelo menos para o gosto brasileiro) misturando a framboesa com uma fruta típica patagônica, a murta.

 

Vale mto a pena, e recomendamos a todos! Sair fora do circuito Calle O´Higgins muitas vezes vale a pena para o nosso bolso, e principalmente para o nosso paladar.

 

 

SERVIÇO:

El Arriero de Tijuana´s

http://www.jauspucon.cl/clientes/elarrierodetijuanas/?cat=11

Miguel Ansorena, 303 - Pucón, Chile

Fone: +56 45 444144

 

FOTOS

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Continuo acompanhando seu relato..... rsrsrs.

Mas tenho mais algumas dúvidas. Como funciona o IVA no Chile?

Porque alguns lugares cobram e outros não?

Vc sabe me dizer se as vinícolas entregam os vinhos comprados no Brasil?

Porque achei muito pouco o limite de bagagem de 23 Kg! Isso nao dá pra nada! hehehe...

Obrigada.

Maíra

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