Colaboradores fhmartins Postado Julho 11, 2009 Autor Colaboradores Postado Julho 11, 2009 San Pedro de Atacama tem o céu mais limpo do mundo depois da Jordânia. Este é um dos motivos deste lugar ser escolhido para um grande projeto: o Projeto Alma. Todos falam deste projeto, todos falam dos benefícios; em resumo serão centenas de antenas gigantes mapeando o universo, desde a menor estrela até os novos planetas. Por que no Atacama? Primeiro, a altitude. Estas antenas são construídas a 5000msnm (e na Jordânia a altitude máxima é 2000msnm), e em segundo, a paz. Porque gastar, mais de US$ 400 milhões, num projeto em uma área suscetível a conflitos é muito risco. E observar o céu mais limpo do mundo é bem diferente que observar o céu de São Paulo. A SPACE é a única agência que realiza esses tours, e não é uma agência de turismo, é um escritório do astrônomo francês, que se mudou para o chile com alguns mega-telescópios, e é responsável pelo passeio. É realizado todos os dias do mês, exceto nos dias de lua cheia devido à claridade. Existem 2 saídas noturnas, a única diferença entre elas é o idioma, pois sempre é dividido em uma saída inglês/francês e outra espanhol. Verifique na agência o calendário de saídas x idioma, eu recomendo ir sempre na primeira saída do dia, devido ao frio, pois quanto mais tarde, mais frio. E eles intercalam os idiomas para que sempre tenha opção no primeiro horário. Outra coisa importante é reservar, porque sempre lota e são apenas 21 pessoas por saída. Custa $15000, à primeira vista parece caro por 2h30 de tour, mas depois que começa o tour vale cada peso. A casa/rancho do astrônomo francês, Alain Maury, que ele chama de Atacama Lodge fica a poucos quilómetros a sul de San Pedro, nem 15 minutos de mini-bus. Muito animado ele dá as boas-vindas a todos e começa a fazer bricandeiras sobre as nacionalidades e pergunta o que cada um espera deste passeio. As explicações começam dentro do salão, onde com um buraco no teto, começa a mostrar o planetário que estamos vendo. É muito nítido, são muitas estrelas, nebulosas, constelações. É impressionante. Para ter uma ideia, o céu tem milhões de estrelas, mas a olho nú conseguimos ver no máximo 500. E ele não deixa tudo no superficial. Explica sobre o que estamos acostumados a ver, Cruzeiro do Sul, Três Marias, etc, fala sobre a posição do céu, como cada país o vê e algo bem básico sobre a unidade métrica de distância: anos-luz. Feito isso passamos para a parte de fora onde estão os telescópios, cada um apontado pra uma parte e regulado da maneira onde se vê diversas coisas: os anéis de Saturno, nebulosas com diversas estrelas, as crateras da Lua, ... O céu é o mesmo em toda parte do mundo, porém é visto conforme a latitude em que é observado. Por exemplo, na latitude de San Pedro de Atacama, podemos ver as Três Marias até as 17h, às 4am dá pra ver 2 nebulosas bem fortes que são 2 novas galáxias. Com um poderoso laser, que a olho nú chega até as estrelas, o Alain mostra escorpião. E continua mostrando outras constelações que nós começamos a conhecer mais a fundo. Explica que uma estrela não existe mais, porém está brilhando pois a luz viaja a 18 anos-luz, isto é, ela emitiu a luz que vimos hoje há 18 anos atrás. Como uma que vimos e que soubemos que é uma das duas únicas estrelas que emitem luz desde o séc XXI. Ficamos mais de 1h admirando o céu pelos telescópios e depois somos convidados para tomar uma bebida quente e assim encerrar o tour. Um passeio interessantíssimo, como tudo neste deserto. Mais fotos: http://picasaweb.google.com.br/fhmartins/10TourAstronomico?feat=directlink SERVIÇO: SPACE Caracoles 166, San Pedro de Atacama, Chile Fone: +56 55 851935 - Cel: +56 9 8178354 www.spaceobs.com e-mail: alain@spaceobs.com Citar
Colaboradores Mau-santos Postado Julho 11, 2009 Colaboradores Postado Julho 11, 2009 Caraca!!! Já vi relatos bem completos, mas o seu tá batendo todos os recordes. Parabéns!!!! O 6 Grados é mesmo bem bacana!!! Foi o único restaurante q eu repeti!!! To esperando o restante do relato!!! Falou! Citar
Colaboradores fhmartins Postado Julho 11, 2009 Autor Colaboradores Postado Julho 11, 2009 Obrigado, Mauricio!!!! Utilizei muito o forum nesta trip, e fazendo isso me deixa feliz pois, muitos no futuro também poderão utilizar este tópico também para planejar uma viagem!!! Abraço!! Citar
Colaboradores Mau-santos Postado Julho 11, 2009 Colaboradores Postado Julho 11, 2009 É exatamente isso q vc falou!!! Minha viagem (e pelo visto a sua também!) foi melhorada EM MUITO graças às informações daqui do site. Tenho um certo receio em parecer exagerado ou deslumbrado, mas acreditem....estou sendo apenas sincero! Abraço. Citar
Colaboradores fhmartins Postado Julho 12, 2009 Autor Colaboradores Postado Julho 12, 2009 Um dos passeios mais tradicionais de San Pedro de Atacama é conhecer os Geisers del Tatio mas lembre-se, independente de ser inverno ou verão, você estará abaixo de 0ºC e para isso deve se preparar. Leia este post sobre se vestir em camadas, o que vai orientar não só para este tour, mas em toda sua visita a grandes altitudes. O tour sai cedo, 4am. Sim, às quatro horas da madrugada. Tudo porque a maior atividade nos geisers é entre as 6am e 7am devido a pressão atmosférica, e para chegar até lá (+/- 4200msnm) demora cerca de 2 horas. Esteja pronto, pois o mini-bus passa e o máximo que faz é buzinar para não acordar o hotel/hostel inteiro. Um dia antes procure dormir cedo, fazer a última refeição do dia bem leve e não ingerir álcool, e se possível, tome um chá de coca, pois subiremos mais de 2000msnm em 2h. Já que o frio irá incomodar um pouco, é bom minimizar os efeitos do Soroche ou Mal da Altitude. Também, pense em deixar na mochila um suco em caixinha ou uma barra de cereal, pois ou café da manhã (incluído no passeio) será só as 8am, ou veja onde você está hospedado se eles podem deixar pronto um mini café da manhã para vocês as 3h45am. Os Geisers del Tatio se encontram em uma área de forte atividade geotérmica devido ao vulcão homonimo que está ali presente. As imponentes fumarolas emergem à superfície através de fissuras da crosta terrestre, alcançando uma temperatura de 85ºC e uns 10m de altura, onde se originam pelo contato do rio subterrâneo com as rochas extremamente quentes, aquecidas pela lava. Aproveite a viagem de ida para tirar aquele cochilo, pois como está tudo escuro não conseguimos ver nada. Não se preocupe com o caminho, os motoristas são hábeis o bastante para subir aquele vai-e-vem de curvas. Depois de 2h de viagem chegamos na entrada dos geisers onde descemos para pagar o ingresso ($ 3500) e ir ao banheiro. Por que ir ao banheiro? Porque ao chegar estava um frio de -13ºC e o guia recomendou urinar para esvaziar a bexiga que está com líquido quente, e se não fizéssemos isso poderíamos sentir mais frio. Lenda ou não, melhor fazer isso. O frio de -13ºC numa umidade de quase 20% é um frio quase insuportável, que o torna muito extremo numa altitude de mais de 4000msnm, por isso é bom ler mesmo o post que indiquei no início desta matéria. Também, andamos muito pouco e sempre devagar. Da entrada dos geisers até as fumarolas é uma distancia de nem 400m, mesmo assim, entramos no mini-bus e fomos até lá; com altitude não se brinca. Cuidado! Esta é a palavra principal nesta primeira etapa de passeio, pois em volta dos geisers o solo pode ser frágil e você pode ser contemplado com um banho geotérmico! Brincadeiras à parte, dizem os nativos que já aconteceu de turistas cairem nos geisers e nao sobreviverem as queimaduras. O folheto que todos recebem na entrada traz inúmeras recomendações como manter distância prudente, nao inalar, nem olhar diretamente para dentro dos geisers e evitar correr. Caminhando visitamos vários geisers, admira-se as fumarolas que chegam a 10m de altura e vimos diveros tipos, até mesmo aqueles que só expelem fumaça, pois a água não encontra a saída devido alguma obstrução subterrânea e aqueles que expelem pouca água, onde no final da atividade (que geralmente se repete de 5 em 5 minutos) a água se congela por causa da extrema condição climática exterior. Após a visita dos geisers, tomamos nosso café da manhã, montado a beira do campo geotérmico, com água e leite aquecidos num geiser. Incluído no passeio, tinha pão, queijo, manteiga, biscoitos e geléias. As agências são impecáveis no trato com o turista, principalmente depois de estar num frio insuportável. Eu mesmo tive que colocar meus pés e mãos um pouco acima da água depois de expelida pelo geiser, porque a sensação que estavam congelando era constante. E vale recordar que não venta nada, o que poderia ser um frio ártico, pois todo campo é rodeado de montanhas e vulcões inativos. Depois passa-se pelas termas, apelidadas carinhosamente de 'canjão europeu'. As termas já foram uma construção do homem na década de 60, feitas para os trabalhadores de uma empresa que explorava a energia geotérmica neste campo. Hoje, muitos corajosos se banham nas águas entre 35 ~38ºC., e o apelido é dado porque estatisticamente somente europeus entram naquelas águas. Lembre-se que a esta altura já são 8h30am e a temperatura subiu um pouco, -7ºC; então, tirar as camadas de roupa, entrar na água e ficar 30min, sair e se vestir é um mártirio para nós sul americanos. Saindo do campo geotérmico vimos a estrada que nos levou até lá. Curvas e mais curvas numa paisagem delirante, com direito a atravessar um mini-riacho para continuar na estrada de rípio. Antes de regressar a San Pedro, paramos no povoado de Machuca, a +/- 3800msnm, com apenas 40 habitantes onde a atividade básica é o cultivo de llamas (eles possuem cerca de 300 animais) e a venda de carne e petiscos do animal. Eles preparam um churrasquinho de llama onde o espetinho sai por $ 1200, pastel sem recheio, com uma farinha especial por $ 1500 (não vale a pena pois é só massa frita) e uma empanada bem recheada com cebola, azeitonas e carne de llama desfiada $ 700. Esta carne é saborosa, macia, e não contém gordura alguma. Vale a pena por ser exótico. Preste atenção nas casas, todas feitas de adobe e com paredes e teto muito grossos para aguentar o frio. Um passeio cansativo pelo horário de saída, por isso recomendo descansar e não marcar mais nada neste dia. Algumas agências fazem este passeio terminando em Calama para os que vão pegar avião a tarde; àqueles que retornam ao vilarejo de San Pedro de Atacama, aproveite-o. Não faça nada correndo, curta o deserto no ritimo que ele merece. Mais fotos: http://picasaweb.google.com.br/fhmartins/11GeisersDelTatio?feat=directlink Abraços Citar
Colaboradores fhmartins Postado Julho 13, 2009 Autor Colaboradores Postado Julho 13, 2009 Por alguns instantes, levando em consideração a cor e arquitetura do ambiente, você pensa que está na Grécia. Mas a sensação passa rapidamente com a percepção da umidade relativa do ar. O Blanco é um dos 3 melhores restaurantes em San Pedro de Atacama, que estou relatando aqui, com uma gastronomia inigualável e um ambiente que não dá vontade de ir embora. Não é barato e econômico, mas você não precisa deixar os rins para comer bem, digamos que os preços variam entre $6000 (R$ 24) e $8000 (R$ 32) cada prato. Quase unânime nos restaurantes de San Pedro, o aquecedor a lenha está sempre aceso para combater o frio do fim do outono atacamenho, e ser um convite aos turistas famintos que estão na rua no frio de 6ºC às 20h30. Na entrada, uma hostess muito simpática mostra o cardápio e sugere um prato da casa ou o famoso menu existente nos restaurantes chilenos. Como queríamos conhecer o lugar e papear sobre os passeios, para compartilhar pedimos uma pizza de pepperoni e um vinho Cabernet Sauvignon para acompanhar. A pizza, bem diferente de São Paulo, mas gostosa é bem recheada de muzzarela e algumas rodelas de pepperoni e 2 pessoas petiscaram muito bem. E como este é um restaurante conceito, a atmosfera é bem clean e uma musica lounge impera, com direto a uma apresentação de um artista que equilibrava 6 pequenas bolas de acrílico com as mãos. Se você vai na alta temporada não esqueça de ligar ou passar durante o dia para fazer reserva, pois ele costuma ficar lotado. Com certeza uma ótima opção para um fim de noite agradável no meio do deserto, um lugar perfeito para lembrar das paisagens e gastar a bateria da máquina fotográfica revendo as fotos. Bom Apetite! SERVIÇO: Blanco Restaurant http://www.blancorestaurant.cl/ Caracoles, 195 - San Pedro de Atacama, Chile Fone: +56 55 851164 Citar
Colaboradores fhmartins Postado Julho 15, 2009 Autor Colaboradores Postado Julho 15, 2009 Voltamos ao Salar de Atacama para desta vez conhecer a lagoa mais salgada do mundo, os poços de água doce e outro lago que é possível brincar de Moisés, caminhando sobre as águas. Este tour sai da agência às 15h ou 16h, dependendo da estação do ano, tudo porque todas as agências oferecem um cocktail para contemplar o por-do-sol. Bermuda a postos, vamos desvendar mais uma curiosidade deste deserto. Distante 20km de San Pedro de Atacama nossa primeira parada é na 'Laguna Cejas', lagoa formada a milhares de anos em pleno salar, suas águas tem 80% de sal na composição, o que torna impossível afundar. Cuidado ao entrar, pise devagar e não saia correndo. Lembre-se que você está num salar, e o solo é composto de cristais de sal que no menor descuido podem machucar. Minha dica é entrar com um chinelo ou tenis velho (aquele que você quer jogar fora e ainda não tem coragem), não esqueça também de levar uma toalha pois assim que você sair, em questões de minutos você está seco e cheio de sal! A sensação é que algo está segurando seu corpo e que a água é muito densa. Hora de tirar o sal do corpo! Saindo da Laguna Cejas, em 10 minutos chega-se aos 'Ojos del Salar' são 2 poços de água doce, com cerca de 1000m de profundidade, feitos pelo homem há décadas atrás. São frutos de 2 perfurações à procura de minérios, e como o solo é bem arenoso, seu diâmetro cresce 2cm por ano. A distância para cair na água são de 2 metros, então, prepare o estilo 'bomba' e saia correndo! O frio na barriga é indiscutível, mas não se preocupe! Para aqueles que não entraram nas Lagunas Cejas ou não querem cair nos 'olhos', resta admirar a paisagem e tirar fotos estilo espelho. A maior surpresa está por vir. Todos no vilarejo comentam, e você nunca acredita que o por-do-sol na 'Laguna Tebenquiche' é realmente surpreendente. Fizemos este tour por indicação de duas cariocas que estavam jantando ao lado de nossa mesa, na noite anterior. Tebenquiche é um lago com uma profundidade muito grande: 2cm. Não, eu não errei na digitação da medida e por isso é possível caminhar sobre as águas e tirar fotos que seriam possíveis só com photoshop. Ao cair do sol, uma mesa perto do mini-bus está montada com alguns petiscos (amendoim e batata Ruffles) e 'Pisco Sour', típico drink chileno e o grupo que estava junto desde o meio da tarde, nesta hora começa uma mini-festa à beira do lago. De um lado o Pisco Sour, e de outro a fantástica dança de cores nos vulcões bem a nossa frente, característica típica do por do sol atacamenho. Mais fotos: http://picasaweb.google.com.br/fhmartins/12LagunaCejas?feat=directlink Citar
Colaboradores fhmartins Postado Julho 19, 2009 Autor Colaboradores Postado Julho 19, 2009 Sabe aquela hora que você está com fome, mas não quer entrar num restaurante? Aquela hora que você quer comer algo rápido e nada nutritivo, porém gostoso? Achamos o 'Empanadium del Norte Chileno', e têm 324 tipos de empanadas diferentes! Não fica na rua principal, e sim numa galeria, a El Peral, com outras 'barraquinhas' de artesanato (mais baratas que as lojas da Calle Caracoles). As empanadas são grandes, fritas e feitas na hora, desta forma, se quer colocar pouco de um ingrediente e mais do outro, o dono não se importa e o faz com muita vontade. Os preços variam de $ 1000 (R$ 4,00) a $ 2500 (R$ 10,00), um ótimo valor para o bom recheio que tem. As diversas iguarias e temperos expostos não estão a venda, pois servem de decoração exótica do lugar, e também são utilizados nos preparos das empanadas. Pedimos uma 'empanada picante de carne de llama' que veio bem recheada, com carne desfiada e um tempero de ají moderado, tornando assim a iguaria não muito picante, mas trouxe a pimenta combinando com sabor. As bebidas, você mesmo pode pegar na geladeira que fica fora do balcão, e pode escolher levar para viagem ou comer nas mesas que a modesta galeria dispõe. Fotos SERVIÇO: Empanadium del Norte Chileno http://www.empanadiumdelnortechileno.cl Galeria El Peral Caracoles 317 Local 5 - San Pedro de Atacama - Chile Citar
Membros nc_freitas Postado Julho 20, 2009 Membros Postado Julho 20, 2009 Desculpe pela cara de pau rsrsrsr. Fantástica sua descrição de viagem, mas infelizmente não vou poder aguardar seus próximos posts para completar meu plano de viagem... Estou embarcando em menos de 1 semana para .... Atacama, depois .. Pucon. (pura coincidencia !!!) Mas não me alongando: irei ficar 2 noites em Pucon, e pelos relatos que li, lá tem um clima temperamental de mais. Será que não corro o risco de viajar este pedação de Chile e ficar lá tomando chuva? Ou lá é tão bacana que vale a pena o risco? Agradeço pela atenção e PARABENS pelo excelente relato de sua viagem. Abçs Newton Citar
Colaboradores fhmartins Postado Julho 20, 2009 Autor Colaboradores Postado Julho 20, 2009 Freitas, muito obrigado e sem problemas! Na volta da viagem venha ver os outros posts e compartilhe a experiência! O clima no inverno realmente é temperamental demais, vale a pena entrar dias antes e ver a previsão do tempo neste site: http://www.meteochile.cl/reg09.html . Se possível também ligue na Politur e pergunte o que terá nos próximos dias de passeio. Pucon é muito bonito, cidade bem legal, no inverno, vale a pena numa tarde dar uma volta na cidade e no outro dia fazer os passeios de inverno, esquiar, visitar as cuevas, subir o vulcão. Se chover, você estará limitado à cidade. No verão, que não é o seu caso, tem outros atrativos. Os dias que fiquei lá, peguei chuva em 2 mas, no fundo, eu gostei do "clima" da cidade. Voltarei com certeza. Qualquer dúvida, estamos ae. Abs Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.