Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Leia o relato completo com fotos: http://nosotrosnaestrada.blogspot.com.br/2014/09/floripa-capital-com-clima-bom-de-cidade.html

 

Sempre quis conhecer Florianópolis, a incrível Ilha da Magia. No entanto, durante algum tempo encontrei certa resistência da minha esposa! Bom, depois de muita insistência e persistência fui liberado para começar a planejar a viagem! Pegamos muitas dicas com amigos que já moraram lá e de muitos blogs de viagem.

 

Primeira coisa que eu não entendia: sempre ouvi dizer que Florianópolis, capital de Santa Catarina, é uma cidade com características de cidade grande e, ao mesmo tempo, parece uma cidade do interior!! Você pode estar pensando: como isso é possível?

 

Pois é isso mesmo! No centro de Floripa, podemos até encontrar um jeitão de cidade grande, mas na maior parte da ilha a sensação e de que você está numa cidade do interior com praia... sempre lugares lindos e tranquilos! Pescadores, turistas, surfistas...outro clima, outro astral. Nada dessa pressa terrível de cidade grande.

 

Inclusive, a maior parte das vias para trafegar na Ilha é de mão dupla. Por lá, encontramos muita paz e respeito. Então, aí vai nossa primeira dica: quando você chegar na Ilha desacelere total. Dirija na velocidade da via, relaxe, aprecie a paisagem e se encante com a energia boa que emana nesse maravilhoso lugar.

 

Pra mim, sem dúvidas, é a capital brasileira onde encontrei o maior número de belas praias. São muitas e pudemos conhecer algumas: Barra da Lagoa (onde nos hospedamos), Praia Mole, Joaquina, Praia dos Ingleses, Praia Brava, Praia do forte, Daniela, Jurerê, Praia da Armação, Matadeiro, Pântano do sul...

 

Transporte

Alugar um carro pra nós foi essencial. Estávamos com a Duna, 1 ano e 5 meses, e tínhamos que carregar sempre muita tralha. O transporte público nos pareceu confuso e, depois que demos uma carona a um nativo, percebemos que não funciona tão bem. De qualquer forma, sempre existe a opção do transporte alternativo: bicicleta, táxi ou carona. Ah, tem mochileiro pedindo carona por todo lado... e gente dando carona também por todo lado!

 

Um amigo que morou durante muito tempo em Floripa disse que apesar de ser mais cansativo, usar o transporte público também é possível. A cidade tem vários terminais de integração onde é possível pedir informações – ainda que não seja muito eficiente. Existe um cartão de transporte para turistas que ele recomendou comprar caso se pretenda fazer uso frequente. Isso permite aproveitar as tarifas de integração.

 

Clima

Quanto ao clima, podemos dizer que fomos abençoados! Dos 12 dias que ficamos pegamos muito céu limpo e sol. Não estava tão quente, pois era abril/2014, mas fazia calor suficiente para querer entrar naquele mar gelado! Tivemos também um dia de chuvisco, mas também deu pra aproveitar, comendo deliciosas ostras em um bom restaurante a beira mar.

 

Bom dizer que escolhemos abril por dois motivos: menos trânsito – não pegamos nada de engarrafamento; e além disso, segundo o Praiômetro, abril geralmente é o mês mais seco na Ilha – o que realmente foi confirmado: abril é um excelente mês para conhecer aquele paraíso.

 

As Praias

Simplesmente lindas! Paisagens incríveis – muitas vezes não há uma só edificação; no máximo um barzinho/quiosque aqui outro ali. O sul da Ilha é a região mais preservada e menos procurada pelos turistas - com exceção do verão, quando não há porção de areia que não esteja ocupada. A água é mais gelada, mas o visual é espetacular.

 

No norte da Ilha estão as praias mais turísticas, pois a água do mar é mais quente, ou melhor: menos fria! Muitas casas, prédios, condomínios e um clima de festa, clima de verão. Canasvieiras e Ingleses são quase cidades à parte: bastante gente morando, muita opção de serviços. Barraquinhas nas praias, bons restaurantes, enfim, se você gosta de um lugar mais agitado, o norte de Floripa deve ser a sua escolha.

 

As praias tranquilas, para ir com criança são: Praia do Forte, Daniela, Ponta das Canas e Barra da Lagoa – uma beleza para os pequenos!

 

A Praia do Forte é tranquila, muito boa para ir com crianças. Leve um isoporzinho, pois durante a semana não tem muita opção de barraca aberta. Boa para descansar e aproveitar o mar sem ondas.

 

A Barra da Lagoa tem uma praia linda e tranquila, apesar de ter muitas ondas. Tem boa infra de restaurantes, lanchonetes, hotéis e pousadas. Muito legal para ir com a família, pois geralmente não fica lotada e o mar é relativamente calmo. Nessa praia também tem escola de surf para quem quer começar a se aventurar no mar!

 

Aquelas agitadas, melhores para curtir e ir com a galera: Praia Mole, Joaquina, Praia Brava, Canasvieiras, Ingleses – gostei demais do movimento da Praia Brava.

 

Mar agitado, muitos surfistas e muita gente bonita. Assim é a Praia Mole. Visual sensacional, parece que você está numa praia deserta, com cara de praia no interior, com pegada de surfista. Se você não puder passar o dia, vá para o por do sol, vale muito a pena.

 

Fomos à praia da Armação também, mas o clima não estava ajudando muito – ao lado dessa praia tem uma outra que considero uma das mais belas, é a Praia do Matadeiro - muuuiiito bonita, tem um barzinho super simples, mas interessante. A trilha até lá nem pode ser chamada de trilha de tão fácil que é chegar. Vale a pena, nós recomendamos!

 

No geral, as praias são limpas e têm infraestrutura. Nas mais afastadas, vale a pena levar seu lanche e bebida para não ter surpresas. Durante a semana, por exemplo, em algumas praias menos turísticas não tinha nada aberto. Outra dica é levar saco de lixo para recolher o lixo que você produzir. Não faça como alguns visitantes gringos e fumantes que jogam as bitucas de cigarro por toda parte. Se você fuma, apague a bituca e jogue no lixo.

 

Leia o relato completo com fotos: http://nosotrosnaestrada.blogspot.com.br/2014/09/floripa-capital-com-clima-bom-de-cidade.html

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...