Membros odiliofap Postado Maio 10, 2005 Membros Postado Maio 10, 2005 Caro Erasmo: esse comportamento odioso que vc cita é o que ocorre em Bonito, onde se tem a "exploração do turista" em vez da exploração do turismo. Por isso em Bonito só vai "bobito". Odiliofap Citar
Membros de Honra silvadeia Postado Maio 10, 2005 Membros de Honra Postado Maio 10, 2005 "O que revolta profundamente são as tentativas infames de se criar em certos locais espécies de "re$erva$ de mercado" p/ "agências" e "guias" (seja de que tipo forem: ecológicos, turísticos, monitores ambientais, etc.), obrigando e coagindo as pessoas a contratá-los (sob pena de arbitrária proibição de acesso ao local). Esse comportamento odioso é simplesmente ridículo e deve ser repudiado e combatido pelos que tem o verdadeiro espírito de aventura. Quem quer, contrate. Quem não quer, vá com Deus. Coagir os outros a contratar, seja qual for o argumento alegado, é desonesto, é indigno, é logro, é trapaça... é muito feio." Concordo com vc Erasmo! Acho que as pessoas são livres pra escolher o que é melhor para elas. Esse tipo de comportamento, pra mim, que sou guia, é pessimo, porque isso arranha a imagem, não só dos que fazem isso, mas de uma classe inteira. Citar
Membros de Honra RosanaSpider Postado Maio 10, 2005 Membros de Honra Postado Maio 10, 2005 Bobito pra mim é quem paga sem saber quanto, nem pra quem e nem o porquê. Simplesmente paga, não questiona, não contesta. Se a pessoa prefere o serviço de um guia porque se sente mais segura, ou seja qual for a sua razão, o dinheiro é dela. E se ela prefere viajar com pacote porque simplesmente não "sabe" viajar sozinha, porque ficar discutindo? O importante é pagar "sabendo" o quanto pagou, e sair satisfeito com o que lhe foi oferecido. Gostou, ponto final! Citar
Membros odiliofap Postado Maio 10, 2005 Membros Postado Maio 10, 2005 Alto Paraiso de Goiás é um local onde o turista tem a opção de escolher se deseja visitar o parque com guia ou se deseja visitar atrações fora do parque com guia opcional. Campos do Jordão é um local onde se pode ir com uma excursão ou por conta própria. Claro que tem os "pacotes" de agências que lotam as pousadas, mas tem tb a opção da Assefaz que tem excelentes acomodações. Cada um escolhe a melhor opção, mas em Bonito, a estrutura "de exploração do turista", de um modo geral faz o turista de "bobito" e tira dele tudo que pode. Por isso, Bonito me parece uma atração universal !! Odiliofap Citar
Membros de Honra RosanaSpider Postado Maio 10, 2005 Membros de Honra Postado Maio 10, 2005 Eu fui pra Bonito em janeiro de 1999. As coisas mudaram tanto assim desde então? Citar
Membros de Honra Augusto Postado Maio 10, 2005 Membros de Honra Postado Maio 10, 2005 E aí pessoal. Vou relatar uma situaçao pela qual passei e acredito q é quase um padrão entre alguns guias. A alguns meses atrás fui a Monte Verde/MG. Nao conhecia muita coisa por lá (tinha ido a mais de 5 anos lá). Fui e com minha namorada e nossa pretensão era fazer a travessia de um extremo ao outro dos picos do alto da Serra. No centro da cidade, paramos em uma bomboniere p/ comprar chocolate (aqueles artesanais) e ficamos conversando (foi uma conversa sobre a região) com o dono do local. Ele falou q era guia e levava as pessoas p/ os picos da região. Agradecemos e dissemos q já tinhamos o roteiro e iriamos fazer sozinhos. Nos despedimos e fomos embora. Na subida para o Pico do Selado pegamos um tempo totalmente fechado, nao dando p/ ver nada se estavamos perto ou não. Qdo estavamos na trilha eis q passa dois guias com um pessoal vindo do pico. Perguntei a ele qto tempo eles levaram desde o pico. Sabe o q ele respondeu: nada. Fez q nem ouviu. Perguntei de novo e de nada adiantou. Ele gritava tão alto p/ o grupo somente p/ não responder a minha pergunta. Deixei passar algumas pessoas e aí perguntei p/ uma garota q prontamente respondeu. Até me disse q o tempo de vez em qdo abria e fechava. Procurou atá ajudar. Deu p/ notar q a mesma não era a guia. Que impressão vcs acham q eu fiquei desse guia q tava guiando o grupo? A pior possivel, né. Deu a entender q por não estarmos sendo guiados por ninguém, não deveriamos ter acesso a nenhuma info da região. É mole? Deu uma p. raiva, viu. Fizemos a trilha sem problemas e dias depois qdo estavamos retornando da Serra eis quem passa pela gente: o guia q era dono do bomboniere q encontramos lá no centro de Monte Verde. Lembram? Estavamos parados descansando em uma pedra e ele passou guiando uma pessoa (isso mesmo, somente 1 pessoa). Passou pela gente como se nem tivesse falado com a gente. Cumprimentamos ele e nem deu bola. Na hora fiquei sem entender. Será q ele nao reconheceu a gente ou tinha memória fraca? Ou será q ele nem quis falar com a gente porque a pessoa q ele tava guiando poderia imaginar q qqer um faria a trilha sem problemas? Eu cheguei a uma conclusão. E acho q não foi porque ele nao reconheceu. Abcs. Augusto Citar
Membros odiliofap Postado Maio 10, 2005 Membros Postado Maio 10, 2005 É esse tipo de exploração que me faz cada vez mais resistir aos guias e agências de turismo. Veja o que coloquei acima sobre agências. Odiliofap Citar
Membros Eduvelo Postado Maio 10, 2005 Membros Postado Maio 10, 2005 Tudo bem , mas pelo menos em M. Verde o guia é opcional ... Vou muito pra lá , minha mulher é artista plástica e expõe na Chácara Délia e na Pousada Amore Mio , ás vezes tenho que fazer um " sacrifício " e levar os quadros pra lá , heheh ... . Já fui e voltei por vários caminhos . Tenho muitos amigos em MV , são super camaradas , mas tem os " casca de ferida " tbm , como em qqer lugar . Tem pousada que inclui no preço - guia pras montanhas , massagista , desconto em bares com música ao vivo , Reboque (a estrada é péssima qdo chove) etc... a diária fica pesada pra caramba , mas tem quem paga e curte , fazer o que ??? []s... Citar
Membros de Honra MauroBrandão Postado Maio 15, 2005 Membros de Honra Postado Maio 15, 2005 Minha primeira viagem internacional de 25 dias e com um guia espanhol que falava pelos cotovelos, me ajudaram a decidir. Guia somente em lugares imprecindíveis, é melhor sair para viajar com informações colhidas nos diverssos sites como este, e de consulados. Com um roteiro pré estabelecido sem data e hora, é bem melhor. Citar
Membros de Honra Augusto Postado Junho 5, 2005 Membros de Honra Postado Junho 5, 2005 E aí pessoal. Como muita gente disse aqui, existem sim guias de boa índole, assim como tem muito picareta. A alguns anos em Ilhabela falei com um guia do parque chamdo Viny. Quem conhece o Parque, sabe bem de quem estou falando.. Pedi infos sobre os picos de Ilhabela (Baepi e São Sebasatião). Ele me passou todas as dicas: de como chegar, onde tinha agua, como tava a trilha, onde iniciar e etc.... E veja bem, forneceu todas as infos possiveis sem se oferecer como guia p/ me levar. Creio q essa é uma atitude q todo guia deveria ter. Nao acredito q por ele por estar passando infos de algum lugar, ele vai entregar o seu ganha-pão. Se recusando a passar infos, vc fica com mais raiva ainda e aí é q nem vai pensar em contratá-lo. Fora a anti-propaganda q a pessoa vai fazer daquele guia, né. Guias q pensam assim, na minha opinião, tem uma visão muito simplista. Acham q não fornecendo infos do referido lugar, a pessoa irá contratá-lo. Pelo contário. Como foi comentado já aqui, também existem lugares onde um guia é imprescendível: PETAR No dia 20/05 fui com uma galera p/ o Nucleo Santana (localizado no bairro Alto da Serra em Iporanga. Pela obrigatoriedade do parque, tivemos q contratar um guia, mas não arrependemos. Ele nos levou na Caverna Agua Suja, no local conhecido com Abismo da Divida Externa. É um local super restrito. Tem algumas passagens, como a do Caracol, onde existe risco de vida, mas com suas indicacoes fizemos sem problemas. Nao acredito q mesmo sem guia conseguiriamos fazer esse trajeto. É isso. Abcs. Augusto Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.