Membros ivaozim Postado Abril 28, 2005 Membros Postado Abril 28, 2005 vou falar minha opiniao sem ter lido as outras...pq to com preça.... usar um guia local e uma forma de deixar um pouco de renda nakele local...assim nao haja um desemprego muito grande nakele local...assim os moradores irao preservar mais akele local pois indederao ke akele atrativo e uma fonte de renda...e se ele estiver preservado...muitas pessoas poderao visita-lo e desfrutar de belas areas naturais.... Citar
Membros de Honra silvadeia Postado Abril 28, 2005 Membros de Honra Postado Abril 28, 2005 Aí já estamos falando de desenvolvimento sustentável. Acho legal os moradores terem essa oportunidade, se treinados, ninguém conhece o lugar melhor do que eles que vivem lá. Concordo com o que a Rosana falou sobre agencias. Nesse ponto vale a pena sim. E mais uma vez tenho que concordar com a Guia que não passou informações para o Agsts. Ela é uma profissional, vive disso, não tem porque dar informações de graça. Só que no meu caso, se alguem me manda um email querendo informações, não ia ficar enrolando, falava logo os meus motivos, com muita educação e respeito. Outra coisa que acho legal em ser guiado, são as amizades que fazemos nessas trilhas. Pra quem não tem amigos que fazem a mesma atividade, vale a pena se juntar a um grupo, pra conhecer pessoas, foi dessa forma que começei a fazer trilhas sem guias. Citar
Membros de Honra Ever Postado Abril 28, 2005 Membros de Honra Postado Abril 28, 2005 ... bom, acho que foi ingenuidade da sua parte querer tirar informações de alguém que está neste ramo a trabalho e certamente não está vendendo o peixe de graça... quote:Em varios momentos eu falei q tinha experiencia em trilhar por lugares inospitos e q ela nao precisaria se preocupar em fornecer as dicas. id="quote">id="quote">... então por escreveu pra ela ... ?? essa eu não entendi ... Citar
Membros de Honra silvadeia Postado Abril 28, 2005 Membros de Honra Postado Abril 28, 2005 Oi Ever, essa eu acho que posso explicar. Por exemplo, ele pode ter experiência em trilhas, mas não conhecer essa especificamente, então antes de irmos, é bom saber como está a trilha, tipo...se o mato cresceu, qual a duração...essas coisas, mas se ele não conhece a trilha, é logico que ela não vai dar as dicas. "Quer conhecer? Eu te levo!" provavelmente foi isso que ela pensou, pelo menos seria o que eu ia pensar. Citar
Membros odiliofap Postado Abril 28, 2005 Membros Postado Abril 28, 2005 Claro que se for para ir numa trilha, penso que um guia é indispensável, mas não vejo como essencial que seja um guia do local. Quando subi a Pedra da Gávea, fui com um guia do Centro Excursionista Brasileiro, mas não com um morador do local. No entanto, o que discuto e acho desnecessário é um guia para conhecer Petrópolis, Paraty, Gramado, Curitiba e outras cidades onde posso chegar nos locais desejados por conta própria. Claro que, quando viajo a serviço, aceito as dicas dos colegas da cidade. Odiliofap Citar
Membros de Honra silvadeia Postado Abril 28, 2005 Membros de Honra Postado Abril 28, 2005 Oi Odilio, essencial não é mesmo. Penso que é apenas um bom incentivo para o morador. Quanto a Pedra da Gávea, claro que vc foi com um morador local, não que ele seja de São Conrado, mas é do Rio de Janeiro. Quando falamos do local, estamos falando da pessoa que vive naquela região, cidade, não precisa ser do bairro e esses incentivos geralmente acontecem em cidades pequenas. Citar
Membros odiliofap Postado Abril 28, 2005 Membros Postado Abril 28, 2005 Sim, Silvadeia, mas eu tb era morador do Rio nessa época, e por precaução fui com um amigo que era guia. No entanto, em alguns cidades os locais usam o serviço de guia como profissão, o que até compreendo. Odiliofap Citar
Membros Eduvelo Postado Abril 28, 2005 Membros Postado Abril 28, 2005 quote:Originally posted by ivaozim vou falar minha opiniao sem ter lido as outras...pq to com preça.... usar um guia local e uma forma de deixar um pouco de renda nakele local...assim nao haja um desemprego muito grande nakele local...assim os moradores irao preservar mais akele local pois indederao ke akele atrativo e uma fonte de renda...e se ele estiver preservado...muitas pessoas poderao visita-lo e desfrutar de belas areas naturais.... id="quote">id="quote"> Sendo assim , se for por $ , eu pago pro camarada não me seguir ... Não existe trilha que vc não possa fazer com dicas , para ficar perdido só se não tiver muita noção , pq o mínimo é voltar pelo caminho que feito até ali , se não consegue fazer isso então contrate um guia ... Esreveram aqui sobre Serra do Mar , essa nossa parte da Serra do Mar (Paranapiacaba , Cubatão , S. Bernardo ...) tem trilhas bem traiçoeiras , se quiser treinar pra não se perder esse é o melhor lugar ... []s... Citar
Membros de Honra Rogerio Felix Postado Abril 28, 2005 Membros de Honra Postado Abril 28, 2005 Galera, A grande discussão acho que sts sendo basedad nos Guia de Turismo, ficou um pouco confuso quando colocanmos o morador local que resolve guiar pessoas por uma trilha conhecida por ele ou por Cachoeiras e afins. Sustentabilidade de um Vila é isso, fazer com que seus moradores possam assumir seu papel de desenvolvimento da vila, aliando em casos onde empresas da cidade não querem investir. Trazendo renda e fazendo com que o jovem não saia de sua casa em busca de melhores condições de vida nas capitais da vida do nosso pais, e uma forma de preservar e dar renda aos locais é dessa forma, contratar um acompanhante de turismo. Um caso bem Real pode ser falado de São gonçalo do Rio das Pedras, aunica agencia que operava no local, fechou as portas e quem quisesse ir aso locais deveria se virar, quem ja tinah iodo coma empresa que se arranjasse se queisesse ir uma outra vez. Graças a uma garota de 16 anos de idade que com ajuda de seu Pai, organizava para os donos de pousadas os Guias e acompanhantes para quem visitasse São Gonçalo, ela própria me alugou a casa de sua avó no carnaval. Ou seja, dando crédito e contartando serviços do local. É um pouco complicado discutir sobre a sustentabilidade de um local, sem levar em conta que vivemso em um Capitalismo FDP.Mas, a gente vai fazendo o que pode. Rog. Citar
Membros odiliofap Postado Abril 28, 2005 Membros Postado Abril 28, 2005 Uma coisa séria com relação aos guias locais é a possibilidade deles atacarem os turistas para roubar ou informar aos pilantras que vai haver excursão para que eles roubem. Claro que não estou dizendo que todos os guias locais são ladrões, mesmo porque não citei nomes de cidades. Odiliofap Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.