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[t1]Dia 23 - 23/02/2014 – Puerto Río Tranquilo a Coyhaique e visita as Capillas de Mármol[/t1]


  • • Quilometragem do dia: 223
    • Quilometragem acumulada da viagem: 8.065
    • Gasto aproximado do dia: R$ 301,35

 

Saímos do Camping Pudú ao lado do belíssimo General Carrera e seguimos para a pequena cidade de Puerto Río Tranquilo. Lá, fomos em busca de famoso passeio de barco pelas Capillas de Mármol (Capelas de Mármore).

 

As Capelas de Mármore são lindas formações de mármore (carbonato de cálcio) que foram sendo esculpidas pelo vento e pelas águas do Lago General Carrera ao longo de milênios. Existem várias formas, resultado deste trabalho, como túneis, capelas e catedrais e até uma cabeça de cachorro. Observando mais de perto, as formações são mescladas de diversas cores, oriundos de outros minerais ali presentes. E ao tocar nas formações é possível sentir a pedra lisa toda recortada parecendo favo de mel.

 

A visita às capelas é feita por barco, e o passeio pode ser reservado no centro de Puerto Río Tranquilo, acesso pela Carretera Austral que se transforma na avenida principal da cidade. Ali, às margens do lago, há diversas barraquinhas com propaganda dos passeios de barco. Também é (normalmente) possível reservar no próprio camping ou hospedagem, ou ir direto à Bahia Mansa um dos locais de onde saem barcos. Entrada para Bahia Mansa é pela Carretera Austral sentido Chile Chico – Puerto Rio Tranquilo, antes de se chegar no Camping Pudú, indicada placa da imagem 508 no post anterior.

 

Nós reservamos nosso passeio, pela manhã, no centro de Puerto Río Tranquilo. Pagamos 7.000 pesos chilenos por pessoa (preço comum entre os lugares) e deixamos reservado para as 11h30.

 

O passeio dura cerca de 1 hora. São mais ou menos 20 minutos até a chegada às capelas. E durante o passeio o condutor do barco explica um pouco sobre as formações.

 

Existe também a possibilidade de fazer o passeio de caiaque através da empresa El Puesto.

 

Tracklog disponível em: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=9889659

 

 

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Almoçamos uns lanches no restaurante Pia. Os preços em geral no Chile são maiores que na Argentina.

 

Tínhamos pensado em fazer um trekking pelo Glaciar Los Exploradores. Mas, como é necessário um dia todo para o passeio e tínhamos os dias contados, este vai ficar para a próxima.

 

Saímos às 14 horas de Puerto Río Tranquilo em direção a Coyhaique.

 

Pelo caminho passamos pelo Bosque Muerto, onde há uma área onde todas as árvores foram destruídas por fogo e erupções vulcânicas. Depois, na vila Cerro Castillo, pela Cuesta del Diablo (coordenadas -46.103791, -72.048462), trecho de estrada com curvas acentuadas (ziguezague) para amenizar uma descida/subida íngreme, conhecido como caracoles. E durante boa parte deste percurso avistamos o Cerro Castillo (que dá nome a vila), uma montanha em forma de castelo.

 

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Cuesta Mirador del Diablo

A partir daqui você pode ver uma majestosa vista panorâmica, onde aparece o imponente Cerro Castillo com 2.675 metros de altura, coberto de neve e com bosques de lengas (faias patagônicas), aos seus pés se pode ver as curvas sinuosas do rio Ibanez com um comprimento de 88 km, que desemboca no Lago general Carrera.

E, como um reflexo da natureza surge a Cuesta Del Diablo com suas sinuosas e íngremes curvas que abriram caminho aos primeiros colonos através dessas inóspitas e imaculadas rotas do sul.

 

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Chegamos às 19 horas em Coyhaique (foram 215 km).

 

Coyhaique é uma das maiores cidades da Carretera Austral. Tivemos um pouco de trabalho para encontrar um lugar para ficar. Mas, depois de bastante procura encontramos uma vaga no Hotel Austral.

 

Amanhã, Parque Nacional Queulat.

 

[t3]Mais informações[/t3]

 

Atrações e pontos interessantes


  • • Capillas de Mármol: formações de mármore que foram sendo esculpidas pelo vento e pelas águas do Lago General Carrera.
    • Bosque Muerto: área com árvores secas, troncos que restaram de após fogo e erupções vulcânicas.
    • Cuesta del Diablo: pequenos caracoles na vila Cerro Castillo.
    • Cerro Castillo: linda montanha de 2.675m que parece um castelo.

 

Hospedagem

 

Hotel Austral – Bom ::cool:::'> :8):

Endereço: Colon 203, Coyhaique, Chile

Página: http://www.booking.com/hotel/cl/austral.es.html

Preço: 10.000 pesos por pessoa, com banheiro compartilhado. Café da manhã incluso, no mesmo padrão argentino: café ou chá e pão com manteiga e/ou doces. É uma hospedagem bastante simples, mas os donos eram bastante atenciosos e o ambiente era bem familiar. A dona não nos entendia direito, e nem a entendíamos muito bem, mas fingíamos que um entendia o outro e no fim deu tudo certo.

 

Gastos do dia

 

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  • 3 semanas depois...
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Koslinsky, parabéns por compartilhar conosco tanta informação!!

Estou indo para um roteiro muito parecido com o seu agora em Novembro com minha noiva.

Planejei 33 dias saindo de Campinas/SP com destino Ushuaia, mas iremos fazer o sentido inverso... indo para Bariloche depois descendo até Esquel, ai entramos no Chile por Futaleufú e descemos a carreteira austral até Chile Chico, ai voltamos para Argentina para descer para El Chaltén, El Calafate e ai voltamos para o Chile para visitar o Torres del paine e de lá para Ushuaia, na volta subimos pela Ruta 3 da Argentina ! :D

 

Queria algumas dicas de você no seguinte sentido:

(1) voces colocaram alguma proteção no carro além do protetor de carter?

(2) tiveram algum problema de rasgar pneu andando no rípio ou foi tranquilo?

(3) meu orçamento é apertado e notei que vocês optaram por camping em vários locais... na sua experiência, para quem nunca acampou, seria tranquilo comprar uma barraca, saco de dormir, e alguns outros acessorios e partir para o camping em alguns locais, ou não seria uma boa acampar nesses locais devido a inexperiência?

 

Obrigado!

PS: continuo no aguardo dos próximos capitulos da sua viagem!

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SENSACIONAL!

Pretendo fazer essa aventura, porém saindo de Fortaleza, CE. Totalizando uns 17.000 km ida e volta.

Só estou na dúvida quanto ao carro. Tenho atualmente um Palio Fire (2014) que é muuuito econômico. Será que ele aguenta??

Ahh, também falta companhia...

Lee o seu relato me deixa muito empolgado!

  • Membros
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(1) voces colocaram alguma proteção no carro além do protetor de carter?

(2) tiveram algum problema de rasgar pneu andando no rípio ou foi tranquilo?

(3) meu orçamento é apertado e notei que vocês optaram por camping em vários locais... na sua experiência, para quem nunca acampou, seria tranquilo comprar uma barraca, saco de dormir, e alguns outros acessorios e partir para o camping em alguns locais, ou não seria uma boa acampar nesses locais devido a inexperiência?

 

Olá erico.bastos! Você vai adorar a viagem. É de tirar o fôlego :)

(1) Não colocamos mais nada. Não tivemos nenhum problema com o carro, além de uma pedra que acertamos e que quebrou um pedaço de plástico do protetor de cárter. Fizemos um remendo com silvertape (bem mais ou menos) para controlar o barulho.

(2) Não tivemos nenhum pneu furado, por incrível que pareça.

(3) Acampar na Argentina é muito tranquilo. Os campings são baratos e bem estruturados. Existem regras e respeito das pessoas. Totalmente diferente daqui. Já no Chile ficamos incomodados no Parque Queulat (camping maravilho, mas com péssimos vizinhos naquele dia) e em Futaleufu (camping El Pescador, nada estruturado, água fria, lotação máxima e nenhum respeito). Não tenho experiência além da Patagônia e Brasil (SC, SP e MG) em campings, mas acredito que você vai ter uma melhor experiência em acampamentos lá na Argentina do que em outro lugar. Sobre equipamentos, é importante você ter uma barraca que aguente vento :)

Boa viagem!!

  • Membros
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Tenho atualmente um Palio Fire (2014) que é muuuito econômico. Será que ele aguenta??

 

Olá Fred Moura

Que legal! 17.000 km é chão, hein?! Vai ser demais!

Eu não sou a melhor pessoa pra falar de carro kkk

A Zafira em que nós fomos era 4x2 e bem pesada, mas aguentou bem. Até porque não passamos por terrenos íngremes ou que o carro normal não passe. Os piores lugares foram onde havia trabalho de pavimentação, que possivelmente já esteja concluído. Além disso, já vi relatos de viagem por este mesmo trajeto em Fusca. Eu gosto de uma blog muito legal de uma família que viaja pela América de Prisma: http://www.viajandodecarro.com.br

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[t1]Dia 24 - 24/02/2014 – De Coyhaique ao Parque Nacional Queulat[/t1]


  • • Quilometragem do dia: 216
    • Quilometragem acumulada da viagem: 8.281
    • Gasto aproximado do dia: R$ 269,76

 

Nosso objetivo de hoje: Parque Nacional Queulat.

 

Antes de deixarmos a cidade de Coyhaique, buscamos trocar alguns reais. Tivemos um pouco de dificuldade em encontrar uma casa de câmbio que aceitasse reais (normalmente aceitavam somente dólares e pesos argentinos). Por fim encontramos uma casa em que pagaram 210 pesos chilenos por real. A melhor cotação até aqui.

 

Abastecemos também, gasolina (especial 93) a 886 pesos o litro.

 

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De Coyhaique ao começo do parque são ~180 km, sempre seguindo pela Carretera Austral (Ruta 7). Até o começo do parque (na bifurcação da estrada, em que à esquerda se segue para Puerto Cisnes) a rodovia é asfaltada. Do começo do parque até a bifurcação para entrada que se leva a recepção do parque são aproximadamente 35 km de rípio, estrada estreita e muitas curvas, tudo isso no meio de uma vegetação alta e densa, rodeada por montanhas. Mais uns 2km a dentro da lateral à direita da Carretera Austral se chega ao estacionamento e início das trilhas que levam para aos mirantes.

 

No caminho existe uma recepção com guarda parque que disponibiliza informações e cobra o ingresso ao parque. Ali também, pode-se contratar a estadia no camping.

 

Entrada do parque: 4.000 pesos por pessoa

Diária em camping: 6.000 pesos por área (sítio)

 

Pagamos nossas entradas e reservamos uma vaga no camping. Seguimos para o acampamento e nos preparamos para fazer a trilha que leva ao mirante do Vetisquero Colgante, principal atração do parque.

 

O Vetisquero Colgante é um glaciar preso a uma montanha e o seu degelo gera uma queda d’água que alimenta uma lagoa azul turquesa – a Laguna de los Témpanos.

 

O clima no parque é bastante úmido a se assemelha em partes com as matas que estamos acostumados a encontrar no litoral. Para se ter uma ideia da umidade, no parque a média anual de chuva é de 4 mil mm por ano (mesma média da cidade de Calçoene no Amapá, mais chuvosa do Brasil. Em São Paulo a média é de ~1,4 mil mm, e na minha cidade, Joinville, é de 0,134 mil mm por ano).

 

A trilha que leva até o Mirador do Vetisquero Colgante é de 3 km, que fizemos em 1h30. Ela começa atravessando uma linda ponte de madeira sobre o rio gerado pela Laguna Témpanos, depois sobre em meio à vegetação muito úmida e fechada.

 

A trilha é muito bonita! Uma das mais bonitas que já fizemos.

 

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Depois de um descanso e diversas fotos, descemos a trilha. Antes de atravessarmos a ponto, seguimos pela bifurcação a esquerda da trilha, que leva a um ponto de melhor observação da laguna (mais 500 metros).

 

A laguna tem uma cor maravilhosa, que parece ser uma tinta leitosa.

 

Trilha no Parque Nacional Queulat ao Mirador Vetisquero Colgante - Chile

Tracklog disponível em: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=9889665

 

Trilha no Parque Nacional Queulat a Laguna de los Témpanos - Chile

Tracklog disponível em: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=9889667

 

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Já era fim do dia e voltamos para nosso acampamento. O camping é muito bem estruturado, com banheiros e água quente. Só tivemos algumas dificuldades:

Armar a barraca, porque o solo é muito rochoso (nossa barraca não é autoportante)

Se proteger de butucas (não sei que inseto era, mas o frasco todo de repelente não dava conta); E aguentar os chilenos vizinhos que escutaram, à noite toda, as músicas da Daniela Mercury.

 

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[t3]Mais informações[/t3]

 

Atrações e pontos interessantes


Parque Nacional Queulat: parque com vegetação densa “sempre verde” cortado pela Carretera Austral. Possui trilhas lindíssimas. Atração principal do parque é o Vetisquero Colgante, geleira pendurada no topo de montanhas, e azul turquesa Laguna Témpanos, abastecida pelo degelo do glaciar.

 

Hospedagem

 

Camping do Parque Nacional Queulat – Muito Bom ::cool:::'> :8):

Preço: 6.000 pesos chilenos pela área de camping. Possui torneira com água, mesa e bancos, com área coberta. Possui banheiros e chuveiros de água quente. Belo camping.

 

Gastos do dia

 

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Postado

Muuuuuuito bom ! muito detalhado e como vou fazer novamente este trajeto vou pegar muitas dicas !

Veja a minha também com crianças !

Abs

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Muuuuuuito bom ! muito detalhado e como vou fazer novamente este trajeto vou pegar muitas dicas !

Veja a minha também com crianças !

Abs

 

Obrigada Facos!

Com certeza! Já estou planejando o próximo destino que é Atacama.

Vou pegar as suas dicas :)

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[t1]Dia 25 - 25/02/2014 – Do Parque Nacional Queulat a Futaleufú[/t1]


  • • Quilometragem do dia: 300
    • Quilometragem acumulada da viagem: 8.581
    • Gasto aproximado do dia: R$ 230,95

 

Neste dia passamos quase o tempo todo na estrada. Tínhamos planejado chegar em Futaleufú neste dia, aproximadamente 200 km do Parque Queulat.

 

Saímos perto das 10h30 e seguimos pela Carretera Austral (ruta 7) até La Junta, onde almoçamos. Comemos uma truta maravilhosa no restaurante Patagon (14.000 pesos, ~70 reais). Foi em La Junta que fomos parados pela primeira e única vez pela polícia. O policial só consultou nossos documentos e desejou boa viajem. Rápido e cordial.

 

Chegamos em Futaleufú próximo das 19 horas. Eu errei o caminho e com isso tivemos que andar uns 80 km à toa. Além disso, a estrada oscilava entre rípio e asfalto. Muitos trechos estavam em obra.

 

Em Futaleufú encontramos um camping no meio da cidade, que é bastante pequena. Apesar de pequena ela recebe muitos turistas que buscam os esportes radicais no famoso rio Futaleufú, um dos melhores rios para rafting do mundo. Ele possui corredeiras de até nível V (o nível máximo que existe é VI, só aproveitado pelos profissionais experts). O rio é muito lindo. Com ou sem rafting, ele é de tirar o fôlego.

 

Neste dia caminhamos pela pequena cidade e jantamos num restaurante muito gostoso chamado Sur Andes.

 

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[t3]Mais informações[/t3]

 

Atrações e pontos interessantes


  • • Rio Futaleufu: para quem gosta de esportes radicais, este rio é uma boa sugestão. Muito bonito.

 

Hospedagem

 

Camping El Pescador – Ruim ::bad::

Endereço: Balmaceda, 764

Preço: 3000 pesos chilenos por pessoa, cerca de 15 reais. Banheiro com péssimas estruturas e chuveiro mais frio que quente. Além da falta de estrutura no camping, os donos não dão regras aos hóspedes que superlotam o local. É um camping a ser evitado.

 

Gastos do dia

 

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Koslinsky, muito obrigado pelas informações.

 

Me lembrei de te perguntar mais uma coisa... foi pedido a voces a PID (permissao internacional para dirigir)?

Em alguns sites leio que no Chile é obrigatório em outros falam que atualmente não é mais necessários que somente a CNH já está ok.

 

Obrigado!

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