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[t1]Dia 19 - 19/02/2014 – El Chaltén[/t1]


  • • Quilometragem do dia: 11
    • Quilometragem acumulada da viagem: 6.947
    • Gasto aproximado do dia: R$ 222,50

 

Neste dia, descansamos um pouco mais. Dormimos até um pouco mais tarde e conhecemos outros atrativos da cidade.

 

Depois de caminhar um pouco pela cidade e visitar algumas lojas (que não possuem preços convidativos) almoçamos em um restaurante muito gostoso chamado Ritual del Fuego.

 

Visitamos o Chorrillo Del Salto, uma cascata muito bonita de 20 metros de altura. O acesso à cachoeira é feito por uma fácil e pequena trilha (15min de duração). A trilha começa a ~3,5 km da entrada da trilha ao Fiz Roy, seguindo pela rua San Martin.

 

Tracklog disponível em: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=9103881

 

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Depois seguimos de carro até a entrada da cidade. Próximo do centro de informações turísticas, está o início da trilha que leva a dois mirantes (Mirador los Cóndores e Mirador las Águilas) e a Loma del Pliegue Tumbado.

 

O trajeto aos miradores era um pouco íngreme, mas é curto o suficiente para ser percorridos em 1 hora (1,3 km até o primeiro mirador e mais 1,6 km até o segundo). Seguimos a trilha até o Mirador los Cóndores, que proporciona a vista da cidade de El Chaltén com o Fitz Roy de plano de fundo. Não vimos nenhum condor sobrevoando a cidade, mas mesmo assim, a vista é muito bonita.

 

Tracklog disponível em: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=9103888

 

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Seguindo um pouco mais pela mesma trilha, chegamos ao Mirador las Águilas. Também não vimos nenhuma águia, mas vimos uma extensa paisagem com o Lago Viedma ao fundo.

 

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Os miradores e a cascata são bonitos e são uma boa escolha para uma atividade mais light em El Chaltén.

 

[t3]Mais informações[/t3]

 

Atrações e pontos interessantes


  • • Chorrillo Del Salto: cascata de 20 metros acessada através de uma pequena trilha.
    • Mirador Los Cóndores: vista para El Chaltén com o Fitz ao fundo.
    • Mirador Las Águilas: vista para uma extensa paisagem com o Lago Viedma ao fundo.

 

Hospedagem

 

Hospedaria Fitz Roy – Muito Bom ::cool:::'> :8): ::cool:::'>

Endereço: Av. San Martin, 520

Página: https://www.facebook.com/pages/Hoster%C3%ADa-Fitz-Roy-inn/301650946707770

Preço: 400 pesos a diária com café da manhã. Hotel muito bom, limpo, organizado, bom atendimento, com calefação.

 

Gastos do dia

 

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Bom dia Koslinsky,

 

Estou amando o relato da sua viagem e aproveitando muito para preparar a viagem que pretendemos fazer em novembro deste ano.

 

Queria te perguntar se vocês reservaram camping, hostel com antecedência ou se buscaram apenas quando chegavam na cidade?

 

Abs,

Luciane.

  • 3 semanas depois...
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Bom dia Koslinsky,

Estou amando o relato da sua viagem e aproveitando muito para preparar a viagem que pretendemos fazer em novembro deste ano.

Queria te perguntar se vocês reservaram camping, hostel com antecedência ou se buscaram apenas quando chegavam na cidade?

Abs,

Luciane.

 

Olá Luciane,

Em algumas cidades como Ushuaia e El Calafate, nós reservamos um dia antes através do Booking (pelo app do celular, em algum restaurante que tivesse Wi-Fi). Mas na maioria do lugares, nós só procurávamos hospedagem quando já estávamos lá.

Em cidades maiores/mais turísticas é um pouco mais complicado encontrar vagas baratas com pouca antecedência, porém, numa viagem como esta em que o roteiro é mais flexível é ruim engessar uma hospedagem.

Obrigada! Se precisar de algo é só falar :)

  • Colaboradores
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Koslinsky,

 

 

Acompanhando e aguardando o restante do relato,

 

e parabéns pela forma como tem contado a sua viagem, extremamente completo!!!!

 

Ele vai acabar virando um guia "oficial" para quem pretende repetir a sua façanha!

 

e óbvio que eu tenho feito o "cntr C cntr V" nele! hahahaha

 

por tudo isso não nos abandone e na medida do possível continue a contar a sua viagem!!!!

 

abraços!

  • 1 mês depois...
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[t1]Dia 20 - 20/02/2014 – El Chaltén: Loma del Pliegue Tumbado[/t1]


  • • Quilometragem do dia: 8
    • Quilometragem acumulada da viagem: 6.955
    • Gasto aproximado do dia: R$ 215,25

 

Recuperados pelo descanso do dia anterior, seguimos para mais uma trilha em El Chaltén: Loma del Pliegue Tumbado!

 

Esta é uma trilha longa e muito bonita que foge um pouco do roteiro padrão de El Chaltén. O trajeto tem 9 quilômetros de subida, em sua maioria, leve (são 1282 metros acumulados de subida).

 

É necessário reservar um dia inteiro para o percurso, sendo aproximadamente 5 horas de ida e 3 horas de retorno. Ela percorre trechos mais áridos e pedregosos, mata um pouco mais fechada, atravessa pequeno riacho e pastos e por fim chega a dois mirantes. O primeiro mirante, de mais fácil acesso, possibilita uma ampla visão do Cerro Torre e Fitz Roy, e o segundo, de acesso com subida árdua, além dos cerros também oferece uma visão de 360 graus que inclui o Lago Viedma.

 

Tracklog disponível em: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=9808602

 

Tracklog disponível em: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=9808614

 

A trilha começa no mesmo lugar que as trilhas para os miradores Los Cóndores e Las Águilas próximo ao centro de informações turísticas no começo da cidade.

 

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Começamos a trilha às 10 horas e logo após os primeiros lances de subida, onde há trechos de mata aberta, já era possível ver o majestoso Cerro Torre e parte das agulhas que cercam esta montanha e o Fitz Roy. Chegamos ao primeiro mirante (com muitas paradas pelo caminho para descanso) próximo das 13h30.

 

Estávamos bem cansados e eu fiquei amedrontada com a subida para o segundo mirante. Então, fizemos um bom descanso e comemos nossos lanches de almoço.

 

Um pouco mais encorajada, arriscamos nossa subida. A subida é bem íngreme, mas não acredito que tenha sido a pior de todas que já fiz. Fiquei com medo mesmo, porque, como não há vegetação ao redor, parecia (e realmente) não tinha onde se segurar se escorregasse. O trecho é todo feito em meio às pedras do que um dia foi uma montanha.

 

Aos poucos subimos, foram 40 minutos em 900 metros. Não é assim tão difícil, só acredito que seja indispensável (para os com pouca experiência como eu) um bastão de caminhada.

 

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A visão do alto é incrível. Vale muito a pena subir para o segundo mirante. É possível ver muitas montanhas, o lago Viedma, um pedaço do Glaciar Viedma (!), um bom trajeto da trilha que fizemos em meio às pedras no trecho final, os trechos de mata fechada, um pedaço de El Chaltén ao longe e a parte de terreno árido onde se situa o lado leste da Cordilheira dos Andes. A visão é de tirar o fôlego.

 

Retornamos próximo das 15h40 (na descida do segundo mirante com um pouco mais de cuidado) levando pouco menos de 3 horas.

 

Encontramos poucas pessoas tanto na ida quando na volta, diferentemente das outras trilhas. Talvez essa trilha não seja tão frequentada por tantos turistas, pois nela não há área de camping, mas isso mantém tudo mais natural e menos explorado. Por isso, consideramos como a trilha mais linda que fizemos em El Chaltén.

 

Antes de voltamos para o hotel, abastecemos o carro no YPF de El Chaltén ($7,60 por litro), pois no dia seguinte seguiríamos para a cidade de Perito Moreno com expectativa de poucos postos de combustível pelo caminho.

 

Jantamos no restaurante El Muro, um lugar que tem um muro de escalada no lado de fora, e também fica na rua San Martin.

 

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[t3]Mais informações[/t3]

 

Atrações e pontos interessantes


  • • Trilha Loma del Pliegue Tumbado: trilha extensa com uma paisagem deslumbrante que se destina ao mirador dos cerros Torre e Fitz Roy.

 

Hospedagem

 

Hospedaria Fitz Roy – Muito Bom ::cool:::'> :8): ::cool:::'>

Endereço: Av. San Martin, 520

Página: https://www.facebook.com/pages/Hoster%C3%ADa-Fitz-Roy-inn/301650946707770

Preço: 400 pesos a diária com café da manhã. Hotel muito bom, limpo, organizado, bom atendimento, com calefação.

 

Gastos do dia

 

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[t1]Dia 21 - 21/02/2014 – El Chaltén a Perito Moreno, passando pela Cueva de las Manos[/t1]


  • • Quilometragem do dia: 649
    • Quilometragem acumulada da viagem: 7.604
    • Gasto aproximado do dia: R$ 182,50

 

Saímos antes das 7 horas da manhã na sexta-feira, dia 21/02. Queríamos chegar neste dia em Perito Moreno, cidade próxima da fronteira com o Chile, nosso próximo destino, passando pela Cueva de las Manos.

 

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De El Chaltén a Perito Moreno basta seguir pela Ruta 40 ao norte. O que dificulta um pouco o caminho é a qualidade da estrada. Em vários trechos a estrada estava em obras e o rípio estava muito ruim. Tinha amontoados de pedras e trilhos fundos feitos por carros maiores. Além disso, o vento estava muito forte.

 

Depois de Três Lagos (pequena cidade que possui um posto de combustível, 8,90 o litro), a estrada oscilava em trechos de asfalto, desvios e péssimo rípio até Bajo Caracoles (próxima cidade com bomba de combustível – não é bem um posto como estamos acostumados a ver).

 

Acredito que hoje, um ano depois da viagem, a estrada tenha melhorado. Apesar de não ser trecho impossível, é importante atenção.

 

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Depois de abastecermos em Bajo Caracoles (onde só era possível colocar 100 pesos de gasolina por veículo, $10,10 o litro) seguimos pela ruta 40 em mais alguns quilômetros em busca da entrada para a Cueva de las Manos.

 

A Cueva de las Manos é uma caverna (sítio arqueológico) com pinturas rupestres localizada no Vale do Rio Pinturas. O lugar é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1999. As pinturas (mais de 800 negativos de mãos de adultos e crianças, de patas de choique e outras pinturas) existentes nas paredes das cavernas e paredões são de 10.000 anos (provavelmente os antepassados do povo Tehuelche). Se você acha que já viu essas imagens em algum lugar, provavelmente você está certo! Pois as imagens da Cueva de las Manos são muitos comuns nos livros de história, quando se estuda os povos pré-colombianos da América.

 

Da Ruta 40 ao local são pouco mais que 40 km, e a estrada de rípio está um pouco mais conservada que a Ruta 40, só com um pouco de costelas de vaca e alguns buracos.

 

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Existe uma recepção para a visita. Um local bem estruturado com banheiros e informações. Pagamos 80 pesos por pessoa (80 pesos para estrangeiros e 40 para argentinos) para a visita guiada. Só é possível acessar o local das pinturas desta forma: nos horários das visitas (pelo que vi, são de hora em hora) e sendo acompanhado por um guia que explica como, quando, (o que se acredita ser) o motivo e o significado das pinturas.

 

Fizemos um lanche no carro e às 15 horas iniciou nossa visita.

 

A nossa guia explicou tudo de forma detalhada e clara para que nós (que não falamos espanhol) pudemos entender cada detalhe.

 

A beleza e a história do vale são incríveis. É possível ver como o Río Pinturas contrasta com a aridez do deserto no fundo do cânion, onde há grande riqueza de árvores e de verde. Além disso, vê-se como era importante a relação que o povo Tehuelche tinha com a natureza, principalmente com os guanacos e os choiques, sempre representados em incontáveis gravuras nas pedras. Vale muito uma visita.

 

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O Rio Pinturas de curso estável, nasce nas montanhas de Lago Buenos Aires e é afluente do Rio Deseado que deságua no Oceano Atlântico. A localização do cânion do Rio Pinturas no setor Cueva de las Manos é controlada por uma fratura geológica.

 

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“As pinturas (vermelho, preto, branco, roxo, amarelo e verde mal) foram preparadas com pigmentos minerais ligados em um meio fluido para facilitar a sua implementação.”

 

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Depois da visita, retornamos a Ruta 40 de onde seguimos para a cidade de Perito Moreno.

 

Chegamos próximo das 18 horas na cidade e fomos direto em busca do camping municipal que tínhamos pesquisado.

 

O camping é bem localizado. Assim, depois de montarmos a barraca, caminhamos pela cidade, compramos algumas bananas ($19,90 o quilo de bananas do Equador) num mercado próximo e tomamos um cerveja num bar (e mini museu) muito bonitinho.

 

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[t3]Mais informações[/t3]

 

Atrações e pontos interessantes


Cueva de las Manos: Sítio arqueológico com pinturas rupestres localizado em um vale lindíssimo. A visita ao sítio é através de visita guiada e custa 80 pesos por pessoa para estrangeiros (40 pesos para argentinos).

 

Hospedagem

 

Camping Municipal Perito Moreno – Bom ::cool:::'> :8):

Endereço: Rua Julio Argentino Roca esquina com Rua Mariano Moreno, Perito Moreno, Argentina

Página: https://plus.google.com/109122513203207626082/about?gl=br&hl=pt-BR

Preço: 55 (35+20) pesos a diária. Banheiros com ducha quente. Cozinha com pia e mesas. Locais com grama para montar a barraca e locais para receber trailers.

 

Gastos do dia

 

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Olá Koslinsky!

Sensacional esse seu relato! Alguns destinos estão na lista de lugares que quero conhecer, e principalmente Ushuaia (que fiz questão de ler com uma atenção ainda maior) :)

 

Parabéns pela riqueza de detalhes na forma com que nos conta sobre a viagem! É de grande ajuda para os próximos a visitarem esses destinos.

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[t1]Dia 22 - 22/02/2014 – Perito Moreno na Argentina a Puerto Río Tranquilo no Chile, à beira da Carretera Austral e do Lago General Carrera[/t1]


  • • Quilometragem do dia: 238
    • Quilometragem acumulada da viagem: 7.842
    • Gasto aproximado do dia: R$ 131,48

 

Voltamos ao Chile!

 

Saímos de Perito Moreno e seguimos para Los Antiguos (na próxima vez ficaremos hospedados ali, pois a cidade é encantadora). Nesta cidade abastecemos novamente (8,65 pesos o litro), pois queríamos chegar ao Chile com o tanque cheio.

 

A aduana para saída da Argentina foi tranquila e rápida, sem filas. A aduana chilena, alguns quilômetros mais para frente, também não tinha filas, mas a revista na bagagem foi extremamente rigorosa. Tiramos todas as malas do carro e passamos o que dava pelo raio X.

 

Apesar de rigorosos os chilenos foram muito simpáticos conosco.

 

Da aduana seguimos para a cidade de Chile Chico (estrada asfaltada), e de Chile Chico para Puerto Río Tranquilo (estrada de rípio).

 

Nosso objetivo neste trajeto era ver de perto o Lago General Carrera e as suas Capillas de Mármol (Capelas de Mármore) e passarmos pela famosa Carretera Austral (Ruta 7).

 

A vista da estrada é um espetáculo! Paramos na lindíssima Laguna Verde e em outros momentos para avistar o Lago General Carrera (na parte argentina, chamado de Lago Buenos Aires).

 

A pista é boa no geral. Em alguns pontos a pista estava em manutenção. Em outros dava um arrepio ao ver o precipício do nosso lado. Também havia trechos bem estreitos em que nossa esperança era não ver nenhum carro vindo na direção contrária.

 

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Paramos em um trecho do caminho onde havia árvores que nos protegiam do vento forte e fizemos nosso almoço.

 

Pouco antes da cidade de Puerto Río Tranquilo paramos no camping Pudu, que havíamos escolhido com bastante antecedência pela sua localização privilegiada, à beira do General Carrera. Não são todos os dias que se acampa ao lado do maior lago do Chile, e segundo maior da América do Sul, menor apenas que o Titicaca (que está entre a Bolívia e o Peru).

 

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Armamos nossa barraca e pegamos mais informações sobre o passeio de barco até as Capillas de Mármol no dia seguinte.

 

[t3]Mais informações[/t3]

 

Atrações e pontos interessantes


Laguna Verde: Um lago muito bonito a 25km de Chile Chico.
Carretera Austral (Ruta 7): Principal via do sul do Chile
Lago General Carrera/Buenos Aires: É o segundo maior lago da América do Sul compartilhado entre Chile e Argentina.

 

Hospedagem

 

Camping Pudu – Bom ::cool:::'> :8):

Endereço: Carretera Austral, 1 km ao sul de Puerto Tranquilo, à margem do Lago General Carrera.

Página: https://www.facebook.com/campingpudu

Preço: 5.000 pesos chilenos por pessoa. Banheiros com ducha quente. Locais para armar a barraca bem separados e com proteção para o vento. Porém o chão contém muitas pedras e para montar uma barraca como a nossa (não é autoportante) dá um baita trabalho.

 

Gastos do dia

 

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Parabéns pelo relato, está muito bem regido. Eu e minha esposa pretendemos fazer um roteiro muito semelhante no final de novembro deste ano e até agora lemos um pouco sobre as cidades e seu relato. Gostaria muito de fazer o roteiro de carro saindo do Rio de Janeiro, em 30 dias, mas temo por ficar mais cansativo do que prazeroso. Estou acostumado a pegar estrada. Você acha que vale pena eu investir no roteiro com carro ou procurar uma alternativa com avião e ônibus?

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[...]Você acha que vale pena eu investir no roteiro com carro ou procurar uma alternativa com avião e ônibus?

 

Olá rodvlopes,

 

Sou muito mais propensa a fazer viagens de carro, porque assim você consegue sentir mais a viagem, ver mais coisas pelo trajeto. Te dá mais liberdade para parar onde quiser. Não depender de tours e guias.

 

Descer a ruta 3 de carro, por exemplo, é muito gostoso. É possível ver muitos animais soltos, sentir a secura do deserto...

 

Mas, de carro o seu deslocamento é muito mais demorado do que de avião.

 

Acredito que o melhor seja você identificar o que é mais importante conhecer neste momento (outras oportunidades virão) e depois verificar as distâncias. Se você quer conhecer, por exemplo, Ushuaia, Torres del Paine, o Perito Moreno em El Calafate e El Chaltén, talvez valha mais a pena ir de avião. Assim você fica menos tempo no deslocamento e muito mais tempo nos lugares, fazendo trekkings maiores, passeando mais... E também existe a possibilidade de alugar um carro e fazer parte do trajeto dirigindo.

 

Agora, se você que ter a experiência de ir 100% de carro, você pode definir um trajeto menor. Porque do RJ até Joinville, de onde saí é mais de um dia pesado de estrada. Por exemplo, talvez seja legal fazer o trajeto do Rio direto para Ushuaia e voltar sem passar pela Carretera Austral no Chile. Talvez seguir sem passar pelo Uruguai, talvez ir para Rosário ou outra cidade sem atravessar por Buenos Aires...

 

Enfim, é importante que você tenha um roteiro que não ocupe todos os seus 30 dias. Que seja uns 28 dias planejados e 2 para descanso ou para eventualidades. E que não dirija à noite. Quando mais cedo sair e chegar, melhor vai ser ritmo da viagem.

 

Indo do jeito que for, tenho que certeza que vai ser bom :)

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