Ir para conteúdo

Alguém já fez o trajeto de TREM entre CAMPINAS/SP -> LITORAL (SANTOS/SP)??

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Estou programando uma viagem em que pretendo pegar um Trem de carga saindo de LIMEIRA/SP ou CAMPINAS/SP e ir até o litoral SANTOS/SP

Queria saber se alguém já fez este trajeto de trem, ou se alguém que poderia me dar algumas dicas de como caronear de trem. Tenho alguns amigos que já fizeram o trajeto, na parada de abastecimento conversaram com o maquinista para entrarem no trem e a principio foi tudo muito tranquilo, mas queria ouvir mais opiniões antes de partir! rsrs

*edit: Também queria saber se normalmente os trens tem uma periodicidade ou os horarios podem variar?

Alguém poderia nos ajudar com algumas dicas?

Obrigado!

• Membros
Postado

Amigo,

Não sei direito como funciona para chegar de trem ate Campinas até Jundiaí, acho eu não existe linha entre essas cidades e o trem de passageiros não vai até Santos.

Vou te dar outra opção que é bem mais viável:

De JUNDIAÍ tem trem direto para São Paulo, ele é intermunicipal e saí a cada 10~15 minutos (No máximo) o preço é R$ 3,00. O tempo de trajeto é de +/- 1h30.

- O trem sai de JUNDIAÍ -> SÃO PAULO (Estação da LUZ)

- Na Estação da Luz você precisa fazer baldeação (Que é gratuita) para Metrô e ir sentido Jabaquara.

- No Na Estação de Metrô do Jabaquara tem o "Terminal de Ônibus Jabaquara" de lá sai ônibus a cada 20 minutos para Santos a um preço de R$ 20,00 e leva +/- 1 hora para chegar até Santos.

Esse é o melhor jeito de ir.

Abraços!!

• Amei! 1
  • Membros
Postado

No ano 1996 a linha São Paulo/Santos, dos trens de passageiros, foi extinta. Atualmente são apenas os trens cargueiros que descem a serra, com destino à Santos. Partem de Paranapiacaba, a última estação do planalto.

Além dos trens de cargas, existe um trem exclusivo que transportar funcionarios da ferrovia, partindo de Paranapiacaba até Piaçaguera. E outro trem que também apenas transporta os ferroviarios de Santos à Piaçaguera, no sopé da serra. Neste trecho há um entroncamento e uma base de operações de manobras, onde ocorrem as trocas de locomotivas nos transportes da composições de vagões de cargas.

Eu e outras pessoas conseguimos carona com os maquinistas. Na época, após a extinção da linha São Paulo - Santos, era comum pedir carona aos maquinistas, que cedia facilmente. Hoje não sei dizer se ainda dão caronas.

Vale tentar.

• 7 anos depois...
  • Membros de Honra
Postado (editado)

Pelo que entendi o colega perguntou sobre carona em um 'trem de carga', o que é proibido, irracional e muito perigoso. 

Mas, sim, é possível e eu já cometi essa loucura, porém, não embarquei em Campinas. Meu embarque aconteceu em Marsilac, em São Paulo. Em locais próximos a bairros e vilas o trem reduz a velocidade e é nesse momento que você tem que correr, agarrar em uma das escadas e embarcar, correndo inclusive risco de morrer debaixo dos trilhos. O trem que embarquei quebrou no meio do caminho e o trajeto levou praticamente o dia inteirinho, demorou bastante. Por conta desse atraso eu desembarquei antes de chegar em Santos e retornei para São Paulo de ônibus. Fiz um vídeo dessa experiência maluca que, repito, é proibida, muito perigosa e não indicada. abçs.  

Editado por Luka Izzo
  • Amei! 1
  • Membros de Honra
Postado
1 hora atrás, Luka Izzo disse:

Pelo que entendi o colega perguntou sobre carona em um 'trem de carga', o que é proibido e muito perigoso. 

Mas, sim, é possível e eu já fiz, porém, não embarquei em Campinas. Meu embarque aconteceu em Marsilac, em São Paulo. Em locais próximos a bairros e vilas o trem reduz a velocidade e é nesse momento que você tem que correr, agarrar em uma das escadas e embarcar. O trem quebrou no meio do caminho e o trajeto levou praticamente o dia inteirinho. Por conta do atraso eu desembarquei antes de chegar em Santos e retornei para São Paulo de ônibus. Fiz um vídeo dessa experiência que, repito, é proibida, muito perigosa e não indicada. abçs.  

Que show!!

O quê seria a vida sem as loucuras. 

• 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...