Membros Celso Alves Júnior Postado Junho 19, 2015 Membros Postado Junho 19, 2015 Pessoal, viajei para a Colômbia entre os dias 23 e 30 de maio. Como não encontrei muita coisa atualizada por aqui sobre Bogotá e Cartagena, vou contribuir com este site. Bem, fui com minha esposa pelo vôo da Avianca de Fortaleza para Bogotá. O Duty Free de Fortaleza é sofrível, bem fraco. Foram entre 5 e 6 horas de vôo, chegamos por volta das 20:15, hora local. Fui com dólares comprados aqui e troquei uma pequena parte em um câmbio do próprio aeroporto, pois é muito difícil encontrar o peso colombiano no Brasil, além do que ouvi falar que é melhor levar dólar e trocar por lá. Chegamos no sábado, fomos de táxi para o Hotel, o Parque Suítes 97, um pouco distante do centro cultural de Bogotá, mas com ótimo atendimento dos funcionários, muito bom café da manhã, quarto limpo e confortável. Na manhã seguinte, domingo, solicitamos um táxi pelo hotel, um pouco mais caro que o normal e também para nos situarmos, e fomos para a Feira de Usaquén, famosa pelos artesanatos. Um primeiro contato muito legal com as ruas de Bogotá, mas também vimos que não rola portunhol por lá, é um espanhol complicado, com letras sendo engolidas. Após a feira, perto da hora do almoço, fomos de táxi comum ao centro. Muito tranquilo o táxi, eles tem uma tabela atrás do banco do passageiro de frente para você onde tem a conversão do taxímetro para o peso colombiano. Chegando ao centro, descemos na Praça Simón Bolívar. Uma tremenda confusão de pessoas. A Catedral de Bogotá é linda por fora, mas bem simples por dentro. O Congresso Nacional tem uma linda arquitetura externa, não entramos e acho que nem pode. De lá seguimos para o Museu do Ouro, a pé mesmo. Entrada franca aos domingos, vale demais a visita. O ponto negativo é a praça que fica em frente, fede urina. Ao lado do museu existem duas galerias de venda de artesanatos, bem interessantes. Dali fomos caminhando para o Museu Botero, mas no caminho paramos para almoçar um Ajiaco (uma sopa bem gostosa e forte). O Museu é muito legal, várias obras de Fernando Botero e outros artistas. Aos domingos, também é gratuito. Quase em frente fica o Centro Gabriel Garcia Márquez, onde tomamos um delicioso café no Juan Valdez. Finalizando o domingo, já no final da tarde, retornamos de táxi para o hotel, onde bem em frente fica a lanchonete El Corral, hambúrgueres com combos equivalentes a R$ 24,00 em média. Muito gostoso. Museu Botero Segunda de manhã, como a previsão era de chuva em Bogotá, fomos para Zipaquirá para visitarmos a Catedral de Sal. Fomos para a Estação Transmilênio Calle 100, compramos o cartão de recarga tipo Bilhete Único de SP e fomo para o Portal Norte. Descendo lá, imediatamente pegamos uma “buseta” para Zipaquirá. O trajeto demorou uns 50 minutos. Descemos, pegamos informação na estação de trem desativada na central turística e caminhamos uns 15 minutos até a entrada do local. Aí o bicho pega um pouco: é uma bela de uma escadaria para enfrentar. É só seguir uma faixa branca pintada no chão. Compramos os ingressos (25.000 pesos por pessoa), aguardamos o guia e fomos em grupo. Dica: deixe para tirar fotos no retorno, pois é cada um por si e fácil de retornar, além de não ter que dividir espaços nas fotos. O lugar é incrível, a ideia de fazer uma catedral ali foi demais. Lá embaixo você vai encontrar lojas com “souvenires”. Almoçamos na Praça de Alimentação, preços justos, e voltamos para Bogotá, já de tarde. Interior da Catedral de Sal Chegamos em um horário de trânsito caótico, pegamos o transmilênio e comecei a me lembrar do Brasil: ônibus lotado, ninguém dá licença, resultado foi que passamos três paradas para descer, kkkkkkkkk. Chegamos ao hotel, nos alojamos e fomos para o Restaurante Andrés D.C, cuja reserva já tínhamos feito aqui no Brasil. Passeamos pelos arredores, muitas lojas e um Shopping, e depois fomos jantar. Decoração incrível, atendimento vip. Comida excelente, mas peça a carne bem passada. Pedimos ao ponto e veio bem mal passada. Conta um pouco salgada, mas valeu. Picanha deliciosa, uma batata frita graúda e uma cerva Club Colombiana Dourada ótima. Dormimos satisfeitos. Visual do térreo (Terra) do Andrés Picanha e acompanhamentos Terça deixamos para concluir Bogotá: Cerro de Monserrate(fomos de táxi), subimos e descemos de funicular. São 3170 metro de altitude, linda visão da cidade. De lá fomos visitar o Museu da Esmeralda quase em frente ao Museu do Ouro, no Edifício Avianca. Bem interessante, quase 30 min de duração. Pena não poder tirar fotos. Saímos e fomos visitar a Casa de Nariño, o Palácio Presidencial. Vigilância rigorosíssima. Fizemos a reserva pela internet ainda por aqui. Não se pode entrar com nada: bolsa, celular, máquina fotográfica, uma pena, mas tem lugar para você deixar. Um guia militar nos conduz por alguns locais do interior e narra vários fatos, curiosidades e história. O palácio é show, achei bem mais bonito que a Casa Rosada. Dali seguimos para a Catedral Nossa Sra Del Carmem , linda por fora e uma incógnita por dentro, pois estava fechada, que pena. Fim de tarde, voltamos a Praça Simon Bolívar e tiramos belas fotos no final da tarde, já com a praça com poucas pessoas. Ali perto tem um centro de loja com artesanatos, pequena, mas com bons preços. Retornamos ao hotel e jantamos no El Corral de novo. Vista do alto do Cerro Catedral de Bogotá Congresso Nacional Ressalto sobre Bogotá é que nunca vi e nem verei tanta polícia na minha vida como vi por lá. Muito educados e atenciosos, parecem formigas. Do aeroporto às ruas, são muitos. A sensação é que se estiverem ausentes, o bicho pode pegar. Quarta-feira: táxi para o aeroporto. Avião com destino para Cartagena. Um clima bem abafado nos recepcionou. Pegamos um táxi em fomos para o Hotel San Martin, que fica fora da cidade murada. A única ressalva que faço sobre o hotel é o fato do café da manhã ser no quintal, de resto, tudo ótimo: o café, o atendimento, o quarto, os funcionários e a localização. Na própria rua tem uma infinidade de lanchonetes, um supermercado a 50 metros, um Café Juan Valdez por trás da rua e o táxi de leva em no máximo 10 minutos para a cidade murada. Uma dica: diga o destino ao taxista e pergunte o valor da corrida. Normalmente 7000 pesos. Pela noite aumentam 1000 pesos. Chegamos ao hotel e já saímos para a rua. Destino: Cidade Murada. Com um mapa pego na recepção do hotel para auxiliar, foi muito fácil. O clima da cidade é de pura história. Foi a primeira vez que andei com minha máquina a tiracolo. Em um instante passamos pela Catedral, que não vimos aberta em nenhum dos três dias que estivemos por lá, fomos para a Igreja San Pedro Clover, com visita paga, e com uma praça cheia de estátuas de metal. Seguimos para visitar o Museu da Inquisição, que fica na mesma praça da Catedral. Começamos a andar à esmo, de repente estávamos na Igreja de Santo Domingo, que também estava fechada nos três dias que passamos. Bem em frente tem uma obra de Botero. Começou a anoitecer e retornamos ao hotel. Praça San Pedro Clover Museu da Inquisição Praça de San Domingos No dia seguinte vivemos o único momento desagradável. Logo na frente do hotel pegamos um táxi para irmos ao Convento La Popa. Nosso erro: não perguntar o preço antes de irmos. Caímos na conversa de que nos levaria ao convento e também ao Castillo San Felipe. A vista da cidade lá do alto do convento é bela. De lá seguimos para o Castillo, com o taxista sempre esperando. Tremendo mormaço neste dia, dá para suar muito. Os sapatos gigantes ficam bem próximos ao castelo, que na verdade é um forte. Na hora de pagarmos o táxi, na saída, veio a surpresa: o cidadão cobrou 75 dólares. Esperneamos e ele converteu para peso colombiano e reduziu o preço, mas pagamos R$ 150,00. Foi o preço da burrice, pois seria muito mais barato se tivéssemos liberado o mesmo quando chegamos ao convento. Sapatos Gigantes Após almoçarmos no McDonald próximo ao hotel, fomos de táxi para o Portal do Relógio. Logo em frente tem duas estátuas de Pégasus muito bonitas, belas fotos podem ser tiradas. Fomos ao Portal dos Dulces, onde tem doces para todo gosto e trocamos um dinheiro, pois tem várias casas de câmbio no local. Fomos andando e tiramos belas fotos na murada, junto ao a estátua da Índia e chegamos ao Café del Mar. Boa música ambiente, vista do mar sem igual, bom atendimento, preços um pouco salgados mas é o preço do momento e do local. Por do sol, vendo pelicanos dando mergulhos para pescar e bebendo um mojito ou uma cerveja club colombiana ao som de rock instrumental é imensurável. Bancada no Portal dos Doces Pégasus e Portal do Relógio ao fundo Estátua da Índia Pina Colada e Mojito Jantamos já próximo ao hotel no Subway, alguns ingredientes diferentes do daqui. Pimenta jalapeno, queijo provolone e recheio de carne suína, só para exemplificar. No outro dia iríamos para Isla del Rosário, só que a esposa teve um problema de saúde e, infelizmente, não fomos. Já de tarde fomos para o Restaurante La Mulata para almoçar. Vale muito ir. Arroz com coco delicioso, purê de inhame e uma saladinha de tomate picado com creme de abacate sem igual. Para acompanhar, uma generosa limonada de coco. Atendimento vip das garçonetes super simpáticas. Restaurante La Mulata Arroz com Coco Fomos para Mercado Bóvedas, pelo caminho fomos admirando a beleza das casas. Grande variedade de artesanatos para se adquirir lembranças. Após ingerirmos um delicioso cappuccino no Juan Valdez, tiramos mais algumas fotos pelas ruas e fomos novamente ao Café del Mar para a despedida desse lugar tão especial. Belíssima arquitetura Resumindo, vale muito ir a Colômbia. Bogotá não é tão atrativo, três dias são suficientes para percorrer os principais pontos turísticos. Já Cartagena.... dá vontade de voltar, o quantitativo de dias vai depender se você irá fazer passeio em ilhas e do tempo que por lá irá permanecer. Por do sol no Café del Mar Bairro Bocagrande ao fundo Espero ter contribuído. Boa viagem para quem for! Citar
Membros Ricardinho Finocchiaro Postado Junho 21, 2015 Membros Postado Junho 21, 2015 Muito obrigado pelo seu relato, estou chegando em Cartagena dia 20 de julho, passaremos cinco dias por lá, valeu as dicas! Citar
Membros Ricardinho Finocchiaro Postado Junho 21, 2015 Membros Postado Junho 21, 2015 Valeu as dicas! Estou indo com minha namorada dia 20 de julho, passaremos cinco dias por lá Citar
Membros monique.santiago Postado Junho 22, 2015 Membros Postado Junho 22, 2015 Ótimos relatos e dicas. Não vejo a hora de ir a Colombia! Estarei la entre agosto e setembro, passando por Bogotá, Cartagena e San Andrés! Citar
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