Ir para conteúdo

Discussão sobre os Povos Latinos

LEO_THC

Posts Recomendados

• Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado

O Chile é sensacional, o povo é uma educação só! Em Santiago nem tanto, mas o que conheci de chileno gente boa no sul e no norte não tá no gibi... Nego sacanea os argentinos, mas também é um povo bacana - longe da capital, os caras são 10 também!!

Ainda não estive na Bolívia e no Peru - deve ser a próxima parada - então, de boliviano não tenho muito o que falar, foram poucos os que conheci, mas de peruano tenho muito a falar - são muito amigáveis! Todo peruano que conheci até hoje nunca me decepcionou!! Tenho contato com peruanos que conheci em andanças pelo Brasil, Argentina e Chile há bastante tempo e são pessoas super positivas, inteligentes, politizados e muito batalhadoras!

Só não falem bem de venezuelano porque aí vai ser foda... esses são os mais corruptos e mentirosos da América do Sul.

• Membros de Honra
Postado
Quando falo povo, não é só a população indígena e de baixa renda. Quem não conversou com pessoas de nível financeiro e cultural mais elevado, não vai entender muito bem do que falo. Seria a mesma coisa que conversar com alguém na favela e taxar aquela como sendo a mentalidade do brasileiro em geral.

Pô Leo ! Vou discordar de vc, quando a diz "povo" fala do cidadão comum, elite é elite em qualquer lugar do mundo, sempre terá acesso a mais informação, a melhor educação e cultura. Infelizmente aqui no Brasil, na Bolívia, no Paraguai a diferença entre o povo e a elite é um abismo gigantesco e olha que essa "elite" daqui nem é tão elite assim, hehehe.

Acho que todos os países tem seus atrativos. Se fosse levado em conta somente a violência, ninguém viria ao Brasil.

Verdade, pra mim o que salva aqui no Brasil e na Bolívia é principalmente a natureza exuberante.

• Membros de Honra
Postado
Só não falem bem de venezuelano porque aí vai ser foda... esses são os mais corruptos e mentirosos da América do Sul.

Acho que eles seguem o exemplo q vem de cima, hahahahaha.

• Membros de Honra
Postado

Não é bem a elite que estou falando. Como classe média no Brasil.

Seria um meio termo entre os dois extremos da população.

• Membros de Honra
Postado
Não é bem a elite que estou falando. Como classe média no Brasil.

Seria um meio termo entre os dois extremos da população.

ahhh ! Entendi, aquela parcela de cidadãos que por ter se esforçado, estudado e trabalhado recebe um salário um pouquinho melhor e acaba pagando a conta do país todo, hehehee.

• Membros de Honra
Postado

Muito bem colocado !! ::otemo::

Pior que isso serve pra tudo que é lugar.

Não gosto de rotular pessoas, mas vou dar meu parecer sobre os países da América do Sul que conheço.

Bolívia:

Eu país pobre, com poucos recurso a não ser o turismo, plantações de coca, narcotráfico, petróleo e gás. Um povo que luta muito por seus ideais e dá pra ver a seriedade que eles levam os assuntos de governo.

Peru:

Um país menos pobre que a Bolívia, pois o solo é melhor, chove mais e por isso se torna mais fértil. Sua economia gira em torno da plantação de coca, narcotráfico e exploração dos turistas. O povo é pior que carioca, pois sempre querem se dar bem em cima de alguém.

Argentina:

Um país bem legal e com povo bem acolhedor, mas são muito convencidos e se acham melhores que todos.

Chile:

Um país invejável por sua administração e por setores do governo que funcionam extraordinariamente bem. Inclusive cito os Carabineros, que são uma polícia muito séria e honesta. As pessoas são meio fechadas e formais no início, mas depois se revelam grandes amigos.

Bem... Deixo aqui um pouco do meu conceito e preconceito sobre os povos.

Quem quiser me dar um tiro... Fique a vontade !! ::lol4::

• Membros de Honra
Postado

Sobre a Bolivia, o que vi é que de 2004, quando fui a 1ª vez até 2007, quando retornei, a stuação só piorou. O povo empobreceu mais ainda (algo que eu não imaginava possivel) e ficou mais 'malandro'. Creio que o Evo tem muita responsabilidade sobre isto. Mesmo assim, La Paz me encantou.

Por outro lado, parece que o Peru como um todo tem melhorado bastane nos últimos anos - Lima quando fui, em 2004, era apenas uma cidade grande. Hoje já está começando a ser chamada como um dos lugares importantes para negócios na América Latina - vamos ver como vão...

Sobre os povos, a definição do LeoRJ esta perfeita mesmo. Só colocaria:

Uruguai Meio termo entre Argentinos e chilenos, sem aquela arrogancia toda (que na verdade você encontra mais em Buenos Aires que no resto do país), com instituições mais consolidadas, porém não tanto quanto o chile.

Paraguai: Quase tão pobre quanto bolivianos, mas um pouco melhores na situação como um todo.

• Colaboradores
Postado

Caros amigos,

Na verdade o que temos aqui, e penso que é o propósito deste tópico, são opiniões pessoais de pequenas amostras da população de diferentes países que visitamos. Não tem aquele ditado que diz que você realmente só conhece uma pessoa depois que mora com ela?? Pois bem, na minha opinião é impossível formar qualquer tipo de valor ou juízo e fazer generalizações a respeito de um povo (principalmente bolivianos e peruanos que tem pelo menos 1000 anos a mais de história do que nós) sem ter morado no país um bom tempo, vivido o seu dia a dia, conhecido a sua história e seus reais problemas (não somente os que a televisão mostra).

Vou dar alguns exemplos:

1) Estava em uma estação de trem na Itália, já na plataforma de embarque, quando um sujeito que estava do meu lado percebeu que estava na errada. Ao invés de dar a volta e ir para a plataforma seguinte, como deveria ser feito, ele desceu no meio dos trilhos e cruzando-os, foi até a plataforma seguinte. Logicamente foi detido por um policial.

2) Estava no HI Santiago, no Chile, era 2 da manhã, todos dormindo, quando de uma hora para outra escuta-se em último volume um pagodão. Só depois de muitos protestos o "camarada" resolveu abaixar o som.

3) Estava em um ônibus turístico em Cusco, fazendo o city tour pela cidade quando chegamos nas ruínas na periferia da cidade. Para poder adentrar, como em qualquer lugar, era necessário pagar o ingresso. Parece que todos os 20 integrantes do ônibus sabiam disso, menos um casal de um certo país que queria entrar gratuitamente pois já tinha pago o city tour...por causa desse casal, o ônibus atrasou 40 minutos e perdemos uma das atrações por falta de luz natural...

Bom, estes são alguns poucos exemplos de muitos que eu poderia citar a respeito de indivíduos de um certo país e suas mostras de "educação" pelo mundo afora...e mundo "adentro" também, por que mesmo "em casa" eles fazem várias dessas barbaridades...

Isso quer dizer que todo o povo desse país é mal educado, barulhento e não respeita as leis e a ordem ?? Bom, cada um tem a sua resposta, baseado na sua experiência pessoal...

Ah, os cidadãos dos exemplos que dei eram todos brasileiros...

Por favor, isso não é uma crítica a ninguém, mas na hora de colocar a sua opinião, enfatize que ela é só SUA, não generalize!! Mesmo que outros concordem, muitos podem discordar...e o tópico vai virar "briga de torcida".

Acho que é isso...

Abraços!!

• Membros de Honra
Postado

Juba

É que vc não pegou o início da discussão. Ela veio de outro tópico e migramos pra cá.

Não temos a mínima pretensão na coesão do que falamos. Este é mais um tópico de brincadeira, conceitos e até alguns preconceitos pessoais.

É sempre legal trocar essas informações numa boa, pois não se trata de generalizações dos povos, mas a simples opinião pessoal de todos mesmo.

E essa opinião, sempre vai ser de visão estritamente pessoal.

Pode ficar tranquilo que não vai sair briga, pois somos todos amigos. ::otemo::

Abraço,

Leo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...