Membros de Honra LEO_THC Postado Junho 11, 2009 Membros de Honra Postado Junho 11, 2009 [info]Esse tópico foi criado para discutirmos sobre o que achamos dos países e povos da América Latina.[/info] Aê Felipe! Aposto que com todas estas "cagadas" a que você se refere, duvido muito que não queira voltar por lá. Os peruanos e bolivianos são cidadãos únicos na américa, sou fã deles. Só discordo de você quando fala que é raríssimo que as coisas não se cumpram, não é bem assim, acho que é na minoria dos casos, mas como todos os países pobres, as coisas funcionam meio que no tombo, mas no geral eles não são tão ruins assim. abraço
Membros de Honra LeoRJ Postado Junho 11, 2009 Membros de Honra Postado Junho 11, 2009 Concordo em relação aos bolivianos, pois são um povo politizado, inteligente e em constante busca de melhorias para seu país. Peruanos... Brincadeira Todo lugar tem gente legal e gente escrota !!
Membros de Honra Alexmelo Postado Junho 11, 2009 Membros de Honra Postado Junho 11, 2009 Eu gosto até mais dos peruanos. O que marca nos bolivianos é como eles conseguem se manter bem humorados mesmo na miséria que vive boa parte da população do país. Já sobre a enrolação nos pacotes, isto faz parte. Quando fiz o Salar, viajamos com 1 pessoal a mais no carro, então não tinha espaço para cozinheiro. Acabou que o próprio motorista teve que se virar com isto, e ficou melhor do que o esperado. Fora a propina básica para sair da Bolivia e entrar no chile naquela fronteira 'no meio do nada'. MAs vale a pena. Só o que sinto é que com tanta beleza no pais, eles bem que poderiam criar uma estrutura melhor para turismo...com certeza todos lá ganhariam, e nós também (ainda que ir para Bolivia já é tradicional passar perrengue).
Colaboradores felipenedo Postado Junho 11, 2009 Colaboradores Postado Junho 11, 2009 Nossa, discordo muito de vocês! Muito mesmo!!!! Nunca vi por onde passei um povo tão sem inteligência, sem educação, sem higiene, sem visão, sem noção e tudo mais como vi na Bolívia... O Peru é muito ruim nesse aspecto também, mas vira e mexe encontramos pessoas melhores, então não irrita como na Bolívia. Já o Chile é outra história! Só quem fez isso tem idéia do choque que é pegar um avião em La Paz e pousar em Iquique no Chile como eu fiz... Iquique é linda e civilizada, e as pessoas são educadas e tem outro nível. Vocês tinham que ver a cara de alegria da minha namorada quando pedimos uma salada e um suco em Iquique!!!!! Tarefa impensável na Bolívia! E em San Pedro também. Mesmo numa cidadezinha tão pequena como aquela, pode-se comer bem, dormir bem, conversar bem e sentir-se seguro o tempo inteiro. O que se combina é o que se leva, tudo que se paga se tem recibo e por aí vai... E Leo Parente, não pretendo voltar nunca mais para a Bolívia! Graças a Deus consegui fazer nessa viagem tudo que queria por lá... Vi o Titicaca do lado Boliviano que realmente é bem mais bonito que do lado Peruano (Pelo menos entre Puno e Uros, que foi o que conheci), fiz o Down Hill pela Ruta de la Muerte e fiz o passeio para o Salar de Uyuni que considero um passeio único. Com isso tenho convicção que jamais volto para lá! Não sobrou nada, para meu gosto, que me faça pensar que valeria a pena voltar. Tempo e dinheiro são artigos cada vez mais difíceis de arrumar (pelo menos para mim ). Com um mundo com tantas coisas incríveis e lindas, voltar para lá seria um desperdício desses raros artigos. Na verdade, se soubesse como era a Bolívia, não sei nem se teria ido! (Só para Uyuni, que é imperdível!) Diferente de Chile, Argentina, Uruguai e aqui no Brasil mesmo (pra citar só os aqui por perto) que são lugares que já fui algumas vezes e ainda voltarei muitas vezes. Bom, é isso que eu acho... Sou o único por aqui que pensa assim??????? Valeu! Abraços, Felipe
Membros de Honra LeoRJ Postado Junho 11, 2009 Membros de Honra Postado Junho 11, 2009 Bom, é isso que eu acho... Sou o único por aqui que pensa assim??????? Cuidado quando atravessar a rua Felipe !! Cada um absorve de uma forma mesmo. Eu já andei muito por ai e La Paz seria a cidade que eu escolheria pra morar. Infelizmente estou indo morar em Cusco, mas La Paz será uma grande futura candidata. O Chile é mesmo muito bonito e pretendo passar um tempo lá também. A organização e administração chilena é invejável se comparado a bagunça e corrupção brasileira. Abraço, Leo
Membros de Honra PauloMotta Postado Junho 11, 2009 Membros de Honra Postado Junho 11, 2009 Eu tambem jogo no time do Leo, das capitais latino americanas que conheço (Santiago, BsAs, Lima, La Paz e São Paulo, sei que SP não é mas La Paz tambem não) a unica que moraria é La Paz. Fiquei muito fã da Bolivia não so pelo clima de aventura, mas tambem pela humildade do pessoal e a capacidade de serem felizes e hospitaleiros mesmo com todas as dificuldades que enfrentam (coisa que tambem temos aqui). Gostem ou não a malandragem e a desigualdade social sao caracteriscas de toda a America Latina, e eu me senti muito mais seguro e à vontade transitando em ruas bolivianas do que em argentinas e ate mesmo brasileiras. Acho que superestimam demais os riscos de lá justamente pela codição economica do pais e da populaçao. E como turista prefiro infinitamente a incerteza de uma Boliva ou Asia do que a segurança e perfeição da Europa e America do Norte.
Colaboradores felipenedo Postado Junho 11, 2009 Colaboradores Postado Junho 11, 2009 Pô Leo, vai resolver na ignorância?!?!?! É, mas estou meio acostumado com isso! Minhas opiniões não costumam me ajudar muito a fazer amigos! Deixa eu aproveitar e te agradecer pelas informações e ajuda... Foram muito úteis na minha viagem! Valeu mesmo! Teve coisa que já foi difícil tendo tanta informação que conseguimos aqui no site... Imagina sem... Ia ter matado um boliviano!!!!!!! Ah, e olha só... Estávamos conversando no tópico da Ilha do Sol a respeito dos caras que nos cobram durante o caminho... A cena que você descreveu do cara me cobrando, eu querendo tretar com ele e minha namorada me puxando, aconteceu quase que exatamente assim... Ela só não m puxou!!!!!!!!! Putz, lá os caras estão abusando... Chega pelo lado norte e já para 10 bolivianos, mas pelo menos lá tem as ruínas... É assim que eles justificam a cobrança. Aí você sai andando para o lado sul e tem um cara e uma mulher te cobrando É meio que no meio do nada essa cobrança. E a “coitadinha” da tribo que estava nos cobrando teve que interromper a conversa para bater um papo no celular... Lá eles chamaram aquela parte de “Caminho Eterno dos Incas” ou algo do gênero. Bom, lá se foram mais 5 bolivianos. Eu achei que esse já era o último, pois quando compramos o ticket do barco para ir para lá o cara já informa que tem que pagar 10 no norte e 5 no sul. Andamos um pouco e tinha uma casinha com uns 4 caras que conferiam se tínhamos pago esses 5 para a mulher do celular. Uns 100 metros depois já tem outro cerca frango cobrando mais 5 para você entrar na parte sul... Aí eu perdi controle... Tirei todos os tickets que estavam no meu bolso, mostrei para ele e saí andando... Ele veio atrás e tentou entrar na minha frente para me parar. Aí me curvei para ficar da altura daquele toco de amarrar jegue, engrossei a voz, e disse bem claro para ele que não ia pagar, indo em direção a ele... Pela cara dele, não tinha muitas pessoas que fizeram isso antes!!! Bom, ele saiu rapidinho da minha frente e disse que todos estavam pagando, que a tribo dele era outra e que lá na frente me cobrariam por isso. Eu disse que então pagaria para as pessoas lá na frente e fui embora. Minha namorada e a Gracila (forista daqui que encontramos lá e acabamos fazendo a viagem pela Bolívia juntos) vieram rapidinho atrás de mim. Lá na frente ninguém me cobrou nada e ficou por isso mesmo. O único problema é que o barco na volta para em um lugar que não sei bem o que é que o pessoal pode descer para tirar umas fotos. Acho que é tipo um museuzinho ou uma ruína... Não sei bem, pois não quis descer. Mas a Gracila desceu e não pode entrar, pois precisava do recibinho desse último infeliz. Ainda bem que no lugar não tinha nada de interessante. A galera desceu e em 3 minutos já estavam de volta. Eu sei que 5 bolivianos não é nada, mas o abuso dessa galera que incomoda. Não tem um banheiro, nem nada. Eles simplesmente se acham no direito de cobrar dos turistas sem oferecer nada. Como é pouquíssimo dinheiro, principalmente para europeus e norte americanos, a galera vai pagando. Então eles juntam um pessoal, fazem um recibo (todos tinham), e vão cobrando da galera. Nessa altura, ainda nas minhas primeiras 24 horas de Bolívia, meu amor por eles já era incrível!!!!! Valeu. Abraço, Felipe
Membros de Honra LeoRJ Postado Junho 11, 2009 Membros de Honra Postado Junho 11, 2009 E como turista prefiro infinitamente a incerteza de uma Boliva ou Asia do que a segurança e perfeição da Europa e America do Norte. Partilho do mesmo sentimento E La Paz é um paraíso pra quem gosta de montanha e vários outros esportes. Muita gente conhece somente o centro de La Paz e a parte superior da Calle Sagarnaga e Illampu, mas do Prado pra baixo, tem bairros muito legais. Dá pra morar lá numa boa !! Felipe Em 2007 não se cobrava nada na Isla, mas em 2008 estão cobrando mesmo. Só não sabia desses diversos pedágios !! Eu também me recuso a ser explorado dessa forma. Em 2007 tinha crianças vendendo pedras (fáceis de achar pelo chão) e em 2008 tinha um cara cobrando logo na entrada, mas a maioria das pessoas estavam se recusando a pagar. Abraço, Leo
Membros de Honra LEO_THC Postado Junho 12, 2009 Autor Membros de Honra Postado Junho 12, 2009 Felipe, Respeito a sua opinião, mas acho bem forte suas falas em relação aos adjetivos que deu para os amigos bolivianos. Volto a frisar que não é bem assim mesmo, e te peço, até diria "por favor" (rsrs) que dê mais uma chance para a Bolívia, o que você conheceu é lindo, porém muito pouco para a grandiozidade principalmente da Bolívia. Da mesma forma o Peru, mas com a Bolívia tenho um caso de amor. Vá com outro espírito, preparado e aceite um pouco mais as limitações dos caras. LeoRj, queria morar perto da Plaza Murilo, pra a noite sair, passar pela feirinha de falsificados legais, comer um pão com carne na Praça da Iglesia San Francisco e dar risada com as figuras peculiares de lá. Fico horas pelos camelôs de La paz, é foda. Felipe, dê mais uma chance aos caras! abraço!
Membros de Honra michel Postado Junho 12, 2009 Membros de Honra Postado Junho 12, 2009 Nossa, discordo muito de vocês! Muito mesmo!!!! Nunca vi por onde passei um povo tão sem inteligência, sem educação, sem higiene, sem visão, sem noção e tudo mais como vi na Bolívia... Já o Chile é outra história! Só quem fez isso tem idéia do choque que é pegar um avião em La Paz e pousar em Iquique no Chile como eu fiz... Iquique é linda e civilizada, e as pessoas são educadas e tem outro nível. Eu compartilho da sua opinião Felipe !!! Mas voltaria para a Bolívia (já estive 2 vezes) sim, não pelo seu povo mas pelas belezas naturais e a legado inca. O Chile, para mim, é o que tem de melhor aqui na América do Sul, tem democracia sem populismo, uma economia sólida, um povo educado, honesto, organizado, trabalhador... infelizmente temos muito o que aprender com eles. E vcs que se sente seguros em La Paz deveriam ler o relato do Jorge Soto... aquilo é de arrepiar !
Posts Recomendados