Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Estive em Lençóis no final de Agosto e a viagem de ônibus está bem amis confortável agora. Bons ônibus e estrada bem melhor sem tantos buracos como antes. O único problema é que está acontecendo uma onda de assaltos a ônibus na Bahia ... assim fique alerta. A linha Salvador-Lençóis é bem tranquila mas mesmo nela já aconteceram assaltos também.

Concordo que o aluguel do carro pode ser o melhor já que dispõe de pouco tempo ... Se não quiser ficar só rodando também dá pra ficar por Lençóis mesmo e visitar as cachoeiras mais próximas da cidade. São tantas atrações que fica difícil dizer qual é imperdível.

Se vocês quiserem ficar numa casa por um preço bem acessível dêem uma olhada na Casa da RAdi : http://www.geocities.com/eversilva/bahia/casaderadi

Não é pousada... lá vc fica numa casa bem tranquila e tem tratamento VIP ... :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra
Estou indo inicio de NOvembro para a Chapada. Alguem pode indicar alguma agencia de Andarai e o custo que faça o Poço encantado e o Azul?

E alguem foi para a cachoeira da Fumacinha?

Jonas, eu não estive na cachoeira da Fumacinha, fiquei na vontade, só fui na do Buracão que fica "próxima" e também no município de Ibicoara. Em Ibicoara existe uma associação de guias a diária de um guia é R$ 40,00, pra gente (eu + namorada) ir até a Fumacinha eles pediram 2 guias (R$ 80,00) pois é preciso levar equipamento (cordas, etc). Os guias não dispoem de carro, é preciso ter o seu ou alugar um (R$ 100,00/dia). Não dá pra ir a essas duas cachoeiras sem guia.

Não vi agências em Andaraí mas em Mucugê (próximo a Andaraí), assim como em Lençois, tem a Luck e a Venturas e Aventuras que fazem Poço Encantadoe e Azul. Não é necessário guia/agência pra ir nessas atrações, também não é difícil chegar até elas, se juntar um grupo vale a pena alugar um carro e ir por conta própria.

Se vc não tiver com carro é mais fácil conseguir formar grupo pra ir com agências em Lençois porque em Mucugê, Andaraí e Ibicoara tinha poucos turistas.

Link para o comentário

• Membros de Honra
Jonas, vc vai de carro?

Se puder ir, vá, pois ajuda bastante

Depender de busão naqueles lados é complicado

Abraço

não vou de Auto não. Estou indo de avião até Salvador e de lá vou de onibus.

michelschon valeu pelas dicas, vou chegar em Andarai pela trilha do Paty, vou ver esta opção que voce falou. Você tem algum mapa ou alguma dica de como chegar no buração e na cachoeira da fumacinha?

De Mussungue para Ibicoara como você fez para ir?

Link para o comentário

• Membros de Honra

Jonas, tente chegar em Andaraí antes das 16hs (se sair do Seu Eduardo, no vale do Cachoeirão, de manhã cedo vc consegue) pra pegar o ônibus "Águia Branca" pra Mucugê, em Mucugê tem a Luck, se não me engano o passeio pro Buracão com eles é na quinta-feira ou sexta-feira e custa R$ 80,00 (melhor que alugar um carro e pagar o guia), esse passeio é pro grupo que compra pacote pra Chapada por isso tem dia certo. Não vi agências oferecerem passeios pra Fumacinha, o mais certo é vc ir pra Ibicoara e contratar um guia por lá, vc vai precisar alugar um carro, pra baratear melhor formar um grupo, não deixe por conta dos guias formarem grupos, eles não tem muito interesse nisso... Ibicoara fica uns cento e poucos quilômetros de Mucugê, estrada toda asfaltada.

Pelo que li vc vai fazer um roteiro parecido com o nosso, partimos de SP e fomos até Rio de Contas, lá subimos o Pico das Almas, depois fomos pra Mucugê, fizemos o Buracão, Vale do Paty, Poço Azul e Encantado, depois subimos pra Lençois e fizemos Pai Inácio, Pratinha e etc, e Fumaça por Cima.

Caso precise de indicação de guia e pousadas, posso passar.

Link para o comentário

• Membros de Honra
Jonas, tente chegar em Andaraí antes das 16hs (se sair do Seu Eduardo, no vale do Cachoeirão, de manhã cedo vc consegue) pra pegar o ônibus "Águia Branca" pra Mucugê, em Mucugê tem a Luck, se não me engano o passeio pro Buracão com eles é na quinta-feira ou sexta-feira e custa R$ 80,00 (melhor que alugar um carro e pagar o guia), esse passeio é pro grupo que compra pacote pra Chapada por isso tem dia certo. Não vi agências oferecerem passeios pra Fumacinha, o mais certo é vc ir pra Ibicoara e contratar um guia por lá, vc vai precisar alugar um carro, pra baratear melhor formar um grupo, não deixe por conta dos guias formarem grupos, eles não tem muito interesse nisso... Ibicoara fica uns cento e poucos quilômetros de Mucugê, estrada toda asfaltada.

Pelo que li vc vai fazer um roteiro parecido com o nosso, partimos de SP e fomos até Rio de Contas, lá subimos o Pico das Almas, depois fomos pra Mucugê, fizemos o Buracão, Vale do Paty, Poço Azul e Encantado, depois subimos pra Lençois e fizemos Pai Inácio, Pratinha e etc, e Fumaça por Cima.

Caso precise de indicação de guia e pousadas, posso passar.

vamos fazer mais ou menos isto mas no sentido inverso pois estaremos vindo de Salvador.

E na sua opinião vale a pena todo estes impecilios para visitar o Buração? A minha maior preocupação é que vai ser baixa temporada.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Cara, estavamos lá 1 mês atrás, baixa temporada também, mas com a vantagem de estar de carro. Se qualquer amigo meu for eu recomendarei ir de carro pra lá, pois sem é complicado e é caro alugar um.

OLha eu acho que vale o esforço pra ir até lá, na nossa opinião foi a cachoeira mais bonita que vi na Chapada, pois o Cachoeirão (na Trilha do Vale do Paty) e a Fumaça estavam secas. Segundo o guia 4 rodas Brasil a Buracão é a segunda mais interessante cachoeira da Chapada, só perdendo pra Fumaça, a Fumacinha está em terceiro lugar.

Já que vc vai primeiro a Lençois eu recomendo fazer de lá sua base pois a quantidade de turistas naquela cidade é maior e a possibilidade de conseguir entrar em um grupo também acaba sendo maior. Vou colocar uma lista dos passeios mais difíceis para os mais fáceis de formar grupo, segundo conversei nas agências de Lençois:

1) Cachoeira da Fumacinha, ninguém vai até essa cachoeira

2) Buracão, o pessoal da Luck vai, tem o dia certo, só aquele

3) Torrinha, infelizmente pouca gente vai

4) Poço Encantado e Azul, tem grupo da Venturas e Aventuras

5) Cachoeira da Fumaça por Cima, sempre sai van pra lá

5) Pai Inácio, Pratinha e Lapa Doce, isso é carne de vaca, tem van todo dia

Recomendo vc já entrar em contato com alguma operadora local passando os passeios que tem interesse, talvez eles já tenham algum planejamento de grupos e passeios e podem te encaixar em algum deles. Deixar pra ver na hora vc pode acabar ficando sem visitar...

Não se preocupe com as trilhas como o Vale do Paty ou Fumaça por Baixo, vc pode contratar o guia na associação e fretar um carro pra te levar no início da trilha. Se for fazer as duas travessias, recomendo fazer primeiro a Fumaça por Baixo que termina no Capão, onde começa a travessia do Paty.

Estando em Andaraí vc pode fretar um carro pra te levar até o Poço Encantado e Azul, se der sorte pode dispensar o cara no poço encantado e pegar uma carona com alguém até o Poço Azul, pois todo mundo faz os dois no mesmo dia. Também em Andaraí, ou Mucugê, vc também pode fretar um carro pra conhecer Igatu.

Link para o comentário

• Membros de Honra

michelschon valeu pela dica, eu ja tenho quase tudo pronto e organizado, não vou fazer a cachoeria da fumaça por baixo, mas faltava info sobre a Fumacinha e o Buração. Mas com as inf que você ja passou ja consigo muita coisa. E sobre mapas para fazer a trilha do Paty você recomenda algum?

Link para o comentário

• Membros de Honra

Jonas, na loja 2 irmãos (bem no centrinho de Lençois) eles vendem um mapa TRILHAS e CAMINHOS, compre o circuíto do Diamante, eu comprei esse mapa e é muito legal até de lembrança.

Agora pra fazer o Vale do Paty não sei se é suficiente, eu recomendo contratar um guia pois apesar da trilha ser bem demarcada tem muitas bifurcações, não esqueça que esses caminhos do Paty são estradas de mula usados pelos moradores para escoar o que produzem então levam pra muitos lugares diferentes... Talvez um recurso mais certo seria usar um GPS, eu levei o meu e tinha as trilhas carregadas nele, baixei junto com os mapas municipais e estaduais do tracksource.

Mas mesmo assim acho que o guia foi muito útil de além de indicar o caminho certo dava muitas explicações geológicas, da fauna e flora (o cara é muito bom).

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros de Honra

> Questões sobre a formação geologica eu li um livro de um gringo que morra a muitos anos lá.

Você deve estar falando do livro do Roy Funch ... eu tenho esse livro ... bem interessante para se conhecer um pouco da história da Chapada Diamantina. Ele também descreve algumas trilhas, vale a pena e custa baratinho ... fácil de achar em Lençóis.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...