Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

Bom dia amigas e amigos mochileiros! Assim como o purelovs, também pretendo ir à Chapada neste ano de 2012 gastando o mínimo e sem auxílio de guias. Não que desconsidere a importância dos guias - eles são fundamentais em muitas ocasiões, além de fator de maior segurança! - , mas é que quero conhecer a Chapada no meu ritmo, meio "easy rider", ter mais liberdade. E também estou achando bem caro o preço da diária dos guias, de uma forma geral. As condições climáticas também serão importantes para definir qual o tipo de passeio que farei no dia, então por isso é que quero ter mais liberdade para decidir as coisas, sem depender de terceiros. Não tenho data marcada para ir, talvez em maio ou mais provavelmente em agosto (menos chuvoso e baixa temporada). E minha viagem será calcada em trekkings, provavelmente não conhecerei nenhuma gruta desta vez.

Estou compilando centenas de informações, mapas, fotos, tracklogs...Enfim, quero ir sozinho, mas com uma boa margem de segurança. Não descarto contratar guia para uma ou outra trilha (se for fazer a Fumaça por baixo, por exemplo). Pretendo fazer campings selvagens, dormir em casas de moradores no Vale do Paty, ficar em pousada em Lençóis, em camping ou pousada no Vale do Capão...Na hora verei o que é melhor. E quando estiver com o meu roteiro preliminar pronto, postarei aqui e lá na seção de Roteiros, para compartilhar informações com vocês, ok? Toda ajuda será muito bem-vinda.

Só uma dúvida preliminar: já vi que é fácil pegar o ônibus que sai do aeroporto de Salvador para a rodoviária (de qualquer forma, não deverá ser muito agradável especificamente para mim, já que estarei com a cargueira repleta, hehe). Pelo que entendi, o trajeto demora cerca de 90 minutos, e o ônibus é comum. Confere? O ponto final dele é na rodoviária mesmo, ou ela fica no meio do trajeto?

Abração em todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros
Bom dia amigas e amigos mochileiros! Assim como o purelovs, também pretendo ir à Chapada neste ano de 2012 gastando o mínimo e sem auxílio de guias. Não que desconsidere a importância dos guias - eles são fundamentais em muitas ocasiões, além de fator de maior segurança! - , mas é que quero conhecer a Chapada no meu ritmo, meio "easy rider", ter mais liberdade. E também estou achando bem caro o preço da diária dos guias, de uma forma geral. As condições climáticas também serão importantes para definir qual o tipo de passeio que farei no dia, então por isso é que quero ter mais liberdade para decidir as coisas, sem depender de terceiros. Não tenho data marcada para ir, talvez em maio ou mais provavelmente em agosto (menos chuvoso e baixa temporada). E minha viagem será calcada em trekkings, provavelmente não conhecerei nenhuma gruta desta vez.

Estou compilando centenas de informações, mapas, fotos, tracklogs...Enfim, quero ir sozinho, mas com uma boa margem de segurança. Não descarto contratar guia para uma ou outra trilha (se for fazer a Fumaça por baixo, por exemplo). Pretendo fazer campings selvagens, dormir em casas de moradores no Vale do Paty, ficar em pousada em Lençóis, em camping ou pousada no Vale do Capão...Na hora verei o que é melhor. E quando estiver com o meu roteiro preliminar pronto, postarei aqui e lá na seção de Roteiros, para compartilhar informações com vocês, ok? Toda ajuda será muito bem-vinda.

Só uma dúvida preliminar: já vi que é fácil pegar o ônibus que sai do aeroporto de Salvador para a rodoviária (de qualquer forma, não deverá ser muito agradável especificamente para mim, já que estarei com a cargueira repleta, hehe). Pelo que entendi, o trajeto demora cerca de 90 minutos, e o ônibus é comum. Confere? O ponto final dele é na rodoviária mesmo, ou ela fica no meio do trajeto?

Abração em todos!

entao eu fui de onibus para Rodoviaria tem um que vai direto mas demora pra caramba para passar e outro modo mais rapido e foi o que eu fiz pega onibus até a metade do caminho parando em um terminal de onibus e dps pega outro que vai para rodoviaria.(nesse so paga 3 reais tambem pq é um terminal de onibus)

Nenhum dos 2 o ponto final é na rodoviaria

Link para o comentário

• Membros

Olá.

Esta é minha primeira participação no site. Dessa forma, não sei se meu texto aparecerá como pergunta ou resposta. Mas é uma pergunta. Se aparecer como resposta a alguém, me desculpe, e peço ajuda para aprender a postar perguntas.

Bem , aqui vai:

É minha primeira ida à Chapada Diamantina. Irei semana que vem com meu filho de carro. Tracei, segundo pesquisa, o seguinte roteiro: chegando por Mucugê (posso ficar em Ibicoara para facilitar a ida ao Buracão?), ficando uns dois dias e indo para Lençóis (uns cinco dias). O que vocês acham de me hospedar também no Vale do Capão? Posso aumentar a permanência em um ou dois dias. Gostaria de saber em quais locais de interesse podemos dispensar guias. Tenho alguma experiência com orientação. Com estes sete dias daria para incluir a trilha da fumacinha por baixo? É de fato muito pesada? Gostei muito dos comentários sobre o lugar.

Lençóis

 Morro do Pai Inácio

 Rio Serrano, banho nos caldeirões, Salões de Areia e Cachoeirinha

 Marimbus

 Saltos do Rio Mucugezinho

 Poço do Diabo

 Cachoeira da Fumaça por cima.

Gruta Azul

Torrinha

Mucugê

 Poço Azul

 Poço Encantado

 Igatu

Abraços,

André.

Link para o comentário

• Membros

Pessoal, me tirem umas dúvidas por favor:

1 - Li em um relato aqui que a trilha entre Mucugê e Igatu é feita por um caminho demacardo de chão batido, q são 6 Km e não há risco de se perder (dá p fazer sem guia). Alguém aí que já fez me confirma essas informações? Gostaria de fazer essa trilha sem guia mas n tenho bússola nem gps nem mapa.

2 - Onde é que eu compro um tal de um mapa chamado "trilhas e caminhos" - eu estarei nas cidades de Ibicoara e Mucugê de início.

3 - De Igatu pretendo ir a Andaraí pela trilha que desce perto da Rampa do Caim, eu encontro guia p fazer essa travessia? Alguém sabe a média de preço? Ainda nessa travessia: a descida da Rampa até o leito do Paraguaçu é perigosa?

4 - Em Igatu e em Andaraí tem associação de guias?

Desde já agradeço às resposta.

Link para o comentário

• Membros

Oi Lycia, só sei responder a pergunta 2, aqui o link do site: http://www.trilhasecaminhos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=51&Itemid=58. Fiz o pedido e o mapa chegou na minha casa 5 dias depois. Caso você prefira comprar o mapa lá pela chapada mesmo, ao invés de encomendar pelo correio, o Roberto Sapucaia (autor do mapa) é de Mucugê.

Link para o comentário

• Colaboradores
Olá.

Esta é minha primeira participação no site. Dessa forma, não sei se meu texto aparecerá como pergunta ou resposta. Mas é uma pergunta. Se aparecer como resposta a alguém, me desculpe, e peço ajuda para aprender a postar perguntas.

Bem , aqui vai:

É minha primeira ida à Chapada Diamantina. Irei semana que vem com meu filho de carro. Tracei, segundo pesquisa, o seguinte roteiro: chegando por Mucugê (posso ficar em Ibicoara para facilitar a ida ao Buracão?), ficando uns dois dias e indo para Lençóis (uns cinco dias). O que vocês acham de me hospedar também no Vale do Capão? Posso aumentar a permanência em um ou dois dias. Gostaria de saber em quais locais de interesse podemos dispensar guias. Tenho alguma experiência com orientação. Com estes sete dias daria para incluir a trilha da fumacinha por baixo? É de fato muito pesada? Gostei muito dos comentários sobre o lugar.

Lençóis

 Morro do Pai Inácio

 Marimbus

 Poço do Diabo

 Cachoeira da Fumaça por cima.

Gruta Azul

Torrinha

Mucugê

 Poço Azul

 Poço Encantado

 Igatu

Abraços,

André.

Ola Andre,

Olha, acho q poderia dividir assim:

Lençóis

 Morro do Pai Inácio

 Marimbus

 Poço do Diabo

 Gruta Azul

 Torrinha

 Cachoeira do Mosquito / Pinturas Rupestres (Tenta ir pra la, os dois lugares eu adorei, e ainda mais se for pro por do sol nas pinturas rupestres. O sol se pondo quase atras do Morro do Camelo e muito lindo.

Vale do Capão

 Cachoeira da Fumaça por cima

 Riachinho

Mucugê

 Poço Azul

 Poço Encantado

 Igatu (Se esse Igatu for o de Xique-Xique, que tem as ruinas da cidade do Garimpo, sinceramente, se tiver que escolher, acho melhor excluir, eu nao vi nada muito interessante e é um pouco longe. Se nao estou enganado e me corrijam se estiver, a Pedra do Cain fica nessa regiao, acho q seria bem mais interessante ir pra Pedra do Cain.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...