Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

Valeu Lycia, vou ver lá. Sobre a trilha, segue a descrição:

CACHOEIRA DA FUMACINHA

A Fumaça do sul do Parque

FUMACINHA POR CIMA

Nível de Dificuldade: Médio

Saída de Mucugê às 8h de carro. Transporte até o Povoado de Cascavel, onde iniciaremos uma trilha de 5 km, sendo 1,5 km de subida e 3,5 km no plano, com bela vista do Gerais, até a Cachoeira da Fumacinha por cima. Mirantes e quedas d’águas com mais de 50 metros poderão ser admirados e fotografados. Em meio ao incrível visual, banho em poços e lanche. Retorno pelo mesmo caminho até o veículo. Chegada em Ibicoara ou Mucugê por volta de 18h.

Distância em caminhadas | 10 km

Distância em veículo | Até 130 km

Abraço,

Humberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Galera,

Já fiz a fumacinha por cima e por baixo, sempre com guias. Por cima, é mil, mas, por baixo, multiplique mil por mil. É algo inacreditável. Para mim, de todos os lugares que já estive na Chapada, é o lugar que mais me impressionou.

Em dez/2010, depois de fazer o Vale do Paty [incluindo Cachoeirão por baixo, Morro do Castelo e Cachoeira do Funil), estendi até Ibicoara para fazer a Fumacinha por baixo, já que tinha feito por cima em 2009. Como saí cedinho do Centro de Ibicoara, consegui chegar até a queda em um horário em que os raios de sol ainda iluminavam o cânion. Foi demais!!

Vejam duas fotos surreais. Na primeira, observem a miniatura de gente na parte inferior esquerda da foto e o cone formado pela luminosidade.

20110409234910.JPG

Esta pedra faz do ambiente ainda mais misterioso e especial.

20110409235155.JPG

Link para o comentário

• Colaboradores

Rapaz, indescritivel o local. Nao deu pra ir na minha primeira vez, mas na proxima irei fazer paty e Buracao e Fumacinha de certo. Agora uma duvida, em que trilha da pra passarmos pelo Gerais do Vieira e outros? ALem disso, alguem pode postar alguma foto desses Gerais?

Link para o comentário

• Membros
Rapaz, indescritivel o local. Nao deu pra ir na minha primeira vez, mas na proxima irei fazer paty e Buracao e Fumacinha de certo. Agora uma duvida, em que trilha da pra passarmos pelo Gerais do Vieira e outros? ALem disso, alguem pode postar alguma foto desses Gerais?

Olá Emmnanuel!

Se eu não me engano, o início da trilha pelo Vale do Pati é pelos Gerais do Vieira. Acho que na Chapada há muitos lugares mais bonitos que os Gerais do Vieira. Acho que ele dentro da trilha do Pati, vc vendo a mudança do relevo e vegetação é legal, mas ir até lá e não passar pelo Cachoeirão etc, não compensa.

Abraço,

Humberto

Link para o comentário

• Membros

Concordo com o HFujita. Quando vc passar para ir ao Pati vc passará pelo Gerais, ir lá só por causa do Gerais não é tão interessante (apesar de não ser uma viagem perdida).

Coloquei em um relato informações e fotos sobre o Gerais: vale-do-capao-chapada-diamantina-ba-2010-t43760.html

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110418211048.jpg 500 375 Legenda da Foto]Vale do Capão visto no caminho para o Gerais[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110418211150.jpg 500 375 Legenda da Foto]Gerais do Vieira - a foto clássica[/picturethis]

Link para o comentário

• Membros

Olá Emmanuel,

A trilha que passa pelo Gerais do Vieira é a trilha da travessia do Vale do Pati. Você pode optar por começar esta trilha no Vale do Capão (o mais comum), por Guiné ou por Andaraí. A travessia passa pelo Gerais do Vieira e Gerais do Rio Preto.

A trilha pode ser iniciada no Vale do Capão, em Andaraí ou em Guiné. Tudo depende da disposição para andar e do gosto pessoal. :wink:

Minha sugestão é começar pelo Vale do Capão, e se tiver disposição para um camping selvagem, ir direto para a Toca do Gavião. Assim após o pernoite você pode conhecer o Cachoeirão por cima, que na minha opinião é o lugar mais bonito que conheci na minha viagem à Chapada e o pernoite na Toca vale a pena.

Outra dica é que se você for com um guia, tem uma trilha que desce da parte alta do Cachoeirão para a parte baixa que eu não conheço mas depois ouvi o pessoal comentando.

No meu site tem os posts com os relatos da travessia, fotos e track de GPS. http://destinotrilha.blogspot.com/2011/02/travessia-do-vale-do-pati-parte-1.html

Em breve vou disponibilizar os relatos aqui no fórum.

Abraço.

Link para o comentário

• Colaboradores

OPa, valeu mesmo Humberto, Lycia e Iuri pelas respostas. Realmente pelas fotos e relatos que me falaram ir so pra ve-los nao compensa, mas nao iria fazer isso nao, iria mesmo era fazer o Paty e vou querer com certeza ir no Cachoeirao. Valeu!!!!

Link para o comentário

• Membros

Olá pessoal...

Vou para a Chapada em julho e, antes de iniciar a leitura deste fórum, eu estava com a idéia de contratar uma agencia para fazer os passeios, porém os preços estão realmente abusivos e decidi contratar um guia quando chegar em Lençóis.

Pretendo ficar 10 dias na Chapada e gostaria de pedir indicações de guias pra quem já foi.

Uma indicação que vi aqui mesmo neste fórum foi a do Mikael - Pousada do Sossego.

Outra idéia seria procurar a Associação de Condutores (ACVL).

Vocês têm sugestões?

Outra coisa: Há alguma dificuldade em arranjar guia para fazer os passeios assim "em cima da hora"? Há algum passeio que precise de agendamento prévio?

Valeu.

Link para o comentário

• Membros
Olá pessoal...

Vou para a Chapada em julho e, antes de iniciar a leitura deste fórum, eu estava com a idéia de contratar uma agencia para fazer os passeios, porém os preços estão realmente abusivos e decidi contratar um guia quando chegar em Lençóis.

Pretendo ficar 10 dias na Chapada e gostaria de pedir indicações de guias pra quem já foi.

Uma indicação que vi aqui mesmo neste fórum foi a do Mikael - Pousada do Sossego.

Outra idéia seria procurar a Associação de Condutores (ACVL).

Vocês têm sugestões?

Outra coisa: Há alguma dificuldade em arranjar guia para fazer os passeios assim "em cima da hora"? Há algum passeio que precise de agendamento prévio?

Valeu.

Bem, acho que a Frida pode ter indicar uns bons guias em Lençóis. Depende de onde for (Serrano, Pai Inácio) não vai precisar de guia ou pode contratar um guia mirim, que é mais em conta. Como já relataram no fórum, guia não falta na Chapada e negociar direto com os guias é mais barato que através de atravessadores (agências). Acho que se tiver uma boa referencia de guia, é bom agendar, para vc não perder tempo procurando guia e acabar com um guia ruim.

A Chapada é enorme, uma coisa que seria útil é definir quais as atrações quer conhecer, em quais cidades ficam e qual a logística de deslocamento (alugar um carro, busão, pau de arara etc). Acho que a grande limitação na Chapada é a logística, as linhas intermunicipais tem poucos horários e sem carro, vc fica na mão de agências ou perde muito tempo.

Boa viagem e quando retornar, poste aqui suas dicas, eu vou para lá em setembro.

Abraço,

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...