Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Vitor, muito obrigada pelas dicas, mas deixe-me tirar uma dúvida com vc: esses passeios sem guia vc acha q quem nunca fez trekking pode fazer tb? Digo isso pq não tenho experiência em trilhas e sei lá... dá um certo medo ir assim sem guia, não?? Ou vc acha q é di boa fazer isso?

Mirela,

De todos esses que mencionei, acho que o único não recomendável a uma pessoa totalmente inexperiente seria a Rampa do Caim, em Igatu. Os outros são mais tranquilos.

É claro que nas primeiras vezes que a gente anda sozinho no mato, podemos ficar um pouco perdidos em alguns pontos até encontrarmos as tilhas certas. Mas se você estiver com disposição para explorar um pouco o local, consegue-se encontrar a cachoeira desejada gastando-se um pouco mais de tempo, numa boa.

Em nenhum dos passeios que citei, com exceção da Rampa do Caim, corre-se algum risco de ficar perdido no mato e não consegui voltar para a cidade. Repare que na maior parte deles, nem é preciso caminhar!

Vá tranquila e aproveite a experiência!

::otemo::

Abraços,

Vítor

PS: Leve sempre água mineral para as caminhadas, pois não é muito recomendável beber a água da Chapada. Apesar de pura, ela costuma provocar dor de barriga em quem não está acostumado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores
Boa tarde!!

Alguem já ficou na Pousada Residencial do Beco? http://residencialdobeco.blogspot.com/

Sabem dizer se é um bom lugar para passar uns dias em época de carnaval?

obrigada.

Nao li nada a respeito dessa pousada, mas da uma conferida la na Sossego, eles tem site e fala com a Ivana, vai gostar de la.

Link para o comentário

• Colaboradores

Bem Coelho, concordo em parte contigo, as trlhas pro Ribeira do Meio, de baixo e de cima e as pra do Serrano, poço halley, cachoeirinha e primavera, da pra ir tranquilo sozinho, ate pq tem sempre gente indo, agora ja outras como a Fumaça por Cima, teve um grupo la que ia se perder se nao fosse o guia que tava comigo alertar eles, ja tava chovendo e com nevoeiro e eles iriam parar pras bandas da cachoeira do 21, e de la pra se perder e facil facil. Nao aconselho ir sozinha Mirela. FAle com a Pousada, veja se tem mais alguem pra ir, geralmente tem. A rampa do cain nao cheguei a ir pq fui por agencia pra Igatu, mas pra ir sozinha pra la, so se for pra passar alguns dias, pq e muito longe de Lençois e pra chegar la é subindo uma parte da Chapada e numa pista de calçamento e estreita q so cabe um carro.

Eu preferi pagar um guia pra esses locais perto de Lençois por dois motivos, no dia em que cheguei a Lençois ainda estava sozinho e ja eram 15 h, pra ir pro Ribeirao do Meio e deixar minhas coisas la ao relento sem ninguem cuidando, pagar um guia foi a melhor escolha, alem de que ele tirou fotos minhas descendo o tobogã. O outro motivo, vc curte tranquilo o lugar sem se preocupar em se perder. Entao foi um dinheiro bem gasto pra mim. Agora, procure um guia legal, que nao queira explora-la.

Link para o comentário

• Membros
Boa tarde!!

Alguem já ficou na Pousada Residencial do Beco? http://residencialdobeco.blogspot.com/

Sabem dizer se é um bom lugar para passar uns dias em época de carnaval?

obrigada.

Nao li nada a respeito dessa pousada, mas da uma conferida la na Sossego, eles tem site e fala com a Ivana, vai gostar de la.

Obrigada!

Link para o comentário

• Membros de Honra

isso ai emmanuel_oliveira !!

sempre qdo forem fazer trilhas, preferencialmente, não a façam sozinhos e sempre levem utensilhos q sirvam para sua orientação (mapa, busola, gps) ou mesmo um guia, qdo preciso for.

Uma situação inusitada nos aconteceu em Lençois, quando fomos intimados por uns 'guias mirins' para fazer as trilhas, por qq quantia $ ...um casal com quem estavamos resolveu aceitar, no caminho fomos refletindo sobre o ato. Ao mesmo tempo q poderiamos estimular a profissionalização desta ação, também estariamos reproduzindo uma certa 'exploração infantil'. No passar da trilha fomos surpreendidos por inumeras travessuras dele, tentava nos assutar, então fomos percebendo q ele se divertia muito com isso, ali era o quintal da casa dele e ainda um 'ganha pão'. afinal, ele se tornou até amigo do orkut hehehekkkk

ah, e tb, como ele ñ poderia nos levar às outras trihas mais longas (sua mãe ñ deixava), nos indicou seu primo, um cara figuraça q tinha um grupo de arrocha e fez todos entrarem na dança kkkkkkkkkk

Link para o comentário

• Membros

Gente, li todo o fórum e, agora, tenho apenas algumas perguntas pontuais, para as quais não encontrei respostas. Antes de tudo, obrigada a todos. Este fórum é mesmo muito legal.

Bom, vou pra Chapada do dia 12 ao 20 de março. Em total, estarei lá seis dias. Pensei no seguinte roteiro, com as devidas perguntas ao lado:

1º dia - chegamos de Salvador direto no Capão. Como pretendo ir a Lençóis fazendo a Fumaça por baixo, dá pra fazer o Morrão neste dia, sem carro???

2º dia - Capão- Lençóis, passando pela Fumaça por baixo e pela Mixilla É possível? Calculei dois dias, é isso mesmo? Dizem que essa trilha é bem difícil, mas estou acostumada com trilhas e, nos trechos difíceis, vou devagar, mas aguento, hehe Dá pra encarar?? Preciso agitar o guia com antecedência ou tenho como ver isso lá? Alguém que foi recentemente poderia me dizer o preço. Vi que são R$ 80. Por pessoa ou diária independente do número de pessoas? Vamos eu e meu namorado. O preço inclui o transporte até a trilha?

3º dia - Capão-Lençóis, passando pela Mixilla.

4° dia - Lençóis - Pai Inácio Dá pra fazer sem carro, é fácil achar transporte??

Tenho ainda o 5º e o 6º dia livres em Lencóis. Pensei em fazer Torrinha. Dá pra fazer sem carro? Confesso que ando desanimada com Pratinha, depois dos comentários de que está muito farofada e cara. Sossego vale a pena e dá pra fazer desde Lençóis sem carro??

No sexto dia, pensei em tentar ir ao Poço Azul e Encantado? Dá pra ir desde Lençóis? Quanto se gasta com isso?? Não posso gastar muito, tem como ir de forma independente, sem carro?

E, por último, acham que vale a pena ficar os últimos dois dias em Lençóis ou melhor ficar mais um antes no Capão. E, nesse caso, o que recomendam por lá, de um dia, mais leve, antes de encarar Fumaça por baixo???

Tava pensando em fazer o trajeto Lençóis-Salvador à noite pra economizar hotel. Mas queria também conhecer a estrada. Vale a pena??

Obrigada.

Bjos

Link para o comentário

• Colaboradores

Ola Dasborges, vou responder as que posso responder

4° dia - Lençóis - Pai Inácio Dá pra fazer sem carro, é fácil achar transporte??

SE VOCE ESTIVER NO CAPAO, NAO TEM COMO IR SEM CARRO, A NAO SER QUE QUEIRA ANDAR O DIA TODO E DORMIR PELO MATO, E ACHO Q NAO TEM GUIA Q FAÇA ESSE PERCURSO. DE LENÇOIS FICA MENOS LONGE, MAS DO MESMO MODO, ACHO Q A PÉ NAO DA PRA FAZER. O Q VC PODE FAZER E ARRANJAR CARONA DE LENÇOIS PRO PAI INACIO, MAS CHEGANDO LA, SERIA BOM TER UM GUIA, LA MESMO NO PAI INACIO TEM O GAP (GRUPO AMBIENTALISTA DE PALMEIRAS), PODE SER Q ELES TE GUIEM NO PAI INACIO POR CIMA E POR BAIXO.

Tenho ainda o 5º e o 6º dia livres em Lencóis. Pensei em fazer Torrinha. Dá pra fazer sem carro? Confesso que ando desanimada com Pratinha, depois dos comentários de que está muito farofada e cara. Sossego vale a pena e dá pra fazer desde Lençóis sem carro??

BEM, SE NAO ME ENGANO, A TORRINHA FICA TAO LONGE QTO PRATINHA, SEM CARRO ACHO DIFICIL TB, TUDO VAI DEPENDER DE ONDE VC FICARÁ. DO CAPAO, TUDO FICA MAIS DIFICIL E LONGE, POIS A ESTRADA E EXTREMAMENTE RUIM. SO VAI PAU DE ARARA DE PALMEIRAS PRO CAPAO EM SUA MAIORIA. A PRATINHA REALMENTE É O Q V FALOU, MUITA FAROFADA, SO VALE A PENA IR LA PRA FAZER A FLUTUAÇAO NA GRUTA AZUL, NAO FIZ, MAS MINHA AMIGA FEZ E FICOU MARAVILHADA. SOSSEGO, SEM COMENTARIOS DE LA, DOS PASSEIOS Q FIZ, FOI O MELHOR, MAIS DESAFIADOR E MAIS BONITA TRILHA. DA UMA OLHADA NO MEU RELATO, TEM MUITA COISA BOA LA. SOSSEGO, SAINDO DE LENÇOIS, SAO 7 KM DE CAMINHADA PRA IR E MAIS 7KM PRA VOLTAR, E AI NA VOLTA AINDA PODE CONHECER O RIBEIRAO DE CIMA, DO MEIO E DE BAIXO, NUM SO DIA. SE É ACOSTUMADA COM TRILHAS, NAO TERA DIFICULDADES NA SOSSEGO.

No sexto dia, pensei em tentar ir ao Poço Azul e Encantado? Dá pra ir desde Lençóis? Quanto se gasta com isso?? Não posso gastar muito, tem como ir de forma independente, sem carro?

A NAO SER OS LOCAIS AO REDOR DE LENÇOIS, TODO O RESTO FICA COMPLICADO FAZER SEM CARRO E INDEPENDENTE. SE ALUGAR SOZINHA, SAI CARO. TENTA VER UM GUIA COM CARRO, NO MEU RELATO TEM O SAMUCA CORRERIA. OU TENTA AGENCIA PRA FAZER POÇO AZUL, O ENCANTADO EM JANEIRO AGORA TAVA INTERDITADO. DA UMA LIDA NO RELATO Q VAI TE RESPONDER TUDO ISSO.

E, por último, acham que vale a pena ficar os últimos dois dias em Lençóis ou melhor ficar mais um antes no Capão. E, nesse caso, o que recomendam por lá, de um dia, mais leve, antes de encarar Fumaça por baixo???

BEM, NAO ENTENDI DIREITO AS SUAS PERGUNTAS, VAI FICAR PRIMEIRO NO CAPAO OU EM LENÇOIS? NA MINHA OPINIAO, SERIA MELHOR PROCURAR FAZER TUDO Q DA EM LENÇOIS E DEIXAR PRA FAZER A FUMAÇA SAINDO DO CAPAO, Q AI VALE MAIS A PENA E CURTIR QTO QUISER NO CAPAO, NAO DORMI LA, MAS QDO FUI CONEHCER A FUMAÇA POR CIMA, AMEI O LOCAL, PROXIMA VEZ FICAREI UNS DIAS LA.

Tava pensando em fazer o trajeto Lençóis-Salvador à noite pra economizar hotel. Mas queria também conhecer a estrada. Vale a pena??

AH, NAO VALE A PENA NAO, SAINDO DE LENÇOIS É ATE BONITA A PAISAGEM, MAS DEPOIS FICA NORMAL, SE QUER ECONOMIZAR, É MELHOR IR A NOITE, EU PARTICULARMENTE EVITO VIAJAR A NOITE, SO AVISO QUE A BR 242 TEM MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITOS CAMINHOES E OS CAMINHONEIROS ADORAM ANDAR NA CONTRA-MAO, MESMO VINDO CARROS NO SENTIDO CONTRARIO, NOS PASSEIOS QUE FIZ UTILIZANDO A BR 242, DIVERSAS VEZES OS MOTORISTAS DA AGENCIA TINHAM QUE IR PRO ACOSTAMENTO PRA NAO BATER NOS CAMINHOES. ENTAO, FICA O ALERTA.

Link para o comentário

• Membros

Bom, vou pra Chapada do dia 12 ao 20 de março. Em total, estarei lá seis dias. Pensei no seguinte roteiro, com as devidas perguntas ao lado:

1º dia - chegamos de Salvador direto no Capão. Como pretendo ir a Lençóis fazendo a Fumaça por baixo, dá pra fazer o Morrão neste dia, sem carro???

Um dia p o Morrão e Águas Claras ou apenas Morão caso vc queira ir ao topo dele. A fumaça terá q ficar p o dia seguinte. P o Morrão vc terá que ir de manhã. A subida ao topo é cansativa, já Morrão e Águas Claras é tranquilo. Precisa de carro p chegar ao início. Veja quanto o pessoal da rural cobra p te levar ao início e te buscar lá depois, em junho de 2010 me cobraram R$ 14,00 ida e volta (estava num grupo de 5 pessoas).

2º dia - Capão- Lençóis, passando pela Fumaça por baixo e pela Mixilla É possível? Calculei dois dias, é isso mesmo? Dizem que essa trilha é bem difícil, mas estou acostumada com trilhas e, nos trechos difíceis, vou devagar, mas aguento, hehe Dá pra encarar?? Preciso agitar o guia com antecedência ou tenho como ver isso lá? Alguém que foi recentemente poderia me dizer o preço. Vi que são R$ 80. Por pessoa ou diária independente do número de pessoas? Vamos eu e meu namorado. O preço inclui o transporte até a trilha?

Fumaça por baixo = 3 dias. A trilha é difícil, principalmente a Serra do Veneno e o Morro do Macaco. Sobre o guia é sempre bom vc ir com alguém recomendado. Vê o cara que o Emmanuel recomendou, não conheço mas ele recomendou várias vezes, então, deve ser bom. De qualquer forma lá vc acha um guia na Associação. Tem um bastante experiênte e que as pessoas sempre procuram, o nome dele é Flô (Florisvaldo). Ele é guia do Hostel Lençóis, mas acredito que negocie a parte. Todos esses guias que eu estou falando são de Lençóis, no Capão tem uma Associação tb que fica na entrada da trilha da fumaça. Normalmente as pessoas fazem a Fumaça por baixo saindo de Lençóis para chegar ao Capão, por que vc quer fazer ao contrário? Sugiro que vc faça o tradicional mesmo até pela facilidade de chegada. Seu ônibus vai primeiro p Lençóis, depois p Palmeiras e de lá vc vai pegar a rural, acho mas fácil ficar logo em Lençóis e de lá seguir p o Capão.

Por causa da dificuldade da trilha os guias cobram R$80,00 por dia e por pessoa, em trilhas mas simples o valor varia entre R$60,00 e 80,00 por grupo de até 5 pessoas (em lençóis eles cobram mais caro R$80,00 a 100,00, já vi R$110,00 com carro).

Mixila é outra trilha.

3º dia - Capão-Lençóis, passando pela Mixilla.

Mixila - outra trilha saindo de Lençóis - 2 dias.

Veja o relato do Peter Loft, ele já fez essa trilha.

Precisa de carro. Veja um guia com carro.

Eu sou suspeita, pois amo o Capão. Se vc gosta de urbanização fique mais em Lençóis, se gosta de um ambiente mais alternativo fique mais no Capão.

A estrada não vale a pena não. Eu sempre viajo a noite tb p economizar o dia, não vejo problema não.

Qualquer coisa dá uma olhada nesse site aqui sobre Lençóis:

http://www.guialencois.com.br/zoup.fit.asp?fit_pagina=5&fit_pagina_pai=0&fit_tipotexto=1&fit_tipogaleria=0&fit_texto_coluna=0&ZoupSkin=Lilas

Link para o comentário

• Membros

Pessoal,

Em Janeiro fiz uma viagem de 13 dias pela Chapada Diamantina. Estou preparando um relato para colocar aqui no site.

Não sei se é permitido, mas por enquanto vou deixar o link do meu blog onde fiz o primeiro post com as informações básicas, e fotos, para quem vai para lá.

http://destinotrilha.blogspot.com

Qualquer dúvida é só perguntar que o que eu souber eu respondo.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...