Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Sobre o mirante do cachoeirão, estou pesquisando se dá para fazer em um dia a partir de guiné. Peguei umas fotos na web é muito bonito!

Abraço.

Olá Fujita.

Sim, muitos fazem em um dia, uma boa caminhada que sobe a Serra do Esbarrancado pela trilha do Morro do Beco e percorre os Gerais do Rio Preto e ainda dá para passar pelo Mirante do Paty.

Só não posso te garantir que conseguirá guia em Guiné (as vezes é difícil), mas em Palmeiras com certeza.

O mapa que fazia parte do conteúdo desta mensagem foi retirado do ar por solicitação dos autores da obra

Abraço.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros
Pessoal, depois de ler as 31 páginas deste tópico, tive uma idéia bastante ampla da Chapada Diamantina, porém preciso de suas preciosas dicas.Chegaremos, minha esposa e eu, em Salvador no dia 05/02 as 8:30 da manhã e alugaremos um carro para melhor deslocamento na Chapada, devido as distâncias entre as localidades.Voltarei no dia 14/02 às 19:55.Depois de muita pesquisa, decidimos que queremos ver/visitar: Fumacinha, Buracão, Fumaça por cima, Morro do Pai Inácio, Rampa do Caim, Torrinha, Poço Azul. Quais seriam as cidades ou vilas que devemos nos hospedar para visitarmos estas atrações? Neste período é fácil encontrar pousadas ou deve-se fazer reserva? E as estradas? Carro comum chega nestes locais(até o início das trilhas) ou somente 4x4?

Aqui neste site tem um mapa legal para vc visualizar os roteiros, cidades etc: http://www.guiachapadadiamantina.com.br/mapa-do-parque/

Eu tenho um outro super completo, mas acho que para planejar este é mais limpo. Quando voltar por favor me passe o contato dos guias que contratar e os valores... Acho que vc vai ter dias sobrando, por que não vai conhecer o Mirante do Cachoeirão?

Abraço,

Humberto

Humberto,

Pode deixar, que passarei os contatos e valores do guias. ::otemo:: Quanto ao Mirante do Cachoeirão, é este da segunda foto? Quando descobrir como chegar até lá, por favor fale aí pra gente!

Abraços,

Luiz Angelo

Link para o comentário

• Membros

Luiz, a primeira é a vista de cima do cachoeirão. A segunda é do mirante do cachoeirão. Ele é feito no roteiro de travessia do vale do paty, demora de 3 a 5 dias, dependendo de onde começa e onde termina. Eu vi roteiros de algumas operadoras com o vale em um dia, mas não incluía o cachoeirão.

Abraço,

Link para o comentário

• Membros

Boa tarde, pessoal!!

Primeiramente, gostaria de agradecer por todo o conteúdo desse fórum e por todas as dicas e informações postadas. Realmente são informações muito valiosas, mesmo as mais simples.

Eu estou começando agora com essa história de mochilar por aí... rsrs... Sou de SP, marinheira de primeiríssima viagem, vou pra Chapada sozinha em fev/2011 e graças a ajuda de todos agora me sinto menos perdida e pude (finalmente!!) começar a elaborar um roteiro... Porém ainda tenho algumas dúvidas, não sei se já foram respondidas aqui, mas se já foi me desculpem... É o cansaço... rsrs...

Minha principal preocupação é quanto se gasta (em média) numa viagem dessas... Eu pretendo gastar em torno de 1200,00 a 1300,00 reais nessa viagem (fora a passagem aérea, devidamente parcelada no cartão... rsrs...), valor que eu me baseei vendo o guia "viajar bem e barato", publicação do Guia 4 rodas... Tempo pra mim não será problema, pois terei 30 dias de férias... Gostaria de ficar de 20 a 25 dias na Chapada, com esse valor isso é possível??

Se não der, queria ficar pelo menos uns 15 dias, pra poder conhecer bem... Não sou fã de camping e nem de dormir no meio do mato, ou seja, provavelmente essas super trilhas vale do Paty e fumaça por baixo não estarão no meu roteiro (inclusive por uma questão financeira, ou seja, se eu não for fazer essas trilhas longas não há motivos para ficar tanto tempo (20 dias) na chapada, certo? Ou errado? Alguém me dá uma luz!!!

Outra questão: essas trilhas de vários dias são muito pesadas para quem nunca fez trekking? Eu estou meio fora de forma, (comecei a correr faz pouco tempo), não tenho o hábito de fazer longas caminhadas e essa tal de "escalaminhada" me deixou um pouco assustada! (É o medo de altura falando mais alto...) Gostaria muitíssimo de fazer o vale do paty, mas como já explicado acima não sei se vai dar... O que vcs me recomendam?? Ah, um bom tênis de corrida é suficiente?? Ou eu é algo imprescíndivel aquelas botas de trekking??

Segue abaixo mais ou menos o q eu quero fazer por lá, baseado nas 32 páginas de relatos que eu li nesse fórum e o q eu imagino q seja a melhor logística (baseado no site http://viajeaqui.abril.com.br/guia4rodas/roteiros-de-viagem/guia-brasil-2011/chapada-diamantina/ ), pois dependerei de busão, van, pau-de-arara, carona, jegue, ou qq outro meio de transporte que lá tenha...rsrs...

(Pretendo começar e teminar meu roteiro em Lençóis, de onde pegarei o busão pra Salvador na volta (ou seria melhor começar em Lençóis e terminar em Palmeiras, como alguém já citou aqui?))

Chegando em Lençóis (de manhã cedinho) antes de ir pra pousada já ir conhecendo a cidade, achando guia e pessoas para os próximos passeios, e depois ir conhecer a gruta da Torrinha, Lapa Doce, Pratinha e Gruta Azul, e Morro do Pai Inácio. Talvez Cachoeira do Sossego.(2 ou 3 dias em Lençóis)

Seguir para o Vale do capão, pra ver a tão falada cachoeira da fumaça por cima. ficar uns 2 dias por lá tb. (Além da fumaça por cima, o que mais é recomendável lá? Quem sabe eu me animo e não faço o trekking pro vale do Paty?? rsrs...

Seguir pra Andaraí pra ver Marimbus e o poço azul. Uns dois dias também.

Seguir para Xique Xique do Igatu e visitar algumas cachoeiras e rampa do Caim. 2 dias?

Seguir para Mucugê: Cachoeirão, Poço Azul e Poço Encantado. 2 dias?

Depis ir para Ibicoara: Fumacinha e Buracão. 3 dias

Daí eu só não sei como faço pra voltar pra Lencois ou pra Palmeiras... rsrs... quem sabe a fumaça por baixo??

então, esse é o roteiro improvisado q eu fiz... Aceito sugestões, críticas, modificações, etc.

Abraços!!

Link para o comentário

• Membros
Minha principal preocupação é quanto se gasta (em média) numa viagem dessas... Eu pretendo gastar em torno de 1200,00 a 1300,00 reais nessa viagem (fora a passagem aérea, devidamente parcelada no cartão... rsrs...), valor que eu me baseei vendo o guia "viajar bem e barato", publicação do Guia 4 rodas... Tempo pra mim não será problema, pois terei 30 dias de férias... Gostaria de ficar de 20 a 25 dias na Chapada, com esse valor isso é possível??

mitrusla,

1º REGRA: Faça uma planilha de custos. Para tanto, vc tem que levar em consideração o local que vc vai ficar (Hotel, pousada, albergue ou camping?), quanto vai custar a hospedagem? Depois, quanto vc quer gastar com alimentação e locomoção (veja o preço das passagens)? Quanto está disposta a reservar para gastar à toa (bebidas fora do orçamento de alimentação, lembrancinhas etc). Deixe dinheiro sobrando para qualquer eventualidade.

Se não der, queria ficar pelo menos uns 15 dias, pra poder conhecer bem... Não sou fã de camping e nem de dormir no meio do mato, ou seja, provavelmente essas super trilhas vale do Paty e fumaça por baixo não estarão no meu roteiro (inclusive por uma questão financeira, ou seja, se eu não for fazer essas trilhas longas não há motivos para ficar tanto tempo (20 dias) na chapada, certo? Ou errado? Alguém me dá uma luz!!!

A chapada não só tem trilhas longas e há varias cidades que fazem parte da Chapada, mas se vc não quiser ficar o tempo todo lá, pq não considera um tempinho em Salvador? Você tem que procurar o que o lugar tem a oferecer para escolher o que vc quer fazer. Os passeios mais "lights" podem ser acessíveis apenas a carro e, excluídas todas as possibilidades já ditas em tópicos ai acima, vc talvez tenha que contratar uma agência. Vc já entrou em contato com alguma para saber os preços?

Outra questão: essas trilhas de vários dias são muito pesadas para quem nunca fez trekking? Eu estou meio fora de forma, (comecei a correr faz pouco tempo), não tenho o hábito de fazer longas caminhadas e essa tal de "escalaminhada" me deixou um pouco assustada! (É o medo de altura falando mais alto...) Gostaria muitíssimo de fazer o vale do paty, mas como já explicado acima não sei se vai dar... O que vcs me recomendam?? Ah, um bom tênis de corrida é suficiente?? Ou eu é algo imprescíndivel aquelas botas de trekking??

Se vc não tem costume, nem "espírito aventureiro", nem gosta de camping não vá para trilhas que exijam isso. Tem opções tão legais quanto. Respeite seus limites e sua natureza. Se vc não vai querer virar uma trekker, nem vai fazer trilhas difíceis não há porque comprar uma bota que irá ficar inutilizada depois. Em Lençóis tem lugares que a trilha é toda batida em chão de areia, seu tênis é suficiente. Só não vá querer fazer a fumaça por baixo com ele (brincadeira). Ande "na manha" e tenha cuidado para a sola não soltar (vc corre esse risco, visto que tênis de corrida não foi feito para trilha). Prefira o tênis que não seja novo e bom para corrida, certamente ele irá voltar acabado.

Segue abaixo mais ou menos o q eu quero fazer por lá, baseado nas 32 páginas de relatos que eu li nesse fórum e o q eu imagino q seja a melhor logística (baseado no site http://viajeaqui.abril.com.br/guia4rodas/roteiros-de-viagem/guia-brasil-2011/chapada-diamantina/ ), pois dependerei de busão, van, pau-de-arara, carona, jegue, ou qq outro meio de transporte que lá tenha...rsrs...

(Pretendo começar e teminar meu roteiro em Lençóis, de onde pegarei o busão pra Salvador na volta (ou seria melhor começar em Lençóis e terminar em Palmeiras, como alguém já citou aqui?))

Chegando em Lençóis (de manhã cedinho) antes de ir pra pousada já ir conhecendo a cidade, achando guia e pessoas para os próximos passeios, e depois ir conhecer a gruta da Torrinha, Lapa Doce, Pratinha e Gruta Azul, e Morro do Pai Inácio. Talvez Cachoeira do Sossego.(2 ou 3 dias em Lençóis)

Vá para sua pousada (veja as médias de preço na época que vc vai e não feche com ninguém, cara a cara é mais barato. Ah, tem uns caras na rodoviária que querem te levar às pousadas, eles sempre levam nas mais caras), deixe suas coisas lá e depois vc vê o resto. Há uma associação de guias (os passeios variam entre R$60,00 e 80,00 - sem carro). Na rodoviária vc já procura quem está afim de se juntar a vc.

Seguir para o Vale do capão, pra ver a tão falada cachoeira da fumaça por cima. ficar uns 2 dias por lá tb. (Além da fumaça por cima, o que mais é recomendável lá? Quem sabe eu me animo e não faço o trekking pro vale do Paty?? rsrs...

Pati sem bota literalmente não. Sobre o q fazer lá, dê uma vasculhada aqui no site.

Seguir pra Andaraí pra ver Marimbus e o poço azul. Uns dois dias também.

Seguir para Xique Xique do Igatu e visitar algumas cachoeiras e rampa do Caim. 2 dias?

Seguir para Mucugê: Cachoeirão, Poço Azul e Poço Encantado. 2 dias?

Depis ir para Ibicoara: Fumacinha e Buracão. 3 dias

Fumacinha é uma trilha que exige bota e acampar no local. Só te lembrar o seguinte: a locomoção na Chapada é horrível, vc tem que saber em que cidade vc pega ônibus para ir para outra, não há ônibus fácil para rodar, e Igatu, se quer, tem ônibus.

Vc já deu uma olhada no mapa da Chapada? Veja quais são as cidades mais próximas uma da outra etc. para vc não ficar indo e voltando. Planeje isso ai melhor.

Vá np tópico: guia do mochileiro de 1º viagem, tem boas dicas.

Abs

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Membros

Olá Pessoal! Em fevereiro irei pra a Chapada, mas terei apenas 10 dias. Alguém sabe me indicar os verdadeiros guias (bom e barato) do local. Não pretendo fazer trilhas de mais de um dia. Não tenho preparo físico pra isso rsrs. Mas se for necessário para conhecer lugares especiais, dá pra arriscar.

Queria também praticar rapel. Alguém sabe me indicar alguma agência ou guia mesmo. E quais são os valores médios?

Link para o comentário

• Membros de Honra

Gi_2010,

Tudo bem?

As principais cidades da Chapada Diamantina tem suas associações de condutores de visitantes, eu conheço duas delas:

ACVVC - Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão: (75) 3344-1087.

Associação dos Condutores de Visitantes de Lençóis: (75) 3334-1425

Quanto a indicação de um guia, conheço quase todos do Vale do Capão e alguns em Lençóis, porém é bem melhor vc deixar pra acertar o guia por lá, pois vc pode negociar o preço e tb se juntar a outras pessoas pra ficar mais barato. Não se preocupe, guias na chapada diamantina é o que não falta!! outro dia faltou cerveja mas guia nunca falta!!rsrsr ::lol4::

Se vc quiser mesmo acertar antes, me fala que eu deixo aqui os nomes e telefones dos meninos!

Abraços!

Link para o comentário

• Membros de Honra
... Queria também praticar rapel. Alguém sabe me indicar alguma agência ou guia mesmo...

Em Lençóis procure a Luan ou o Henrique da Fora da Trilha:

http://www.foradatrilha.com.br/

Se for para Igatu procure o Rafael "Macaco":

http://www.igatuescalada.blogspot.com/

http://ideiacheque.com/escalada/escalada/

Abraço.

Link para o comentário

• Membros

Galera,

Acabo de voltar da Chapada e vou deixar quatro dicas:

1. O albergue da HI em Lençóis, o Hostel Chapada (http://www.hostelchapada.com.br), é excelente!

2. O restaurante Fazendinha & Tal, na Rua das Pedras em Lençóis, também é ótimo. As porções para duas pessoas servem tanquilamente três famintos e talvez até quatro moderados.

3. Não comam o ceviche do restaurante El Jamiro, também em Lençóis. É horrível!

4. Não deixem, em hipótese nenhuma, de ir à Cachoeira do Buracão, que fica em Ibicoara. É a cachoeira mais bonita que já vi, e olha que já fui em várias, já que aqui em Minas tem um monte. Ela é meio escondida, então se você não estiver acompanhado de alguém que conheça a região será necessário contratar um guia (R$ 80,00 por grupo).

Abraços,

Vítor

Link para o comentário

• Membros de Honra

4. Não deixem, em hipótese nenhuma, de ir à Cachoeira do Buracão, que fica em Ibicoara. É a cachoeira mais bonita que já vi, e olha que já fui em várias, já que aqui em Minas tem um monte. Ela é meio escondida, então se você não estiver acompanhado de alguém que conheça a região será necessário contratar um guia (R$ 80,00 por grupo).

O guia é indipensavel tanto para o buracão quanto para a fumacinha, não por causa do acesso que é relativamente facil, mas sim porque a associação so permite visitas acompanhadas por um guia.

Eu detesto a sensação de me sentir obrigado a fazer algo, ainda mais quando sei que é possivel fazer sozinho, mas la paguei e fiquei 100% satisfeito. Os caras fazem um trabalho de conscientização e fiscalização que é bem interessante e justifica o rigor.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...