Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra

O melhor jeito pra se virar na chapada é juntar com uma galera ou, que ja tenha carro ou, pra alugar, ao menos, pra fazer esses roteiros mais distantes. No quesito água, ande o mais prevenido possível. e a melhor coisa é se hidratar bem no café da manhã, com muitas frutas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra
Ola pessoal, estou partindo dia 15 de janeiro agora pra Chapada, so tenho mais uma duvida, rsrsrsrs

Caso precisemos tomar agua no meio das trilhas, recomendam beber as aguas dos riachos rios e cachoeiras ou temos q levar o maximo de agua?

Olá Emmanuel.

Em trilhas longas o adequado é levar o mínimo necessário (uma questão de peso e volume) para isso procure se informar sobre as distâncias a serem percorridas e condicione seu corpo à água racionada.

Na Chapada Diamantina assim como em todas as nossas chapadas e por todo o Cerrado muitos dos rios possuem uma coloração marrom acobreada, essa cor é derivada da matéria orgânica em decomposição. O solo da Chapada é rochoso e a matéria orgânica se deposita sobre ele, quando a água passa por essa camada ela adquire essa coloração advinda dos taninos e ácidos húmicos presentes nesse material.

Apesar dessa água ser potável evite consumir em grande quantidade, pois o tanino possui a propriedade de laxante natural.

Abraço e boas trilhas.

Link para o comentário

• Membros

Oi Ricardo e Ever! Td bem?

Em abril estarei indo com 2 amigas conhecer a Chapada, mas teremos apenas 4 dias para curtir. Pergunta: Consigo contratar algum guia com jipe que possa fazer uma espécie de circuito conosco? Sem precisarmos voltar para a mesma base todos os dias. Indicam alguém que faça esse tipo de passeio?

Link para o comentário

• Membros

Vc deve passar em alguma associação de guias do lugar que vc vai e perguntar se tem algum com carro que faça isso e combinar o preço com ele, pois com o carro eles aumentam o preço. Outra opção é tentar achar alguém que tenha uma rural (carros que andam por lugares com terreno acidentado), no Capão tem várias na praça, e propor esse programa ao motorista, aí o guia, caso ainda precise, vc contrata por fora.

Link para o comentário

• Membros

Pessoal, estarei indo para Chapada no dia 18/09/11. Iremos eu e minha noiva passar 7 dias. O nosso voo deve chegar 21:00 e o busão sai às 23:30, não? Dá tempo para sair do aeroporto e chegar na rodoviária? Não sei onde li que estava perigoso viajar Salvador-Lençóis a noite...Esta informação procede? No dia 19 devemos fazer os passeios a pé por Lençóis. No dia 20 alugaremos um carro (só tem a Ludkan em Lençóis? 150/dia tá meio caro comparado com a locação em outras cidades...) para ir ao Poço Azul e Poço Encantado (o IBAMA vai liberar a visitação ao poço encantando até lá?). Dormiremos em Mucugê (pousada monte azul) e seguiremos para Ibicoara para ver a majestosa cachoeira do buracão. De lá retornamos para Lençóis. No dia 21 seguiremos de carro para Iraquara, ver a gruta do lapão doce, torrinha, pratinha, azul e o por do sol no pai inácio. É possível ver tudo isso num só dia? No dia 22 vamos para o vale do capão, fazer passeios de um dia (fumaça por cima, gerais do vieira, riachinho). Estava pensando em ficar no lothorien (eu sou ovolactovegetariano)....Ele fica muito longe da rodoviária de palmeiras? Nesta época do ano, com qual antecedencia é bom eu reservar pousadas? Tem algo imperdível que eu poderia colocar no meu roteiro? Exceto os trekkings do Vale do paty, pois minha noiva não quer pernoitar no mato. Obrigado pelas dicas que vcs já deram nestas 40 páginas... ::otemo::

Link para o comentário

• Membros

Olá HFujita,

Pessoal, estarei indo para Chapada no dia 18/09/11. Iremos eu e minha noiva passar 7 dias. O nosso voo deve chegar 21:00 e o busão sai às 23:30, não? Dá tempo para sair do aeroporto e chegar na rodoviária? Não sei onde li que estava perigoso viajar Salvador-Lençóis a noite...Esta informação procede?

olha, acho que vc deve contar com os atrasos do voo, mas caso isso não aconteça dá sim para chegar de táxi até à rodoviária em 2h. Você gastará no máximo 1h, sendo mais pessimista, 1h30. Quanto a ser perigoso a viajem Salvador-Lençóis à noite eu nunca ouvir falar não. As duas vezes que estive lá viajei à noite para aproveitar melhor o tempo. De dia realmente é mais seguro, mas não vejo problemas de viajar de ônibus de noite não.

No dia 21 seguiremos de carro para Iraquara, ver a gruta do lapão doce, torrinha, pratinha, azul e o por do sol no pai inácio. É possível ver tudo isso num só dia?

O programa do dia 21 tem muita coisa para um dia só, vc vai correr tudo e não aproveitar nada? Acho que vc deveria dividir esses passeios em dois dias. Se não quiser fazer isso terá que deixar de lado ao menos dois desses passeios.

No dia 22 vamos para o vale do capão, fazer passeios de um dia (fumaça por cima, gerais do vieira, riachinho).

Dia 22:

No Capão, a Fumaça e o Gerais do Vieira não poderão ser feitos no mesmo dia, requer um dia para cada um. Um conselho: do Gerais do Vieira não caia na besteira de ir à purificação por uma descida em uma encosta na frente da Serra da Coruja. Para mais informações sobre este local ver o seguinte tópico: vale-do-capao-chapada-diamantina-ba-2010-t43760.html

Estava pensando em ficar no lothorien (eu sou ovolactovegetariano)....Ele fica muito longe da rodoviária de palmeiras? Nesta época do ano, com qual antecedencia é bom eu reservar pousadas?

Fica longe sim da rodoviária. Você chegará à rodoviária de Palmeiras e de lá pegará uma rural (carro que faz esse transporte) até o capão, do Capão são 2Km, se vc não quiser ir andando pergunte ao motorista da rural quanto ele cobra a mais para deixar vcs lá (eles sempre fazem esse tipo de acordo).

Esse é um período de baixa estação e de seca tb, por isso não é necessário fazer reserva com antecedência não (a não ser que vc queira). Por ser período de seca muito possivelmente a fumaça não estará bonita, talvez esteja até seca como no último São João. Pergunte antes ao pessoal a quanto tempo não chove, se a resposta for a muito tempo, não é nem vantagem vcs irem até lá.

A Lothlorien tem um site com mapa e informações:

http://www.lothlorien.org.br/mapa.htm

Tem algo imperdível que eu poderia colocar no meu roteiro?

No tópico desse site que coloquei acima a Fridda dá boas dicas. Tem tb outro tópico: dicas-o-que-fazer-na-chapada-diamantina-t32912.html

Dê uma pesquisada aqui mesmo no mochileiros que vc encontra boas opções.

Sobre a liberação do Poço Encantado:

Não acredito que esta liberação saia tão cedo. O local foi fechado após o IBAMA descobrir que havia sido construída uma escada de cimento para o acesso ao poço (o que está em desacordo com a legislação ambiental). Empresários da região tentam um acordo para subistituir a escada por outro meio de acesso permitido pela legislação, mas até agora, nada foi decidido. (informações retiradas do Jornal A Tarde de domingo, dia 16/01/2011, pag. A2)

Qualquer coisa estou a disposição.

Link para o comentário

• Membros

Olá Lycia, muito obrigado pelas dicas. Do aeroporto à rodoviária são 30 km né? Eu estava calculando 30 – 40 min, considerando o trânsito que imagino no domingo a noite seja tranqüilo. O que me preocupa são os possíveis atrasos da Webjet....

Eu modifiquei meu roteiro para poder apreciar melhor a Chapada:

20110117215645.jpg

O que vc acha? Eu estou mais em dúvida aos passeios a partir do Capão, pois estarei sem carro e gostaria de não ter que contratar guia. Acho que não vou reservar mesmo pousada, talvez eu só reserve para o dia 19/09, que é o dia que eu chego lá. Será que assim eu consigo melhores negociações de preço?

Se o poço encantado não estiver liberado, será que compensa visitar as ruínas de igatu ou fazer a fumacinha em ibicoara?

Abraço,

Humberto

Link para o comentário

• Membros

Humberto, eu sou péssima para saber quantos Km são de um lugar a outro, mas sei que não é tão longe que em duas horas não dê para chegar.

Dia 19/09 - Dá para acrescentar o Ribeirão de cima. Do Ribeirão de Cima vc desce para o do Meio. Eu ainda não fui no de cima, mas minha amiga (inexperiente) disse que é bom estar com guia.

Dá para fazer o seguinte: sair cedo e ir aos ribeirões. Depois do almoço vc vai ao Salão de Areia (logo atrás do Serrano), não tem nada de muito interessante não mas como é pertinho... Ainda atrás do Serrano tem uma prainha muito legal para banho. Pegue o pôr-do-sol no Serrano, é lindo.

Dica do Serrano: não são todas as piscininhas que vc pode entrar.

Dia 20/09 - Mucugê - não conheço, não posso opinar.

Dia 21/09 - Por que vc não dorme em Mucugê mesmo ao invés de voltar para Lençóis? Se não me engano, a Cachoeira do Buracão fica mais próxima de Mucugê do que de Lençóis (veja no mapa). Depois de fazer o Buracão, ai sim vc volta à Lençóis.

Dia 22 e 23/09 - ainda não conheço, vc vai ter que pedir a outra pessoa para opinar :) . Para o Capão vc vai com o carro locado? Acho mais interessante para os passeios que vc quer fazer ir de ônibus direto da rodoviária de Lençóis para a rodoviária de Palmeiras. A locação, nesse caso, será um gasto desnecessário. Da rodoviária de Palmeiras vc pega uma rural sem stress.

Dia 24/09 - A trilha da Fumaça por cima vc chega andando mesmo, aliás, ela começa ná associação de guias. Caso vc esteja de carro dá para ir a um rio ali perto (não lembro o nome mas é só vc falar assim p o guia: qual é o rio que o pessoal vai quando volta da fumaça? Eles sabem).

Dia 25/09 - Mirante do Cachoeirão - não conheço mas já anotei a dica! :D

Dia 26/09 - Ainda dá p conhecer algo de Salvador.

Mais informações: http://viajeaqui.abril.com.br/guia4rodas/roteiros-de-viagem/guia-brasil-2011/chapada-diamantina/

Link para o comentário

• Membros

Pessoal, depois de ler as 31 páginas deste tópico, tive uma idéia bastante ampla da Chapada Diamantina, porém preciso de suas preciosas dicas.Chegaremos, minha esposa e eu, em Salvador no dia 05/02 as 8:30 da manhã e alugaremos um carro para melhor deslocamento na Chapada, devido as distâncias entre as localidades.Voltarei no dia 14/02 às 19:55.Depois de muita pesquisa, decidimos que queremos ver/visitar: Fumacinha, Buracão, Fumaça por cima, Morro do Pai Inácio, Rampa do Caim, Torrinha, Poço Azul. Quais seriam as cidades ou vilas que devemos nos hospedar para visitarmos estas atrações? Neste período é fácil encontrar pousadas ou deve-se fazer reserva? E as estradas? Carro comum chega nestes locais(até o início das trilhas) ou somente 4x4?

Link para o comentário

• Membros de Honra

Lobogato,

Essas atrações ficam e/ou pertencerm a cidades distintas, a cidade ideal pra vc se hospedar seria LENÇÓIS que tem melhor infraestrutura turística. A partir de Lençóis dá pra visitar todas essas atrações. Eu recomendo ficar pelo menos uns 2 dias no VALE DO CAPÃO quando for pra Cachoeira da Fumaça.

Com relação ao carro, vc deve ficar atento às possíveis chuvas mas se não chover dá pra ir tranquilo, dá pra chegar nas entradas das trilhas.

É sempre melhor garantir a reserva da hospedagem, esta época é grande a procura.

A Cachoeira da Fumacinha, que fica em Ibicoara-BA, faço uma uma ressalva: a trilha é difícil, é preciso se preparar fisicamente, pra se embrenhar na mata, atravessar rios, caminhar e pular nas pedras do leito do rio etc. caminhada pesada de 4 horas (ida) +/- 4 horas (volta). É um lugar lindo!!!

abraços, espero ter ajudado!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...