Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

Meus queridos, obrigada pelas respostas!

Impossível pro meu bolso pegar esses carros fretados... Então, como funcionam esses meio alternativos? è ficar com o dedão levantado na estrada mesmo? essa van era aleatória ou ela fazia esse trajeto mesmo? Não é perigoso?

Quanto ao roteiro, é isso mesmo a principio. Sei que tá meio doido, é que vou eu e uma amiga antes, depois chegam 3 depois chegam mais 2. E queremos fazr a travessia Capão - Andaraí e de lá ficar uns dias em Lençois todos juntos. Por isso estava indo pra Mucugê e/ou Ibicoara antes...

Mas achei que fosse um pouco mais tranquilo navegar de uma cidade a outra... agora, posso até tentar rever esse roteiro, mas vai ser difícil...

Quanto ao transporte de Salvador pra chapada, é necessario comprar cmo antecedência?

Mais uma vez Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 semanas depois...
  • Membros

Amigos mochileiros, li "quase" todas as páginas desse tópico sobre a Chapada (só ficaram faltando as 3 últimas).

Estão todos de parabéns pelas informações compartilhadas!!

Vou de carro pra Chapada em setembro, então estarei motorizada.

Por enquanto a viagem será no esquema pinga, pinga, indo pra várias trilhas e locais, mas sem as travessias (que estou programando para uma próxima vez).

Gostaria de saber em quais dos locais na Chapada é possível ir sem guia (fácil de chegar), onde se cobra taxa de entrada, etc:

- Gruta da Lapa Doce

- Gruta do Lapão (melhor com guia, certo?)

- Gruta da Torrinha

- Pratinha/Gruta Azul

- Morro do Pai Inácio

- Cachoeira do Sossego

- Cachoeira do Rio Mucugezinho/Poço do Diabo

- Poço Azul

- Ruínas de Igatu

Do que li, vi que é melhor ir com guia em alguns desses lugares (meu senso de direção no mato é falho):

- Cachoeira do Buracão

- Cachoeira da Fumaça

- Cachoeira da Fumacinha

- Cachoeira do Mixila

Se puderem me ajudar, agradeço demais! :)

Link para o comentário

• Membros de Honra

Fabif, apesar de não conhecer todos os lugares que você pretende ir vou falar pelo que sei:

Grutas de Iraquara, poço do diabo, pratinha e Pai Inacio voce pode até fazer com guia, mas vai estar pagando um cara só pra ser copiloto. Dá pra se virar sem guia, basta seguir as placas e eventualmente pedir informação.

A Cachoeira do Sossego eu nunca fiz, mas sei que é uma trilha bem batida e movimentada, mas também não é nada tão baba assim. Se tiver alguma noção de trilha imgano que dê pra ir por conta própria, caso contrário é melhor contratar alguém.

Não ficou claro se você pretende fazer Fumaça por baixo e por cima ou apenas por cima, se for só por cima o guia é dispensável, se for fazer a trilha completa é bom contratar alguém. O Mixila também é importante ir com alguem que conheça.

Igatu você chega de carro e a cidade é bem pequena, se quiser até pode pagar alguém pra contar a história do lugar, mas isso você decide por lá.

Buracão e Fumacinha nunca visitei também, mas até onde sei é exigencia do pessoal lá de Ibicoara que contrate um guia local para conhecer essas atrações.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Para quem estiver afim de fugir um pouco da muvuca que virou a fumaça por baixo, o mixila e principalmente o Paty eu recomendo bastante a trilha do 21. Foi a primeira vez que fiz uma trilha na Chapada pra não encontrar absolutamente ninguem pelo caminho.

A trilha original começa em Lençóis, passa pela cachoeira do fundão, depois 21, fumaça por cima e termina no Capão, dá pra fazer tranquilamente em dois dias. Mas eu fiz uma variável que apesar de ficar mais longa inclui um dos visuais mais bonitos que já vi na vida que é a fumaça de frente. O meu itinerário ficou Lençois, fundão, 21, fumaça de frente, palmital, toca da onça e Lençois. Eu fiz em dois mas o segundo dia ficou puxado e deu umas 10 horas de caminhada, o ideal são 3 dias pra fazer sem pressa .

Não vou nem postar foto porque não consegui tirar nenhuma que ficasse à altura do lugar, mas podem ter certeza que a vista da fumaça de frente vale muito à pena ::cool:::'>

O fundão e o 21 (essa é dificil de pegar caindo água) apesar de serem bonitas não tem nada demais, vale mais por ser uma trilha mais preservada, inclusive encontrei vários macacos guigó pelo caminho.

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Amigos mochileiros, li "quase" todas as páginas desse tópico sobre a Chapada (só ficaram faltando as 3 últimas).

Estão todos de parabéns pelas informações compartilhadas!!

Vou de carro pra Chapada em setembro, então estarei motorizada.

Por enquanto a viagem será no esquema pinga, pinga, indo pra várias trilhas e locais, mas sem as travessias (que estou programando para uma próxima vez).

Gostaria de saber em quais dos locais na Chapada é possível ir sem guia (fácil de chegar), onde se cobra taxa de entrada, etc:

- Gruta da Lapa Doce - facil acesso, guia obrigatorio no local

- Gruta do Lapão (melhor com guia, certo?) - facil acesso, guia obrigatorio no local

- Gruta da Torrinha - facil acesso, guia obrigatorio no local

- Pratinha/Gruta Azul - facil acesso, paga entrada

- Morro do Pai Inácio - facil acesso e sem guia

- Cachoeira do Sossego- trilha complicada, mas da para ir sem guia

- Cachoeira do Rio Mucugezinho/Poço do Diabo - facil acesso e sem guia

- Poço Azul - paga entrada com guia obrigatorio

- Ruínas de Igatu - facil acesso, nao precisa de guia. tem umas cachoeiras na cidade, ai é bom um guia

Do que li, vi que é melhor ir com guia em alguns desses lugares (meu senso de direção no mato é falho):

- Cachoeira do Buracão - entrada obrigatoria com guia

- Cachoeira da Fumaça - nao precisa guia

- Cachoeira da Fumacinha - se vc conhecer o caminho, nao precisa de guia, porem o guia eh util

- Cachoeira do Mixila - se vc conhecer o caminho, nao precisa de guia, porem o guia eh util

Se puderem me ajudar, agradeço demais! :)

Link para o comentário

• Membros de Honra

- Cachoeira da Fumacinha - se vc conhecer o caminho, nao precisa de guia, porem o guia eh util

Cara, a fumacinha também é obrigatório guia e o acesso é dificil, é preciso ter carro proprio ou então pagar uma boa grana de frete.

E a fumaça realmente dá pra fazer, mas só se for alguém com experiência em caminhar sem guia.

No mais é isso aí.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Fala Paulo,

A Fumaça (por cima) achei a trilha super batida, parecia asfaltada na subida. só la em cima que tem uns trechos que faz parar para pensar um pouco, mas com tanta gente indo e vindo, muito dificil se perder.

A Fumacinha, coloquei se soubesse o caminho. Não sabia que lá o guia é obrigatorio, como na Cachoeira do Buracão ou Mosquito que estão em propriedades.

::cool:::'>

abs

Cara, a fumacinha também é obrigatório guia e o acesso é dificil, é preciso ter carro proprio ou então pagar uma boa grana de frete.

E a fumaça realmente dá pra fazer, mas só se for alguém com experiência em caminhar sem guia.

No mais é isso aí.

Link para o comentário

• Membros de Honra
Fala Paulo,

A Fumaça (por cima) achei a trilha super batida, parecia asfaltada na subida. só la em cima que tem uns trechos que faz parar para pensar um pouco, mas com tanta gente indo e vindo, muito dificil se perder.

A Fumacinha, coloquei se soubesse o caminho. Não sabia que lá o guia é obrigatorio, como na Cachoeira do Buracão ou Mosquito que estão em propriedades.

::cool:::'>

abs

Ah cara, achei que tivesse falando da Fumaça por baixo, ela por cima realmente é totalmente dispensável o guia.

Já a fumacinha eles divulgam que é obrigatório, é capaz que argumentando por lá até liberem o guia, mas acho que não vale à pena. O pessoal de lá cobra preços justos pela guiada além de terem uma filosofia bem interessante de preservação.

Link para o comentário

• Membros

Oi Pessoal,

Minha amiga está querendo fazer uma viagem de final de semana (chegar na sexta à noite e voltar segunda de manhã) para a Chapada Diamantina.

Me surgiu uma dúvida!

Será q vale a pena ir para lá com esse pouco tempo ou é melhor escolher outro lugar?

Um abraço!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...