Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Isso que a Frida falou é verdade, a Chapada oferece opções tanto pro mais pé rapado dos mochileiros quanto pros endinheirados que ficam em hoteis pagando mais de R$500 na diária.

Camping sem dúvida é uma opção economica para quem conhecer as atrações "urbanas" (ficar fazendo trilha bate-volta), mais economico ainda é partir pra trilha. O gasto vai ser exclusivamente com comida e ainda vai ter a oportunidade de conhecer as melhores atrações de lá.

Com um mapa, alguma idéia de navegação e um pouco de informação é possivel fazer trilhas como a fumaça por baixo, mixila e vale do paty.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Galera, saio de férias dia 26 de abril. Já fui a chapada em 2007, mas com esquema de agencia e tudo mais. Este ano a grana está curta e tbm dei uma lida aqui, parece que da pra encarar essa trip sem muita frescura e muitos gastos. A pergunta é: Tem alguem ou uma galera afim de encarar essa viagem ?

Abraços.

Link para o comentário

• Membros de Honra
Galera, saio de férias dia 26 de abril. Já fui a chapada em 2007, mas com esquema de agencia e tudo mais. Este ano a grana está curta e tbm dei uma lida aqui, parece que da pra encarar essa trip sem muita frescura e muitos gastos. A pergunta é: Tem alguem ou uma galera afim de encarar essa viagem ?

Abraços.

André, existe um forum especifico pra buscar companhia para viajar, sugiro que você abra um tópico por lá porque a chance de encontrar companhia é muito maior.

Link para o comentário

• Colaboradores

Pessoal,

Realmente a Chapada pode ser vivida em diferentes custos e é fenomenal! Vou escrever algumas coisas que vivi lá pra ajudar.

Lençois é comercial, mas é legal tb. O que eu mais gostei de lá foi o licor de cajá, acho que o nome do bar era "fazendinha" ou algo parecido, preciso me lembrar de tudo e escrever meu relato de viagem aqui. E, obviamente, a vista do Pai Inácio compete para as mais lindas. Destaque tb para a gruta da Torrinha, em Iraquara (vc pode ir nela no circuito básico) com suas formações lindas em estalactites e estalagmites.

Em Lençois, fiquei na pousada mil rosas, da Nilsinha, super simples, bonitinha e baratinha.

Mas o Vale do Capão e o Vale do Paty que são as maravilhas! Indico muito a pousada cantagalo, com Jubileu e Cris, procurem na net que vcs vão encontrar. Ela é uma excelente guia (nos acompanhou no vale do paty), prestativa, amiga e o preço não é mega barato mas é muito mais do que justo para o que oferecem.

A Travessia do Vale do Paty pode ser feita de várias formas. As cidades que levam ao vale são Guiné, Andaraí e Capão (eu acho que são essas só). Guiné é a cidade mais próxima. Quem estiver mto cansado ou for preguiçoso, vá de guiné e volte por guiné. Daí vc chega no vale e vê suas belezas. Mas pra ver tudo, tudo, faça Capão-Andaraí, em um total de 60km que eu lembre, mas vc passa pelas gerais do vieira, gerais do rio preto, varias casas de nativos... um show! Mas prepare-se para o final, a subida e descida do Império são intermináveis... haja fôlego e sola dos pés!

No Paty, as pessoas costumam ficar no seu Milton e lá realmente é cinco estrelas. Mas o seu Eduardo é um fofo, um senhor de 80 anos que dança forro o tempo todo, te oferece uma cachaça daquelas e viveu a vida toda andando até as cidades mais próximas para sua subsistência... tudo eles levam para suas casas com mulas ou nas costas mesmo, pq são 10km mais ou menos até a próxima cidade. Também fiquei na Dona Lé, uma senhora braba e muito legal ao mesmo tempo, vale a pena estar com todos e ajudar.

Mas cuidado com a abóbora... Vc pode comer muito depois da caminhada e o resultado é terrível. srrs

Fora isso, mucugê é muito fofo com seu cemitério bizantino e a cachoeira do Buracão, em Ibicoara + 30km de terra + trilha fácil é a mais linda que eu já vi na vida! Em mucugê, recomendo muito a pousada Pé da Serra 75 3338-2066, que tb não é a mais barata do mundo, mas vale muuuuuuuuuito a pena!

Vou me organizar para escrever um relato, porque ir na chapada, nossa, é indescritível. Quero voltar lá pra fazer a fumaça por baixo.

Fiquem à vontade para perguntar e ajudo no que for possível.

Boa viagem, Débora.

Link para o comentário

• Colaboradores

pessoal, estou precisando de umas dicas... Por meio do passaporte da azul, um dos meus destinos vai ser a chapada. Chego em Salvador no dia 20, fico dois dias e meio e vou para a chapada. Infelizmente nao vou dispor de muito tempo, provavelmente uns 4 dias. Gostaria de saber o que seria mais interessante para mim, tendo em vista que vou mochilando sozinho, procurando hospedagens baratas e sem muito investimento financeiro.

Outro detalhe que como fotógrafo, gosto muito de fotografias de paisagens entre outras, então sugestoes onde posso encontrar belos cartoes postais sao bem vindos.

4 dias da pra conhecer alguma coisa pelo menos? E o trajeto Salvador - chapada é feita de busão pela rodivária municipal? consigo fácil passagem ou preciso reservar com antecedência? alguém tem ideia de custos?

Abraços!!!

Link para o comentário

• Membros

Fala Galera tudo certo?

Bom essa é a minha 1º aparição!!

Seguinte to marcando de ir pra Chapada, entre os dias 10 e 20 de maio, e nunca viajei assim de (Mochileiro) to levando pouca grana tipo (a passagem mais uns 500 reias) será que consigo fazer umas trilhas sem guias ou a galera não libera esse tipo de passeio? e essa grana será que eu consigo sobreviver (haha)? bom ja fiz muita loucura tipo acampar sozinho pelas redondezas, tipo só com pão e água... mais deste tipo é a primeira, vcs teriam alguma dica e sugestão??? Valeu e se tiver alguém afim de me acompanhar nessa me da um toque! Sou do Interior de São paulo (Piracicaba)

Link para o comentário

• Membros de Honra
pessoal, estou precisando de umas dicas... Por meio do passaporte da azul, um dos meus destinos vai ser a chapada. Chego em Salvador no dia 20, fico dois dias e meio e vou para a chapada. Infelizmente nao vou dispor de muito tempo, provavelmente uns 4 dias. Gostaria de saber o que seria mais interessante para mim, tendo em vista que vou mochilando sozinho, procurando hospedagens baratas e sem muito investimento financeiro.

Outro detalhe que como fotógrafo, gosto muito de fotografias de paisagens entre outras, então sugestoes onde posso encontrar belos cartoes postais sao bem vindos.

4 dias da pra conhecer alguma coisa pelo menos? E o trajeto Salvador - chapada é feita de busão pela rodivária municipal? consigo fácil passagem ou preciso reservar com antecedência? alguém tem ideia de custos?

Abraços!!!

Olá rkoerich,

Olha, vc pode comprar sua passagem para as cidades da Chapada Diamantina qdo chegar a Salvador, pois este período não é feriado, então é tranquilo ... a empresa é Real Expresso (71-3450-2921).

Uma ótima opção seria fazer o trekking para ao Vale do Paty, a partir do Vale do Capão, nesse caso vc compraria sua passagem na rodoviária de Salvador para a cidade de Palmeiras e de lá pega um transporte pra o Vale do Capão, os guias são mais baratos, a hospedagem tb.

A passagem para Palmeiras custa em torno de R$ 55,00 e o transporte de Palmeriras para o Vale do Capão custa R$ 10,00. Os guis do capão cobram en torno de R$ 80,00 a 100,00 a diária pelos dias do trekking (3 dias).

Uma outra opção seria se hospedar em Lençóis e curtir as trilhas de lá, Ribeirão do Meio, Sossego, Morro do Pai Inácio, como tb fazer o trekking para o Vale do Paty a partir de Lençóis, apenas fique ligado nos oportunistas e golpistas de plantão, negocie o preço que deve ser bem superior ao preço que cobram os guias do vale do Capão. As passagens para Lençóis tb são em torno de R$ 50,00 e a empresa é a mesma citada acima: Real Expresso.

Espero q tenha ajudado!

Abraços

Link para o comentário

• Membros de Honra

Olha cara, cartão postal na Chapada é o visual do Pai Inácio, ele fica bem pertinho de Lençois e de Palmeiras (mais perto de Lençois), da pra compor boa fotos lá em cima, mas é algo meio manjado, como tem pouco tempo eu não iria para lá.

Sendo assim a melhor opção como a frida falou seria as trilhas, o Paty eu acho legal porque tem varias atrações no caminho mas falta A ATRAÇÃO, outra opção seria fazer a Fumaça por baixo, você passa pelo Palmital que é uma cachoeira muito bonita e fotogência e pela fumaça por cima e por baixo, que apesar de sensacional nunca conseguir compor nada à altura, talvez com uma lente bem wide seja possivel (ou então com um pouco mais de talento, que pelo que vi pra você nao vair problema...), e a última opção é a cachoeira do Mixila que também é muito bonita (vai precisar de saco estanque) e ainda passa pelo capivari que também é bem legal...

Então é isso, Paty tem varias atrações mas nenhuma de encher os olhos, já a Fumaça por baixo ou o Mixila são "apenas" duas atrações mas que são muito bonitas.

Eu iria de Fumaça ou Mixila, primeiro porque o Paty em 3 dias fica muito corrido e tem que bater muita perna (eu já fiz assim e acho que não compensa) e segundo porque a Fumaça você começa em Lençois e termina no Capão (ou vice versa) e o Mixila você começa e termina em Lençois, com isso a logistica fica mais facil.

Agora se não tiver afim de fazer trilha acho que a melhor opção é ir pro Capão e ficar fazendo pequenas trilhas bate volta, fora isso lá da pra compor otimas fotos de cotidiano.

Link para o comentário

• Colaboradores

pois é, estou em altas duvida se estico pra chapada pra ficar 3 a 4 dias ou nao... vai q da um azar de chuva ou coisa do tipo... e como vou estar fazendo mochilao, nao vou poder levar tripe pra fazer umas fotos de cachoeiras...e agora, rs

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...