Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Pô... de qualquer jeito você vai precisar ficar no pinga pinga, pois direto é impossível.

Opção 1 - Camamu - Feira - Itaberaba - Ibicoara

Opção 2 - Camamu - Morro de São Paulo (toma o ferry) - Salvador - Lençois - Ibicoara

Opção 3 - Camamu - Jequié - Pé de Serra - Barra da Estiva - Ibicoara

Eu ficaria com a opção 1

ab

Pergunta: alguém já fez o trajeto Camamu - Chapada, chegando pelo sul (Ibicoara)? Não consigo encontrar informações a respeito, acho que devo passar em Jequié..... ::hein:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra
Pô... de qualquer jeito você vai precisar ficar no pinga pinga, pois direto é impossível.

Opção 1 - Camamu - Feira - Itaberaba - Ibicoara

Opção 2 - Camamu - Morro de São Paulo (toma o ferry) - Salvador - Lençois - Ibicoara

Opção 3 - Camamu - Jequié - Pé de Serra - Barra da Estiva - Ibicoara

Eu ficaria com a opção 1

ab

Pergunta: alguém já fez o trajeto Camamu - Chapada, chegando pelo sul (Ibicoara)? Não consigo encontrar informações a respeito, acho que devo passar em Jequié..... ::hein:

Tá bem dificil mesmo, o mais perto sem dúvida é por Jequie, mas como o léo falou vai ser muito pinga pinga, as outras opções pega menos onibus mas com certeza que é muito mais longe.

Pra mim a melhor opção é tomar um Camamu - Feira (tem todos os dias com varios horarios) e depois um Feira - Ibicoara (apenas sextas e domingos).

Sugiro você pegar um mapa da Bahia e entrar no site www.agerba.ba.gov.br , la tem todas as linhas de onibus e os respectivos horarios. É bom que é aí voce ve o que tem convem, porque as opções são inúmeras...

Link para o comentário

• Membros de Honra

...

-atualizações sobre os moradores do Paty...

Paulo Mota, quando estive na chapada em dezembro e janeiro deste ano, ao passar pelo Paty encontrei a casa de seu Delson abandonada, tomada pelo matagal, foi de me cortar o coração... quando cheguei na Ruinha, informei-me com Zé Preto e seu primo, que o seu Delson não morava mais lá, tinha ido morar em Guiné, e que o mesmo estava mal de saúde, é uma pena mesmo...

Mais ao sul, na pousada de seu Massu, o seu filho o Jóia, que agora toma conta do lugar, falou-me que o seu Massu não morava mais lá, e que tinha ido para Guiné também e que ele estava com problemas de depressão...

O seu Jóia está fazendo um ótimo trabalho em cuidar da pousada, a qual chamou de Pousada do Império. Ele colocou várias placas e setas indicativas ao longo do caminho..

Seu Edurardo continua show como sempre...

Link para o comentário

• Membros

Olá. Lí todas as páginas e foram muito úteis pra escolher que lugar ir nas férias.

Estava montando um roteiro e lí a dica dada ao Jviana (que falava que ia com a namorada e ela era sedentária, a mesma situação que eu irei) pra fazer o roteiro Andaraí (paty) – Capão (fumaça por baixo) – Lençóis e depois Ibicoara (Ibicoara não é mais perto de Andaraí !?) sendo 3 noites no Paty - 2 no Capão - 2 fumaça por baixo - 1 Lençóis - 2 Ibicoara (dá certo assim? dá tempo?)

O Paulo Motta falou que era melhor ir primeiro em Lençóis, arranjar um guia e daí ir pra Andaraí... pergunto: não seria melhor ir direto pra Andaraí e arranjar um guia por lá e de lá ir até o Capão? Vou em abril, portanto baixa temporada...

a escolha desse roteiro seria visando facilitar o trajeto pra não ficar tão cansativo e reduzir custos (já que não compensa pra mim ficar em Lencóis).

Terei 12 dias pra ficar na Chapada, nesse roteiro o que daria pra ver em Ibicoara ?

Desde já agradeço.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Olá Leonardo

Então, a desvantagem de fazer o Pati no sentido Andarai - Capão, é que tu vais pegar todos os dias subindo, pois o vale tem seu desnível no sentido norte - sul, ou seja, o começo dele, no Capão, é mais alto que seu final, Andarai, simplificando.

No mais, talvez não te sobre tempo para fazer os roteiros de Ibicoara( Fumacinha, 2 dias, e Buracão, 01 dia). Além, do mais é uma complicação chegar em Ibicoara, pois transporte para lá é muito escasso. Seria interessante pegar estes 12 dias que falaste e aproveitar bem o Pati. Uma coisa que vi muitos guias fazendo lá era tirar um dia só para subir o m. castelo, e sua gruta, e depois descer para a cach. do funil. Se fores com guia não recomendo isso, pois não vai aproveitar nada, o mesmo estão fazendo com o Cachoeirão por baixo, tirar um dia só para ir vê-lo e depois já descer para seu Jóia. não recomendo também. caso fores com guia, é bom fazer estas ressalvas.

No mais, a trilha Lençóis, Fumaça por baixo e por cima - Capão ( ou o no sentido contrário) é meio puxada, recomenda-se certo preparo físico.

Outra sugestão de roteiro seria ires direto para o Capão, fumaça por cima ( ao menos) , descer o Pati, Andaraí, Igatu ( lugar fascinante), Mucugê, Ibicoara.

::cool:::'>

Link para o comentário

• Membros de Honra

Olha, eu não fiz o Paty com o altimetro (ao que me parecer o Ram fez) então não tenho dados concretos, mas ao que me lembro existem 3 grandes desniveis, saindo do Capão em ordem seriam a subida do Bomba, a descida da rampa do Guiné e a subida do morro do Império (se o sentido for o inverso inverte a ordem), sendo assim seria melhor começar por Andaraí pra pegar apenas uma grande subida. Mas se o Capão for realmente mais alto do que Andaraí não compensa.

Fazer essa travessia Lençois Andaraí é pra quem gosta muito de trilha, não é qualquer pessoa que esta disposta a tirar 7 dias do seu roteiro pra ficar no meio do mato. E sinceramente ir pra uma trilha dessa com pressa é a pior coisa que se pode fazer. Como você disse que sua namorada não está acostumada acho que não adianta querer esticar demais, faria como o Ram sugeriu e cortaria alguma coisa.

Das trilhas que conheço na Chapada (mixila, paty e fumaça) a que menos me agrada é o Paty, acho que apesar de muito bonita falta uma grande atração e fico com a impressão que os guias acabam tendo que "inventar" coisas para passar o tempo, por isso mesmo acabei fazendo em apenas 3 dias, justamente pra fugir dessa enrolação que o Ram falou. Por outro lado ela oferece uma experiência que pra mim é única, que é dormir na casa dos patyzeiros.

Já a Fumaça e o Mixila apesar de não serem trilhas tão bonitas quanto o Paty no final têm uma cachoeira extasiante e que compensam qualquer esforço para conhece-las.

No mais, a parte sul do Parque oferece boa opções tambem que não necessariamente envolvam trilhas, acho que é uma boa pra você também dar um descanso pra namorada.

Enfim, se fosse eu iria pra Lençois, faria o Mixila, conectaria com a trilha da fumaça terminando no Capão e de lá faria a parte sul do Parque. Mas é aquilo, cada um tem suas preferências, não dá pra dizer o que é o melhor, afinal isso tudo é muito subjetivo.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Falou e disse Paulo, é isso mesmo.

Constatei por altímetro e carta topográfica que Capão está realmente mais alto que Andaraí, ou seja, melhor seria pegar o sentido Capão - Andaraí para fazer a travessia do Pati. Todo vale tem um desnível geral em sentido Norte - Sul, claro que lembrando das Ladeiras do Bomba, Quebra Bunda ( subidas neste sentido) Rampa do Guiné( descida) e Ladeira do IMpério, (Subida, seguida de uma longa, chata e seca, e quente, descida até Andaraí). Mesmo assim, vi muitas pessoas fazendo no sentido contrário, Andaraí - Capão.

Paulo, o visual do Patí é sensacional, a trilha é si é a grande atração ao meu ver. Cara me emociono só em lembrar a paisagem logo após a subida do Bomba, e a do quebra bunda, muito lindo.

E ver o Cachoeirão despejando suas águas daquela altura, num ângulo bem panorâmico , como nas proximidades de seu eduardo... ou ainda, ver o Castelo e atravessar sua gruta e se deslumbrar com a visão da cachoeira do calixto e seu canion da lapinha. Ver o morro Branco, e o Império... etc... então , para mim tudo isso são grandes atrações que justificam fazer o Pati mais e mais vezes... quanto mais com as variaçoes de trilhas agora, como por exemplo:

Descer o Pati até Mucugé ou Igatu, passando pela canion do Carbonado e ladeira do Império. Ou ainda, fazer a trilha do Calixto, subir o vale e ver a mais ''nova'' cachoeira a ser visitada : a cachoeira intocada( ou seria encantada?)

Enfim, quando retornar ao Pati, tentarei fazer Capão - Igatu...

::cool:::'>

Link para o comentário

• Membros

como eu nuca fui à Chapada e talvez eu demore a voltar, é melhor então fazer o tradicional: Lençóis, fumaça por baixo até o Capão, fazer o Paty, e se der tempo ou não ficar muito cansativo: Ibicoara (buracão ou fumacinha, ou algo na parte sul do parque) ?

minha namorada não sabe nadar (sabe mas mal – fica nervosa) existe alguma dificuldade em algum trecho em trilha?

Pra fazer o Paty dá só dormindo na casa dos patizeiros ou tem que acampar? Quanto a barraca pra acampar eu não tenho (nada na verdade), melhor alugar por lá?

Link para o comentário

• Membros de Honra

Ram

O cahcoeirão por baixo realmente é sensacional, aquela vista classica do vale visto dos gerais do rio preto também, mas a sensação que eu tive no Paty é aquela de ficar no reme reme mas não chegar lá nunca sabe? Mesmo assim penso em voltar lá em breve pra fazer alguma dessas variações...

Eu acho que além das preferências tem todo um contexto, na época que fiz a fumaça tinha muita água, no mixila então tava no limite, um pouquinho mais de chuva e não seria possível chegar lá, tudo isso dá uma impressão completamente diferente do lugar, fora isso ainda tem o Palmital (na fumaça) e o Capivari (no mixila) que são cachoeiras que ninguem fala e são uma bela surpresa no meio da trilha.

Leonardo

Existe a opção de você dormir em tocas durante a fumaça (esquema roots) e fazer o Paty dormindo em casa de nativos, mas se quiser barraca rola sim de alugar la em Lençois. Acho melhor alugar porque como vai ta com sua gata pelo menos tem alguns momentos de privacidade.

A questão de não saber nadar porde ficar tranquilo, fiz essa mesma travessia ano passado com o meu pai que tambem nao sabe e foi 0 perrengue.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...