Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Ram:

Vc encontra o mapa fácil sim nas lojas de Lençois.

Vc escolheu um trajeto puxado!

A única coisa é vc descobrir onde começa a subida para ir para a Mixila, na Serra do Bode. Descobriu, a partir daí é fácil. Antes do começo do canion do mixila (antes da tubulação) tem uma toca grande, ainda usada. A segunda toca (será que estamos falando da mesma toca?) é mais adiante a beira do Piçarra (não do Capivari) mais ou menos a 30 minutos da 1ª, direção Sul, indo em direção a cachoeira das Lajes. Mas não serviria para vc que quer ir para a Mixila e de lá descer para o Capivara, subir para o Palmital e depois descer novamente para o Palmital, indo para a Cachoeira da Capivara e daí Fumaça por baixo, por cima, Capão.....

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Olá boa noite

Gostaria de saber informações sobre hospedagens e os passeios na chapada, estou indo de maceió pra Brasília e estou pensando em conhecer a Chapada, gostaria de umas dicas e informações de telefones e locais que possuam preço em conta, pois estou pensando em ficar cerca de 3 dias....

Link para o comentário

• Membros de Honra

Pakinha, com certeza está no lugar certo, o fórum possui todas essas questões e muito mais basta dar uma lida com calma e pesquisar. Agora sobre seus 3 dias, acho pouco, mas não que não dê pra curtir algumas coisas, derrepente comece a pesquisar Lençois

ab

Olá boa noite

Gostaria de saber informações sobre hospedagens e os passeios na chapada, estou indo de maceió pra Brasília e estou pensando em conhecer a Chapada, gostaria de umas dicas e informações de telefones e locais que possuam preço em conta, pois estou pensando em ficar cerca de 3 dias....

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Olá galera!

Antes de tudo, parabéns pelo interesse e dedicação de todos que contribuíram para esse tópico, tá show mesmo! Li as 18 páginas (devo ter gastado umas 3 tardes inteiras) e tem informações preciosas. Entretanto, acho que ainda tenho umas dúvidas, talvez pelo excesso de informações (melhor que pela falta né rs), possivelmente algumas perguntas já foram feitas, caso tenham sido pesso desculpas.

Tô cogitando em ir pra Chapada lá pro dia 15-jan e pelas descrições e pelo preço (sou estudante, vulgo pobre) decidi ficar no Vale do Capão.

-Primeiro de tudo, quanto tempo voces acham que é necessário reservar o camping com antecedência? 2 semanas está bom ou mais?

-Para a Cachoeira da Fumaça (quero fazer por baixo) não consegue fazer sem guia se tiver uma galera mais experiente no camping? Muitos aqui disseram que guia é imprescindível, mas já ouvi gente falar que com frequencia tem uma pessoa que entende bastante e por guia se torna dispensável, estou confuso com isso. rs.

-Essas grutas\cavernas que o pessoal menciona (Azul, Poço Encantado, Pratinha e muitas outras), quais é possível ir por conta própria a partir do Capão? Gastando o mínimo possível com agência pra conhecer as principais que estão um pouco mais longe e,pelo que vi, só se alcança de carro (o qual eu não tenho), qual são as melhores pra ir e qual roteiro seria melhor que agregasse todas elas em só um dia?

-Na Vila do Capão tem Internet, orelhão e uma infra-estrutura de alimentação ou é só a partir de Palmeiras?

-Quais são as principais trilhas que eu posso fazer partindo do Capão que dê pra ir a pé ou de fácil acesso (a partir das rurais e tal)?

-Essa cidade que o colega mencionou nos tópicos passados que disse que parece um cemitério e tem uma estrada medieval que liga a ela (não me recordo o nome teria que checar no tópico, mas pra isso teria que apagar tudo isso, alguém me diga ou então eu olho depois por favor rs.) , tem alguma forma de chegar a ela de trilha ou então pegar uma condução partindo de Lençóis pra ficar pelo menos um tempinho? Nela se encontra facilmente hospedagem ou há a mesma dificuldade de Lençóis e Capão, por exemplo?

-É necessário que se contrate guia com antecedência (caso os necessite) ou lá mesmo se vira com eles?

Bem, pessoal, é isso, espero ter sido objetivo e não ter feito muitas perguntas repetidas! Um abraço e obrigado

Link para o comentário

• Membros de Honra

Diogo:

Respondo debaixo de cada pergunta:

-Primeiro de tudo, quanto tempo voces acham que é necessário reservar o camping com antecedência? 2 semanas está bom ou mais? >>>Acho que camping só precisa reservar com esta antecedência no Reveillon ou no Carnaval

-Para a Cachoeira da Fumaça (quero fazer por baixo) não consegue fazer sem guia se tiver uma galera mais experiente no camping? Muitos aqui disseram que guia é imprescindível, mas já ouvi gente falar que com frequencia tem uma pessoa que entende bastante e por guia se torna dispensável, estou confuso com isso. rs. >>> Gente experiente faz tranquilo.

-Essas grutas\cavernas que o pessoal menciona (Azul, Poço Encantado, Pratinha e muitas outras), quais é possível ir por conta própria a partir do Capão? Gastando o mínimo possível com agência pra conhecer as principais que estão um pouco mais longe e,pelo que vi, só se alcança de carro (o qual eu não tenho), qual são as melhores pra ir e qual roteiro seria melhor que agregasse todas elas em só um dia? >>>Tem que ir de carro. Azul, Pratinha e Torrinha dá pra fazer num mesmo dia, mas é muito cansativo. Na Torrinha, pra conhecer são 2 -3 horas dentro. Poço Encantado tá fechado e é numa direção contrária (em itaetê)-Na Vila do Capão tem Internet, orelhão e uma infra-estrutura de alimentação ou é só a partir de Palmeiras? >>>Capão tem tudo isto.

-Quais são as principais trilhas que eu posso fazer partindo do Capão que dê pra ir a pé ou de fácil acesso (a partir das rurais e tal)? >>>A mais famoso de todas: Vale do Paty!

-Essa cidade que o colega mencionou nos tópicos passados que disse que parece um cemitério e tem uma estrada medieval que liga a ela (não me recordo o nome teria que checar no tópico, mas pra isso teria que apagar tudo isso, alguém me diga ou então eu olho depois por favor rs.) , tem alguma forma de chegar a ela de trilha ou então pegar uma condução partindo de Lençóis pra ficar pelo menos um tempinho? Nela se encontra facilmente hospedagem ou há a mesma dificuldade de Lençóis e Capão, por exemplo? >>> Será Igatu? Se for dá pra ir a pé de Andaraí (meio puxado, só subida)

-É necessário que se contrate guia com antecedência (caso os necessite) ou lá mesmo se vira com eles? >>> Se for guia recomendado é bom reservar antes!

Abrs, Peter

Link para o comentário

• Membros de Honra

Fala Diogo, muito legal da sua parte ter lido todas as paginas, poucas pessoas fazem isso e não sabe o quanto é ruim perder todas aquelas informações. O Peter respondeu perfeitamente todas as suas perguntas, gostaria de acrescentar minúsculos detalhes.

Olá galera!

Tô cogitando em ir pra Chapada lá pro dia 15-jan e pelas descrições e pelo preço (sou estudante, vulgo pobre) decidi ficar no Vale do Capão.

Numa boa mano, você fez a melhor escolha, o Vale do Capão é apaixonante, a opção mais barata e melhor sem dúvidas. Já conheci a chapada de cabo a rabo e hoje vou no Capão ao menos 3 vezes ao ano, isso já faz mais de dez anos, pois achapada conheço a 20.

-Primeiro de tudo, quanto tempo voces acham que é necessário reservar o camping com antecedência? 2 semanas está bom ou mais?

Camping mesmo, só o espaço no chão pra tu armar a barraca, em nehuma época é necessário reservar, tem muito chão mesmo, não se preocupe! ::lol3:: Agora se o que você quer é ficar nos quartos/chalés aí sim, nos pe'riodos de festas, como carnaval, final de ano, São João realmente é necessário reservar, pois é muito barato e a galera chega a reservar com meses de antecedência!

-Para a Cachoeira da Fumaça (quero fazer por baixo) não consegue fazer sem guia se tiver uma galera mais experiente no camping? Muitos aqui disseram que guia é imprescindível, mas já ouvi gente falar que com frequencia tem uma pessoa que entende bastante e por guia se torna dispensável, estou confuso com isso. rs.

Cara, repito sempre o mesmo bla bla bla com os desavisados ou com dúvidas como você. Sim, os experiêntes fazem sozinhos estas trilhas, mas quem é experiente o bastante? Você conhece a pessoa? Tem certeza que ela vai passar bem? Fumaça por baixo não é tão previsível quanto a trilha do Pati, por exemplo. Acho super positivo contratar um guia, você fica mais tranquilo quanto a comida, Não fica tenso o tempo todo por achar que está fora da trilha, é outro clima!! Mas se você tem um amigo muito conhecido que saca a trilha, vai lá. Se perder no trecho da fumaça por baixo é perrengue 1000 graus!

-Essas grutas\cavernas que o pessoal menciona (Azul, Poço Encantado, Pratinha e muitas outras), quais é possível ir por conta própria a partir do Capão? Gastando o mínimo possível com agência pra conhecer as principais que estão um pouco mais longe e,pelo que vi, só se alcança de carro (o qual eu não tenho), qual são as melhores pra ir e qual roteiro seria melhor que agregasse todas elas em só um dia?

Se você não tem carro, e não tem um amigo que tem carro, vai ficar a mercê do "Pé na trilha" ou da "venturas e aventuras"e levar uma boa facada no peito. E contrapartida, essas duas, principalmente a Pé na Trilha tem uma qualidade excepcional. Da última vez que fiz com eles, paguei R$ 70 por pratinha.

-Na Vila do Capão tem Internet, orelhão e uma infra-estrutura de alimentação ou é só a partir de Palmeiras?

Tudo!

-Quais são as principais trilhas que eu posso fazer partindo do Capão que dê pra ir a pé ou de fácil acesso (a partir das rurais e tal)?

Como o Peter falou, Pati que é a mais linda trilha da Chapada. Fora isso você pode fazer curtas, indo e voltando para o camping e as mais legais são: Cachoeira das Angélicas, Cachoeira da Purificação, Poço do Gavião, Cachoeira das Rodas, Rio Preto, Cachoeira da Fumaça por cima, Cachoeira do 21 (dorme uma noite e volta), Morro Branco, RIachinho, Morrão (foda esse!), entre outras miudezas.

-Essa cidade que o colega mencionou nos tópicos passados que disse que parece um cemitério e tem uma estrada medieval que liga a ela (não me recordo o nome teria que checar no tópico, mas pra isso teria que apagar tudo isso, alguém me diga ou então eu olho depois por favor rs.) , tem alguma forma de chegar a ela de trilha ou então pegar uma condução partindo de Lençóis pra ficar pelo menos um tempinho? Nela se encontra facilmente hospedagem ou há a mesma dificuldade de Lençóis e Capão, por exemplo?

-É necessário que se contrate guia com antecedência (caso os necessite) ou lá mesmo se vira com eles?

O nome da cidade é xique xique de igatú e lá tem de fato um cemitério chamado "Cemitério Bizantino" por muitos chamado de "Machu picchu brasileira". Obvio que nem chega perto mais é muito interessante. Quanto o lance de guias e tal não posso te falar hoje pois já faz uns 12 anos que não pinto lá. Agora te digo velho, atualmente nada precisa reservar, é muita agência, muito serviço e muito guia.

Bem, pessoal, é isso, espero ter sido objetivo e não ter feito muitas perguntas repetidas! Um abraço e obrigado

Fique a vontade!

Link para o comentário

• Membros

Boa tarde,

Sou do Rio de Janeiro e tenho planos de ir para chapada no final de dezembro. Ouvi dizer que é possivel chegar na Chapada via Vitoria da Conquista, e de lá chegar na Chapada por meio de um onibus "alternativo" que seria mais rapido e barato do que ir por Salvador. Gostaria de saber se alguém já fez esse trajeto e como foi.

Li as respostas aqui do forum sobre a trilha Vale do Capão - Vale do Pati, e estou interessado em fazer essa trilha no sentido inverso, ou seja, Pati-Capão, e gostaria de saber se é fácil encontrar guias e em qual cidade seria mais recomendado chegar.

Agradeço desde já

um abraço

Pedro

Link para o comentário

• Membros de Honra

Boa tarde,

Sou do Rio de Janeiro e tenho planos de ir para chapada no final de dezembro. Ouvi dizer que é possivel chegar na Chapada via Vitoria da Conquista, e de lá chegar na Chapada por meio de um onibus "alternativo" que seria mais rapido e barato do que ir por Salvador. Gostaria de saber se alguém já fez esse trajeto e como foi.

Vitória da Conquista é uma cidade grande, a terceira da Bahia, de lá é possível ir pra praticamente todas as cidades assim como Salvador ou Feira de Santana. Lençóis está há 405 km de Vitória e existem linhas que fazem esse trajeto pra esta cidade da Chapada DIamantina, eles também fazem para Seabra que é onde se tem muito mais opcões pra seguir para outras cidades da Chapada, Lençois tem menos opções rodoviárias. E como regra, evito transportes alternativos (leia-se cladestinos), neles você não pode reclamar e ainda fica com sua segurança comprometida.

Li as respostas aqui do forum sobre a trilha Vale do Capão - Vale do Pati, e estou interessado em fazer essa trilha no sentido inverso, ou seja, Pati-Capão, e gostaria de saber se é fácil encontrar guias e em qual cidade seria mais recomendado chegar.

É fácil encontrar guias para essa trilha em Lençois e Palmeiras, menos probabilidade em Andaraí.

Cara, O Vale do Capão é ponto de partida pois é lá que fica a cidade Caeté-açu que todos chamam de Capão. O Vale do Pati é bem mais isolado, lá existe um vilarejo relativamente isolado, nãoo existe acesso com transporte ou coisa parecida a não ser o burro. A luz chegou recentemente, por isso tu não pode começar pelo Pati. Derrepente tu pode começar a trilha por Andaraí e chegar por Capão. Se você for joselito, pode varar pela BR-242 (brincadeira).

Link para o comentário

• Colaboradores

Olá galera.

Acabei de chegar da Chapada e confesso que ficar 4 dias é muiiiiiiiito pouco mesmo.

Fiquei em Mugugê e realmente adorei, pois a cidade é limpa, aconchegante e não tem aquela muvuca de Lençóis. É tudo mais calmo.

Contratamos os serviços do BOCA (75) 3338-2402 e (75) 3338-2118, guia muito confiável que fez um preço legal: R$ 400,00 quatro dias com o carro dele para quatro pessoas. Eu achei uma pechincha, tendo em vista o preço médio dos passeios das agências de Lençóis e Mucugê.

Vou voltar lá para fazer a Cachoeira do Buracão e vale do Pati, que infelizmente não deu dessa vez. :cry:

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...