Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra

...

-Sim Paulo, o que falas tem sentido sim, a carta em quetão traz curvas de nivel de 40 metros. Conrtudo o que mais sugere um canion ou cachoeira, mesmo que menor que 40 metros, é a conformidade em U da curva de nível, que neste aspecto, ascendente, pode indicar cachoeiras ou ao menos linhas d`água pluviais. Verdade que Cachoeiras pequenas não apareceriam, bem como cachoeiras pluviais... O U que me refiro é este aqui

canions.jpg?t=1258646517

Estes ''U'' nesta conformidade e área indicam gargantas, e quanto mais estreitos e com linhas de curva de nével mais juntas, mais acentuado se torna este... e com proximidade de rios, maior a possibilidade de ter cachoeira, e se tiver uma linha de água representativa de um rio, aí é quase certo ainda de ter cachoeira.

Entao, para se avaliar mesmo os outros lugares provaveis, cada risco azul deste que fiz pode ter uma cachoeira... e a Mixila pode ser uma destas.. eheheh.

Mas conforme relatos, que indicam que a Mixila está no fim de um canion, fim do rio, fim da garganta, etc... então acredito que ela esteja na marcação 1 ( ou 2 ::mmm: ) do outro recorte de carta que postei outrora.... próximo dos mesmos... ou ainda ao longo do próprio rio, logo após a interrogação.....

Mixila3.jpg?t=1258646520

Eita isso virou tópico de cartografia.. eheheh, desculpem-me... ::mmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores

Olá pessoal.

Finalmente vou conhecer Chapada :!::!:

Consegui reservar pousada em Mucugê, mas estou na dúvida se me hospedar nessa cidade é legal. A dúvida é: uma vez ficando lá, dá pra conhecer as mesmas coisas que eu conheceria ficando em Lencóis? É muito distante Lençóis de Mucugê?

Quanto aos preços, de acordo com o que li nos posts anteriores, acho que são melhores do que se eu ficasse em Lençois. Mas o que me importa é saber se os pontos de "interesse" são os mesmos. :roll:

Link para o comentário

• Membros de Honra

Rosiane,

Mucuge esta a cerca de 150 km de Lençois, já na parte sul do Parque.

A cidade serve como base para conhecer as atrações proximas como a cachoeira da Fumacinha e do Buracão em Ibicoara e o Poço Encantado (fechado) e o Poço Azul. Já pra fazer coisas próximas a Lençois fica inviável pela distância e aí so se hospedando por lá ou no Capão.

Tenta dar uma lida no tópico como um todo que tem muita informação boa, um mapa (de preferencia turistico) tambem ajuda muito a saber onde está o que.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Ram:

Depois que vc entra no canion da Mixila não tem mais erro. Creio que são 3 a 4 horas da boca do canion até a cachoeira, normalmente pelo leito do rio. Eu gastei 2,5 a 3 horas e não cheguei lá. Em Lençois tem agências com a foto da Mixila. Dê uma olhada e assim quando vc chegar nela saberá que não está numa cachu secundária.

Qual o mapa a que vc se refere mais acima, o do Sapucaia? Os dois que eu tenho não permitem saber exatamente onde está a cachoeira. Ela não está assinalada. Normalmente é onde vc vê que tem o maior gradiente de altura (curvas de nível mais próximas formando um "V"). Mas se a queda dágua for na lateral do canion esta regra não vale...

Seu avatar tem uma foto interessante. São os lençois maranhenses?? Depois, quando for para lá, quero dicas!!

Abs, peter

Link para o comentário

• Membros de Honra

Aqui tem uma foto do Mixila: mixila.jpg , mas ta muito abaixo do que vi, quando fui a agua tava proximo do local onde o cara tá.

Não tem como confundir, ela é bem no final do canion mesmo, la é o unico local que não tem mais pra onde ir. Algumas vezes você vai ter a impressão que nao tem mais como prosseguir sem fazer escalada, mas olhe bem e sempre terá uma alternativa. Os trechos criticos são onde o Peter voltou que forma uma cachoeira secundaria, mas que deve ser tranquilo subir com o nivel da agua baixo, o outro é bem proximo da cachoeira, da pra ver ela de frente, a melhor aproximação é feita pela margem esquerda, mas quando se chega nesse ponto tem um pequeno abismo na frente com apenas alguns pontos de apoio, a alternativa é cruzar o rio pra margem direita (sempre olhando pra cachoeira) num trecho que ele corre forte mas que oferece boas pedras pra se apoiar, fazendo isso é so caminhar uns 10 metros pela margem direita e chegar no poção.

Meu pai e minha prima se contentaram com o visual da margem esquerda, mas garanto que eles não viram 50% da beleza da cachoeira. Se achar que não tem como seguir pare e analise bem, se for o caso ate volte um pouco pra ver se pela outra margem é melhor, mas não desista enquanto não chegar no poço da cachoeira.

Depois do primeiro trecho critico ao que me lembre segui sempre pela margem esquerda, so mudei chegando na cachoeira mesmo.

Link para o comentário

• Membros de Honra
Olá pessoal.

Finalmente vou conhecer Chapada :!::!:

Consegui reservar pousada em Mucugê, mas estou na dúvida se me hospedar nessa cidade é legal. A dúvida é: uma vez ficando lá, dá pra conhecer as mesmas coisas que eu conheceria ficando em Lencóis? É muito distante Lençóis de Mucugê?

Quanto aos preços, de acordo com o que li nos posts anteriores, acho que são melhores do que se eu ficasse em Lençois. Mas o que me importa é saber se os pontos de "interesse" são os mesmos. :roll:

Sem contar que a cidade é bonitinha pra caramba, aconchegante e faz um friozinho legal... ::otemo::

Link para o comentário

• Membros de Honra

Peter, a partir do ponto onde parou é dificil estimar, porque aquele trecho tecnico cada pessoa tem seu ritmo, depende do nivel de agua e do tamanho do grupo. Mas quando vence ele da pra fazer em 30 minutos tranquilo, eu como estava 100% concentrado fiz em 15 aproximadamente. Depois dali voce atravessa um outro poço a nado e escalaminha mais uns 500 metros pra chegar no poço da cachoeira.

Link para o comentário

• Membros de Honra

...

-Obg pela resposta Petter... Sim a foto foi em Lençóis MA, fique a vontade para perguntar dicas, fiz já 3 travessias a pé deste, a última, ( a maior )foi Atins, Lagoa Azul Santo Amaro (90 km, 5 dias).

O mapa que havia falado é o recorte da carta que tenho aqui, e postei algumas perguntas ( páginas) atrás...

Penso agora o seguinte: Fazer Mixila, depois sair do canion do Capivari e ir ao Canion do Capivara, seguir para palmial e fumaçca por baixo, subir a serra do macaco, fumaçca por cima, e depois ir para capao, e fazer vale do paty, até andarai...

(dependendo do tempo, fazer ainda mucuge e redondezas, Ibicoara - fumacinha - , e finalmente P.Babado. Chegarei a lençois dia 20.12, e ficarei até dia 18.01.10, espero que não pegar muita chuva, alguma ao menos, para as cachoeiras bombarem!!!!)

No mais, tempo de percurso e previsão metereologica sao de suma importancia mesmo quando em canions, bem colocado Peter.

Só estou na dúvida ainda da localização desta segunda toca, afinal é rio acima ou abaixo( rio capivari?)

Por fim, aqueles mapinhas do Trilhas e Caminhos, encontro com facilidade em lençóis? baixei eles da net, os 4 do circuito do diamente e dois do cricuito do ouro, contudo, ambos ficaram com uma resolução de impressão ruim, por isso desejo ter os originais...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...