Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

...

-Sim Paulo, o que falas tem sentido sim, a carta em quetão traz curvas de nivel de 40 metros. Conrtudo o que mais sugere um canion ou cachoeira, mesmo que menor que 40 metros, é a conformidade em U da curva de nível, que neste aspecto, ascendente, pode indicar cachoeiras ou ao menos linhas d`água pluviais. Verdade que Cachoeiras pequenas não apareceriam, bem como cachoeiras pluviais... O U que me refiro é este aqui

canions.jpg?t=1258646517

Estes ''U'' nesta conformidade e área indicam gargantas, e quanto mais estreitos e com linhas de curva de nével mais juntas, mais acentuado se torna este... e com proximidade de rios, maior a possibilidade de ter cachoeira, e se tiver uma linha de água representativa de um rio, aí é quase certo ainda de ter cachoeira.

Entao, para se avaliar mesmo os outros lugares provaveis, cada risco azul deste que fiz pode ter uma cachoeira... e a Mixila pode ser uma destas.. eheheh.

Mas conforme relatos, que indicam que a Mixila está no fim de um canion, fim do rio, fim da garganta, etc... então acredito que ela esteja na marcação 1 ( ou 2 ::mmm: ) do outro recorte de carta que postei outrora.... próximo dos mesmos... ou ainda ao longo do próprio rio, logo após a interrogação.....

Mixila3.jpg?t=1258646520

Eita isso virou tópico de cartografia.. eheheh, desculpem-me... ::mmm:

• Colaboradores
Postado

Olá pessoal.

Finalmente vou conhecer Chapada :!::!:

Consegui reservar pousada em Mucugê, mas estou na dúvida se me hospedar nessa cidade é legal. A dúvida é: uma vez ficando lá, dá pra conhecer as mesmas coisas que eu conheceria ficando em Lencóis? É muito distante Lençóis de Mucugê?

Quanto aos preços, de acordo com o que li nos posts anteriores, acho que são melhores do que se eu ficasse em Lençois. Mas o que me importa é saber se os pontos de "interesse" são os mesmos. :roll:

• Membros de Honra
Postado

Rosiane,

Mucuge esta a cerca de 150 km de Lençois, já na parte sul do Parque.

A cidade serve como base para conhecer as atrações proximas como a cachoeira da Fumacinha e do Buracão em Ibicoara e o Poço Encantado (fechado) e o Poço Azul. Já pra fazer coisas próximas a Lençois fica inviável pela distância e aí so se hospedando por lá ou no Capão.

Tenta dar uma lida no tópico como um todo que tem muita informação boa, um mapa (de preferencia turistico) tambem ajuda muito a saber onde está o que.

• Membros de Honra
Postado

Ram:

Depois que vc entra no canion da Mixila não tem mais erro. Creio que são 3 a 4 horas da boca do canion até a cachoeira, normalmente pelo leito do rio. Eu gastei 2,5 a 3 horas e não cheguei lá. Em Lençois tem agências com a foto da Mixila. Dê uma olhada e assim quando vc chegar nela saberá que não está numa cachu secundária.

Qual o mapa a que vc se refere mais acima, o do Sapucaia? Os dois que eu tenho não permitem saber exatamente onde está a cachoeira. Ela não está assinalada. Normalmente é onde vc vê que tem o maior gradiente de altura (curvas de nível mais próximas formando um "V"). Mas se a queda dágua for na lateral do canion esta regra não vale...

Seu avatar tem uma foto interessante. São os lençois maranhenses?? Depois, quando for para lá, quero dicas!!

Abs, peter

• Membros de Honra
Postado

Aqui tem uma foto do Mixila: mixila.jpg , mas ta muito abaixo do que vi, quando fui a agua tava proximo do local onde o cara tá.

Não tem como confundir, ela é bem no final do canion mesmo, la é o unico local que não tem mais pra onde ir. Algumas vezes você vai ter a impressão que nao tem mais como prosseguir sem fazer escalada, mas olhe bem e sempre terá uma alternativa. Os trechos criticos são onde o Peter voltou que forma uma cachoeira secundaria, mas que deve ser tranquilo subir com o nivel da agua baixo, o outro é bem proximo da cachoeira, da pra ver ela de frente, a melhor aproximação é feita pela margem esquerda, mas quando se chega nesse ponto tem um pequeno abismo na frente com apenas alguns pontos de apoio, a alternativa é cruzar o rio pra margem direita (sempre olhando pra cachoeira) num trecho que ele corre forte mas que oferece boas pedras pra se apoiar, fazendo isso é so caminhar uns 10 metros pela margem direita e chegar no poção.

Meu pai e minha prima se contentaram com o visual da margem esquerda, mas garanto que eles não viram 50% da beleza da cachoeira. Se achar que não tem como seguir pare e analise bem, se for o caso ate volte um pouco pra ver se pela outra margem é melhor, mas não desista enquanto não chegar no poço da cachoeira.

Depois do primeiro trecho critico ao que me lembre segui sempre pela margem esquerda, so mudei chegando na cachoeira mesmo.

• Membros de Honra
Postado
Olá pessoal.

Finalmente vou conhecer Chapada :!::!:

Consegui reservar pousada em Mucugê, mas estou na dúvida se me hospedar nessa cidade é legal. A dúvida é: uma vez ficando lá, dá pra conhecer as mesmas coisas que eu conheceria ficando em Lencóis? É muito distante Lençóis de Mucugê?

Quanto aos preços, de acordo com o que li nos posts anteriores, acho que são melhores do que se eu ficasse em Lençois. Mas o que me importa é saber se os pontos de "interesse" são os mesmos. :roll:

Sem contar que a cidade é bonitinha pra caramba, aconchegante e faz um friozinho legal... ::otemo::

• Membros de Honra
Postado

Peter, a partir do ponto onde parou é dificil estimar, porque aquele trecho tecnico cada pessoa tem seu ritmo, depende do nivel de agua e do tamanho do grupo. Mas quando vence ele da pra fazer em 30 minutos tranquilo, eu como estava 100% concentrado fiz em 15 aproximadamente. Depois dali voce atravessa um outro poço a nado e escalaminha mais uns 500 metros pra chegar no poço da cachoeira.

• Membros de Honra
Postado

...

-Obg pela resposta Petter... Sim a foto foi em Lençóis MA, fique a vontade para perguntar dicas, fiz já 3 travessias a pé deste, a última, ( a maior )foi Atins, Lagoa Azul Santo Amaro (90 km, 5 dias).

O mapa que havia falado é o recorte da carta que tenho aqui, e postei algumas perguntas ( páginas) atrás...

Penso agora o seguinte: Fazer Mixila, depois sair do canion do Capivari e ir ao Canion do Capivara, seguir para palmial e fumaçca por baixo, subir a serra do macaco, fumaçca por cima, e depois ir para capao, e fazer vale do paty, até andarai...

(dependendo do tempo, fazer ainda mucuge e redondezas, Ibicoara - fumacinha - , e finalmente P.Babado. Chegarei a lençois dia 20.12, e ficarei até dia 18.01.10, espero que não pegar muita chuva, alguma ao menos, para as cachoeiras bombarem!!!!)

No mais, tempo de percurso e previsão metereologica sao de suma importancia mesmo quando em canions, bem colocado Peter.

Só estou na dúvida ainda da localização desta segunda toca, afinal é rio acima ou abaixo( rio capivari?)

Por fim, aqueles mapinhas do Trilhas e Caminhos, encontro com facilidade em lençóis? baixei eles da net, os 4 do circuito do diamente e dois do cricuito do ouro, contudo, ambos ficaram com uma resolução de impressão ruim, por isso desejo ter os originais...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...