Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Até acredito que foi a brigada, aliais, eles descobriram várias coisas. Mas tem uma agência chamada ecotreking sei lá das quantas que tá querendo tomar a patente. Vai ser que nem o bouracão quando foi descoberto, a revista Terra deu como furo deles, mas a cachoeira já tinha sido visitada muitos anos antes. Sobre esta luz velho, creio que só um guia amigo vai te dizer, eu confesso que sou medroso nesse sentido e odeio fazer trilha sem saber se estou certo ou errado, não curto, tenho medo mesmo.

Como te disse tenho o contato de um cara que manja, derrepente você pode tentar.

ab

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores

Fui no Mixila, um dos lugares mais bonitos que já conheci, indescritivel, fantástica. Tenho muita vontade de voltar, mas estou com um péssima imagem do "esquema chapada" de exploração turística, só o ambiente já dá um baixo astral imenso, nem comento a respeito.

Link para o comentário

• Membros

Então galera, a cachoeira da mixila até que não é de difícil acesso. dormimos no poção e andamos umas 2 horas e pouco pra chegar la. em um dia fomos e voltamos e depois seguimos a trilha até a toca do capivari( ou capivara) onde se dorme em cima da cachoeira desse mesmo nome. Nos fizemos no começo da trip, porem a galera normalmente faz depois de fazer os 3 dias de fumaça por baixo. A cachoeira é muito tesão. o tel do guia que levou agente é esse:

(71)9902 3960. Chama diógenes. Gente boa pra cacete e trabalha muito bem. As vezez ele inventa umas coisas como quando dormimos no meio do morro do macaco pra adianta a subida. com certeza o lugar mais tesão que ja dormi. Puta vista. Ele sempre ta na rodoviaria recepicionando os turistas que chegam de bus.

tava nos meus planos a fumacinha e o buracão. porém preferi fazer um passeio mais trekking, 7 dias seguidos. Não me arrependo em nada. Pelo que vi as fotos a do mixila é tão legal quanto todas essas outras, pq pra chegar la tem que cruzar 2 lagos nadando no meio de um canion....

O nome mixila foi dado por uma agencia de turismo de fora da chapada. ja existia com o nome de cachoeira das andorinhas ( se vcs forem la vão entender o porque). a divulgação dela foi feita como mixila então pegou... só num fala isso pro guia, pq pra ele é Andorinhas e pronto! se puder ajudar em coisas mais, to por ai... abraço

Link para o comentário

• Membros de Honra

Quando estive no Chapada, nós quase fizemos essa trilha (mixila), só não conseguimos porcausa da chuva na noite anterior.

Conversando com o Henrique da agencia fora da trilha e morador de lençóis, ele me disse essa história sobre os brigadistas, estavam de helicoptero, avistaram e depois sairam em direção a ela pela mata. A agencia dele faz essa trilha e ele disse que é melhor que fumaça por baixo, por ser mais conservada e tambem com uma queda muito bonita.

Na próxima vez que voltar lá, MIxila estará nos planos

abs

Link para o comentário

• Membros de Honra
Fui no Mixila, um dos lugares mais bonitos que já conheci, indescritivel, fantástica. Tenho muita vontade de voltar, mas estou com um péssima imagem do "esquema chapada" de exploração turística, só o ambiente já dá um baixo astral imenso, nem comento a respeito.

Paulo meu velho, tú não fala mas eu sim, como sempre dou a minha cara a tapa. Já fui até "advertido" por um anônimo sobre emitir opinião sobre esses assuntos. Mas o fato é que a chapada tá muito baixo astral mesmo, o que salva é a aurea, o visual e o prazer de estar lá. Existem várias máfias principalmente no circuito Capão, Lençois, Mugugê e Andaraí. Um cartel de guias que inclusive oprime os conterraneos que resolvem cobrar menos pra colocar o pão dentro de casa.

As agências de turísmo já passaram da conta, só sugam e nada fazem de contrapartida para a região, organizam carteis também e até compram terrenos onde ficam as as principais atrações pra monopolizar a entrada.

A chapada também tá cheia de pseudo hippies, que ficam escorados vagabundando e vendendo artesanato feio pra otário comprar. A idéia de paraíso inalcançavel está atraindo marginais e traficantes "profissionais" pra região. No Capão, estão boicotando a entrada da Embasa (empresa privada que controla a água na Bahia) por conta de que eles terão que pagar a agua que sai da sua própria terra, não querem porque esbanjam água em suas plantações, só não quer os qe possuem muita água e o slugares sem ela??? e o saneamento básico que a Embasa traria pra o povoado? Hoje toda a merda produzida no Capão desce para os lençois freáticos...

E as prefeituras? abrem as pernas.... sobre esses eu tenho até nojo de comentar.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Po Leo, voce como sempre começando polemica, não vai durar muito até mandarem o topico pro papo mochileiro :lol:

Essa questão do cartel e baixo atrsla que voce e o Paulo falaram já dei minha opnião antes e mantenho: não concordo. Eu fui com meu pai fazer a trilha fumaça por baixo+Paty em 6 dias (o normal é 7, o guia andou muuuito mais e nem cobrou a mais por isso) pagando R$50dia/por pessoa e ainda por cima era carnaval (altissima temporada). Não acho caro, a trilha é muito pesada e o cara ainda cozinha, paga toda a comida e ainda carrega algumas coisas.

Sei de muita gente que paga R$100 pra visitar Poço do Diabo, Serrano, Sossego e etc, mas ai ja não é problema meu, se o guia encontra quem pague ele tá mais do que certo em cobrar. Mesmo com muita demanda e pouca oferta acabei encontrando um preço que achei bem justo e por isso não tenho do reclamar.

Esse movimento dos guias de intimidar quem vai independente tambem não tenho o que falar, eles percebem quem tem o espirito da coisa e está ali so pra curtir e fazer de tudo pra que muitos outros curtam durante muito tempo, bem como quem está ali pensando em nunca mais voltar e saem destruindo tudo. Claro que não cabe a eles julgar quem pode ou não ir sem guia, mas se eu fosse local e visse um monte de turista destruindo o parque e se perdendo em trilha faria o mesmo.

A Chapada não da nenhum indicio de ser Parque Nacional, não tem portaria, fiscalização, NADA. A tarefa de regulamentar e fiscalizar acaba ficando com os guias mesmo.

E quando falam da Chapada, pelo que sei no PN Serra dos Orgãos andaram botando sinalização com placas e totens e os nativos destruiram tudo e ainda colocaram totens indicando direções erradas. Seria esse um problema da chapada ou da filosofia dos brasileiros?

Link para o comentário

• Colaboradores

leo_thc e PauloMotta,

Concordo com a maior parte do que ambos citaram, vi exatamente vários fatos que descreveram, é real. Inúmeros casos reais podem ser citados, positivos e negativos. Leo meu velho, não entro em discussão pois não tenho saco para este tipo de troca de idéias via mensagens.

Abs

Link para o comentário

• Membros de Honra
leo_thc e PauloMotta,

Concordo com a maior parte do que ambos citaram, vi exatamente vários fatos que descreveram, é real. Inúmeros casos reais podem ser citados, positivos e negativos. Leo meu velho, não entro em discussão pois não tenho saco para este tipo de troca de idéias via mensagens.

Abs

Paulo BR, inúmeros casos realmente acontecem, mas o cartel é isso mesmo, sobe e baixa quando é conveniente, mas ninguém ouse fugir a regra deles. Esse lance de discussão, falo no sentido do debate sobre o assunto, motivo pelo qual os fóruns existem, pra discutir ou debater assuntos via mensagens. ::lol4:: Mas respeito o fato de não gostar de opinar sobre certos assuntos. A Chapada está dentro do meu estado, sendo assim meto o dedo mesmo sem culpa heuheu

Paulo MOtta, realmente amigo, me pego sempre no dilema de encarar as polêmicas, acho que é o vício da minha profissão, mas a certeza que tenho e o que me faz sempre opinar é o embasamento, pois nada pior do que jogar palavras ao vento. Você tem razão, o asunto acabou voltando pra aqui. ::lol4::

ab

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Powww .. acabei de chegar da Bahia (e da chapada !!)

realmente o passei é perfeitooo !!

Fiz Fumaça por baixo (3 dias) e o vale do paty (4 dias) .. com 1 dia parado para descanso no capão (cidadezinha show de bola !!)

Seguem as dicas (de noite eu dou outro update nesse post !):

Em lençóis ao desembarcar do bus vc vai encontrar com váriossss guias te oferecendo pacotes e tocando o terror, seja firme e não feche nada com ninguem !!!

Eu fiquei no hostel .. porém mesmo ficando em quarto privativo (eu e namorada), não gostei muito não (tinha acabado de sair do hostel laranjeiras - em ssa ae acho que isso influenciou na decisão !). Todavia eu passei por esse camping / pousada Lumiar e o ambiente era muitooooooooooo superior !!! e pelo que lembre agora as diárias não eram tão diferentes do hostel não !

em relação ao guia eu acabei fechando com o Crispim (dica: não feche com agencias, negocie direto com o guia que vc consegue desconto !!!). O cara é super gente fina, honesto, conhece a parada e é bem conhecido !!

isso sem contar que ele preparava uns jantares maravilhosos !!! no café da manha comiamos salada de frutas, pao e cafe. No almoço tinhamos pao, salame, queijo, salada, biscoito, suco e goiabada. E no jantar eu jantei:

1 noite - strogonoff de legumes, macarrao e carne

2ª noite - lentilha e arroz

3 noite - muqueca de peixe, feijao, arroz e farofa

4 noite - macarronada com dois tipos de molho , feijao e calabresa !

agora se forem até a chapada e não fizerem fumaça por baixo é melhor nem ir !!!

ps: fumaca por baixo é um pouco puxado !!! (+/- 37 km de subidas meio tensas !!!)

depois posto o que fiz e o numero do crispim !

Link para o comentário

• Membros de Honra
agora se forem até a chapada e não fizerem fumaça por baixo é melhor nem ir !!!

ps: fumaca por baixo é um pouco puxado !!! (+/- 37 km de subidas meio tensas !!!)

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

A beleza da fumaça por cima é um nada se comparado com ela por baixo.

Aproveita o update e coloca tambem a diaria do guia.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...