Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Olá Andréa boa noite ótima escolha casa muito aconchegante e acolhedora sem contar o Tempero que meu Deus! Caso precise de ajuda na sua programação como guia Transporte conte comigo para lhe ajudar. Moro na chapada e trabalho como guia. Seja bem vinda e a Chapada Diamantina lhe espera!

Muito obrigada! Quem fechou com um guia foi um amigo meu, mas anotarei seu contato. Espero que seja uma ótima viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros
Sou neto de nativos do vale do. Paty ir sou guia turístico. A hospedagem de dona Raquel é muito aconchegante ir seu tempero é muito bom ir o forrozinho do sofoneiro João seu filho acompanhado de um belo licor mais informações minha página no Instagram Tauan_guia

Obrigada!! Estou ansiosíssima pra conhecer o Vale!

Link para o comentário

• Membros
Olá Andréa boa noite ótima escolha casa muito aconchegante e acolhedora sem contar o Tempero que meu Deus! Caso precise de ajuda na sua programação como guia Transporte conte comigo para lhe ajudar. Moro na chapada e trabalho como guia. Seja bem vinda e a Chapada Diamantina lhe espera!

Muito obrigada! Quem fechou com um guia foi um amigo meu, mas anotarei seu contato. Espero que seja uma ótima viagem!

Com certeza será uma Ótima Viagem a Chapada Diamantina espera por vocês

Link para o comentário

• Membros

Olá pessoal!

Estarei na Chapada Diamantina, com meu companheiro, entre os dias 14 e 25 de julho!!!! =)

Já li o tópico inteiro e diversos relatos, que me ajudaram MUITO a fazer nosso roteiro!

Chegamos ao seguinte desenho:

14/07 (Lençóis) - chegada em Salvador pela manhã. Alugar o carro e ir para Lençóis. Vamos sair de Salvador por volta das 10h, então chegaremos em Lencóis por volta das 15h. Nesse dia podemos ir ver o por do sol no Morro do Pai Inácio

15/07 (Lençóis) - Cachoeira do Sossego e Robeirão do Meio (manhã) / Cachoeira dos Mosquitos (tarde) - É factível?

16/07 (Lençóis)- Parque Muritiba (Serrano, Salão Areia Colorida, etc...) (manhã) / Rio Mucugezinho e Poço do Diabo (tarde) - É factível?

17/07 - Lapa Doce, Torrinha e Pratinha -> Deslocamento para o Vale do Capão

18/07 (Capão) - Cachoeira da Fumaça (manhã)/ Riachinho (tarde) - É factível?

19/07 (Capão) - Cachoeiras Angélica e Purificação

20/07 - Poço Encantado e Poço Azul (deslocamento - Aqui tenho uma GRANDEEEE dúvida: ficamos hospedados em Igatu ou em Mucugê?)

21/07 (Mucugê ou Igatu?) - Projeto Sempre Viva (manhã)/ Cachoeira Andorinhas (tarde)

22/07 (Mucugê ou Igatu?) - dia mais livre, deslocamento para Ibicoara (Alguma sugestão?)

23/07 (Ibicoara) - Cachoeira do Buracão

24/07 (Ibicoara) - Cachoeira da Fumacinha

25/07 - Volta para salvador

Dúvidas:

Esse roteiro está bom? É possível fazer todos os esses passeios com esses dias?

É melhor se hospedar em Mucugê ou Igatu? Caso fiquemos em Mucugê, gostaria de pelo menos passear um pouco em Igatu.

Se alguém estiver indo para Chapada nesse período estamos abertos para dividir as despesas com o carro e gasolina! =)

Link para o comentário

• Membros

Olá, pessoal,

Eu e meu companheiro chegaremos à Chapada, via Salvador e a partir do Rio de Janeiro, em 14 de julho. Estou seguindo as valiosas dicas dadas aqui na página, pegando referências de guias e montando minha viagem. O objetivo é ler todas as entradas dos tópicos, mas ainda não terminei. Mesmo assim, já comecei a construir um pré-roteiro que ainda precisa ser lapidado (para ajudar, comprei o Guia da Chapada Diamantina e este já está a caminho). Ficaria muito agradecida se alguém quisesse comentá-lo, apontar problemas, oferecer dicas, reorganizá-lo etc.

A idéia é fazer uma volta ao redor do parque. Teremos oito dias e meio à nossa disposicão e consideramos fortemente a possibilidade de alugarmos um carro com a Pangola, já que vi nas entradas que seria muito difícil se locomover pelo parque sem transporte próprio. O roteiro seria mais ou menos o seguinte:

14.07 – chegada na hora do almoco em Lencóis. Caminhadas leves ao redor da cidade e pernoite na Lencois da Chapada Casas.

15.07 – saída bem cedo para Pratinha, Gruta Azul, Torrinha e Pai Inácio. Chegada no Vale do Capão, onde já temos três noites reservadas na Pousada Riachinho, a 5km da vila.

16.07 – Em aberto.

17.07 – Cachoeira da Fumaca por cima.

18.07 – Agora, a grande dúvida. Quero visitar as atracões de Mucugê e Igatu e, se possível, a Cachoeira do Buracão em Ibicoara. Queremos chegar via Guiné. Teríamos dois dias hospedados em Mucugê ou Igatu.

19.07 – Buracão (?).

20.07 – Igatu/Mucugê. Volta para Lencóis.

21.07 – Serra das Paridas/Mosquitos.

22.07 – em aberto.

23.07 – retorno de manhã a Salvador.

Além da natureza, nos interessa muito o turismo em que a vivência com as populacões nativas seja valorizado, em que os aspectos históricos e culturais estejam presentes, como uma visita a uma comunidade Quilombola, por exemplo. Neste sentido, estou pesquisando sobre o projeto Trilhas Griô, que parece bem interessante.

Gostaríamos de fazer alguns passeios sem guia. Naqueles em que os guias são obrigatórios, queremos evitar o passeio com agências, por causa da grana alta, da exploracão excessiva, etc. Nosso objetivo também é evitar ao máximo grupos de turistas barulhentos, gente que só quer saber de “curticão” e não respeita a natureza e as populacões locais.

Mas a minha grande dúvida mesmo é se é viável chegar em Mucugê via Guiné. Até agora não achei nada nos tópicos sobre isto :/. Vou seguir procurando, mas se alguém tiver alguma dica para dar ficaria muito grata.

Agora que estou postando vi que o roteiro da entrada logo acima é bem parecido com o meu :)

Link para o comentário

• Membros

Fucsia, dizem que chegar a Mucugê saindo do Capão via Guiné é um dos percursos mais bonitos da Chapada. Quando eu fui eu não fiz isso com medo da estrada estar ruim, mas me arrependi, com quem eu conversei dizia que a estrada estava tranquila. Faz essa pergunta pra pousada em que vc vai ficar no Capão, de repente eles podem clarear melhor. Mas se a estrada estiver boa acho que vc deveria ir.

Link para o comentário

• Membros

Ane,

Acho que o dia 15 não é factível, ficaria muito correria, talvez até impossível mesmo. Quando eu fui pra Mosquitos eu passei o dia lá (tem que comprar o voucher no supermercado do dono do lugar em Lençóis) e terminamos o dia no Pai Inácio.

Acho que vc poderia dormir a noite do dia 21 pra 22 em Igatu, acordar lá, dar um rolê tranquilo pelo lugar e aí sim ir pra Ibicoara pra no dia seguintes vc fazer o circuito por lá. Igatu é sensacional, vale a pena uma noite e parte do dia por lá. Tem uma prainha a 5 minutos de caminhada do centrinho que dá pra tomar altos banhos.

Se vai fazer Buracão e Fumacinha, procure ficar hospedado já na entrada pra essas trilhas (são 30 km de estrada de chão de Ibicoara até lá). No meu relato tem essas informações.

https://www.mochileiros.com/10-dias-pela-chapada-diamantina-t96045.html

Link para o comentário

• Membros

Valeu, Derien! Eu vou ver como fica esta viagem quando estiver por lá. Ah, e a dica que você deu pra Ane sobre Igatu também valeu pra mim :)

Uma outra pergunta surgiu quando comecamos a mexer no roteiro. Estamos pensando em fazer a trilha das mulas Lencóis-Capão, aproveitando que vamos para o Vale no segundo dia de viagem. Deixaríamos então de alugar o carro neste dia e aproveitaríamos o sentido do nosso deslocamento para fazê-lo a pé mesmo. Sei que é mais fácil fazer o sentido contrário por causa do desnível, mas o roteiro vai ter que ser assim. A dúvida é se há algum servico de carregamento de bagagens em Lencóis? Alguém já ouvi falar de algo do tipo? Não sou sedentária, mas não tenho experiência com trilhas muito longas e carregando muito peso.

Daniela

Link para o comentário

• Membros

Oi Dérien!

Obrigada pelas dicas! Vou rever o roteiro no dia 15.

E estamos quase certos que dormiremos em Igatu!!! ::love::

Mais uma dúvida: até o momento só reservamos a hospedagem em Lençóis, que é a nossa primeira parada (vamos ficar na Hospedaria Fazendinha e & Tal. Alguém tem opiniões? Foi a mais barata que encontramos!). Você acha que conseguimos achar nas outras cidades sem reserva? Queríamos ficar um pouco mais livres para mudar o roteiro se for necessário!

Daniela!

Vamos conversar! Estaremos lá na mesma época! Poeríamos ver se o roteiro bate e dividir aluguel de carro e gasolina!!! =)

Link para o comentário

• Colaboradores
Fucsia, dizem que chegar a Mucugê saindo do Capão via Guiné é um dos percursos mais bonitos da Chapada. Quando eu fui eu não fiz isso com medo da estrada estar ruim, mas me arrependi, com quem eu conversei dizia que a estrada estava tranquila. Faz essa pergunta pra pousada em que vc vai ficar no Capão, de repente eles podem clarear melhor. Mas se a estrada estiver boa acho que vc deveria ir.

olha, das vezes que passei lá a estrada sempre estava do mesmo jeito. ruim do capão até guiné, com muito cascalho e costelas de vaca. depois de guiné até mucugê a estrada de terra é bem melhor, praticamente um asfalto rs. o visual sem dúvida compensa, a companhia da serra do sincorá é indescritível

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...