Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

Oi, Paulo

Valeu pelas dicas!

Bom.. andei pesquisando os pacotes para a trilha do Pati, por agencias, na internet. Mas fiquei impressionada como sao caros!! nao tinha ideia! Nao vi por menos de R$ 500, quatro, cinco dias..

conhecem algum esquema que de pra sair pelo menos um pouco mais barato??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra
Oi, Paulo

Valeu pelas dicas!

Bom.. andei pesquisando os pacotes para a trilha do Pati, por agencias, na internet. Mas fiquei impressionada como sao caros!! nao tinha ideia! Nao vi por menos de R$ 500, quatro, cinco dias..

conhecem algum esquema que de pra sair pelo menos um pouco mais barato??

Sem duvida a pior opção é contratar agencia, completamente desnecessario e muito caro.

Tem um guia que recomendo, Luciano irmão de bico de pato, ele cobra mais ou menos R$50 dia por pessoa para um grupo de pelo menos 2.

O ideal é entrar em contato com a Associação de condutores de Lençois e ver quem estar formando grupo para lá, no Capão tambem tem muitas opções de guia.

A outra alternativa é ir independente, a navegação é relativamente facil mas essa opção traz muitas implicaçoes.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Menos que 500 reais os 5 dias eu acho difícil achar. Foi o que eu paguei para passar o reveillon no Vale. Comecei por Guiné.

Está incluso transporte, comida, guias e a maioria dos mantimentos são carregados por eles.

A maioria das vezes sempre tem gente andando por lá, então fica difícil se perder para quem tem o mínimo de navegação. Eu recomendo o guia ou fechar um grupo pelo menos para dividir um transporte e as bagagens.

abs

Link para o comentário

• Membros de Honra

Muito falamos sobre as cidades clássicas da Chapada Diamantina como: Lençóis, Capão, Andaraí, Mucugê e Rio de Contas, mas faltam informações sobre as outras tantas.

Mesmo conhecendo a Chapada Diamantina desde 1989 nunca fui a uma cidade chamada Abaíra. Gostaria de conhecer O Pico do Barbado que é considerado a montanha de maior altitude do Nordeste com cerca de 2033 metros de altitude, as minhas dúvidas são:

a) A montanha tem escalada técnica?

b) É necessário algum equipamento técnico?

c) Qual a melhor época para subir?

d) Qual o grau de dificuldade e quanto custa para chegar até lá?

e) Em quantas horas é possível fazer esse cume?

Fora o Pico do Barbado, quais as atividades para fazer nessa cidade?

Desde Abaíra é possível seguir direto para Palmeiras?

Abraço a todos!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Nessa pesquisa acabei achando um site, simples mas bom, esclarecedor sobre os principais picos na Chapada Diamantina. Consegui algumas das Informações que queria, porem outras permanecem como em relação ao grau de dificuldade.

Segue abaixo um texto deste site falando sobre a cidade de Abaíra, com dados básico porém importantes.

FONTE: http://www.guiachapadadiamantina.com.br

No topo do Nordeste a melhor cachaça baiana.

O Pico do Barbado, ponto culminante do Nordeste com 2033 m de altitude - desafio de escaladores e trekkers - fica no distrito de Catolés, município de Abaíra.

O nome do pico se refere a uma espécie em extinção, o macaco barbado. Já o nome do município ficou famoso por produzir uma das melhores cachaças da Bahia, a cachaça Abaíra. Uma casa comercial estabelecida, em fins do século 19, no caminho que levava a Bom Jesus do Rio de Contas (atual Piatã), deu origem a uma povoação denominada "Venda".

Em seguida, formou-se o distrito com o nome de Tabocas, alterado para Abaíra em 1916, quando da criação do município. A vila de Catolés, ponto de partida da trilha para o Pico do Barbado, situa-se à margem do caminho que ligava Rio de Contas a Jacobina, a Estrada Real, aberto em 1725 pelo sertanista Pedro Barbosa Leal. Na vila, destaca-se a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, uma construção de 1775. As pinturas rupestres estão espalhadas em diversos sítios arqueológicos, ainda pouco conhecidos e estudados, atestando a presença da arte na pré-história brasileira.

Os atrativos naturais espalham-se entre vales e montanhas com destaque para a cachoeira e o Canyon do Canta Galo, as Cachoeiras da Luzia, da Mixilânia, da Samambaia; os Morros da Boa Vista e do Elefante; a Praia de Jatobá; o Rio Água Suja; as Serras da Guarda Mor, da Mutuca, do Ouro Fino, da Tromba e o Vale da Estiva. Na zona rural, os alambiques compõem os atrativos culturais apresentando a produção tradicional e artesanal da cachaça e outros derivados da cana-de-açúcar.

Na Fazenda Água Suja além de conhecer o alambique, é possível hospedar-se no mais autêntico estilo do turismo rural com direito a degustação de quitutes da culinária típica local: brevidade, licores de frutas diversas e tijolo de rapadura.

A Cooperativa dos Produtores Associados de cana-de-açúcar e seus derivados da Micro Região de Abaíra - COOPAMA - organiza a cada dois anos (em anos ímpares), durante o mês de setembro, o Festival da Cachaça de Abaíra, um evento técnico e festivo com palestras e seminários relacionados à cultura da cana-de-açúcar, apresentações musicais, festa dançante, concursos da melhor cachaça e da Rainha da Cana.

Como Chegar

Abaíra fica a 592 km de Salvador pela BR-324, BR-116, BR-242 e BA-148. O entroncamento da BA-148 com a BR-242, fica a 20 km de Seabra; na direção oposta, a 176 km de Ibotirama e a 380km de Barreiras). A empresa Novo Horizonte (71 3450-2224/5557) faz a linha Salvador-Abaíra.

Telefones Úteis

Prefeitura Municipal: (77) 3476-2220/2541

ACV - Associação de Condução de Visitantes: (77) 3476-6097

Dica de roteiro

O Pico do Barbado, na Área de Proteção Ambiental Serra do Barbado, é o principal atrativo do município para os adeptos de trilhas de médio a alto grau de dificuldade. A partir de Abaíra pela BA-148, toma-se uma estrada de terra rumo a Ouro Verde, sempre contornando a Serra da Tromba e do Atalho. A trilha começa em Catolés. Antes, conheça a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso e os cristais de quartzo extraídos da Serra do Guarda-Mor. A emoção toma conta dos que alcançam o topo do Nordeste.

Link para o comentário

• Membros

Alo galera,

Estou querendo passar um tempo viajando na companhia de minha namorada pelo nordeste a começar pela chapada diamantina.

Tenho uma pergunta para o Paulo que fez Fumaça por baixo + Vale do Paty em 6 dias. É recomendavel sair de Lençois? e quanto a dificuldade?

é muito cansativo? pois minha namorada não tem muita experiencia em trilhas.

Se fosse cansativo de mais fazer os dois, voce recomendaria fumaça por baixo ou vale do paty?

A cachoeira do sossego passa por algum desses roteiros?

E como faria para chegar em Ibiocara no intuito de conhecer cachoeira do buracão e fumacinha.

Obs1: Lendo os posts, achei melhor ficar em Campão.

Depois da chapada pretendo descer o litoral até chegar em belém, onde moro. Se alguem estiver afim de dar uma carona em algum dos cantos, estou a disposição.

Obrigado a todos por alimentarem a fome de informações. :)

Link para o comentário

• Membros de Honra

Cara, a fumaça por baixo são 3 dias, e o Vale do Paty 4 ou 5. Se sua namorada nao tem experiencia esquece os 6 dias, quase ninguem faz primeiro porque é muuito cansativo e segundo porque nao dá tempo de curtir legal. 7 dias ta de bom tamanho.

A trilha do Paty é tida por muitos como a mais bonita do Brasil, eu achei muito boa mas não acho que seja pra tanto. Prefiro a fumaça, que apesar de a trilha nao ser tão bonita quanto, a vista da Cachoeira do Palmital e da Fumaça por Baixo são sensacionais.

A fumaça por baixo é bem puxada, mas se voce começar a trilha pelo Capão e terminar em Lençois fica muito mais tranquilo. O paty tambem é mais tranquilo começando em Andaraí e teminando no Capão.

Pra unir o útil ao agradavel se eu fosse voce começaria por Andarai, faria o Paty terminando no capão. Curtia o astral do vale e aproveitava pra repor as energias e depois seguia pra Fumaça por baixo. Chegava em Lençois e curtia a cidade (se voce for dos meus nao vai aguentar ficar la depois de uma trilha tao bonita e tanto tempo sem ver faroeiros) e de la ia pra Ibicoara. La voce da uma de turistao, curte o Buracao que voce nao caminha nem 30 minutos e faz a Fumacinha, que apesar de um pouco puxada é trilha de um dia.

Se ainda tiver tempo e disposição tente incluir a cachoeira do Michila no trilha da Fumaça.

Precisando de guia indico o Luciano irmão de bico de pato que mora em Lençois.

To ficando com inveja, esse é o roteiro dos meus sonhos na Chapada, parabens pelo bom gosto ::otemo::

Qualquer outra duvida é so falar. Abraço

Link para o comentário

• Membros

bom, perdão por postar seguidamente, mas esqueci de uma coisa muito importante.

Muito Obrigado pelas informações Paulo!!!

Se você pudesse informar mais detalhades sobre Fumaça por Baixo de Capão a Lençois, sobre trechos escorregadios, ou possíveis perigos, e por que ela se torna tão cansativa e dificultosa, pois tenho medo de arriscar com a namorada e estragar o meu passeio e o dela, visto que ela não está acostumada a fazer trilhas puxadas. Alias, nem eu :D mas eu seguro a onda, hauah.

um grande abraço a todos, e quem estiver indo pra essas bandas no meio de junho, pode entrar em contato comigo e combinar algo, nem que seja uma caroninha :D

de lá, estamos pensando em descer para o litoral bahiano e ir subindo pelas praias, até jeri, se alguem se interessar..

Link para o comentário

• Membros de Honra

Cara, pra começar o ideal é voce ir pra Lençois, acertar com o guia e acertar os ultimos preparativos pra trilha e de la seguir pra Andarai de onibus (nao sei quanto custa mas sei que é barato). La sugiro que voce ja chegue com um contato previo feito com o Luciano ou com outro guia que te indiquem, ou entao vai ter que arriscar na hora. Sugiro que contrate o serviço apenas até o Capão, chegando lá voce decide se tem pique pra continuar na trilha ou não, e se compensa continuar com o mesmo guia ou contratar outro, tente decidir as coisas o mais calmo possivel, mesmo que tudo esteja indo muito bem nao se comprometa com ninguem, por melhor que esteja na trilha nada garante que voce nao va se desenteder com o guia ou que va acontecer algum acidente que va impedir voces de continuar. Sugiro avaliar tudo no Capão.

Do Capão pra Lençois voce pode ir pela Fumaça por Baixo ou entao se juntar aos transportes coletivos que saem um atras do outro.

A questao da dificuldade da Fumaça esta na quantidade de desniveis na trilha, é o tempo todo subindo e descendo (sugiro que voce leia um post meu aqui que fala das duas trilhas). No Paty so existe um trecho tecnico que é o Cachoeirao por baixo, se estiver chovendo escorrega muito, sem chuva nem tanto. A descida do Macaco que é muito ingrime e a Fumaça por baixo que tem o mesmo estilo do Cachoeirão por baixo, sendo que essas duas voce faz sem mochila.

Os gastos com guias são um misterio. Fui com meu pai e pagamos R$50 por dia cada um, sendo que so tinha nos dois, o guia dificilmente faz menos do que isso mesmo em um grupo grande. Portanto estar ou nao em um grupo nao é fator determinante para o preço p.p.

Penso que 3 noites pro Paty+2 noites no Capão+2 noites na Fumaça+1 noites em Lençois sao suficientes. Ai bota mais umas duas em Ibicoara que ta legal.

Link para o comentário

• Membros de Honra

jviana,

O problema que você tem com sua namorada é o mesmo que eu tinha com minha mulher. Ela era super disposta, mas na hora da trilha penava demais, primeiro pela falta de preparo e segundo, pois trilhava de tênis comum adidas cano curto e baixo, ficava com o calcanhar em sangue vivo e dolorida, mas ainda sim não reclamava. Creio que a única coisa que pode estragar um passei mesmo é quando a pessoa não entra no clima, tipo está dentro do mato, muitas vezes úmido, escorregadio, cortando-se com mato Etc. Se não tiver espírito esportivo afunda qualquer trip.

Outra coisa que estraga demais é medo extremo para subir uma pedra, andar em pedras escorregadias ou lidar com altura. Medo de mato por achar que tem cobra, onça, entre outros fode com tudo. Mulher normalmente sente medos, mas se a coisa for extrema pode estragar, como eu já vi vários.

Ainda falando de minha mulher, depois da primeira vez que ela gostou demais, mas voltou arrasada de cansaço, arranhões e contusões, fiz um plano de ação para ela, o mesmo que faço para mim quando estou perto de trilhas longas. Se a pessoa é sedentária, o melhor é se movimentar, então faço umas corridas, alongamentos e intimei-a a comprar uma bota de canos longos, para acabar com os problemas dos escorregões demasiados, torções e calos. O resultado foi positivo e hoje ela é sempre a bem mais preparada da digamos "equipe feminina".

Portanto o melhor é se precaver pra reduzir os desconfortos da trilha, levando bons agasalhos, repelente e contratando um guia paciente.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...