Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

Pessoal,

Estou indo pra chapada pela segunda vez.

Na primeira fiz o Vale do Pati e foi sensacional. A trilha mais bonita que já fiz na minha vida.

Agora vou levar minha namorada pra conhecer. Teremos 5 dias, então pensei no seguinte roteiro.

Dia 1 - Pai Inacio, Gruta Pratinha, Gruta Azul, Gruta Lapa Doce

Dia 2 - Fumaça - mais alguma sugestão?

Dia 3 - Fumacinha

Dia 4 - Buracão

Dia 5 - Poço Azul e Encantado

Chegarei dia 04/03.

Estarei de carro alugado, precisarei de um guia pra fazer a Fumacinha e o Buracão. Alguém tem algum para indicar?

Outra pergunta sobre essas duas trilhas, sabem me dizer se é possível fazê-las nesta época ou estão interditadas por causa das chuvas?

E qual o nível de dificuldade delas?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Marcio, pelo que pesquisei, a Fumacinha, se dá uma chuvinha, fica perigosa de fazer, pq ela é feita pelas margens do rio, e os guias não fazem. Como vc vai ficar 2 dias na região (pra fz Buracão e Fumacinha), priorize a Fumacinha. Se der tempo bom, já vai nela logo. Mas aí é melhor dar uma olhada na previsão do tempo pra ver se vai chover os 2 dias, pq aí tlv não compense ir pra lá. Mas tô falando tb sem nunca ter ido, só do que já pesquisei. Hehe...

Link para o comentário

• Membros

Marcio,

Fazer a Fumaça em um dia e a Fumacinha no outro vai ser bem cansativo, principalmente porque vc terá de terminar a Fumaça e já sair pra ir até Ibicoara, que são mais de 300 km. Vai chegar no fim do dia, cansado, e no dia seguinte vai ter que encarar a trilha até a Fumacinha (1 hora de carro de Ibicoara pra chegar até a entrada da trilha e mais 8 horas de caminhada ida e volta). Quando fiz isso, esse dia foi apenas de traslado do Vale do Capão até Ibicoara, e no caminho fiz o Poço Azul (e o Encantando, que é o seu caso). Sendo assim, sugiro vc fazer a Fumaça, dormir no Capão, acordar cedo no outro dia e fazer Poço Azul e Encantado no caminho pra Ibicoara. Vai chegar cedo em Ibicoara e terá tempo pra descansar tranquilo.

Sobre as trilhas, Buracão é tranquilo, não sei se o nível das águas pode influenciar para acessar a cachoeira. Fumacinha é mais complicado, foi minha grande decepção, porque choveu na madrugada anterior e daí as pedras ficam lisas e mesmo os guias ficam receosos de ir. Ligue pra Associação Bicho do Mato, de Ibicoara, é só pôr no google, e converse com eles.

Link para o comentário

• Membros
Pessoal,

Estou indo pra chapada pela segunda vez.

Na primeira fiz o Vale do Pati e foi sensacional. A trilha mais bonita que já fiz na minha vida.

Agora vou levar minha namorada pra conhecer. Teremos 5 dias, então pensei no seguinte roteiro.

Dia 1 - Pai Inacio, Gruta Pratinha, Gruta Azul, Gruta Lapa Doce

Dia 2 - Fumaça - mais alguma sugestão?

Dia 3 - Fumacinha

Dia 4 - Buracão

Dia 5 - Poço Azul e Encantado

Chegarei dia 04/03.

Estarei de carro alugado, precisarei de um guia pra fazer a Fumacinha e o Buracão. Alguém tem algum para indicar?

Outra pergunta sobre essas duas trilhas, sabem me dizer se é possível fazê-las nesta época ou estão interditadas por causa das chuvas?

E qual o nível de dificuldade delas?

Obrigado

Marcio, tudo bom? Vi sua mensagem e fui em dezembro e também fiquei cinco dias na chapada. Foi bem corrido. Quanto a contratação de guia, não se preocupe, vá pra Ibicoara e contrate o guia na Associação...é bem logo na entrada da cidade, na avenida principal, bem do seu lado direito, logo depois do posto de combustível...não tem erro.

Eu não consegui ir na Fumacinha porque estava sem tempo mas meu amigo que faz trilha e corre em meia maratona, levou menos de 6h ida e volta...A trilha é bem pesada pra quem não está acostumado e o guia que levou a gente pro Buracão disse que, dependendo da época, eles nem levam porque a trilha é toda beirando o rio, ou seja, tromba d'água é praticamente certo...

Buracão que eu também falei com o guia (conversei de tudo...hahahaha), você consegue ir sem problemas mas você não consegue chegar na cachoeira....ele disse que você consegue só chegar quase na boca daquele piscinão...porque a névoa é tanta que nem consegue enxergar direito...maassss foi o que me disseram, só estou repassando informação...

Buracão é suave...não precisa ser atlético pra fazer a trilha. Ela é toda plana e num ritmo bom (nem molenga, nem correndo), você consegue chegar na cachoeira em 1h...a volta, mesmo com as subidas, parece ser mais curta também...

Agora, se você e sua namorada forem atléticos e estão acostumados a fazer trilhas pesadas (mais de 20km em um dia), você consegue fazer os dois em um dia.

No Buracão, conheci dois caras que fizeram Fumacinha e foram pro Buracão...só que assim, eles chegaram no Buracão 3h da tarde. Então, só sobra duas horas pra aproveitar...

E quanto ao seu roteiro, vá para o Mucugezinho e Poço do Diabo no primeiro dia...melhor que ficar em grutas (minha opinião) hehehe

Boa viagem!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal, tudo bem? Eu e minha namorada estamos indo para a Chapada no dia 6 de abril e ficamos lá até o dia 17. Fizemos um roteiro e gostaríamos que alguém pudesse dar alguma opinião sobre ele! (Se alguém quiser nos acompanhar também, será muito bem vindo!)

Não sabemos se esse seria o melhor itinerário por causa das distâncias entre as atrações e se estamos esquecendo alguma coisa!

Dia 1: Chegada e Morro do Pai Inácio (Pernoite em Lençóis)

Dia 2: Manhã: Gruta Azul e Pratinha

Tarde: Lapa Doce e Torrinha (Pernoite em Campos de São João)

Dia 3: Manhã: Cachoeira da Fumaça

Tarde: Cachoeira do Mosquito (Pernoite no Vale do Capão)

Dia 4: Trekking do Vale do Pati (Pernoite nas casas dos nativos)

Dia 8: Manhã: Cachoeira do Califórnia e Ruínas Luís dos Santos

Tarde: Cachoeira dos Cristais e 3 Barras (Pernoite em Igatu)

Dia 9: Manhã: Cachoeira da Fumacinha

Tarde: Cachoeira do Buracão (Pernoite em Ibicoara)

Dia 10: Manhã: Poço Azul

Tarde: Poço Encantado e Cachoeira Encantada (Pernoite em Itaetê)

Dia 11: Livre

Dia 12: Livre

Obrigado e grande abraço! :)

Link para o comentário

• Membros

ebagne, sugiro que você dedique o dia 3 apenas para a cachoeira da Fumaça. Na minha opinião será um gasto desnecessário ir para a cachoeira do Mosquito depois, pois você já estará super perto do Capão, fora que a trilha da Fumaça é cansativa. Se quiser tomar um banho de cachoeira, passe em Conceição dos Gatos, que fica há aproximadamente 10km do Vale do Capão. Vi que no dia seguinte irão pro Vale do Pati, foi exatamente o meu roteiro: Apenas Fumaça e dia seguinte Vale do Pati.

Eu fiz Cachoeira do Mosquito e Poço Azul no mesmo dia, saindo de Lençóis.

Fumacinha e Buracão se eu não me engano ñ rola fazer no mesmo dia. Acho que fumacinha é trilha pra um dia de caminhada. Eu faria dia 9 Fumacinha e dia 10 Buracão.

Boa viagem!

Link para o comentário

• Membros

Ebagne,

Minha opinião é a seguinte:

- Lapa Doce e Torrinha são duas cavernas, acho que fazer as duas no mesmo dia vai fazer com que vc tenha que correr demais nos outros atrativos. Sei lá, acho melhor pensar em qualidade do que em quantidade. O ideal seria nesse dia vc já dormir no Capão pra acordar já na boca da trilha pra Fumaça.

- Não tem como vc fazer a Fumaça de dia e Mosquitos à tarde. Talvez vc não tenha visto no mapa, mas Mosquitos fica perto de Lençóis. Eu faria o Riachinho à tarde: é no Vale do Capão (5 km do vilarejo), onde vc já estará, e é um lugar muuuito legal pra tomar banho e assistir um por do sol memorável.

- Realmente, Fumacinha e Buracão no mesmo dia é impossível. E mais, pra fazer a Fumacinha o ideal é já dormir em Ibicoara, e não em Igatu. Dá pra dormir em Igatu, na verdade passar um dia lá, quando vc estiver voltando, no dia que ainda está livre. Vale a pena.

- Cara, a cachoeira da Encantada é muuuuuuito longe, parece que são 80 km só de estrada de chão. O ideal na verdade é acampar por lá, fazer em um dia é muito cansativo, quanto mais em uma tarde e ainda junto com o Poço Encantado. Ligue pra Associação de Guias de Ibicoara e se informe melhor.

- Poço Azul e Encantado vc pode fazer durante o trajeto descendo pra Ibicoara ou na volta subindo. Poço Encantado dizem que não vale muito a pena se não estiver na época em que a luz do sol entra no lugar. Quando eu fui, desisti de ir porque diziam que a estrada estava muuuuuito ruim, de quebrar carro mesmo. Não sei como está agora. Mas pra chegar no Poço Azul é tranquilo.

Bom, segue o link do meu relato quando fui, talvez te ajude:

10-dias-pela-chapada-diamantina-t96045.html

Link para o comentário

• Membros

Olá pessoal,

Eu e uma amiga estamos programando um mochilão pelo nordeste e temos 3 ou 4 dias livres (ida e volta durante a noite, ônibus de Salvador) para ficar na Chapada.

Com base em vários relatos aqui do site (que eu não conhecia até então, estou adorando!), programei o seguinte roteiro:

1º dia: Fumaça + Riachinho (pernoite no Capão ou Lençóis)

2º dia: Torrinha + Pratinha + Morro do Pai Inácio (pernoite em Lençóis)

3º dia: Poço Encantado + Poço Azul (pernoite em Mucugê)

4º dia: Buracão + retorno para Lençóis

Inicialmente eu procurei pacotes pelas agências, mas como alguns falaram, é uma facada hehehe

Então nossa segunda opção foi alugar um carro. Vamos chegar dia 19/03 por volta as 13h em Salvador, então seria tranquilo alugar o carro lá mesmo e seguir para Lençóis.

O problema é a volta da Chapada, programada p/ dia 23/03 a noite. Caso estivéssemos de carro, não queríamos pegar a estrada direto a noite, no máximo algumas horas de escuro no entardecer ou amanhecer. Então teríamos duas opções:

1. Ir embora no dia 24 cedo. Porém temos passeios programados em Aracaju, então iria atrapalhar bastante atrasar a chegada em Salvador.

2. Ir embora no dia 23, porém é o dia em que programamos a Buracão. Pensando nisso, queria ver com vocês se é possível ou se seria muito cansativo fazer Buracão direto p/ Salvador...

Outra coisa, muitos falaram do aluguel de carro na Chapada, mas não achei na Internet pra ter uma noção de preço. É muito caro mesmo?

Obrigada desde já, pessoal!

Link para o comentário

• Colaboradores
Olá pessoal,

Eu e uma amiga estamos programando um mochilão pelo nordeste e temos 3 ou 4 dias livres (ida e volta durante a noite, ônibus de Salvador) para ficar na Chapada.

Com base em vários relatos aqui do site (que eu não conhecia até então, estou adorando!), programei o seguinte roteiro:

1º dia: Fumaça + Riachinho (pernoite no Capão ou Lençóis)

2º dia: Torrinha + Pratinha + Morro do Pai Inácio (pernoite em Lençóis)

3º dia: Poço Encantado + Poço Azul (pernoite em Mucugê)

4º dia: Buracão + retorno para Lençóis

Inicialmente eu procurei pacotes pelas agências, mas como alguns falaram, é uma facada hehehe

Então nossa segunda opção foi alugar um carro. Vamos chegar dia 19/03 por volta as 13h em Salvador, então seria tranquilo alugar o carro lá mesmo e seguir para Lençóis.

O problema é a volta da Chapada, programada p/ dia 23/03 a noite. Caso estivéssemos de carro, não queríamos pegar a estrada direto a noite, no máximo algumas horas de escuro no entardecer ou amanhecer. Então teríamos duas opções:

1. Ir embora no dia 24 cedo. Porém temos passeios programados em Aracaju, então iria atrapalhar bastante atrasar a chegada em Salvador.

2. Ir embora no dia 23, porém é o dia em que programamos a Buracão. Pensando nisso, queria ver com vocês se é possível ou se seria muito cansativo fazer Buracão direto p/ Salvador...

Outra coisa, muitos falaram do aluguel de carro na Chapada, mas não achei na Internet pra ter uma noção de preço. É muito caro mesmo?

Obrigada desde já, pessoal!

Buracão não está tão perto de Mucugê assim, são pelo menos 100km até lá, acredito. Depois tem 6km de trilha fácil (ida e volta) mais o tempo na cachoeira (ou nas cachoeiras). Não deixaria pro último dia, pq vcs iriam ficar naquela de não poder aproveitar muito por causa do horário pra ir embora. Tenta reorganizar o roteiro. Acho que o melhor seria ficar nas proximidades de Lençois no último dia, conhecendo os lugares mais próximos, pq ali já é caminho pra Salvador.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...