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Boas pessoal,

 

Fui em 2011 pra Chapada e na época não deu para pedalar. Bem, teve gente que me disse que foi agora em julho e é verdade que estão cobrando R$ 200,00 por aluguel de bike?

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MAPAS?!?!

 

Pessoal vou a chapada agora em outubro no feriado e pretendo alugar um carro pra fazer todos os passeios viaveis.

 

vejo alguns relatos de que algumas estradas são sinalizadas mas sou adepto do bom e velho seguro...

 

Alguem tem dicas de bons mapas pros passeios [por favor mapa real da trilha não aqueles mapas classicos do guia da chapada]?

Mapa pra gps?

 

ou mesmo um roteiro escrito detalhado?

 

grato

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Bom dia pessoal,

 

Retornei recentemente da Chapada. Fiquei 1 semana lá. Vou descrever resumidamente minhas impressões e deixar algumas dicas.

 

Fui e voltei no voo da Azul. Achei bem mais prático e rápido. São 50 minutos de voo contra 6 horas de ônibus, sem

contar que eu saí de São Paulo, então já estava no aeroporto de Salvador. Me programei pra pegar os 2 voos no mesmo dia. Como comprei com antecedência, saiu bem em conta. R$129 o trecho Salvador-Lençois. O ônibus estava uns R$80 por trecho.

 

A respeito dos custos, achei a Chapada um lugar ecoturístico relativamente caro para brasileiros. Considerando que a estrutura e logística lá não são fáceis, que o Parque Nacional da Chapada é enorme, e que boa parte dos turistas lá são europeus (eles trocam euro por real), é de se esperar que os preços lá sejam um pouco salgados. Com exceção da estadia, que achei um preço bem razoável. Paguei R$130 na diária pro casal com café e wi-fi incluídos, numa pousada com localização central. Recomendo (ver abaixo).

 

Segue algumas dicas e preços médios dos principais passeios (fazendo com agências de turismo):

 

Passeio 1: Cachoeira e Poço do Diabo + Morro do Pai Inácio + Gruta Azul + Gruta Pratinha + Lapa Doce

Tudo no mesmo dia. Não inclui refeições. Já inclui entrada em todos os atrativos, transporte, equipamentos adicionais (lanterna, etc) e guias.

R$160 por pessoa

Caminhada de nível fácil. A subida do Pai Inácio é tranquila pra quem está em forma. Pra quem não pratica exercícios, pra quem tem algum problema de locomoção, ou para pessoas de idade mais avançada, a subida fica difícil.

 

Passeio 2: Cachoeira da Fumaça (por cima) e Cachoeirinha

Inclui kit lanche, guias, transporte e entrada nos atrativos.

R$140 por pessoa

Caminhada de nível médio para difícil para quem está em forma. Sugiro agendar um passeio leve pro dia seguinte. Pra quem não está em forma, a caminhada é difícil.

 

Passeio 3: Ribeirão do Meio

Preço do guia na Associação de Guias Turísticos de Lençóis: R$100 para um grupo de até 4 pessoas.

PS: pra esse passeio não precisa guia. Um mapinha simples e algumas informações já são suficientes.

Caminhada leve e tranquila.

 

Passeio 4: Serrano + Cachoeirinha + Poço Halley + Salão das Areis Coloridas

Preço do guia na Associação de Guias Turísticos de Lençóis: R$100 para um grupo de até 4 pessoas.

PS: o passeio dura no total cerca de 1h30, já incluindo paradas para banho e contemplação. A caminhada é bem leve e curta. Eu particularmente fiquei um pouco decepcionado. Depois do passeio fiquei com a sensação que podia ter feito sem guia, mas tem que ser cara de pau pra seguir outros grupos. Na verdade eu paguei R$50 para um guia local que estava de plantão no Serrano e já achei caro. Se tivesse pago R$100 teria me sentido roubado. Mas vale a pena juntar um grupo de umas 4 pessoas pra conhecer o local.

 

Passeio 5: Poço Encantado + Poço Azul

Sai e retorna pra Lençóis no mesmo dia.

R$195 por pessoa. Inclui entrada nos 2 atrativos, transporte, equipamentos (capacete, lanterna, colete, máscara de mergulho e snorkel), guias e almoço.

Quase não tem que caminhar.

A recomendação na época do ano que eu fui (agosto) é ir primeiro no Poço Encantado e depois no Azul, pra aproveitar os horários disponíveis dos feixes de luz solar nos poços.

Porém recomendo fortemente fazer esse passeio junto com o Buracão, conforme passeio abaixo.

 

Passeio 6: Poço Encantado + Poço Azul (dia 1) + pernoite em Mucugê ou Ibicoara + Cachoeira do Buracão (dia 2).

Sai de Lençóis, pernoita em Mucugê, e no dia seguinte retorna para Lençóis.

De R$390 a R$600 por pessoa, dependendo se você quiser já deixar incluído refeições e estadia em Mucugê. Você pode também reservar a estadia em Mucugê à parte. O passeio inclui transporte, equipamentos, guias, entradas nos atrativos.

Para 1 casal valeu muito mais a pena alugar um carro e fazer o Passeio 6 por conta própria. Se estiver em mais pessoas vale mais ainda. O locadora LukDan cobrou R$150 por 1 diária e R$100 por meia diária. Contratei 1 diária e meia e foi suficiente, mas tem que sair cedo de Lençóis, e no dia seguinte ir cedo pro Buracão. Eu preferi pernoitar em Ibicoara pra ficar próximo do Buracão e ganhar tempo no dia seguinte. Recomendo a pousada Kabana de Pedra, que fica na Estrada do Buracão, super aconchegante e que era a mais em conta das pousadas que nos indicaram. Além disso, a pousada contatou e reservou pra gente um guia pro Buracão.

Neste passeio nossos gastos foram: R$250 de aluguel de carro em Lençóis; R$20 de entrada por pessoa no Poço Encantado; R$20 de entrada por pessoa no Poço Azul; R$170 de estadia (para 1 casal) em Ibicoara; R$90 do guia pro Buracão (é obrigatório contratar guia local lá); R$8 por pessoa de entrada no Buracão; R$130 de combustível. Total: R$486 para 1 casal (R$243 por pessoa). Considerando as refeições e os kit-lanches, gastamos cerca de R$300 por pessoa, que é metade do valor cobrado nas agências de Lençóis. Sem contar toda a liberdade que tivemos por estar de carro próprio. Se estiver em 3 ou 4 no carro, o preço por pessoa tende a ser mais baixo ainda.

 

Na minha opinião, o passeio Poços Encantado e Azul + Buracão em 2 dias é o que mais valeu a pena. Ele proporciona contemplação, mergulho com snorkel, trilha, caminhada com visuais incríveis, cachoeiras, mergulho no cânion e até descer nadando na correnteza de rio!

 

Outros passeios que não fiz mas fiquei com vontade:

 

Na minha próxima ida pretendo fazer a caminhada de 2 ou 3 dias pelo Vale do Pati e explorar mais o sul do Parque

(região de Mucugê e Ibicoara). Tem muita coisa bonita por lá. A Cachoeira Fumacinha dá bastante vontade, mas a

caminhada é muito difícil e técnica, recomendada somente para trilheiros profissionais. A sugestão é fazer em 2

dias. A maioria dos guias disse que fazer em um dia só é extremamente exaustivo, e inclusive tem muito guia que não faz.

 

Algumas pessoas fizeram bate-volta no Buracão, saindo e voltando de Lençóis no mesmo dia. Confesso que dá tempo sim, saindo de Lençóis 6h00 da manhã e chegando por volta das 21h00. Mas fica bem corrido, e chega-se mais tarde em Ibicoara, correndo o risco de não conseguir chegar na cachoeira do Buracão caso o nível das águas suba muito. Sem contar que você não para nos Poços Encantado e Azul.

 

Atenção: alguns atrativos fecham quando o nível das águas sobre muito, pois a caminhada geralmente inclui travessia de rios. Por isso verifique com antecedência a época que você vai o nível das chuvas nos dias anteriores.

 

Pousadas:

 

Pouso da Trilha (Lençóis). Fiquei 5 diárias lá. Recomendo. Equipe super gente fina, nos deu todas as dicas necessárias pros passeios que fizemos com agência e por conta própria. Café da manhã delicioso incluído. Wi-fi bom que pega em todos os quartos. Bem localizado, a poucos metros da praça central. Pagamos R$130 por diária pro casal. Aceita cartão.

 

Casa da Izete ou Casa Lençóis da Chapada (Lençóis). Fiquei 1 diária lá. É a própria casa da Dona Izete que disponibilizou 3 suítes para hospedagem. É um esquema mais econômico, em que o hóspede vive o dia-a-dia dos

moradores locais de Lençóis. Café da manhã incluído e bem caprichado. Wi-fi bom que pega em todos os quartos.

Localizado perto do centro, precisa subir uma ladeirinha pra chegar. Fica num bairro residencial, com poucas

pousadas vizinhas. Pagamos R$100 a diária do casal. Não aceita cartão.

 

Pousada Kabana de Pedra (Ibicoara). Fiquei 1 diária lá. São chalés super espaçosos, novos e confortáveis, com TV a

cabo, chuveiro a gás e frigobar. Recomendo muito! Fica na estrada pro Buracão, a uns 2 km do centro de Ibicoara. A própria proprietária comanda a cozinha e prepara pratos deliciosos no jantar (pagos à parte), melhores que muitos restaurantes locais. A pousada é bem charmosa, com salão de jogos e wi-fi inclusos. Café da manhã incluído e delicioso. Pagamos R$170 a diária do casal. Ela também oferece kit-lanches bem reforçados pras caminhadas. Aceita cartão.

 

Agências de Turismo:

 

Minha impressão é que todas as agências localizadas no centro de Lençois são boas e bem profissionais, com preços parecidos. Todas aceitam cartão.

 

Restaurantes:

 

São diversas opções no centro, principalmente na região do cruzamento da Rua da Baderna com a Rua das Pedras. Gostei de todos que fui, e não vi ninguém reclamar de nenhum. Boa parte deles aceita cartão. Pra quem quiser dar uma economizada, tem o Bode na pracinha do centro, comida por quilo em conta.

 

Condições das Rodovias:

 

As estradas que vão pra Lençóis (BA-242 e BA-144) e que corta o Parque (BA-142, BA-245 e BA-900) não estão perfeitas mas dá pra rodar numa boa. Não preciso citar que é mais seguro manter a velocidade máxima permitida e respeitar os caminhões (não ultrapassar em locais proibidos e sem visibilidade). Já as estradas de terra estão degradadas, principalmente em época de chuva, e por isso precisa maneirar na velocidade. O jeito é curtir o passeio e ir numa boa, senão o risco de estourar um pneu ou danificar o carro é grande.

 

Temperatura em agosto:

 

Quando fui as temperaturas estavam bem amenas, ideais para caminhadas. A maioria dos dias amanheciam encobertos mas o sol aparecia perto do meio-dia. De noite é friozinho e venta bastante. Precisa levar blusa. Quando fui choveu mais que o normal, mas eram chuvas fracas e esparsas. Não atrapalhou em nada os passeios. Na verdade até ajudou a refrescar. A água das cachoeiras é fria, mas dá pra entrar. O corpo se acostuma depois de mergulhar. Dei sorte nos poços pois o sol despontou enquanto eu estava lá, proporcionando a beleza dos raios azuis. Os guias disseram que no verão é bem quente e com chuvas fortes 1 vez por semana.

 

 

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só perguntar.

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MAPAS?!?!

 

Pessoal vou a chapada agora em outubro no feriado e pretendo alugar um carro pra fazer todos os passeios viaveis.

 

vejo alguns relatos de que algumas estradas são sinalizadas mas sou adepto do bom e velho seguro...

 

Alguem tem dicas de bons mapas pros passeios [por favor mapa real da trilha não aqueles mapas classicos do guia da chapada]?

Mapa pra gps?

 

ou mesmo um roteiro escrito detalhado?

 

grato

 

confira: http://www.trilhasecaminhos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=51&Itemid=58

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Boa noite galera, Sou o José Henrique, sou de São Paulo-SP, vou pela primeira vez para a chapada diamantina no início de novembro/15, com o carro próprio saindo de SP, pretendo fazer uma trip de cerca de 12 dias ao todo, calculando 4 dias de estrada (via interior, pernoitando em BH ou Montes Claros-MG na ida e voltando por este mesmo caminho ou ainda via Gov. Valadares como pernoite, sendo 8 dias de chapada. Estou a procura de companhia para este rolê, afim de dividir os custos da trip e de fazer novas amizades. Até agora uma pessoa está confirmada na viagem (meu primo), tem mais uma pessoa que ainda não confirmou devido a disponibilidade no trabalho, mas está para me dar uma resposta definitiva, mas ainda há pelo menos uma vaga no carro, podendo ser duas se ela desistir.

Meu carro é um SUV com bagageiro grande, mas 4 pessoas é o máximo para conseguir realizar uma viagem mais confortavel.

Se alguém se interessar entre em contato via whatsapp 11 971517965

Abc

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Boa noite galera, Sou o José Henrique, sou de São Paulo-SP, vou pela primeira vez para a chapada diamantina no início de novembro/15, com o carro próprio saindo de SP, pretendo fazer uma trip de cerca de 12 dias ao todo, calculando 4 dias de estrada (via interior, pernoitando em BH ou Montes Claros-MG na ida e voltando por este mesmo caminho ou ainda via Gov. Valadares como pernoite, sendo 8 dias de chapada. Estou a procura de companhia para este rolê, afim de dividir os custos da trip e de fazer novas amizades. Até agora uma pessoa está confirmada na viagem (meu primo), tem mais uma pessoa que ainda não confirmou devido a disponibilidade no trabalho, mas está para me dar uma resposta definitiva, mas ainda há pelo menos uma vaga no carro, podendo ser duas se ela desistir.

Meu carro é um SUV com bagageiro grande, mas 4 pessoas é o máximo para conseguir realizar uma viagem mais confortavel.

Se alguém se interessar entre em contato via whatsapp 11 971517965

Abc

 

madimzeh, só dando um pitaco nessa sua trip...

 

moro em BH, conheço um bocado das estradas aqui da região e já fui duas vezes pra Chapada Diamantina (de moto). Não passaria pela 381 (a estrada de Gov. Valadares) de jeito nenhum, a não ser que um meteoro tenha caído na outra estrada (a 040 e a 135). O trânsito na 381 sempre foi mais lento e carregado. Agora, pra piorar, alguns trechos estão em obras.

 

Indo pelo norte de minas é bem mais tranquilo, muitas retas (que até cansa) e vc consegue manter uma velocidade média de 110km/h tranquilamente (se vc conseguir manter 80km/h na 381 é muito). O tráfego para o norte de minas tem um bom movimento de carretas até montes claros, nos dois sentidos. Aqui deve acontecer algumas coisas nada comuns pra quem está habituado com rodovias duplicadas, então é bom não ficar de olho no "horizonte de eventos".

 

Enfim, pra não me estender demais, caso vc vá mesmo pra Chapada Diamantina pelo Norte de Minas, posso te atualizar sobre algumas estradas da região e te dar uns pitacos sobre rotas e lugares pra ficar. Só mais uma coisa, no primeiro dia tentaria seguir até Montes Claros (ou o mais próximo de lá possível), se não o segundo dia ficaria muito puxado.

  • Colaboradores
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Valeu pelas dicas, aceito mais sugestoes como ponto de parada ou rotas alternativas pelo norte de MG, abc...

 

Como disse no último post, minha sugestão é adiantar o possível no primeiro dia de viagem, pra não pesar muito no segundo dia. Montes Claros é um ótimo ponto de parada (com certeza vc irá achar vários locais pra passar a noite por lá), outra cidade tranquila é Bocaiúva (50km antes de Montes Claros, tem pelo menos um hotel na beira da estrada com estacionamento).

 

Como conheço Bocaiúva e a estrada, no primeiro dia faria SP-BH-Bocaiúva, que daria uns 940km. Não tem errada, é sair de SP pela Fernão Dias e, ao chegar em BH, pegar todas as placas sentido Brasília. Você vai andar uns 130km pela BR-040 duplicada. Ainda na 040 um lugar bom de parar para um lanche é no Leite ao Pé da Vaca, a uns 100km de BH, tem algumas placas no caminho, fica bem na beira da rodovia, à direita. Antes de terminar o trecho duplicado da 040 tem um radar (desses que lembram uma trave), logo após ele vc pega a saída para Montes Claros. Até Bocaiúva você vai andar uns 280km pela BR-135, pista simples, um bocado de caminhões e muitas áreas para ultrapassagem.

 

No segundo dia faria Bocaiúva-Ibicoara, sul da Chapada Diamantina, são aprox. 740km. Você vai passar por várias rodovias federais, mas não tem errada. Saindo de Bocaiúva, vc anda uns 40km até o entroncamento com a BR-251, a principal ligação do Vale do Jequitinhonha com Norte de Minas e Triângulo Mineiro. Pegue a BR-251 à direita, sentido Salinas, BR-116 e outras cidades. A 251 tem um tráfego desgraçado de caminhões e o asfalto é bem mais ou menos. O bom é que vc anda pouco nela, coisa de 20 ou 30km, até o entroncamento com a BR-122 (na primeira vez que fiz esse trajeto errei a entrada da BR-122, mas hoje fizeram uma trincheira lá, não tem errada). Na BR-122 é só acelerar e subir pra Bahia, o tráfego é tranquilo e vc passa por algumas cidades, a maior delas é Janaúba. Já na Bahia, estão (ou estavam) recapeando alguns trechos da BR, pode ter trechos de pare/siga. Você vai seguir pela BR-122 até Guanambi, a primeira "cidade grande" (se assim podemos dizer) da Bahia. Aqui tem várias opções de almoço e a gasolina costuma ser barata.

 

De Guanambi vc vai seguir sentido Caetité e Brumado, pela BR-030. Vai passar por uns parques eólicos entre Guanambi e Caetité. É um trecho de serra, que pode ter veículos pesados andando MUITO devagar, é bom ter atenção. Tirando essa pequena parte serrana, o trecho baiano possui muitas retas. Chegando em Brumado, outra cidade de porte médio, a opção mais fácil é pegar a continuação da BR-030 até uma localidade chamada Sussuarana, e de lá acessar a BA-142, rodovia que corta a Chapada Diamantina. MUITA ATENÇÃO neste trecho entre Brumado e Sussuarana, são cerca de 50km, diria que uns 20km estão COMPLETAMENTE esburacados. Vc vai andar bem devagar. Se correr tem o risco de furar um pneu ou amassar a roda.

 

Vídeo do trecho pra ilustrar o que to dizendo:

 

Passado o pior, vc vai entrar à esquerda na BA-407, passar uma ponte estreita sobre o Rio de Contas e pegar a BA-142 sentido Ituaçu, Tanhuaçu, Barra da Estiva e outras cidades ao sul da Chapada Diamantina. Sugiro seguir até Ibicoara pra conhecer o Buracão, pra mim é parada obrigatória numa visita à Chapada. Subindo ainda mais a BA-142 vc chega a Mucugê, Andaraí e tem acesso a um bocado de atrativos da região, como o Poço Encantado e o Azul.

 

Não tem muita errada esse caminho. Um mapa rodoviário atualizado é o suficiente. Se vc traçar a rota desde Bocaiúva (ou Montes Claros) até Ibicoara pelo Maps, o Google vai apresentar um trajeto mais curto, mas que anda bastante por terra. Acredito que o caminho que relatei é a melhor ligação entre o BH/Norte de Minas e a região da Chapada Diamantina (já fiz o trajeto pela BR-381/116 também).

 

Qualquer dúvida é só falar. Att.

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