Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

Olá pessoal!

Estou programando uma viagem para a Chapada Diamantina em setembro com meu namorado. Estou com uma dúvida especificamente para conhecer a Cachoeira Encantada, mas vou colocar o roteiro todo para que vocês possam opinar tb.

1o dia:

Voo chega em SSA por volta das 11h. Pego o carro e sigo para Chapada. Não estou planejando nada para este dia pois não sei se vai dar tempo. Pernoite em Lençois.

2o dia:

Cachoeira da Fumaça (por cima) e Riachinho. Pernoite em Lençois

3o dia:

Cachoeira dos Mosquitos e por do sol no Morro do Pai Inacio. Acordando bem cedo, acho que dá tempo de ir ao Poço do Diabo também (antes do por do sol). Sigo estrada para pernoite em Andaraí.

4o dia:

Ainda não decidi. Vi que a cachoeira do Ramalho é legal, mas como muitas pessoas indicam conhecer Igatu, pensei em ir somente na Cachoeira Donana e ir conhecer a cidade de Igatu para depois seguir para pernoite em Mucugê.

5o dia:

Acordo cedo em Mucugê para seguir estrada rumo a Ibicoara, onde vou encontrar um guia para fazer a cachoeira do Buracão. Vamos dormir na casa dele, que mora na entrada da trilha para a Fumacinha.

6o dia:

Cachoeira da Fumacinha por baixo. Como é uma trilha longa e cansativa, dormiremos na casa do guia de novo para seguir estrada só no dia seguinte bem cedo.

7o dia: (ESTE É O DIA QUE ESTOU MUITO EM DÚVIDA)

Esse dia está em aberto ainda, pois no dia seguinte queremos conhecer a Cachoeira Encantada (que fica no Assentamento do Baixão, próximo a Itaete). No caminho, pensamos em conhecer as cachoeiras Três Barras e Cristais, próximo a Mucugê. A dúvida é se é tranquilo dormirmos em Mucugê nesse dia para dirigirmos até a Encantada no dia seguinte ou se precisamos já dormir lá perto da Encantada. Não achei muitos relatos sobre isso. Eu li que a estrada para Itaete é muito esburacada e não aconselham ir a noite. Então o dilema é: ter menos tempo para conhecer as cachoeiras próximas a Mucugê para pegarmos estrada ainda de dia OU "prejudicar" o dia seguinte tendo que pegar estrada antes da trilha da Cachoeira Encantada (que dizem não ser simples.. passeio de dia inteiro)

8o dia: (Dúvida do pernoite)

Cachoeira Encantada. Pernoite em Itaete ou Assentamento do Baixão?

9o dia:

Poço Encantado e Poço Azul. Retorno para pernoite em Lençois. Talvez nesse dia dê tempo de fazer mais alguma coisa no fim do dia..

10o dia:

Acordar cedo para voltar para Salvador. Teremos mais 4/5 dias na Bahia, que provavelmente iremos a Morro de São Paulo ou outras praias. Tb aceito sugestões.

=)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Fala galera. Vou dia 1/7 com um casal de amigos.

Vamos alugar um carro em Salvador e de lá seguir 15 dias pela Chapada.

Entendi que o Vale do calão se faz de carro, bem como lençóis e outras cidades.

Já para o Vale do Paty deve se fazer com guia nos pacotes de 3 a 5 dias. Qual a cidade de apoio para saída deste trekking?

Vale a pena permanecer com o carro alugado todos os dias?

Quando ficamos nas casa de moradores, é bom ter roupa de cama ou saco de dormir?

Faz frio em Julho?

Valeu!

Link para o comentário

• Colaboradores

sorusso, vou te responder parcialmente, enquanto não aparece uma resposta mais completa:

pelo que sei as trilhas do paty podem ter partida em diferentes locais da chapada, seja lençois, capão, andaraí, mucugê, etc.

acho que este post pode te ajudar: descomplicando-o-vale-do-pati-com-ou-sem-guia-fotos-t89310.html

pra fazer a trilha, na minha opiniao, mesmo ficando na casa dos moradores, é bom levar barraca e saco de dormir.

faz frio em julho! principalmente durante a noite

Link para o comentário

• Membros
sorusso, vou te responder parcialmente, enquanto não aparece uma resposta mais completa:

pelo que sei as trilhas do paty podem ter partida em diferentes locais da chapada, seja lençois, capão, andaraí, mucugê, etc.

acho que este post pode te ajudar: descomplicando-o-vale-do-pati-com-ou-sem-guia-fotos-t89310.html

pra fazer a trilha, na minha opiniao, mesmo ficando na casa dos moradores, é bom levar barraca e saco de dormir.

faz frio em julho! principalmente durante a noite

Obrigado!

Voce acha possível fazer os dois trekkings, Vale do Capão e Vale do Pati? Vale a pena fazer os dois?

Vou alugar um carro em Salvador. Estes trekkings nao retornam para o local de saída, certo?

Abs.

Link para o comentário

• Membros
Oi pessoal !

Já fiz um mochilão para a Bahia uns cinco anos atrás, agora vou fazer outro para a Chapada Diamantina.

Será que é tranquilo ir sozinha fazer as trilhas ? Será que lá eu consigo entrar em algum grupo ?

bjs

Ester

Olá Ester,

vou para a Chapada no final de Junho começo de Julho, tambem quero fazer sem guia. Vai estar la quando??

Link para o comentário

• Membros

Luiza,

Quanto a depois da Chapada, vc pode fazer o que eu fiz em março/2014: vá para Imbassaí. A estrada que vai pra lá é próxima ao aeroporto e tem ônibus direto, praticamente não pega trânsito. Se vc continuar com o carro, mais fácil ainda. E de lá dá pra fazer bate e volta pra Praia do Forte, que fica a 10 km.

Link para o comentário

• Colaboradores

Sorrusso,

Vale do Pati é geralmente uma trilha de 3 a 5 dias que você faz a pé acampando pelo caminho, geralmente dormindo na casa dos moradores. Já o Vale do Capão é um povoado muito simpático no coração da Chapada, com um astral incrível, e de lá partem outras trilhas pequenas (bate e volta no mesmo dia), assim como de Lençóis e de outras cidades e vilarejos. Você pode se hospedar no Capão e de lá fazer algumas trilhas, conforme sua disponibilidade de tempo - inclusive o Pat pode começar saindo de lá. Eu fiquei 3 dias no Capão e foi a melhor parte da viagem...ainda voltarei pra fazer o Pati e o que faltou.

Link para o comentário

• Membros
Complementando, no Capão VC faz a trilha pra Cacheira da Fumaça por cima, famosa onde tira aquela foto cartão postal. No vale do Capão tb pode ser ponto de partida para o a tradicional trilha Capão/Andaraí. Fiz essa travessia ano passado e valeu muito conhecer esse vale.

Essa é a travessia que faz a Fumaça por baixo, certo?

Valeu

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...