Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Boa noite,

Pessoal compensa comprar pacote de viagens saindo de Salvador ou nas cidades locais da Chapada??

Não tive muito tempo para planejar pois não estava indo para a Chapada, então vou ter que fazer meio na correria mesmo.

Pretendo ir de São Paulo a Salvador de avião e comprar algo por lá. Se não compensar, iria de onibus para alguma cidade dos parques, comprando os passeios ao chegar.

Pelo que tenho lido e visto aqui, a cidade que mais me atraiu para ponto de partida dos passeios foi Andaraí.

Alguém teria dicas de agencias na cidade??

Obrigado!!

Me passa teu celular, to em 3 grupos do whats pra Chapada, galera vai fazer tudo sozinho. Se quiser tem um grupo saindo pro Pati dia 27, se quiser to em contato com um menino que está a procura de uma galera pra fazer trilhas por conta própria. Opção não falta! Se for pra incentivar o turismo sugiro que pague para os locais diretamente, a atividade econômica da Chapada é o turismo. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros
Pessoal, acabei de ler toooodo o tópico e estou montando um roteiro de +- 10 dias na Chapada em janeiro (a partir de 01/01) e em breve posto aqui para tirar algumas dúvidas.

Por enquanto meu problema é logístico: gostaria de seguir para Aracaju após a Chapada e as passagens aéreas para o período estão muito caras. Como já conheço Salvador, a ideia era seguir direto e encurtar o caminho, porém pesquisei as linhas de ônibus e não encontrei alternativas que não passem pela capital, nem mesmo saindo de Feira de Santana. Alguma sugestão? Outra opção seria desistir de Sergipe (Aracaju-Xingó) e ficar 17 dias na Chapada, pois sei que tem muito para ver, mas creio que nosso preparo físico não permita tanto =/

Samy, possivelmente terá um carro saindo de Aracaju indo pra chapada antes do réveillon, tipo dia 28/12.. Ainda está em aberto! Qualquer coisa avisa :)

Link para o comentário

• Colaboradores

Obrigada, Alexandre, mas saio de Poa dia 31 de avião e vou por Salvador. Já que não tem como chegar na Chapada no mesmo dia, pretendo virar o ano lá e seguir pra Lençóis dia 1º de janeiro. A ideia era seguir pra Aracaju depois para descansar um pouco das trilhas hehe A ideia inicial é um roteiro de 12 dias na Chapada, mas ainda não tenho certeza até quando fico, pois não sei se será possível fazer todos os passeios programados (questões climáticas, de preparo físico, tempo, etc.). Esse carro volta pra Aracaju quando? =p Nossa passagem de volta pra Porto Alegre ainda está em aberto...

Link para o comentário

• Colaboradores

Passagens compradas: chegamos dia 1º/jan! \o/

Ainda temos algumas dúvidas, pois mesmo lendo todo o tópico fica difícil adaptar um roteiro de acordo com nossos gostos, necessidades e orçamento...

Gostaria de opiniões sobre a programação que montei e quem sabe companhia em alguns trechos ;)

1/2 DIA: Rio Serrano (piscinas naturais - 1km) / Salão de Areias / Cachoeirinha/ Cachoeira da Primavera (2km) / Poço Haley

Dá pra fazer numa tarde por conta?

1 DIA: Grutas Pratinha (R$30) e Azul (+R$20 flutuação) / Rio Mucugezinho e Poço do Diabo (tirolesa) / Gruta da Torrinha (R$35 - 3h)

Morro do Pai Inácio (pôr-do-sol) - com agência ou a cavalo (pode ser encaixado em outros dias)

Não somos muito fãs de grutas, mas gostaríamos de fazer pelo menos uma. Vi que a maioria dos roteiros incluem Lapa Doce no circuito acima, mas será que conseguimos trocar pela Torrinha? Algo de interessante na Lapa Doce, Lapinha ou Lapão que faça eu mudar de ideia?

1 DIA - Cachoeira do Sossego (14km - aprox. 5 horas) + Ribeirão do Meio

Alguns recomendam guia, outros dizem que é tranquilo ir por conta...#DÚVIDA

4 DIAS - Cachoeira da Andorinha ou do Mixila + Cachoeira da Fumaça (340m) - dormir no Capão

Vimos que a maioria das agências/guias oferecem equipamento e nós não temos...será que vale a pena comprar algo? Ficaria muito mais barato tendo o próprio equipamento? Como é a qualidade? Temos muitas dúvidas quanto aos itens para levar na trilha! Minha lista BÁSICA esta enorme :(

- Mochila média

- Barraca? (vi que o pessoal dorme em cavernas...vai sem barraca mesmo? E os bichos?)

- Isolante

- Saco de dormir

- Sacos de lixo (p/mochila)

- Lanterna

- Toalha camping

- Repelente

- Protetor solar

- Papel higiênico

- Lenços umedecidos

- Band-aid

- Remédios

- Shampoo lavagem a seco (importante para mulheres! hehe)

- Escova / pasta de dente

- Botas de trilha / Chinelo

- Meias compridas

- Boné ou Chapéu c/FPS

- Capa de chuva (será?)

- Roupas (calça modulável, biquinis, blusas/camisetas e um agasalho) Se dorme com o que? Dizem que é frio à noite, mas eu sou do sul! Não posso acreditar que faça frio de verdade na Bahia hehe Penso que uma camiseta de manga comprida esportiva seja suficiente...

- Água (QUANTO? Garrafa ou cantil?)

- Comida

- Pastilhas de Clorin

1 ou 2 ou 3 DIAS - Vale do Capão - escolher passeios light entre Rio Preto-Rodas-Riachinho-Conceição dos Gatos-Águas Claras-Purificação-Angélica

Será que é muito difícil negociar a volta pra Lençóis, caso não sigamos pelo Paty?

1 DIA - Poço Encantado (R$20) e Azul (R$15 - banho) + Igatu

Partida de Lençóis ou de Andaraí, se fizermos Paty (carona, carro ou guia motorizado).

Pelo que li, a visita nos poços é controlada e relativamente curta, então pensei em conhecer Igatu no mesmo dia e depois dormir em Mucugê ou Ibicoara.

1 DIA - Fumacinha por baixo (8h ida e volta)

Dormir em Ibicoara.

1 DIA - Buracão

Voltar pra Lençois. Passar em Igatu ou Mucugê no caminho, se não tiver dado tempo antes.

SE sobrar tempo, dinheiro e energia:

4 DIAS - Vale do Pati (casa do Eduardo) - Gerais do Vieira - Gerais do Rio Preto - Morro do Castelo (passar pela gruta) - Funis - Cachoeirão (por cima e por baixo) - Calixto - Ladeira do Império

Partindo no sentido Capão-Andaraí. Ou tem opção melhor?

1 DIA - Cachoeira do Mosquito + Serra das Páridas (sítios arqueológicos)

Queria só conhecer a cachoeira...existe alguma outra combinação possível?

A ordem dos passeios é flexível, pois já que alguns passeios exigem pernoite no caminho, ainda não fechamos hospedagem (será muito difícil conseguir na hora? Não somos muito exigentes).

Já a duração acho que vai depender do nosso preparo físico e financeiro, pois temos 17 dias de férias. Se tivermos aguentando bem o tranco, vamos fazer tudo o que a grana e as pernas permitirem! ;)

Link para o comentário

• Membros
Passagens compradas: chegamos dia 1º/jan! \o/

1/2 DIA: Rio Serrano (piscinas naturais - 1km) / Salão de Areias / Cachoeirinha/ Cachoeira da Primavera (2km) / Poço Haley

Dá pra fazer numa tarde por conta?

1 DIA - Cachoeira do Sossego (14km - aprox. 5 horas) + Ribeirão do Meio

Alguns recomendam guia, outros dizem que é tranquilo ir por conta...#DÚVIDA

- Água (QUANTO? Garrafa ou cantil?)

Será que é muito difícil negociar a volta pra Lençóis, caso não sigamos pelo Paty?

1 DIA - Poço Encantado (R$20) e Azul (R$15 - banho) + Igatu

Partida de Lençóis ou de Andaraí, se fizermos Paty (carona, carro ou guia motorizado).

Pelo que li, a visita nos poços é controlada e relativamente curta, então pensei em conhecer Igatu no mesmo dia e depois dormir em Mucugê ou Ibicoara.

SE sobrar tempo, dinheiro e energia:

4 DIAS - Vale do Pati (casa do Eduardo) - Gerais do Vieira - Gerais do Rio Preto - Morro do Castelo (passar pela gruta) - Funis - Cachoeirão (por cima e por baixo) - Calixto - Ladeira do Império

Partindo no sentido Capão-Andaraí. Ou tem opção melhor?

Samy, separei o que posso ajudar:

Serrano até a primavera é bem tranquilo, na primeira vez você perde nas pedras mas logo se acha fácil, não tem erro, só observar o leito das águas e ir seguindo, ou pegar carona em alguém que já conhece.

Mesma coisa para o ribeirão do meio (sem erro) e cachoeira do sossego (fácil de achar seguindo o curso do riacho).

Tem um aplicativo para android chamado locus free, baixava as trilhas e me orientava nele quando precisava (não requer conexão de dados, apenas GPS do celular e o arquivo com a trilha).

Água: é abundante na chapada, levava clorin e abastecia ao longo do percurso, tenho um refil de 2l da mochila e nunca passei sede na chapada.

A volta para Lençóis é tranquila, tem micro-ônibus do capão x Palmeiras e bus normal de Palmeiras x Lençóis. Se informe nas rodoviárias de Lençóis ou Palmeiras sobre os horários.

O Paty é uma das coisas imperdíveis da chapada, faça. Fiz capão(na verdade bomba, 5Km do capão) x Andaraí, com guia. É tranquilo de se fazer sem guia desde que com GPS. Pode ficar na casa dos nativos, diária é barata, não precisa de barraca. Leve lanterna, se for sem guia vai precisar pra atravessar a gruta no castelo e durante a noite as vezes é necessário. Leve alimento, mas pode se abastecer nas vendas dos nativos, é mais caro (algo jusnto, visto que só se chega lá de mula ou a pé).

O trecho capão(bomba) x Andaraí é clássico, vai percorrer e conhecer mais coisas do que se entrar e/ou sair por Guiné. Se tiverem com preparo ruim Guiné é uma opção, distâncias mais curtas.

Do Bomba até a igrejinha são 22Km e de Guiné acho que 12km.

A saída por Andaraí é puxadinha, a ladeira do império é longa e depois a descida pra Andaraí é sobre pedras que com o sol ficam quentes e torna mais difícil. Nesse dia saiam o mais cedo possível para pegar a descida com sol ameno.

A voltar de Andaraí x Lençóis tem bus regular, se informe com os horários nas rodoviárias.

Não entre no Paty sem guia e sem tracklog no GPS, recomendo ir com guia. Fiz com o Flor e super recomendo.

Uma boa opção que usei quando fui pra chapada foi alugar carro (éramos 5 pessoas, e a diária 150,00 - lá é caro mesmo, mas fica barato dividindo). Com o carro fizemos o seguinte:

1º dia: 2 grutas (pratinha e torrinha) e pai Inácio (dá pra fazer poço do diabo também, na ida e saindo bemm cedo).

2º dia: poço encantado e poço azul, (nessa ordem apesar do primeiro ser mais longe pra pegar o sol neles) e dormimos em Igatu (chegamos lá umas 15h, depois dos poços e ficamos curtindo, é bem legal o lugar).

3º dia: madrugamos e partimos pra Buracão, contratamos o guia Narciso em Ibicoara (super indico, maior camarada (71)9375-5192) e voltamos pra Lençóis após Buracão (chegamos as 21h).

Narciso faz fumacinha também, converse com ele.

OBS: Buracão é obrigatório se fazer com guia, e até hoje é a cachoeira mais bonita que conheço (dizem que Mixila é bem bonita também mas ainda não conheço).

Link para o comentário

• Membros

Boa tarde pessoal.

Pretendo ir pra Bahia em Abril. Pretendo ir para Chapada > Morro de SP> Itacaré.

Na chapada pelo menos uns 7 a 10 dias. Ainda não montei um roteiro mais quero conhecer, Cachoeira do buração, fumaça, pratinha, poço azul, encantado, gruta torrinha, morro do pai inácio...Só que estou com dificuldade de montar em ordem cronológica, será que alguém poderia me ajuda????

Vi boas recomendações de hospedagem : Casa de Radi e pousada prímole.

Provavelmente terei que contratar um guia tbm, uma vez que irei sozinha até então.

Segue meu email e whatsapp , ficarei muito agradecida se puderem me ajudar.

Obs. Se alguém for em Abril tbm, me avise pra irmos juntos.

Sairei de Curitiba > Salvador > Morro de sp > Barra Grande > Itacaré

Ilhéus > São Paulo > Minas Gerais.

Link para o comentário

• Membros
Caroltrolez, vc já sabe como vai fazer o trajeto Chapada para o Morro?

Vou pra chapada em meados de Março e depois para Boipeba, com retorno pra casa do aeroporto de Valença.

Já que vai estar pela região, vale muito a pena conhecer Boipeba, viu...

Olá Leonardo. Acredito que eu tenha que voltar para salvador e de lá ir pro morro...tem as opções maritima, por terra, ou aéreo (mais caro). Terrestre pelo que pesquisei demora mto (4h) mas é mais barato, por mar alugando uma lancha é em torno de r$75 e demora 2h e 30h.

Eu estava agora pouco pesquisando em um site, os passeios, inclusive tem um " volta à ilha " que pelo que vi todos devem fazer, passa por Boipeba, passeio indispensável.

Segue o link.

http://www.morrodesaopaulobahiabrasil.com/boipeba.htm

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...