Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• 4 semanas depois...
  • Membros

Outubro, novembro, dezembro...

no caso do vale do pati não há improbabilidade, a seca de qualquer época não afeta o Vale do Pati porque o Pati é composto dos maiores afluentes do rio Paraguassú, que é o maior rio eminente da Bahia e nasce na chapada diamantina, então o Pati tem água o ano todo, exceto o cachoeirão que mantém apenas um pouco de seu nível. As cachoeiras do rio Pati e do rio Lapinha estão sempre hiper hidratadas para refrescar a terra e o homem.

Eu aconselho sim a visita para a chapada em outubro, para fazer trekking no Vale do Pati e em outros destinos do parque nacional da chapada diamantina que não tem a mesma fama do Pati, a exemplo da cachoeira do Capivarí, Capivara, Samuel, Mixila, entre outras maravilhas desconhecidas da chapada.

Boa sorte e boa viagem Fábio.

fernando ladeia - guia de aventuras - educador sócio ambiental / chapada diamantina (Lençóis-Bahia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Acho que não vai rolar muita água não... eu estive nessa época de outubro e novembro (2006) e estava seco, a cachoeira da fumaça e o cachoeirão eram só uns fiozinhos de água... preferia ter ido em uma época mais "molhada".

Olá pessoal! Meu nome é Fábio e sou novo no fórum.

Estou querendo fazer a travessia do Vale do Pati, Chapada Diamantina e gostaria de saber se Outubro é uma boa época.

As cachoeiras e rios estarão com pouca água? Melhor esperar o primeiro semestre do ano que vem?

Abraços,

Fabio

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • Membros

Galera, estou querendo ir pra CD agora no final do ano, mas acabei de ler essa notícia q me deixou um pouco preocupado:

"Chapada Diamantina

Além do parque, diversos municípios também foram atingidos pelos incêndios

11/11/2008 - Cerca de 70 mil hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, já foram atingidos pelo fogo na região, segundo informações do superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Célio Pinto. A área queimada corresponde a metade da área da reserva.

Cerca de 300 pessoas - 150 voluntários, 42 brigadistas do Ibama, além de bombeiros -, trabalham para tentar controlar os focos de incêndio. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), helicópteros da Polícia Militar (PM) e aviões contratados pelo governo baiano auxiliam no combate às chamas, segundo Célio.

Saiba mais

Fogo destrói região da Chapada Diamantina Além do parque, diversos municípios também foram atingidos pelos incêndios, comuns nesta época do ano por causa do calor na região da Chapada. "Desta vez, a situação está preocupante por causa das condições climáticas", afirmou o superintendente. "Além do tempo, a Polícia Militar investiga os incêndios criminosos na região", disse.

Os focos de incêndio começaram a destruir a vegetação característica da Mata Atlântica do parque, na região do Rio de Contas, no mês passado. O incêndio chegou a ser controlado no final do mês, mas outros focos foram registrados, segundo o superintendente. Nesta terça-feira (11), a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) deve se reunir com representantes do governo, da secretaria do Meio Ambiente, do Ibama e dos bombeiros para fazer um balanço das operações e discutir estratégias para o combate às chamas."

Alguém sabe se o incêndio é tão feio como estão pintando??? Será q vale a pena ir agora em dezembro depois dessa notícia???

Abraços

Link para o comentário

• Membros

Pessoal, o que está acontecendo com a Chapada Diamantina é uma grande sacanagem do Governo do Estado da Bahia. Durante anos e anos essa coisa de incêndio acontece, por conta de escrotos capitalistas da região, os mesmos que cobram pelas atrações como: Morro do Pai Inacio, Pratinha, etc. Os mesmos que plantam café, maconha, etc.

A brigada de incêndio voluntaria já sinaliza esse problema há anos e o governo não faz porra nehuma, porque acredita que essa coisa de natureza é bobagem. A única coisa que o governo soube fazer foi enviar a Policia Militar da Caatinga pra invadir a casa dos nativos no Capão pra buscar maconha, drogas e uma serie de vagabundos que de fato estão tomando o Capão e a Chapada.

Soube de nativos que a maior parte do Vale do Capão por exemplo já é privada, e o pior, seus donos são gringos e pretendem construir coisas lá e o Estado de olhos fechados para essa privatização silenciosa.

E o pior de tudo é que a comunidade local abre as pernas e sabe porque? Eles não tem como sobreviver, não existe emprego no Capão, motivo pelo qual a galera de lá á matando cachorro a grito e obvio, eles precisam viver, comer e dar de comer a seus filhos e idosos.

Pra quem vai lá, pensa que é o maximo viver entre as montanhas, rios, mas esquece que não se come montanhas nem se vive só de água. Não é atoa que os serviços lá estão cada vez mais caros, desde o trajeto de Palmeiras até o Capão, até o preço que é cobrado para armar a barraca num camping.

E o que podemos fazer??? O mínimo... não reclamar dos preços, não ir de carro pro Capão... não jogar lata de cerveja pelo caminho... contratar guias...e principalmente não deixar de freqüentar esse lugar, pois as especulações dizem que o turismo da Chapada levará um grande baque... lembrem-se.. NA SAÚDE E NA DOENÇA, NÃO ABANDONAREMOS A CHAPADA!

Supertramp

Link para o comentário

• Membros

Galera, queria saber uma coisa a respeito da chapada.

Em janeiro vou pra Bahia. Pretendo ficar no litoral e dar uma ida a Chapada Diamantina, ainda estou elaborando o roteiro.

Por outro lado, não acho interessante ir pra Chapada e ver os principais pontos turísticos devastados pelo fogo.

Caso esse incêndio torne inviável o turismo na Chapada, não a incluirei no meu roteiro, já que não posso me dar ao luxo de gastar com viagem e não usufruir das belezas naturais do local.

Então fica aqui a minha dúvida: Até que ponto esse incêndio prejudicou o turismo na região? Entendo perfeitamente a solidariedade apregoada no site, já que a preservação é fundamental. Mas não tenho condições financeiras de fazer essa viagem se não valer realmente a pena. Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário

• Membros de Honra

Jeff, é quase certo que em janeiro as paisagens já estejam sem essa cara de queimada. Essa droga acontece todo ano por culpa do governo e dos fazendeiros locais. A chapada sempre se recupera, mas claro que deixa marcas. Tem espécies de plantas que vão demorar muito mais tempo para crescer e outras nunca mais. Não deixe de ir à Chapada!!

Link para o comentário

• Membros

Chuva põe fim a incêndios que destruíam a Chapada Diamantina

Brasília (20/11/2008) – Boletim emitido na manhã desta quinta-feira (20) pelo Prevfogo (Centro Nacional de Combate a Incêndios Florestais), do Ibama, traz uma boa notícia: desde o final da tarde de ontem chove em todos os municípios da Chapada Diamantina, na Bahia. Com isso, os focos de incêndio que destruíam a região estão praticamente extintos.

Segundo o boletim, por falta de teto, não houve condições de se realizar sobrevôo para se verificar se todos os focos de incêndio foram realmente debelados. As equipes de campo continuam mobilizadas e o grupo de coordenação das ações anti-fogo se reuniu nesta quinta em Mucugê para avaliar a situação.

A decisão da chefia do parque, aprovada pela coordenação, é a de manter as brigadas mobilizadas por mais dois ou três dias. Só depois de ter certeza absoluta de que todos os focos de incêndio cessaram é que o esquema de combate ao fogo será desmontado.

Fonte: ICMBIO - http://www.icmbio. gov.br/

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...