Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

Ola Gustamn!!

Salvo se voce estiver com pressa, mas para aproveitar legal essas trilhas, Paty, Fumaça por baixo... voce deveria dispor de pelo menos quatro dias para cada uma, para apreciar e interpretar a paisagem e interar com os locais do Paty, afinal isso e o espirito do trekking, curtir o caminho, como dizem os Halleyros americanos "o que importa e mais o caminho que o destino". Para isso vai precisar do mochilão para o fogareiro, barraca, sleepbag, comida...etc...etc.

Daria para fazer o Paty em um "longo" dia, mais seria bastante cansativo, e seria igual aquelas corrida de aventura, que o cara não sabe nem onde esteve nem o que aconteceu, perde o melhor que é justamente desfrutar e relaxar com a natureza sem pressa, por isso alguns morrem de parada cardiaca tanto que é o stress. Na Chapada o pessoal faz tudo meio corrido por que pagam diaria para o guia, ai tem que chegar né??. Como eu costumo andar sem guia, faço na maior calma, as veses fico dois dias no mesmo acampamento se ele for legal com coisas para explorar nas redondezas..etc.

Em geral o pessoal da chapada são bem bacanas, ja deixei o carro em um estacionamento de um hotel enquanto fui para a trilha, e não me cobraram nada por isso, se você precisa deixar um excesso de tralha em geral eles guardam sem problemas, mas quanto ao mochilão, é sempre bom levar para estar autosuficiente.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Puutz. Então quer dizer que eu preciso ter todos os badulaques para acampar mesmo indo com agência? Eu não tenho nem metade do necessário. No caso do Paty, por exemplo, tava pensando em fechar com um Guia a trilha por cinco dias e ir dormindo nas casas dos locais, sem ter que levar barraca, fogareiro etc. Dá pra fazer isso?

Valeu de novo!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Dá pra fazer isso sim... vc pode dormir nas casas dos moradores do Vale do Paty não precisando levar barraca e cozinha, só comida de lanche para durante o dia, o jantar vc faz na casa que pernoitar.

Puutz. Então quer dizer que eu preciso ter todos os badulaques para acampar mesmo indo com agência? Eu não tenho nem metade do necessário. No caso do Paty, por exemplo, tava pensando em fechar com um Guia a trilha por cinco dias e ir dormindo nas casas dos locais, sem ter que levar barraca, fogareiro etc. Dá pra fazer isso?

Valeu de novo!

Link para o comentário

• Membros

Opa Gustamn pensei que vc era trilheiro de carteirinha, falha minha. Da pra ir sem as tralhas sim a Lucky Adventure ,por exemplo, leva as tralhas em jumentos, e a galera vai seguindo heheheh, eles ja tem os pontos onde os locais do Paty os acolhem. So não sei como eles fazem nos Gerais do Vieira, e no alto da serra do Candombá que não tem moradores, cara e show dormir e passar um tempinho nessas paragens. Do alto do Candombá se tem uma vista ampla de boa parte desse trecho da chapada.

Abraços

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Pra fazer o Paty nos contratamos um guia, que foi legal pois ele dava explicações, conhecia bem os lugares, sabia os tempos etc... agora tem gente aqui que já foi sem guia e fez na boa... se vc tiver muito sem grana (ou é muito pão-duro) dá pra ir sem guia, mas se conseguir pagar as diárias do guia digo que vale a pena !

Ahh ! tenho um guia pra indicar: Rogério Mucugê (esse é o nome dele mesmo) rgmucuge@hotmail.com

Vc pode encontrar ele no orkut tb...

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • Membros

Passei meus 15 dias na chapada, E deu para ver quase tudo da minha lista...

E sem duvida é um paraiso...

Iraquara

Gruta da torrinha (A melhor Cavernaem diversidade)

Gruta da Lapa Doce (Boa, pois é bem alta, mas no fim todas as cavernas são parecidas)

Pratinha e Gruta Azul (Não deixe de visitar)

Gruta Lapa do Sol(Não deu tempo)

Iraquara –Lençóis

Morro do Pai inácio (Por do sol inesquecivel)

Centro geográfico da Bahia(Só um monumento)

Morro do camelo (vi de longe)

Mucugezinho (Depois que vc faz a cachoeira da fumacinha, e buracão as outras cachoeiras são muito fraquinhas)

Poço do Diabo (idem)

Lençóis

Gruta do Lapão (não achei)

Cachoeira da primavera (legalzinha agua limpida)

Poço halley (Passeio rapido que dão para fazer no mesmo dia)

Serrano (Passeio rapido que dão para fazer no mesmo dia)

Salão das areias (Passeio rapido que dão para fazer no mesmo dia)

Cachoeirinha (Passeio rapido que dão para fazer no mesmo dia)

Ribeirão do meio (Passeio rapido que dão para fazer no mesmo dia)

Cachoeira do sussego (não deu tempo)

Praia Zaidã (não achei)

Cachoeira do Michila. (é uma mistura de fumacinha e Buracão - Trilha nova, só é possivel ir em epocá de estiagem. agua super gelada. otimo passeio)

Caeté-açú

Cachoeira da Fumaça (tava sem agua, mas visual magnifico)

Cachoeira poço do Gavião (normal)

Cachoeira Angélica/ Purificação (normal)

Trilha vale do capão Andaraí (vale do Paty)(infelizmente ficou para proxima)

Andaraí

Marimbús (conheci só uma pequena parte, uma grande lagoa)

Poço sonrisal (Esse eu queria conhecer mas estava fora do nosso percusso)

Poço Azul (magnifico!!)

Gruta da paixão (Quase igual as outras cavernas)

gruta marota (não deu para ir, não achamos proprietario)

Poço Encantado (estava fechado a visitação)

Rampa do Artur (não achamos)

Cachoeira do Ramalho e das 3 barras (já tinhamos visto muitas cachoeiras e deixamos para lá)

Oficina de Lapidação (na cidade) (não achamos)

Igatu

Xique Xique de igatu ( cidade de pedra) (bem legal, proximo tem um museu de arte moderna que vale visitar)

Gruna do brejão (antigo garimpo que esta sendo reaberto para visitação fica no caminho para o caim, vale visitar)

Cachoeira Treze Barras (não fomos)

Cachoeira dos Cristais (não Fomos)

Cachoeira dos Pombos (cachoeira pequena mas muito agradavel, proxima a cidade, muito boa para ir depois da rampa do caim)

Rampa do Caim (4 horas de caminhada, visual muito lindo, chegamos a nos perdemos- não confie muito nos indicativos no chão)

Mucugê

Projeto sempre viva (muito maneiro, fomos a pé da cidade até lá, facil de achar. mas antes passe pelo garimpo vivo, que tem uma trilha por dentro que vai passando por varias cachoeiras até chegar no projeto sempre viva)

Projeto garimpo vivo (muito caro para ver quase nada, mas é legal pq tem toda historia dos diamantes)

Ibicoara (nessa cidade sem duvida, melhor custo beneficio, magnifico (procure a associação de guias, só entra com guia)

Cachoeira Fumacinha (4 horas de caminhada, fizemos a ida e a volta em 6 horas. pq estavamos com tempo curto, mas vale apena acampar e ficar uns dois dias, dezenas de cachoeiras a caminho)

Cachoeira do buracão (mas facil que a fumacinha, sem duvida maravilhoso)

Cachoeira véu de Noiva (a cachoeira mais proxima da cidade muito linda)(obs: peça para o guia descer rio abaixo, tem outras cachoeiras magnificas)

Cachoeira do Licurí (infelizmente não deu tempo)

Serra do Sincorá (A foto impressiona, mas a realidade não é assim tanta coisa...hehe)

Poço da Pedra solta (caminho para Fumacinha)

Cachoeirão. (não deu tempo)

Prefeitura (não Deu tempo)

é isso ai...depois conto o meu relato detalhado

minha viagem foi feita do dia 01 - 16 de Janeiro começando de ibicoara.

Link para o comentário

• Membros de Honra
Como disse o colega no tópico anterior, esquece a barraca! É muito melhor ficar na casa dos nativos! Quanto a ir só, eu aconselharia esperar um pouco pela amiga. É chato e mais custoso ir sozinho pra Chapada. Com outras pessoas dá pra dividir pousada/albergue, guia, comida, etc. Quaisquer dúvidas, é só entrar em contato.

Mais ou menos, né? depende muito. Barraca no Paty COM CERTEZA é mais barato (de grátis) que "casa de nativo"...

Mas se está em Lençóis ou Palmeiras com uma turma, também acho que alugar casa sai mais barato prá cada um que se dois forem dividir um camping.

Link para o comentário

• Membros de Honra
mas conheci inúmeras pessoas nas trilhas

Também notei isso, mas a maioria eram gente da mesma cidade que estavam por ali também. Mesmo assim surgiram turmas temporárias prá um passeio ou outro. Por exemplo, na trilha da Fumaça, sempre tinha conversa em volta de fogueira ou deitados na pedras, vendo AQUELE céu. Satélite passando e cometa caindo e estrelas e mais estrelas até sair pelos ouvidos.

Levar um binóculo, mesmo fajuto, é indispensável prá essas horas.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...