Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

Galera, montei um roteiro aqui, e queria saber o que acham..

iriei passar 14dias, em abril, eu e mais 3pessoas (até agora). indo dia 15 e voltando dia 28.

iria alugar um carro em salvador.

dia 15 -

chegada em salvador 9h

chegada em lençois 14/15horas

por do sol no pai inácio

camping em lençois

dia 16-

grutas - Torrinha, Lapa doce, Gruta azul

pratinha

camping em lençois

dia 17-

cachoeira do mixila, fumaça por baixo e por cima (4dias) + aguas claras ( dpois da fumaça, da pra ir pra aguas claras? )

dia 20 -

chegada no capão a tarde

bus p/ palmital + bus para lençois (carro estará em lençois)

dia 21 -

rumo andaraí.

poço azul + poço encantado

depois do almoço, rumo igatu

galeria de arte e memoria

xique-xique

rumo mucugê

camping

dia 22 -

projeto garimpo vivo

projeto sempre-viva

cemiterio bizantino

rumo ibicoara

inicio de trilha para fumacinha - camping selvagem

dia 23 -

cachoeira da fumacinha

camping cannion

dia 24 -

chegada da fumacinha

cachoeira do buracao

dia 25 -

chegada do buracão

morro do paty - guiné

rumo capão

camping

dia 26 -

capão

camping

dia 27-

rumo lençois

cachoeira dos mosquitos + serra das paridas

(por do sol no pai inacio ou serra das paridas?!)

camping em lençois

dia 28-

cachoeira do poço do diabo

rumo salvador depois do almoço.

queria saber se tem algo errado e dicas pra melhorar esse roteiro tambem. ::hãã::

grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Pretendo viajar com mais 3 pessoas para a Chapada em Julho. Serão cerca de 10 dias, mas infelizmente uns 3 só de viagem, já que iremos de carro partindo de Fortaleza. Juntei muitas informações e fiz um roteiro. Deixarei aqui até para que sirva de fonte para outras pessoas, uma vez que tem algumas observações que podem ajudar.

Pretendemos fazer com carro próprio e contratar guia localmente. Tenho duas dúvidas. Na Fazenda Os Impossíveis é servida comida como em um restaurante, onde eu posso comprar, ou tem que ser reservado antes? E no passeio do Pantanal de Marimbus, o barqueiro é o guia que contratamos em Lençóis, ou é do povoado local? E o aluguel do barco é R$35/pessoa, mesmo?

No mais, quem quiser opinar sobre a ordem dos passeios, comentar sobre algum restaurante ou pousada, fiquem à vontade.

Roteiro detalhado:

[mostrar-esconder]Chapada Diamantina

Entre maio e setembro dificilmente se pega alguma chuva. O meio do ano é também a época em que, nos dias claros, as grutas Azul, do Poço Azul e do Poço Encantado recebem a incidência de raios de sol que deixam suas águas azuladas. Nas férias a cidade de Lençóis costuma lotar.

É interessante levar repelente, pois de noite e em algumas trilhas há mosquitos.

Em Julho, a temperatura dificilmente passa dos 25 ºC.

Roteiro

Dia 1

De carro, sairemos de manhã por volta das 8h e faremos o trajeto Fortaleza → Serrinha, de cerca de 1021km, chegando aproximadamente às 18h.

Pernoite no município, provavelmente na casa de um parente.

Gasto com almoço, lanche e jantar.

Dia 2

Cerca de 8h da manhã, saída Serrinha → Lençóis, trecho de 374km com duração aproximada de 5h.

Check-in na pousada X por volta das 13h. Combinar passeios com guias.

Almoço em Lençóis.

Depois, conhecer o Parque Municipal do Serrano, a atração mais próxima da cidade. O acesso se dá a partir do centro, em uma caminhada de 15min, ou indo de carro até a rua ao lado do Hotel Portal de Lençóis. É de dificuldade simples/média e pode ser feita até sem guia. As atrações do local são: Salão de Areias Coloridas (um dos locais de gravação da novela Pedra Sobre Pedra), as piscinas naturais também chamadas de Caldeirões, as cachoeiras Primavera e Cachoeirinha, o Poço Halley e um mirante. No total, pode-se gastar até 5h, entre ida, descanso/banho e volta. Informações detalhadas da trilha, ver aqui, aqui e aqui.

De volta em Lençóis próximo de 18h.

Dia 3

Saída pela manhã para visitar a Cachoeira dos Mosquitos e Complexo Arqueológico da Serra das Paridas, de onde veremos o pôr-do-sol.

Para se chegar na Cachoeira dos Mosquitos deve-se ir para a Fazenda Os Impossíveis, 20km no asfalto e 18km em estrada de terra, dando 1h de carro. Depois mais 30min por uma trilha, para vê-la por baixo e tomar banho, e mais 30min por outra para vê-la por cima, onde também é possível tomar banho nas piscinas que se formam e ficar próximo ao paredão. A visitação custa R$10 e pode ser comprada no Mercado Senna, em Lençóis.

Depois pega-se o carro e vai até a Fazenda Os Impossíveis, onde um almoço é servido (pago).

De tarde, saída com o carro por 45min para ver as pinturas rupestres. R$15 de taxa. Não há trilha. Ficar para ver o pôr-do-sol.

A volta para Lençóis dura perto de 1h.

Dia 4

De Lençóis, fazer Fumaça + Riachinho. Se gasta 1 hora, por estrada asfaltada, até Palmeiras e mais 1 hora de estrada de chão até o Vale do Capão, onde se inicia a trilha. A primeira parte da caminhada, é uma subida de 45 minutos, até a conquista do altiplano. Mais 45 minutos de caminhada leve, para chegar ao topo da queda, com 340 m de altura. No caminho de volta para Lençóis, parada para banho na Cachoeira do Riachinho. Tem que levar lanche.

Chegada em Lençóis cerca de 18h. Pernoite em Lençóis.

Dia 5

É possível ir sem guia para os passeios abaixo.

Saída pela manhã para ver o Rio Mucugezinho. São 22km de asfalto, cerca de 20min de carro no sentido Palmeiras. Tem um restaurante a beira de estrada e uma lojinha que vende alguns artesanatos de pedra. Talvez peçam contribuição, e R$5 resolvem. A trilha se inicia descendo pelo meio da loja, não existe muita dificuldade, em 5 minutos descendo já se visualiza o rio. Caminhada de nível fácil por 25min até o Poço do Diabo. É possível tomar banho e fazer tirolesa (R$20).

Ainda de manhã, saída para a Gruta da Torrinha, a mais completa da chapada (por isso é melhor ela do que a Lapa Doce), em Iraquara, uns 45km, cerca de 40min. Taxa de R$45. Um monitor serve como guia para o passeio lá dentro que dura 2h.

Distante 9km, cerca de 15min de carro, ir para a fazenda onde estão a Gruta da Pratinha e Gruta Azul. Taxa de R$30 para entrar. Para flutuação na Pratinha, mais R$20, com direito a máscara, snorkel, lanterna e colete. Almoçar pelas proximidades, pois há restaurante perto da Pratinha, R$27/kg. O interessante da Gruta Azul é visitá-la de 12h~15h, por conta da incidência dos raios solares na água.

Voltar de carro em direção à Lençóis, para o Morro do Pai Inácio (R$5), onde basta subir por uma trilha de 400m e apreciar o pôr-do-sol. Na entrada do morro, há uma vendinha de suco. Levar agasalho, pois esfria um pouco.

Retorno para Lençóis próximo de 18h.

Dia 6

Saída de manhã para fazer Pantanal de Marimbus. É o local onde há os maiores peixes da região, como o tucunaré, além de capivaras, jacarés e inúmeras espécies de aves. De carro, durante 1h por estrada de terra em direção à comunidade quilombola do Remanso. Depois, em canoa ou barco, rema-se por 9km, cerca de 2h, por águas tranquilas. Desembarcando, caminhada por 20min até uma fazenda para almoçar. Depois caminhada por 15min até os poços para tomar banho. Mais 2h para voltar todo o percurso e retorno à Lençóis. Também existe possibilidade de fazer o passeio com bicicletas, no lugar do carro.

Gastas-se uns R$5 de entrada, R$35 para aluguel de barco, R$90 do guia e R$20 do almoço.

Dia 7

De manhã, check-out do hotel em Lençóis.

Ir para o Poço Encantado, onde a melhor hora é entre 10h~12h e não pode nadar. De carro, o acesso é pela estrada para Itaetê, 36 km, e 3 km de terra, aproximadamente 2h. Há taxa de R$5 e guia local. Depois seguimos por 50 minutos até o Rio Paraguassú, onde estacionamos o carro. Cruzamos o rio em barquinho a remo e caminhamos por 300 metros até o Poço Azul, que fica no município de Nova Redenção. É possível fazer flutuação (R$15, com salva-vidas e snorkel). O guia local pode tirar fotos, e é interessante dar uma gorjeta. A hora de incidência dos raios solares é 12h30min~13h30min. Dica: antes de mergulhar, reservar o almoço no restaurante da Dona Alice, uma das proprietárias do terreno.

Seguir para Mucugê. Dependendo da hora, podemos passar em Igatu antes e visitar o museu de Arte e Memória (R$2) e tomar um sorvete ou crepe no café. Caso deseje isso, fica outra dica: é possível pegar uma balsa do Poço Azul para cortar caminho até Igatu. De Igatu até Mucugê são cerca de 22km, sendo 6km em estrada de terra.

Em Mucugê, check-in na pousada X.

Dia 8

De Mucugê partir para Ibicoara, onde contrata guia para a Cachoeira do Buracão. Ibicoara fica ao sul de Mucugê, cerca de 70km (1h), ou 220km de Lençóis (3h). É preciso atenção à entrada da cidade, pois a saída fica bem em uma descida e a placa é difícil de ver pela velocidade que o carro alcança e também pela paisagem a frente, uma plantação de árvores em forma de círculo. Para chegar no Buracão é preciso entrar no Parque Natural Municipal do Espalhado (onde só é permitida a entrada com guia). Taxa de entrada R$3. De carro, 1h de estrada de terra até o começo da trilha, que se faz também em 1h, até a parte baixa, onde se toma banho. depois segue para a trilha superior, onde se para para comer (levar lanche).

Na volta, se possível, parar no Mirante do Campo Redondo.

Pernoite em Mucugê.

Dia 9

Se quiser, fazer alguma das alternativas de Mucugê pela manhã.

Check-out da pousada e seguir para Serrinha.

Pernoite em Serrinha.

Dia 10

Serrinha-Fortaleza

Alternativas

Próximo a Lençóis, há a Cachoeira do Sossego, muito bonita, mas de trilha difícil. Ribeirão do Meio, com o paredão de escorregar, de trilha fácil por 1h, com barracas que vendem bebidas, salgadinhos e espetinhos.

De Igatu, é possível fazer a trilha Rampa do Caim, de dificuldade fácil, apesar de um pouco longa.

Em Mucugê, no km 92 da BA-142, há o Projeto Sempre Viva. Paga-se uma taxa de R$10 e há trilhas autoguiadas em direção às cachoeiras do Piabinha, de cinco minutos, e do Tiburtino, de 25 minutos. Continuando a trilha é possível encontrar as cachoeiras das Andorinhas (mais 30 minutos de caminhada), Funis (mais 30 a partir de Andorinhas) e Cardoso. Mas atenção, pois a volta tem que ser feita até 17h30min.

Perto de Ibicoara, Cachoeira da Fumacinha, muito bonita, de trilha difícil.

Restaurantes

Lençóis

Cozinha Aberta Slow Food - comidas variadas (como tailandesa, indiana), excelente. Um pouco caro, média de R$35. É possível ver a cozinha, a comida sendo preparada.

Maria Bonita - restaurante italiano muito bom. Um pouco caro, média de R$35.

Bodega - restaurante e pizzaria. Comida boa. Cerca de R$28.

O Bode - self-service simples e bonzinho. Só abre para almoço. R$30/kg

Beco’s Bar (Dona Ivandira) - Local super simples. Comida caseira e barata, mas saborosa. Fica ao ado direito da Igreja quando vista de frente, em uma ruazinha pequena com um letreirozinho.

Mucugê

Sabor e Arte - self-service e restaurante, almoço e jantar, simples e boa comida.

Pizzaria Point da Chapada - Bem indicada, local requintado, pratos e pizzas.

Café.com - pizza bem fininha e crocante, em frente à praça central, R$30 pizza grande

Restaurante da Dona Nena - simples e barato, comida caseira

Pousadas

Lençóis

Pousada Safira - simples, café, wifi, ventilador e tv no quarto, água quente, localização central. R$100

Lua de Cristal - simples, café, wifi, ventilador, frigobar e tv, localização central. R$130

Pousada da Lurdinha - simples, café, wifi, tv e ventilador no quarto, 5min de caminhada do centro. R$80

Mucugê

Pousada Pé de Serra - wifi na recepção, tv e frigobar nos quartos, tem um mirante, dá pra ir andando ao centro. R$100

Casa da Roça - simples, mas aconchegante, café, wifi e tv. R$100

Pousada Santo Antônio - muito simples, café, ventilador e tv, localizada no centro. Menos de R$100[/mostrar-esconder]

Link para o comentário

• Membros

Oi Frida, tudo bem?

Então, vou alugar um carro já no aeroporto de Salvador e ir direto pra Lençóis. O problema é que meu vôo chega de madrugada e eu vou pegar o carro direto e seguir viagem.

1- Será que vale a pena ir "por cima" depois de Feira de Santana ou seguir pela BR-116 mesmo?

2- Se der sono, algum lugar onde eu possa parar para dar uma descansada e não correr riscos?

Valeu

Dérien

Link para o comentário

• Membros
Fala pessoal.

Não quero jogar água do chopp de ninguém mas é bem diferente conhecer a Chapada Diamantina mochilando ou com transporte próprio, tudo em função do tempo que se gasta para a locomoção. É tudo muito longe e transporte público não há.

A primeira dica é definir realmente quantos dias ficarão por lá.

Em seguida faça um apanhado de todos os locais que ouvir falar e se puder agrupe por proximidade.

Por ex: a cachoeira do Buracão, assim como a cachoeira da Fumacinha ficam em Ibicoara, fica bem ao sul da Chapada Diamantina, prá lá de Mucugê (coisa de 160 Km). Se depender de carona pra ir de Lençóis até Ibicoara...sei não se vai conseguir.

Acho que o transporte pela região é o que mais acaba dificultando pois as trilhas em si são todas tranquilas, bem sinalizadas e conhecidas.

Para quem tem apenas uma semana e vai mochilar será preciso uma boa logística para conhecer ALGUNS dos pricipais pontos turísticos.

Quem quiser alguma dica pode entrar em contato.

Boa viagem.

Mario

OLÁ MÁRIO, pretendo ir em MAIO 2014. Eu preciso de dicas, tenho uma semana para aproveitar o máximo dos principais pontos turísticos. Você tem essa logística para disponibilizar?

Grato,

Marcelo

Link para o comentário

• Membros
olá,

Eu fiz com o gui que eu citei acima. as 2x. digo para vc que o trecho lençóis-fumaça-capão é bem complicado. fácil de se perder. o trecho capão-pati-andaraí é mais fácil. dá até para ir só. considere que não há mapas ou placas.

eu tinha um pouco de preconceito com guias. achava desnecessário. mas qdo conheci o joão muita coisa mudou. o cara é profissa. vc aprende muita manha de caminhada com ele. além disso, ele conhece cada cm2 do lugar. sem ele nós teríamos deixado de ver muita coisa interessante.

Olá, vc tem o contato do João? Pretendo ir para a Chapada em maio de 2014.

Grato,

Marcelo

Link para o comentário

• Membros de Honra
Oi Frida, tudo bem?

Então, vou alugar um carro já no aeroporto de Salvador e ir direto pra Lençóis. O problema é que meu vôo chega de madrugada e eu vou pegar o carro direto e seguir viagem.

1- Será que vale a pena ir "por cima" depois de Feira de Santana ou seguir pela BR-116 mesmo?

2- Se der sono, algum lugar onde eu possa parar para dar uma descansada e não correr riscos?

Valeu

Dérien

A BA-052 conhecida como estrada do feijão está em melhores condições, o asfalto é novo e a estrada é bem sinalizada.

Em Feira de Santana é mais seguro ficar no perímetro urbano, evite esses hotéis no meio da estrada.

598dafaedafc0_mapa_localizao_chapada_diamantina2.jpg.6966a4b5f37eadfe3b232361fd12622d.jpg

Link para o comentário

• Membros de Honra
Oi Frida, tudo bem?

Valeu

Dérien

A BA-052 conhecida como estrada do feijão está em melhores condições, o asfalto é novo e a estrada é bem sinalizada.

Em Feira de Santana é mais seguro ficar no perímetro urbano, evite esses hotéis no meio da estrada.

Também acho melhor viajar pela BA 052, a estrada é muito boa e pouco movimentada, então apesar de um pouco mais distante acaba sendo uma opção mais rápida e tranquila.

Fora que a BR 116 tinha uns trechos em que é quase impossível de ultrapassar, causando muitos engarrafamentos e acidentes.... Mas já tem um tempo que não passo por ela e não sei se continua assim depois que começaram as obras do pedágio...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...