Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

No dia 1/8/2014 tive a oportunidade de subir o Magnifico Pico Paraná. É a montanha mais alta da Região Sul do Brasil. Está a 1.877,392 metros de altitude e fica bem pertinho de Curitiba.

Estava já algum tempo sem viajar para esses fins e como tenho a intenção de fazer a patagônia em breve já iniciei meus testes de preparo físico e mental.

 

O Roteiro foi o seguinte.

Sexta – Chegar na fazenda por 16:00 e arrumar acampamento

Sábado – Iniciar a subida até o Acampamento Base 2

Domingo – Iniciar a subida ao cume e voltar a fazenda

 

Fiz essa subida com mais três colegas, sendo dois de Curitiba e um da minha cidade Chapecó.

Chegamos a Fazenda “Pico Parana” na sexta feira por 16:30.

A Fazenda possui uma ótima área de camping e possui uma casinha onde tem um banheiro com ducha quente para banho e caso precisar tomadas para carregar celular etc. Foi pago 10,00 para entrar e é obrigatório fazer um cadastro onde é preciso informar telefones de emergência, data de retorno etc. Caso tenham intenção de ficar mais dias deixem isso informado para o pessoal não ficar preocupado e ligando para todos teus familiares. Na sexta foi um dia bem tranquilo onde apenas armamos a barraca e subimos até a primeira pedra para ver o pôr do sol. Caso chegar cedo dá para fazer uma cachoeira que fica uns 10min do acampamento. Na sexta levamos torradeira, ovos, queijo, cobertas etc.. Pois depois era só deixar no carro o que não seria usado pra subir.

 

DSCF3199.JPG

 

Acordamos no sábado bem cedo para tomar banho e arrumar as coisas para a trilha.

Vou listar os itens básicos para a subida ao pico, sendo que a subida tem um tempo estimado de 6 a 8 horas então cada kilo na mochila faz uma enorme diferença.

 

O que eu levei

· Barraca mini pack – azteq (essa barraca é perfeita para uma pessoa) pesa 1.7kilo

· Saco de dormir Nautika X-Lite (5 a 8c) Pesa 600 gramas. Perfeito.

· Isolante térmico

· 2 pares de meia para caminhada

· 1 calça moletom

· 1 fogareiro portátil

· 1 refil de gás

· Kits de primeiros socorros

· 1 litro de água

· 1 camisa segunda pele

· 1 Jaqueta corta vento

· 2 Camisas de caminhada

· Miojo, Chocolates, Café, Açúcar, Barras de cereais, Kit de Strognoff da liofoods

· Copo, Prato pequeno, garfo e Faca

· Lanterna de Cabeça

· Protetor solar, óculos de sol, Desodorante

· Câmera Fotográfica

· Boné

· Luvas ---- Levem isso....

· Mochila Cargueira de 70 litros

 

No fim isso tudo deu uns 11 kilos. E mais o que a galera levou.

Ontem na subida até a primeira pedra eu já percebi que o negocio não seria fácil. Era a primeira trilha que eu fazia com muita carga.

 

A Trilha é puxada do inicio ao fim, não tem parte fácil. Já vá preparado pois você terá q fazer um esforço físico tremendo. Para quem nunca fez esse tipo de trilha é melhor fazer outras menores. No meu caso eu estava parado a dois meses sem sair de casa devido a problemas de saúde e eu senti muito essa trilha.

DSCF3225.JPG

 

Para quem acha que a trilha é fácil já vou alertando, ela é uma trilha bem diversificada e você terá que fazer pequenas escaladas com um pequeno risco, você terá q subir sobre raízes, pedras, lugares lisos, subir com apoio de cordas ou grampos. Se tiver medo de altura pense bem antes de ir.

 

Iniciamos a subida e eu pra variar fiquei por último, como eu tinha tempo fui andando no meu ritmo. Andava uns 10 minutos para pôr 1 minuto e seguia nesse ritmo. Encontrei muita gente na trilha acho que deveria ter umas 50 pessoas nesse final de semana. As vezes a galera me esperava para ver se estava tudo bem e depois eles seguiam na frente. No início a trilha é bastante movimentada pois ela dá acesso para outras trilhas.

 

Durante a trilha existe um ponto para pegar água que é cerca de 2 a 3h depois de iniciar e depois só terá água no acampamento A2. Então para o início da trilha leve apenas a agua que você irá usar para tomar.

DSCF3242.JPG

 

Fizemos diversas paradas e eu já estava sentindo que minha bota era uma porcaria e minha mochila era muito grande para meu tamanho e muito fraca. Por volta de 12:30 paramos para almoçar. Comemos miojo com molho de tomate, barras de cereal, chocolates.

 

Depois de andar muito e passar por diversas raízes grandes e uma mata bem fechada tivemos a primeira vista do Pico Parana e vimos o quanto ele era grande e lindo. Isso nos motivou e nos deu mais energia.

Chegamos em uma parte da trilha onde tinha uns grampos para subir uma rocha. Tinha visto isso nas fotos porem na pratica isso dá um medo gigante pois caso cair o estrago será grande.

 

DSCF3251.JPG

 

 

Por volta das 16:30 chegamos enfim no acampamento A2. O Lugar é muito bacana porém é bem ruim para armar as barracas pois o lugar não tem muitos locais planos. E além de você ficar inclinado existe bastante pedras e irregularidades no solo onde fica quase impossível dormir. Como chegamos tarde perdemos os melhores lugares “tentem chegar por 15:00”. Procurei bastante e achei um lugar onde eu tinha apenas um local para deitar sendo que não poderia me mexer. Arruamos o acampamento e fomos buscar agua onde fica perto do acampamento porem o local é bem chatinho para chegar.

Fizemos a janta por 19:00 e por 21:00 já fomos para a barraca descansar pois a ideia era acordar por 5:00 e iniciar a subida ao cume.

DSCF3270.JPG

 

Durante a madrugada fez muitooooo vento e pude pela primeira vez testar minha barraca. Ela resistiu perfeitamente e pude dormir um pouco, porem teve duas barracas que quebrarão com o vento. Nem levem aquelas barracas MOR que é furada na certa.

Por 5:00 iniciamos a subida ao cume. Estava um vento muito forte e um pouco de frio mas sem nenhum risco a nossa segurança. Iniciamos a subida e depois de uns 20min subindo minha lanterna de cabeça morreu e fiquei totalmente no escuro. A Sorte que o dia já estava nascendo e pude me guiar na subida. A Subida em si é um pouco tranquila pois não levamos a mochila.

 

DSCF3290.JPG

 

Cheguei ao cume por 6:20.

O Lugar é maravilhoso e só estando lá para ver a perfeição do PICO Paraná. Quando cheguei la em cima quase chorei de emoção de ter conseguido pois achei que não iria até o fim. Mas passo por passo cheguei lá.

Ficamos uns 40 minutos lá em cima, fizemos diversas fotos e iniciamos a descida até o acampamento A2.

 

DSCF3313.JPG

DSCF3338.JPG

DSCF3333.JPG

DSCF3369.JPG

 

Durante a descida deu para ver de longe onde estávamos acampados e nossa a visão é fantástica.

Chegando no acampamento fizemos um rango bem reforçado e descansamos um pouco para iniciar a volta.

 

 

Na minha cabeça seria bem mais fácil voltar.... Engano meu

A Volta para mim foi pior que a subida pois minha bota era uma porcaria e meu pé estava ferrado. Eu não tinha mais cansaço porem todo meu corpo doía. Para ajudar estava seguindo uns camaradas e o pessoal pegou o caminho errado descendo uma pirambeira. Eu alertei que esse caminho era errado e desci até metade, depois a galera viu que o caminho era errado e voltou. Ali perdemos 1h.

Depois de 6h finalmente cheguei ao acampamento base. Nas ultimas 2horas eu fui ao meu limite sendo que caminhava e parava devido ao pé machucado e o peso da mochila.

 

Considerações finais.

 

Vale cada esforço gasto para subir ao pico, o lugar é maravilhoso e será uma bela experiência.

Na primeira vez tente ir acompanhado pois isso lhe dará mais segurança e deixara a trilha mais animada.

Tente levar o mínimo de carga possível pois no fim isso irá pesar muito.

Vá bem preparado com seu joelho pois você vai fazer muito esforço com ele.

Vá com uma bota que você já usou antes pois isso poderá atrapalhar sua trilha.

  • Amei! 1
  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros
Postado

entao otimo relato, vc teria noçao de quantas horas andou no primeira etapa na segunda ate o cume e na volta, to querendo fazer semana que vem mas como tenho pouco tempo nao sei se daria tenho sabado o dia todo e domingo ate 17 horas..

  • Membros de Honra
Postado

Se sair bem cedo no sábado dá pra chegar no A2 (acampamento no pé do PP) ou até dormir no cume. Cuidado que no cume não cabem muitas barracas, se chegar lá e não tiver lugar vai ser bem ruim...

Do A2 pro cume chuto 1 hora no máximo de subida, sem mochilas menos.

E pra voltar, se sair cedo chega bem antes das 17:00 hs na fazenda.

  • 11 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Depende Gustavo, qual sua experiência em trilhas de montanha?

A trilho pro PP é bem nítida e demarcada, apenas no trecho final que pode gerar alguma dúvida. O problema é que lá se der alguma coisa errado, a chance de dar MUITO errado é grande...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...