Membros Gribel Postado Julho 28, 2012 Membros Postado Julho 28, 2012 Boua! Agora é só calcular custo benefício, adaptações e outras possibilidades de construçao customizada. Que amiga minha dormiu de chapinha na tarp Kampa e acordou black power : ) Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Agosto 8, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 8, 2012 Pessoal, Estava pensando em fazer algum isolante térmico mais maleável para dormir em redes. Será que feltro funcionaria bem? Vocês tem alguma dica? Grato Gasparello Olá Gasparello! Eu acho que para redes, melhor que o EVA (pelo menos na questão conforto, por ser menos rígida) seriam aquelas mantas de polietileno aluminizadas (3 ou 4 mm de espessura), vendidas em lojas de materiais de construção como isolantes para telhados. É barata (muitas lojas as vendem em metro), fáceis de dobrar e pouco volumosas. Saudações, Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 8, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 8, 2012 (editado) Mas ainda tenho a dúvida, precisa usar isolante na rede? Quando dormimos na barraca nosso corpo fica em contato com o solo, e perde calor pra ele, por isso usamos o isolante. Mas na rede temos apenas o vento por baixo (e por cima!). Este vento é capaz de baixar a temperatura, mesmo o saco de dormir e até a rede serem revestidos de nylon, ou seja, um corta vento? Se for assim este mesmo vento também vai baixar a temperatura por cima do saco de dormir, imagino... Editado Agosto 22, 2012 por Visitante Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Agosto 9, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 9, 2012 Oi Otávio! Sim, realmente creio que seja preciso. Os colegas que usam rede com mais frequência e usam isolante devem lhe dar um parecer mais preciso. Dormi pouquíssimas vezes em rede e sem isolante, então pude constatar que a parte "de baixo" fica mais exposta, perdendo calor por convecção mesmo com o saco de dormir. Obviamente que é menos sensível do que a perda de calor por condução, que ocorre com o SD no chão, mas a perda ocorre e em grau maior do que na parte de cima. Creio que isso se dê por ficar o tecido/camada de isolamento do SD "prensado" com o peso do corpo contra o tecido da rede e por isso essa perda se dê em maior significância na parte de baixo (condução do corpo para a rede + convecção da rede para o ambiente externo). Em cima, com a camada de ar entre o corpo e o SD e a própria "proteção" do tapiri ou plástico, o calor se mantém mais facilmente. O isolante neste caso ajudaria a reduzir esta perda, pelo menos em tese (veja que nunca usei um em rede, então não posso atestar a parte prática) pois reduziria a perda de calor por condução para o tecido da rede. Ao menos é a minha análise Note que o isolamento proporcionado pelo SD é em grande parte devido ao ar retido em seu enchimento. As fibras (ou as plumas) nada mais fazem do que manter um "colchão de ar" entre o corpo do usuário e o ambiente externo ao SD. Com as fibras "prensadas" este isolamento se perde. Abraço! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 10, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 10, 2012 Faz sentido. Ganhei uma rede multi uso, dá pra dormir nela e pescar... ... rede mesmo!!! Pretendo usá-la ano que vem, na "Descida do Vietnã", também conhecido como Vale do Cacatu, se Deus quiser. Já estou montando o kit, ou seja, vou fazer um mosquiteiro de tule, uma tarpa de plástico e o isolante. Este vou comprar um EVA bem fininho, até porque como a rede é uma rede mesmo (de fio tramado, não é de tecido) acho que sem o isolante vai ficar desconfortável. O bom é que pesa uma micharia... Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Agosto 10, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 10, 2012 Salve Otávio! Então, também estou montando aos poucos um "kit" desses especialmente considerando programas tipo "Vietnã". O Tarp eu já tenho, estou agora decidindo pela rede, que deverá ser uma Kampa Joy e um bug stop da mesma marca. Fica um kit bem leve mesmo e bem funcional para essas trilhas no mato fechado. O isolante não pensei ainda, mas creio que vou usar minha própria ideia de fazer um com essas chapas de polietileno aluminizadas que se vendem para isolar telhados, nas lojas de materiais de construção, por serem mais flexíveis (= conforto) do que o EVA na rede. Vamos ver. Quem sabe ainda estreamos juntos esses nossos kits... Abraço! Citar
Membros gasparello Postado Setembro 24, 2012 Membros Postado Setembro 24, 2012 (editado) As redes do mercado nacional são meio caras, em minha humilde opinião. Já aprendi a fazer redes de dois tipos, que seguem nos vídeos abaixo: http://blog.tocandira.com.br/sobrevivencia/rede-de-cordas-artesanal/ http://blog.tocandira.com.br/sobrevivencia/rede-improvisada-ou-cadeira-de-mato/ Editado Setembro 25, 2012 por Visitante Citar
Membros gasparello Postado Setembro 24, 2012 Membros Postado Setembro 24, 2012 (editado) E nestes próximos vídeos, meus reviews de modelos da Kampa e Militar Brasil. O da Militar Brasil é mais pesado, mas é mais barato. http://blog.tocandira.com.br/avaliacoes-de-produtos/rede-de-selva-garimpo-tipo-i-e-ii/ http://blog.tocandira.com.br/avaliacoes-de-produtos/produtos-kampa-rede-joy-tarp-oca-mosquiteiro-bug-stop/ Editado Setembro 25, 2012 por Visitante Citar
Membros marcosmm Postado Setembro 24, 2012 Membros Postado Setembro 24, 2012 gvogetta, procurei esse isolante de telhados aqui na minha cidade mas só vendem o rolo completo com 20 metros. Comprei uma rede garimpeira dessas bem paralelas, escolhi a melhor que tinha na loja (fiz me mostrarem todas mesmo) mesmo assim a qualidade é horrível ( o preço é excelente R$ 10,00). Pior, com o uso ela cedeu no meio o que só permite deitar nela alinhado com o comprimento. Saudações, Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Setembro 25, 2012 Membros de Honra Postado Setembro 25, 2012 (editado) Olá Marcos! Aqui consegue-se comprar em metro avulso, na maioria das lojas. Cerca de 5-6 $$ o metro. Se não conseguir comprar em quantidade pequena, usa um de EVA mesmo, daqueles Nautika 6mm, que são mais flexíveis (por serem mais finos) para usar na rede. E a rede, eu não arriscaria usar uma fraquinha. Procure adquirir uma da Kampa... A Joy considero o modelo ideal deles, por ter apenas 2 tirantes de corda, sem aquele emaranhado de cordins finos para enrroscar no mato. Esses dias vi anunciada por $ 65,00, acho que no Mercado Livre. Dá uma pesquisada. O Bug Stop, a Fita Fix e o Tarp até dá para improvisar soluções (algumas até melhores que as "originais" da Kampa). Abraço! Editado Setembro 25, 2012 por Visitante Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.