Ir para conteúdo

Roteiros e Meios de Transportes

Papo10

Posts Recomendados

• Colaboradores

Olá pessoal!!!

Estive em Gramado e Canela nesse mês de junho e achei tudo muito bonito.

Antes de viajar, pesquisei muito aqui no fórum e isto me ajudou demais. Quando cheguei lá já sabia o que fazer, quando e como fazer.

Como fui ajudado, por vcs, gostaria de compartilhar algumas informações da minha viagem. Creio que também será útil, para aqueles que ainda não foram e que querem conhecer esta região maravilhosa.

Uma dica que prá mim foi muito útil, foi alugar um carro no aeroporto em POA e subir a serra de carro.

Eu cheguei na capital as 13:30, peguei o carro e passando por Novo Hamburgo resolvemos entrar para conhecer a cidade e comer algo. Paramos em uma lanchonete muito bacana, onde os salgados eram uma delicia e as funcionárias muito legais, nos trataram muito bem.

Um pouco depois que passa Novo Hamburgo, a estrada começa a ficar muito interessante. Cheia de curvas, subidas e muitas, mais muitas flores ao longo do caminho. Paramos várias vezes ao longo da estrada para admirar a paisagem e tirar fotos.

Em Morro Heuter(que é no caminho), tem um mirante muito alto, de onde se pode ver uma paisagem muito bacana. Mas prá chegar neste mirante(aproximadamente 2,5km da rodovia), tem uma subida muito íngreme e curvas onde é possível ver a traseira do seu carro. Neste percurso até o mirante, passamos por algumas casas com muitos pés de mexirica(como é conhecida aqui em goiás) e resolvemos pedir a dona de uma das casas, algumas. O curioso foi que ela não sabia o que era mexirica; mas como? Olha o tanto aqui, disse um amigo meu, ela disse: Ah!!! Bergamota??? Lá a mexirica chama-se bergamota. Achamos muito engraçado. A Sr.ª foi muito gentil e ficou batendo papo conosco, além de nos dar a tal bergamota.

Enfim, perceberam o quanto foi bom termos alugado um carro. Sem contar que em Canela(que foi onde ficamos) e Gramado, eu praticamente não vi ônibus. Outra coisa, lá andamos prá todos os lados e não precisávamos ficar esperando a excursão. A noite podíamos escolher melhor onde queríamos comer.

As cidades:

Canela: Foi onde nós ficamos, ou melhor, onde dormimos. Apesar de ser uma cidade mais tranqüila, é muito bonita também. Além de ser onde tem os melhores passeios, como:

- Mundo a Vapor – pensei que era chato, mas gostei;

- Alpen Park – Onde tem um carrinho, que parece um trenó e desce, “voando”, por uns trilhos um morro bem alto. Também tem tirolesa e arborismo. Muito bom;

- Parque do Caracol – Onde fica a cachoeira do Caracol. É um dos lugares mais bonitos que eu vi na viagem, juntamente com o Parque da Ferradura. Para chegar a base da cachoeira vc tem que descer 927 degraus e depois, consequentemente subí-los. Não é para qualquer pessoa. Duas moças que estavam comigo sentiram muita dificuldade, muita mesmo. Mas vale a pena.

Antes de descer e subir os degraus faz muito frio, mas depois desta “ginástica” toda o frio acaba;

- Teleférico do Caracol – Alguns metros após o parque do caracol. Esse é o “bicho”. A vista é linda, sem contar a emoção de estar naquela cadeirinha que balança um pouco, a alguns metros do chão. Também tem tirolesa. Um detalhe. Lá venta muito, portanto se tiver frio prepare-se;

- Parque da Ferradura – À + ou - 6km do teleférico. Lá vc tem uma visão maravilhosa de um “canion”, de um rio lá embaixo e de uma cachoeira também. Com toda certeza recomendo. Não venta muito, venta demais;

Tem também a Catedral de Pedra(legal), o Models Circus(esse eu não fui) e uns morros(ex:morro do dedão).

Gramado: Com certeza é a mais charmosa das cidades da serra gaúcha. Lá é onde as coisas acontecem. Durante o dia, muitas pessoas, elegantes, andando pelas charmosas ruas da cidade e fazendo compras(chocolate, roupas e etc.). A noite, as pessoas ficam mais chiques ainda e saem para passear e comer uma boa comida.

Em Gramado tem:

- Lago Joaquina Bier – uma praça com um bonito lago e que fica mais bonito ainda no natal;

- Lago Negro – Um lugar cheio de árvores e flores. Onde pode-se apreciar a beleza da natureza no local e até passear de pedalinho no lago. Muito bonito;

- Mini Mundo – Como o próprio nome diz, é um pedaço do mundo em miniatura. Bacana;

Tem também várias lojas de chocolate e algumas fábricas também. Eu visitei e degustei, praticamente de todas e cheguei a seguinte conclusão:

QUASE todos os chocolates são deliciosos, mas os melhores são o da Caracol, da Prawer e da Lugano. O chocolate quente da Caracol é de arrebentar. Agora o chocolate da Lugano, prá mim, é imbatível, principalmente as barras, e um tal de medalhão. Sem contar o preço que é bem, mais, bem melhor que o da Prawer e da Caracol. Mas não se iludam. Nestas cidades não tem nada barato.

Nova Petrópolis: É uma cidade muito bonitinha também. Lá tem o Labirinto Verde que é legal(turista acha tudo lindo. hehehe) e tem uma aldeia de imigrantes, com tradições germânicas. As roupas lá são mais baratas do que em Gramado e Canela.

A comida

Em Canela: comi um rodízio de bife(local: Bifão), com, senão me engano, 23 tipos de bife, muito bom mesmo. Eu acho que foi R$ 18,90 por pessoa. Comi também uma seqüência de fondue(queijo, carnes e chocolate), muito chique. Dentro do restaurante tem uma lareira que o deixa muito aconchegante. Só que eu não gostei muito do atendimento. Eu tinha que pedir a mesma coisa umas 3 vezes.(local: na saída de Canela p/ Gramado do lado esquerdo, não me lembro o nome). Comer uma seqüência de fondue, é praticamente impossível por menos de R$ 65,00 o casal, com refri.

Em Gramado: comi massas duas vezes, em restaurantes diferentes, mas ambos perto da rua coberta. Muito boa as massas. Comi também um café colonial no Café Colonial Bela Vista(muito bacana o lugar. Tem uma vista linda), na saída para Canela, que é o bicho. Sem dúvida a melhor refeição que eu fiz lá. Ir nesta região e não comer um café colonial é uma falha muito grande. Tem um lombo de porco a milanesa, uma lingüiça grelhada e um galeto ao primo canto, que eu fiquei doido. E os bolos e tortas, coisa de louco. O preço é R$ 27,00 + 10%, por pessoa, mas eu dei uma choradinha e saiu por R$ 25,00 sem 10% por pessoa.

Durante o dia nós comiamos uma comida mais barata e simples, mas muito boas também. Tem um restaurante entre a prefeitura e a rua coberta, que eu não me lembro o nome, mais tem uma fachada azul e parece uma padaria, que a comida além de ser muita, é uma delícia e os donos são muito gentis e atenciosos. Valor R$ 10,90 por pessoa e vc come até não agüentar mais.

As refeições mais baratas, são encontradas no centro, perto da rua coberta e da prefeitura(na periferia pode até ter mais barata mais eu não cheguei a ir lá). Os valores estão entre R$ 10,90 e 12,90.

Em Nova Petrópolis: Tem um restaurante na parte de cima de um shopping que fica na av. principal, que tem uma comida deliciosa e um pastel excelente. A refeição é por volta de 6,90 e o pastel 3,00.

Na volta, comi um tradicional churrasco gaúcho, na churrascaria Galpão Crioulo em Porto Alegre, muito bom mesmo. O valor R$ 23,00 por pessoa.

Observações finais:

O povo de lá é muito educado e gentil. Onde vc for, vai ser bem tratado.

Só para vcs verem. Não sabiamos andar por Porto Alegre e em duas, das vezes que nós pedimos informações, a pessoa foi nos escoltando até a porta do lugar onde queríamos ir.

Os gaúchos estão de parabéns. Não vou mais fazer, nem escutar piadas de gaúchos.

Pessoal espero ter ajudado.

Qualquer coisa estou a disposição.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Respostas 223
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros

ae galerinha

Em janeiro quero conhecer o sul (porto alegre, floripa e curitiba) alguém saberia me dizer se tem camping ou pousada barata nas cidades ou ao redor das capitais e se possivel o endereço, estou indo em janeiro e quem quiser me add se sinto avontade, peguem leve q sou nova mochileira no site rss

quem tiver informação eu agradeço (hehehehehehe)

viajar é preciso se não a rotina do dia-a-dia te pega

Link para o comentário
  • Membros

ola fer

vou fazer a mesma coisa q voce nas 1ºs semanas de janeiro, tem varios sites q falam das tres capitais no sul do brasil, entre no www.guiademidia.com.br/cidades/turisticas la tem todas as informações das capitais brasileiras e no www.webcamping.com.br, la tem todos os campings do brasil, estou pesquisando + informações sobre o sul, pelo que sei porto alegre e curitiba ficam literalmente vazias no mes de janeiro, pois o pessoal das duas cidas vao estar no litoral dos estados por causa da virada de ano espero ter te ajudado,

bjos

Link para o comentário
  • Membros

Mauro / Fer

Pelo o que vi tem uma linha de turismo em curitiba, esta linha percorre os pontos turisticos de Curitiba ( tem outra linha em Porto Alegre está ultima ela percorre aproximadamente 20 km e pega perto da estação e da rodoviaria a distancia é de aproximadamente 2 km da rodo ) voce sabe mais informações desta linha turistica em curitiba mauro ???? Por exemplo onde pega e afins ???

e

quais são os seus planos fer ?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Linha Turismo

Circula de terça-feira a domingo e contempla os principais pontos de enteresse de Curitiba. As jardineiras, como são chamadas circulam a cada 30 minutos percorrendo uma distância aproximada de 40 kilômetros em cerca de 2h30min. Em cada ponto uma breve parada para embarque e desembarque de passageiros. A cartela com quatro etiquetas dá direito a um embarque e três desembarques.

Passando Pela Praça Tiradentes ou outro ponto de início do passageiro seguindo Rua das Flores, Rua 24 Horas, Centro de Convenções, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Rodoviária/Mercado Municipal, Teatro Guaíra/Universidade Federal, Passeio Público/Memorial Árabe, Centro Cívico, Museu Oscar Niemayer, Bosque do Papa/Memorial Polonês, Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque São Lourenço, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Parque Tingüi/Memorial Ucraniano, Portal Italiano, Santa Felicidade, Torre Panorâmica,Parque Bariguí, Setor Histórico, Praça Tiradentes

Linha turistica custa R$:15,00 e so não funciona nas segundas (quando for feriado ai funciona tambem). e uma boa opção para conhecer boa parte da cidade.

www.serraverdeexpress.com.br que é o site onde tem as informações para quesm quer desdcer a serra do mar de litorina ou de trem.

Hotel Roma - Albergue da Juventude 041 3224 2117 fica em frente ao Shopping Estação, perto da Rodoviária.

Como não da para editar o tópico estou colocando aqui às atualizações

Site para consulta

www.curitiba.pr.gov.br

http://www.viaje.curitiba.pr.gov.br/Abav/programacao/viajecuritiba/

site da Fundação Cultural de Curitiba

http://www.fccdigital.com.br./

Link para o comentário
  • Membros

mt obrigada pelas informações q vcs tem me dado assim q é legal, vou mais confiante qq coisa eu grito, faço um chua :D:D:D

os planos é passar o reveillon em floripa dp ir ate poa (talves eu va ate n tem nada certo ainda :D:D:D ) com certeza passarei dias em curitiba kero descobrir a cidade modelo, ela é ou ja foi considerada assim ne mauro como "cidade modelo"???

n vou ficar em hotel, odeio hotel, por isso q estou atraz de informações ahhhhh vc tb vai ne cyro me fale seus planos talvez e qual sera sua proxima viage mauro ???

vc ja conhece metade do mundo rssssss

bjao

Link para o comentário
  • Membros

mt obrigada pelas informações q vcs tem me dado assim q é legal, vou mais confiante qq coisa eu grito, faço um chua :D:D:D

os planos é passar o reveillon em floripa dp ir ate poa (talves eu va ate n tem nada certo ainda :D:D:D ) com certeza passarei dias em curitiba kero descobrir a cidade modelo, ela é ou ja foi considerada assim ne mauro como "cidade modelo"???

n vou ficar em hotel, odeio hotel, por isso q estou atraz de informações ahhhhh vc tb vai ne cyro me fale seus planos talvez e qual sera sua proxima viage mauro ???

bjao

Link para o comentário
  • Membros

bjao

Link para o comentário
  • Membros

oi fer! tudo bem? sobre curitiba estive a muitos anos atras para prestar um concurso publico federal por la e nos 3dias queestive por la nao achei grande coisa a cidade, eh uma sao paulo mais bem cuidada, nao tem muitos nordestinos nem pessoas de cor, tem onibus demais. O mais conhecido eh o teatro de arame que passei perto mas nao entrei. Mas o interessante seria ir antes do natal para ver o natal-luz que costuma ocorrer na epoca do natal. Nao sei porque cidade modelo? Quanto ao camping em florianopolis tem um na avenida das rendeiras as margens da lagoa da coinceicao. Eh um local ate bem estrategico, pois fica perto da praia mole, das galhetas, perto da joaquina. Mas comosua intencao eh estar la no reveillon, a queimade fogos acontece mais no centro da cidade perto da ponte hercilio luz. Uma vez passei a virade dentro de um barco debaixo da ponte, mas naquele dia tinha chovido bem durante as queimas de fogos, eu estava hospedado no centro na excursao que estava. Mas o transito nesta epoca eh um lixo. Pra chegar ao camping vc pega o onibus no terminal urbano aolado da rodoviaria e chegando no outro terminal vc faz baldeacao para outro onibus com destino a lagoa, mas nao paga a segunda passagem. Eu gostava de floripa, mas agora descobri garopaba, ferrugem e regiao, um local paradisiaco a 100km de floripa, se der tempo de uma passada por la, ah nao se esqueca de guarda do embau que temuma praia bem diferente cortado pelo rio da madre.

Link para o comentário

• Criar Novo...