Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Posts Recomendados

• Membros

Olá, mochileiros. Eu li o tópico inteirinho, ufa..., mas não encontrei a resposta que estou querendo.

Seguinte: eu já construí várias espiriteiras com latinhas e muitas deram certo e uso até hoje.

Mas agora eu estou querendo comprar uma da AZTEQ a fim de melhorar o equipamento prá algumas viagens, apenas prá ter um material de qualidade.

Pelo que andei lendo, ela vem com três suportes laterais, que podem ser destacados do conjunto, sobrando apenas o copo e a tampa.

Então, vou dirigir a pergunta prá quem possui e usa essa espiriteira.

Ela pode ser usada sem o suporte? Isto é, colocando a panela diretamente sobre o copo, com fogo apenas nos furos laterais, ou é necessário um espaço entre a panela e a boca do copo para um bom fogo?

Alguém que usa essa espiriteira sabe responder??

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Sim, seria para diminuir peso e volume.

Faço isso com todos os equipamentos que compro, isto é, sempre encontro alguma parte que pode ser dispensada, ou substituída por outra mais bem elaborada, tornando o equipamento mais leve, com menor volume, etc...

De qualquer forma, já comprei a danada, estou esperando chegar e vou tentar criar um suporte alternativo, algo que fique diretamente na boca do copo deixando um pequeno espaço, mas que possa ser desmontado e dobrado, sei lá, vou pensar... se tiver sucesso eu posto o resultado.

abrçs e obrigado pela resposta

Link para o comentário

• Membros

Galera, é a minha primeira vez postando algo aqui no Mochileiros, mas já fuço as dicas por aqui faz uns 3 anos. Apesar de eu só ter acampado em sítios e festivais de música, nesses acampamentos também tem que comer e lidar com imprevistos tipo chuva... Além de eu adorar engenhocas, hahaha!

Tenho um fogareiro à gás, daqueles de encaixar na latinha. Mas ele é volumoso, pesadinho, e já tive problemas com vazamento com ele... Além de sempre sobrar gás e não ter como aproveitar pra uma outra ocasião, e esse desperdício me incomoda. Queria achar algo menor e mais prático e esse tópico foi a salvação!

Levei alguns dias mas li esse tópico inteiro, e me empolguei pra fazer uma espiriteira também! Fiz com latinha de refrigerante, e deu certo! Tá aí o resultado:

20120724162533.jpg

Fiz testes com e sem algodão (algodão normal mesmo, mas juro que vou ver se acho lã de vidro pra próxima), e com e sem aquela "parede interna".

O resultado que eu gostei mais foi com o algodão e sem a parede interna... Ferveu água pro miojo em 6 minutos e aguentou 12 minutos até apagar a chama. Não sei ao certo quantos ml de álcool (92º) foram, mas eu enchi 4x o topo da latinha (esperava o algodão absorver e enchia de novo).

Com o algodão e a parede interna ferveu em 5 minutos e a chama apagou em 10 minutos.

Sem o algodão a chama apagou em cerca de 7 minutos nos dois casos.

Como eu não tive as manhas pra encaixar certinho uma latinha na outra, a de cima amassou um pouquinho as bordas e ficou vazando um pouco pelo lado no início da queima, mas depois de uns minutos ficava certinho. Tentei isolar com durepox, mas não fez diferença nenhuma (ou beeem pouca).

Já estou guardando latinhas pra fazer uma nova, pra ver se dessa vez consigo encaixar certinho. Quero testar com lã de vidro e álcool de posto pra verificar a diferença. =)

Agradeço muito pelas dicas de todos! Do jeito que ficou a minha primeira tentativa, já dá pra fazer um miojo de emergência, hahaha!

Link para o comentário

• Membros

Como eu não tive as manhas pra encaixar certinho uma latinha na outra, a de cima amassou um pouquinho as bordas e ficou vazando um pouco pelo lado no início da queima, mas depois de uns minutos ficava certinho. Tentei isolar com durepox, mas não fez diferença nenhuma (ou beeem pouca).

Já estou guardando latinhas pra fazer uma nova, pra ver se dessa vez consigo encaixar certinho. Quero testar com lã de vidro e álcool de posto pra verificar a diferença. =)

Agradeço muito pelas dicas de todos! Do jeito que ficou a minha primeira tentativa, já dá pra fazer um miojo de emergência, hahaha!

Ana,

fiz a espiriteira deste vídeo no Youtube:

Ela é bem simples de encaixar, mas é "fria" (demora a ferver água) e em compensação queima por muito tempo (em média 30 minutos)

Saudações,

Link para o comentário

• Membros

Ana,

fiz a espiriteira deste vídeo no Youtube:

Ela é bem simples de encaixar, mas é "fria" (demora a ferver água) e em compensação queima por muito tempo (em média 30 minutos)

Saudações,

Marcos, eu já tinha visto esse vídeo... Esse modelo parece mais fácil de encaixar, realmente! A duração da chama é bem interessante, vou testar essa versão quando juntar mais latinhas. =)

Ontem tentei fazer novamente uma do mesmo modelo da que eu já tinha feito, mas com mais paciência. Mesmo assim não dei conta de encaixar as duas partes. :x

Link para o comentário

• Membros

Marcos, eu já tinha visto esse vídeo... Esse modelo parece mais fácil de encaixar, realmente! A duração da chama é bem interessante, vou testar essa versão quando juntar mais latinhas. =)

Ontem tentei fazer novamente uma do mesmo modelo da que eu já tinha feito, mas com mais paciência. Mesmo assim não dei conta de encaixar as duas partes. :x

Ana,

eu só consegui montar esses modelos com encaixe perfeito quando usei a ferramenta descrita neste link:

http://zenstoves.net/Dilator.htm

Basicamente trata-se de uma latinha cheia de gesso (ou cimento) vestida com mais uma "meia" latinha. Ela é usada para dilatar a parte de baixo (ou de cima) o que facilita o encaixe.

Link para o comentário

• Membros

eu só consegui montar esses modelos com encaixe perfeito quando usei a ferramenta descrita neste link:

http://zenstoves.net/Dilator.htm

Basicamente trata-se de uma latinha cheia de gesso (ou cimento) vestida com mais uma "meia" latinha. Ela é usada para dilatar a parte de baixo (ou de cima) o que facilita o encaixe.

Eu tentei usar uma lata ainda cheia pra dilatar a meia lata, mas não deu certo... Mais ou menos o mesmo procedimento que explica ali pra encaixar a meia latinha na lata inteira, mas sem o furo pra escapar o ar na meia lata. Simplesmente não entra! :(

Tentei também deixar uma metade na geladeira e aquecer a outra metade no fogão, na esperança que a temperatura fizesse uma ficar um pouquinho mais larga que a outra por conta da dilatação, mas também não encaixou. Tá difícil! Huhauahauh!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros
Eu tentei usar uma lata ainda cheia pra dilatar a meia lata, mas não deu certo... Mais ou menos o mesmo procedimento que explica ali pra encaixar a meia latinha na lata inteira, mas sem o furo pra escapar o ar na meia lata. Simplesmente não entra! :(

Tentei também deixar uma metade na geladeira e aquecer a outra metade no fogão, na esperança que a temperatura fizesse uma ficar um pouquinho mais larga que a outra por conta da dilatação, mas também não encaixou. Tá difícil! Huhauahauh!

Ana,

talvez seja o detalhe da outra meia lata vestida (apesar da espessura ser de apenas 0,2 mm).

Genial a idéia de usar dilatação térmica diferencial, não deu certo devido ao coeficiente térmico do alumínio e à espessura da lata (acumula pouca "temperatura").

Bem, parafraseando a grande filósofa Dori (você já viu procurando nemo né?): Continue a tentar...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...