Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Posts Recomendados

• Colaboradores

Essas espiriteiras são super fáceis de se fazer. Fiz várias pra levar pro Pico da Bandeira, e foi show. Sopão no almoço e no jantar, acompanhado de feijoada em lata, tudo pelando a guela....kkkkkkkkkk....e na hora do lanche, aquele achocolatado bem quentinho....

vlw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...
  • Membros

Até então eu não conhecia essa maravilha..

Sou novo na arte da fabricação artesanal de espiriteiras estou lendo os posts de do ínicio(to na pag. 25)

Ja to quase um profissional(na teoria)

Quando tiver meus primeiros progressos posto aqui

Só estou com uma duvida sobre a fixação.

Qual cola resiste bem a temperatura se risco de incendiar?

E talvez avançando um pouco mais do que devo ja que não fiz nenhuma ainda. Tem como fazer algo que regule a saida do fogo?

Talvez limitando a entrada de oxigênio para que se tenha uma quantidade regulavel de calor. Alguem ja tentou?

Link para o comentário

• Membros

O meu medo é ela criar pressão interna e se abrir

ai coloco fogo em tudo.

pensei até um colocar uma valvula tipo aquelas de panela de pressão

me preocupo com a questão da segurança

Trabalho em uma indutria quimica

Aqui consigo uns bons materiais pra fabricação

Fiz uma hoje com uma lata de aerosol, ficou muito boa mas a minha vedação ta deixando muita pressão escapar

voou tentar denovo, tazvez tire umas fotos ai posto pra ver se podem me ajudar

vlw

Link para o comentário

• Membros de Honra

Só estou com uma duvida sobre a fixação.

Qual cola resiste bem a temperatura se risco de incendiar?

E talvez avançando um pouco mais do que devo ja que não fiz nenhuma ainda. Tem como fazer algo que regule a saida do fogo?

Talvez limitando a entrada de oxigênio para que se tenha uma quantidade regulavel de calor. Alguem ja tentou?

Não há necessidade de cola, mesmo porque elas vão queimar. Mesmo colas que resistem à alta temperatura queimam com chama direta.

Sobre regular a entrada de ar, a espiriteira teria que ser completamente vedada, o que é realmente difícil. E aí vc teria problema de perda calórica pela ineficiência da queima, sem correspondente economia de combustível e não sei até que ponto é eficiente enquanto controle de temperatura.

Também não vejo vantagem em tentar regular o fogo, já que a intenção é o máximo de calor o mais rápido possível (quanto mais rápido esquentar o rango, melhor...rsrs)....

Cara, acho que não é bem por aí.

Controle de temperatura pode parecer bobagem se vc quer esquentar água pra café ou para fazer miojo. Eu detesto miojo, prefiro cozinhar. Daí que fazer um risoto numa espiriteira sem queimar é meio que um desafio... se tivesse controle de temperatura, seria realmente muito bom.

Link para o comentário

• Membros

Experimenta algum silicone de alta temperatura que é baratinho se quiser aumentar o controle da saída do gás:

SILICONE%20ALTA%20TEMPERATURA.jpg

- Vedação em sistemas de aquecimento

- Resiste a temperatura continua de 316ºC e intermitente até 343ºC

- Oferece alta resistência a óleos, solventes e gases

Link para o comentário

• Membros

Concordo que seria um problema se o contato do silicone fosse direto com a chama, mas é para vedar apenas a junção lateral da espiriteira. Honestamente nunca medi para saber a temperatura que a lata chega (o que seria interessante). Até o momento, os meus fogareiros não apresentaram nenhum problema em relação a isto, e melhoraram muito o desempenho.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...