Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Olá!!!

Beleza Otávio, que conste o crédito aos dois então!

Realmente o sítio indicado é muito bom... Achei muita coisa bacana lá e estou até montando uma compilação de dados para futuras referências, já que estes sítios às vezes somem do nada...

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros
Para usar o combustível sólido, você deve usar uma latinha de atum (ou coisa parecida) aberta em cima. Você pode também fazer uns furos na lateral, perto da borda, para melhorar a oxigenação no processo da queima.

Vou fazer com uma pequena lata de 500g de Nescau. Como a panela vai ficar por cima, certamente terá furos nas laterais pra alimentar o O2 da chama. Só estou na dúvida quanto à quantidade de furos: falaram que muitos furos prejudica o porte da chama, mas meu receio é que ter poucos furos tb tenha o mesmo efeito ruim... ::carai::

Link para o comentário

• Membros

Re: Espiriteiras (fogareiros a álcool)

por Dan Bar » 11 Ago 2010, 00:57

marcelowillian escreveu:

cara...faz uma boa quantidade de farofa de carne seca,e separe por frações de refeição,sendo um saquinho para cada refeição que for fazer.leve tb leite em pó fracionado,nescau ou nescafé fracionado,rapadura e banana passa,além de uns pacotes de miojo e de sopa estilo vono,pra incrementar o miojo (só o miojo ninguem aguenta!)isto tudo além de umas garrafas PET de agua!!!!uma dica é levar uma a duas garrafas de 3,3litros de agua na mochila!

tem tb uns tubetes de MMs que eu compro no supermercado...chocolate é energetico e ajuda a dar uma enganada na fome!

leve tb maltodexitina (acho que é isto..),é um isotonico vendido em casa de produtos naturais,que é em pó!é o gatorade em pó!e uns envelopes de reidrate 50 pra alguma emergencia!

e por ultimo,se na tua cidade tiver algum restalrante chinÊs,ou japonÊs,ou vc saiba onde venda daqueles saches de mostarda pra viajem,peça ou compra bastante sache de molho shoio! é fonte rápida de potássio e sódio, e é bom pra evitar câimbra!tah sendo usado pelo time do são caetano inclusive!um sache a cada duas horas deve ser mais do que suficiente!alem de ser um ótimo tempero!

Rapaiz q boa idéia essa da maltodextrina e do shoyu!!!!!!! Eu geralmente só levo sal mesmo (apesar de quando estou na cidade, usar MUITO shoyu na comida) pois achava q levar outros temperos é frescura e mais peso... mas vc tem razão!!!! Vou ver se acho shoyu liofilizado, aí seria o paraíso!!!!

kkkkk

shoyo liofilizado seria o bixo!!!!!!!!!!!!

mas voltando ao foco das espiriteiras...uma dúvida:

tentei fazer algumas com o buraco do meio maior,e não sai o fogo pelos buracos laterais de jeito nenhum!

só quando eu "tapo" o buraco,ou com a panela,ou com outra coisa,é que o negócio fnciona...é assim mesmo,ou eu estou a fazer algo errado!?

e outra dúvida...eu ví o povo usando as latas de nescau para a construção de algumas espiriteiras...mas elas,com a combinação calor+alcool,oxidam na solda e com o tempo,vazam...teria outro material que se possa usar!?

Link para o comentário

• Membros

marcelowillian escreveu:

cara...faz uma boa quantidade de farofa de carne seca,e separe por frações de refeição,sendo um saquinho para cada refeição que for fazer.leve tb leite em pó fracionado,nescau ou nescafé fracionado,rapadura e banana passa,além de uns pacotes de miojo e de sopa estilo vono,pra incrementar o miojo (só o miojo ninguem aguenta!)isto tudo além de umas garrafas PET de agua!!!!uma dica é levar uma a duas garrafas de 3,3litros de agua na mochila!

tem tb uns tubetes de MMs que eu compro no supermercado...chocolate é energetico e ajuda a dar uma enganada na fome!

leve tb maltodexitina (acho que é isto..),é um isotonico vendido em casa de produtos naturais,que é em pó!é o gatorade em pó!e uns envelopes de reidrate 50 pra alguma emergencia!

e por ultimo,se na tua cidade tiver algum restalrante chinÊs,ou japonÊs,ou vc saiba onde venda daqueles saches de mostarda pra viajem,peça ou compra bastante sache de molho shoio! é fonte rápida de potássio e sódio, e é bom pra evitar câimbra!tah sendo usado pelo time do são caetano inclusive!um sache a cada duas horas deve ser mais do que suficiente!alem de ser um ótimo tempero!

Rapaiz q boa idéia essa da maltodextrina e do shoyu!!!!!!! Eu geralmente só levo sal mesmo (apesar de quando estou na cidade, usar MUITO shoyu na comida) pois achava q levar outros temperos é frescura e mais peso... mas vc tem razão!!!! Vou ver se acho shoyu liofilizado, aí seria o paraíso!!!!

kkkkk

tentei fazer algumas com o buraco do meio maior,e não sai o fogo pelos buracos laterais de jeito nenhum!

só quando eu "tapo" o buraco,ou com a panela,ou com outra coisa,é que o negócio fnciona...é assim mesmo,ou eu estou a fazer algo errado!?

e outra dúvida...eu ví o povo usando as latas de nescau para a construção de algumas espiriteiras...mas elas,com a combinação calor+alcool,oxidam na solda e com o tempo,vazam...teria outro material que se possa usar!?

Marcelo, primeiro lugar dê uma conferida nesse site http://zenstoves.net/. A partir dele eu construí uma infinidade de espiriteiras. Confesso que fiquei viciado no negócio. Você acaba buscando sempre a mais econômica, forte, barata, etc. Depois de muitas espiriteiras construídas, cheguei a conclusão que aquelas feitas à base de latinhas de alumínio são as melhores. Mais leves e fáceis de trabalhar. Os modelos que eu uso bastante são as de baixa pressão (tanto abertura na lateral como no topo) e as de médias/alta pressão (também com aberturas nas laterais ou no topo). Fiz vários testes com cada modelo. Avaliei tempo de fervura, economia e várias outras coisas. Semana que vem estou partindo pra um camping solo de 5 dias e vou levar dois modelos; uma de baixa pressão com abertura lateral e uma de alta pressão com abertura no topo (segue a foto de ambas)

20110504181103.jpg

20110504181126.jpg

A verdade é que eu vou levar uns 500ml de alcool e vou cozinhar por 5 dias com elas. Quando eu quero rapidez, eu uso a de alta pressão; quando eu quero cozinhar por mais tempo, uso as de baixa pressão.

Em relação ao combustível, eu particularmente uso alcool 92% encontrado em qualquer supermercado. Não uso o alcool de posto porque o mesmo alcool que eu cozinho, posso também usar para limpar e desinfectar ferimentos! Mas o alcool de posto (desidratado) tem queima melhor! Mas fica a gosto de cada um!

Mas é isso! Boa sorte! Abraço

Link para o comentário

• Membros

marcelowillian escreveu:

cara...faz uma boa quantidad[...]inclusive!um sache a cada duas horas deve ser mais do que suficiente!alem de ser um ótimo tempero!

kkkkk

Marcelo, primeiro lugar dê uma conferida nesse site http://zenstoves.net/. A partir dele eu construí uma infinidade de espiriteiras. Confesso que fiquei viciado no negócio. Você acaba buscando sempre a mais econômica, forte, barata, etc. Depois de muitas espiriteiras construídas, cheguei a conclusão que aquelas feitas à base de latinhas de alumínio são as melhores. Mais leves e fáceis de trabalhar. Os modelos que eu uso bastante são as de baixa pressão (tanto abertura na lateral como no topo) e as de médias/alta pressão (também com aberturas nas laterais ou no topo). Fiz vários testes com cada modelo. Avaliei tempo de fervura, economia e várias outras coisas. Semana que vem estou partindo pra um camping solo de 5 dias e vou levar dois modelos; uma de baixa pressão com abertura lateral e uma de alta pressão com abertura no topo (segue a foto de ambas)

20110504181103.jpg

20110504181126.jpg

A verdade é que eu vou levar uns 500ml de alcool e vou cozinhar por 5 dias com elas. Quando eu quero rapidez, eu uso a de alta pressão; quando eu quero cozinhar por mais tempo, uso as de baixa pressão.

Em relação ao combustível, eu particularmente uso alcool 92% encontrado em qualquer supermercado. Não uso o alcool de posto porque o mesmo alcool que eu cozinho, posso também usar para limpar e desinfectar ferimentos! Mas o alcool de posto (desidratado) tem queima melhor! Mas fica a gosto de cada um!

Mas é isso! Boa sorte! Abraço

Então, André, o Marcelo pretende usar combustível sólido. Aí não rola usar espiriteira com pressão.

Marcelo, eu acho que uma lata de Nescau é algo grande. Só compensa se você for cozinha para um batalhão. Hehehe...

Se você acha que o álcool é pouco seguro e quer levar um combustível só por garantia, vou te dar uma dica.

Pegue latinhas de atum, goiabada ou outras baixinhas.

Corte uma tira de papelão da altura da latinha e enrole, fazendo um "caracol" que preencha a lata.

No meio do caracol, coloque um pedacinho de barbante ou coisa parecida para funcionar como pavio.

Compre parafina nas lojas de artesanato ou de material para construção (nestas últimas é mais barato). Se comprar parafina em barra, corte em pedacinhos e derreta em banho-maria, igualzinho se faz para derreter chocolate. A diferença é que se não fizer em banho-maria o chocolate pode queimar. Já a parafina pode PEGAR FOGO.

Tomando esse cuidado, mexer com parafina não é muito perigoso, se pingar um pouco na pele, vai arder um pouco e parar em alguns segundos. Soprar ajuda.

Você também pode derreter velas, mas sai mais caro.

Preencha a latinha com papelão usando a parafina derretida e deixe esfriar.

Para usar, acenda o pavio, como uma vela. Logo o fogo pega no papelão e a chama vai ficar da circunferência da lata.

Cozinhe com a panela alguns cm acima, como se faz com as espiriteiras.

Uma latinha de atum cozinha tranquilamente uns dois ou três copos de arroz.

Se não usar tudo, é só tampar com outra latinha ou com a própria panela. Quando for usar, não vai mais haver pavio, então você deve acendê-la pela ponta de papelão que sobrar.

Esse é um sistema usado pelos escoteiros, porque se considera muito mais seguro que as espiriteiras de combustível líquido.

Quando eu tiver tempo, faço algumas, fotografo e posto aqui o tutorial.

Abraços

Marco

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...