Membros de Honra gvogetta Postado Abril 25, 2011 Membros de Honra Postado Abril 25, 2011 Olá Pessoal! Otávio, muito boa a sua indicação do site: http://zenstoves.net/ Tem muita coisa útil e informativa lá, em especial, gostei muito das comparações entre os diversos materiais combustíveis... Abraço, Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Abril 25, 2011 Membros de Honra Postado Abril 25, 2011 Valeu Getúlio, mas o crédito não é meu. Se não me engano foi o Ogum que postou o site, no começo deste tópico. Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Abril 26, 2011 Membros de Honra Postado Abril 26, 2011 Olá!!! Beleza Otávio, que conste o crédito aos dois então! Realmente o sítio indicado é muito bom... Achei muita coisa bacana lá e estou até montando uma compilação de dados para futuras referências, já que estes sítios às vezes somem do nada... Abraço, Citar
Membros lucci Postado Abril 27, 2011 Membros Postado Abril 27, 2011 Pessoal, falei com a muié, ela achou melhor, entre a espiriteira e um fogareiro com cartucho reaproveitável, escolher o 2o pela segurança. Mas vou fazer um fogareirozim de combustível sólido pra eventuais perrengues... :'> Citar
Membros Marco Calavera Postado Maio 2, 2011 Membros Postado Maio 2, 2011 Para usar o combustível sólido, você deve usar uma latinha de atum (ou coisa parecida) aberta em cima. Você pode também fazer uns furos na lateral, perto da borda, para melhorar a oxigenação no processo da queima. Citar
Membros lucci Postado Maio 3, 2011 Membros Postado Maio 3, 2011 Para usar o combustível sólido, você deve usar uma latinha de atum (ou coisa parecida) aberta em cima. Você pode também fazer uns furos na lateral, perto da borda, para melhorar a oxigenação no processo da queima. Vou fazer com uma pequena lata de 500g de Nescau. Como a panela vai ficar por cima, certamente terá furos nas laterais pra alimentar o O2 da chama. Só estou na dúvida quanto à quantidade de furos: falaram que muitos furos prejudica o porte da chama, mas meu receio é que ter poucos furos tb tenha o mesmo efeito ruim... Citar
Membros marcelowillian Postado Maio 4, 2011 Membros Postado Maio 4, 2011 Re: Espiriteiras (fogareiros a álcool) por Dan Bar » 11 Ago 2010, 00:57 marcelowillian escreveu: cara...faz uma boa quantidade de farofa de carne seca,e separe por frações de refeição,sendo um saquinho para cada refeição que for fazer.leve tb leite em pó fracionado,nescau ou nescafé fracionado,rapadura e banana passa,além de uns pacotes de miojo e de sopa estilo vono,pra incrementar o miojo (só o miojo ninguem aguenta!)isto tudo além de umas garrafas PET de agua!!!!uma dica é levar uma a duas garrafas de 3,3litros de agua na mochila! tem tb uns tubetes de MMs que eu compro no supermercado...chocolate é energetico e ajuda a dar uma enganada na fome! leve tb maltodexitina (acho que é isto..),é um isotonico vendido em casa de produtos naturais,que é em pó!é o gatorade em pó!e uns envelopes de reidrate 50 pra alguma emergencia! e por ultimo,se na tua cidade tiver algum restalrante chinÊs,ou japonÊs,ou vc saiba onde venda daqueles saches de mostarda pra viajem,peça ou compra bastante sache de molho shoio! é fonte rápida de potássio e sódio, e é bom pra evitar câimbra!tah sendo usado pelo time do são caetano inclusive!um sache a cada duas horas deve ser mais do que suficiente!alem de ser um ótimo tempero! Rapaiz q boa idéia essa da maltodextrina e do shoyu!!!!!!! Eu geralmente só levo sal mesmo (apesar de quando estou na cidade, usar MUITO shoyu na comida) pois achava q levar outros temperos é frescura e mais peso... mas vc tem razão!!!! Vou ver se acho shoyu liofilizado, aí seria o paraíso!!!! _________________________________ kkkkk shoyo liofilizado seria o bixo!!!!!!!!!!!! mas voltando ao foco das espiriteiras...uma dúvida: tentei fazer algumas com o buraco do meio maior,e não sai o fogo pelos buracos laterais de jeito nenhum! só quando eu "tapo" o buraco,ou com a panela,ou com outra coisa,é que o negócio fnciona...é assim mesmo,ou eu estou a fazer algo errado!? e outra dúvida...eu ví o povo usando as latas de nescau para a construção de algumas espiriteiras...mas elas,com a combinação calor+alcool,oxidam na solda e com o tempo,vazam...teria outro material que se possa usar!? Citar
Membros Andre_uliana Postado Maio 4, 2011 Membros Postado Maio 4, 2011 Re: Espiriteiras (fogareiros a álcool)por Dan Bar » 11 Ago 2010, 00:57 marcelowillian escreveu: cara...faz uma boa quantidade de farofa de carne seca,e separe por frações de refeição,sendo um saquinho para cada refeição que for fazer.leve tb leite em pó fracionado,nescau ou nescafé fracionado,rapadura e banana passa,além de uns pacotes de miojo e de sopa estilo vono,pra incrementar o miojo (só o miojo ninguem aguenta!)isto tudo além de umas garrafas PET de agua!!!!uma dica é levar uma a duas garrafas de 3,3litros de agua na mochila! tem tb uns tubetes de MMs que eu compro no supermercado...chocolate é energetico e ajuda a dar uma enganada na fome! leve tb maltodexitina (acho que é isto..),é um isotonico vendido em casa de produtos naturais,que é em pó!é o gatorade em pó!e uns envelopes de reidrate 50 pra alguma emergencia! e por ultimo,se na tua cidade tiver algum restalrante chinÊs,ou japonÊs,ou vc saiba onde venda daqueles saches de mostarda pra viajem,peça ou compra bastante sache de molho shoio! é fonte rápida de potássio e sódio, e é bom pra evitar câimbra!tah sendo usado pelo time do são caetano inclusive!um sache a cada duas horas deve ser mais do que suficiente!alem de ser um ótimo tempero! Rapaiz q boa idéia essa da maltodextrina e do shoyu!!!!!!! Eu geralmente só levo sal mesmo (apesar de quando estou na cidade, usar MUITO shoyu na comida) pois achava q levar outros temperos é frescura e mais peso... mas vc tem razão!!!! Vou ver se acho shoyu liofilizado, aí seria o paraíso!!!! _________________________________ kkkkk shoyo liofilizado seria o bixo!!!!!!!!!!!! mas voltando ao foco das espiriteiras...uma dúvida: tentei fazer algumas com o buraco do meio maior,e não sai o fogo pelos buracos laterais de jeito nenhum! só quando eu "tapo" o buraco,ou com a panela,ou com outra coisa,é que o negócio fnciona...é assim mesmo,ou eu estou a fazer algo errado!? e outra dúvida...eu ví o povo usando as latas de nescau para a construção de algumas espiriteiras...mas elas,com a combinação calor+alcool,oxidam na solda e com o tempo,vazam...teria outro material que se possa usar!? Marcelo, primeiro lugar dê uma conferida nesse site http://zenstoves.net/. A partir dele eu construí uma infinidade de espiriteiras. Confesso que fiquei viciado no negócio. Você acaba buscando sempre a mais econômica, forte, barata, etc. Depois de muitas espiriteiras construídas, cheguei a conclusão que aquelas feitas à base de latinhas de alumínio são as melhores. Mais leves e fáceis de trabalhar. Os modelos que eu uso bastante são as de baixa pressão (tanto abertura na lateral como no topo) e as de médias/alta pressão (também com aberturas nas laterais ou no topo). Fiz vários testes com cada modelo. Avaliei tempo de fervura, economia e várias outras coisas. Semana que vem estou partindo pra um camping solo de 5 dias e vou levar dois modelos; uma de baixa pressão com abertura lateral e uma de alta pressão com abertura no topo (segue a foto de ambas) A verdade é que eu vou levar uns 500ml de alcool e vou cozinhar por 5 dias com elas. Quando eu quero rapidez, eu uso a de alta pressão; quando eu quero cozinhar por mais tempo, uso as de baixa pressão. Em relação ao combustível, eu particularmente uso alcool 92% encontrado em qualquer supermercado. Não uso o alcool de posto porque o mesmo alcool que eu cozinho, posso também usar para limpar e desinfectar ferimentos! Mas o alcool de posto (desidratado) tem queima melhor! Mas fica a gosto de cada um! Mas é isso! Boa sorte! Abraço Citar
Membros Marco Calavera Postado Maio 5, 2011 Membros Postado Maio 5, 2011 Re: Espiriteiras (fogareiros a álcool)por Dan Bar » 11 Ago 2010, 00:57 marcelowillian escreveu: cara...faz uma boa quantidad[...]inclusive!um sache a cada duas horas deve ser mais do que suficiente!alem de ser um ótimo tempero! Rapaiz q boa idéia essa da maltodextrina e do shoyu!!!!!!! Eu geralmente só levo sal mesmo (apesar de quando estou na cidade, usar MUITO shoyu na comida) pois achava q levar outros temperos é frescura e mais peso... mas vc tem razão!!!! Vou ver se acho shoyu liofilizado, aí seria o paraíso!!!! _________________________________ kkkkk shoyo liofilizado seria o bixo!!!!!!!!!!!! mas voltando ao foco das espiriteiras...uma dúvida: tentei fazer algumas com o buraco do meio maior,e não sai o fogo pelos buracos laterais de jeito nenhum! só quando eu "tapo" o buraco,ou com a panela,ou com outra coisa,é que o negócio fnciona...é assim mesmo,ou eu estou a fazer algo errado!? e outra dúvida...eu ví o povo usando as latas de nescau para a construção de algumas espiriteiras...mas elas,com a combinação calor+alcool,oxidam na solda e com o tempo,vazam...teria outro material que se possa usar!? Marcelo, primeiro lugar dê uma conferida nesse site http://zenstoves.net/. A partir dele eu construí uma infinidade de espiriteiras. Confesso que fiquei viciado no negócio. Você acaba buscando sempre a mais econômica, forte, barata, etc. Depois de muitas espiriteiras construídas, cheguei a conclusão que aquelas feitas à base de latinhas de alumínio são as melhores. Mais leves e fáceis de trabalhar. Os modelos que eu uso bastante são as de baixa pressão (tanto abertura na lateral como no topo) e as de médias/alta pressão (também com aberturas nas laterais ou no topo). Fiz vários testes com cada modelo. Avaliei tempo de fervura, economia e várias outras coisas. Semana que vem estou partindo pra um camping solo de 5 dias e vou levar dois modelos; uma de baixa pressão com abertura lateral e uma de alta pressão com abertura no topo (segue a foto de ambas) A verdade é que eu vou levar uns 500ml de alcool e vou cozinhar por 5 dias com elas. Quando eu quero rapidez, eu uso a de alta pressão; quando eu quero cozinhar por mais tempo, uso as de baixa pressão. Em relação ao combustível, eu particularmente uso alcool 92% encontrado em qualquer supermercado. Não uso o alcool de posto porque o mesmo alcool que eu cozinho, posso também usar para limpar e desinfectar ferimentos! Mas o alcool de posto (desidratado) tem queima melhor! Mas fica a gosto de cada um! Mas é isso! Boa sorte! Abraço Então, André, o Marcelo pretende usar combustível sólido. Aí não rola usar espiriteira com pressão. Marcelo, eu acho que uma lata de Nescau é algo grande. Só compensa se você for cozinha para um batalhão. Hehehe... Se você acha que o álcool é pouco seguro e quer levar um combustível só por garantia, vou te dar uma dica. Pegue latinhas de atum, goiabada ou outras baixinhas. Corte uma tira de papelão da altura da latinha e enrole, fazendo um "caracol" que preencha a lata. No meio do caracol, coloque um pedacinho de barbante ou coisa parecida para funcionar como pavio. Compre parafina nas lojas de artesanato ou de material para construção (nestas últimas é mais barato). Se comprar parafina em barra, corte em pedacinhos e derreta em banho-maria, igualzinho se faz para derreter chocolate. A diferença é que se não fizer em banho-maria o chocolate pode queimar. Já a parafina pode PEGAR FOGO. Tomando esse cuidado, mexer com parafina não é muito perigoso, se pingar um pouco na pele, vai arder um pouco e parar em alguns segundos. Soprar ajuda. Você também pode derreter velas, mas sai mais caro. Preencha a latinha com papelão usando a parafina derretida e deixe esfriar. Para usar, acenda o pavio, como uma vela. Logo o fogo pega no papelão e a chama vai ficar da circunferência da lata. Cozinhe com a panela alguns cm acima, como se faz com as espiriteiras. Uma latinha de atum cozinha tranquilamente uns dois ou três copos de arroz. Se não usar tudo, é só tampar com outra latinha ou com a própria panela. Quando for usar, não vai mais haver pavio, então você deve acendê-la pela ponta de papelão que sobrar. Esse é um sistema usado pelos escoteiros, porque se considera muito mais seguro que as espiriteiras de combustível líquido. Quando eu tiver tempo, faço algumas, fotografo e posto aqui o tutorial. Abraços Marco Citar
Membros lucci Postado Maio 5, 2011 Membros Postado Maio 5, 2011 Marco, Super-ninja-mcgeiver este fogareiro de lata. Estou pensando em algo neste sentido, mas que já dê pra deixar a panela em cima e seja feito com vela mesmo. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.