Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Posts Recomendados

• Colaboradores

Galera, fiz novos testes....rsrs...Com alcool de posto ficou aceso por 18 minutos e a água ferveu antes, tanto na panela maior quanto na menor. Com alcool comum só ficou aceso 12 minutos mesmo. Fiz dois testes com etanol e tres com alcool comum e os tempos foram iguais em todos os testes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Opa, foi mal, acabei nem vendo!

Mas então, primeira coisa, o "buraco" dela é como? É tudo aberto ali? Ou é furadinho seilá, semelhante a uma boca de fogão?

Outra coisa, que puta panela hein! hahaha, assim é para demorar mesmo, eu estava imaginando você usando uma panelinha de camping, a minha vai o miojo e só! Pouquíssima água, ferve rapidinho e fica bem bom!

Que material é a espiriteira? É ferro isso? (Não que influencie no aquecimento ok? Curiosidade!)

Link para o comentário

• Colaboradores

vlw....

Opa, foi mal, acabei nem vendo!

Mas então, primeira coisa, o "buraco" dela é como? É tudo aberto ali? Ou é furadinho seilá, semelhante a uma boca de fogão?

Outra coisa, que puta panela hein! hahaha, assim é para demorar mesmo, eu estava imaginando você usando uma panelinha de camping, a minha vai o miojo e só! Pouquíssima água, ferve rapidinho e fica bem bom!

Que material é a espiriteira? É ferro isso? (Não que influencie no aquecimento ok? Curiosidade!)

Embaixo, no buraco maior, tem um furinho que leva o alcool pra parte de dentro dela, onde no alto tem os furinhos, como os de um fogao mesmo. A panela é meio grande mesmo...rsrs....mas normalmente uso uma menor, bem menor...hehehe....mas essa grande, ferveu com 600 ml de água em 15 minutos.

Sim, ela é de ferro e não é tão pesada. Lógico que de lata de refri fica bem mais leve né.....

Link para o comentário

• Membros

Hm, então parece ser ok! Você acha ruim esse tempo? Para 600ml? Olha, na verdade eu nunca calculei o tempo que faço com a espiriteira para ter uma idéia, é tudo tão rapidinho que nunca parei pra ver direito hehe. Mas vou fazer uns testes para ver qual é!

Po, não é tão pesada mas já deve fazer alguma diferença não? Você quem sabe o peso que carrega, mas eu não levaria algo assim para trips longas não hahaha. Já tá ligado nas latinhas de refri então? Da uma olhada nessa aqui: http://zenstoves.net/BasicPressureBurner.htm foi a mais foda que eu encontrei! Mas é um bom trampo... porém leve! Bem, é só uma dica! Se preferir a sua, a vontade!

Assim que fizer uns teste eu posto aqui para você ter uma idéia e comparar!

Link para o comentário

• Colaboradores
Hm, então parece ser ok! Você acha ruim esse tempo? Para 600ml? Olha, na verdade eu nunca calculei o tempo que faço com a espiriteira para ter uma idéia, é tudo tão rapidinho que nunca parei pra ver direito hehe. Mas vou fazer uns testes para ver qual é!

Po, não é tão pesada mas já deve fazer alguma diferença não? Você quem sabe o peso que carrega, mas eu não levaria algo assim para trips longas não hahaha. Já tá ligado nas latinhas de refri então? Da uma olhada nessa aqui: http://zenstoves.net/BasicPressureBurner.htm foi a mais foda que eu encontrei! Mas é um bom trampo... porém leve! Bem, é só uma dica! Se preferir a sua, a vontade!

Assim que fizer uns teste eu posto aqui para você ter uma idéia e comparar!

Então, fiz a medição com 600 ml, porque normalmente minha esposa vai comigo, e 300 ml é a medida do cup noodles..heheheh....Quando a comprei, estava com dificuldade de encontrar outro modelo, e também pela falta de experiencia. Não acho pesada, porém se conseguir alguma mais leve, com certeza vou preferir. Salvei o site em favoritos e vou olhar com mais calma depois. Vi alguns modelos de lata, li algo sobre eles mas acho necessário testar antes né. Devo fazer uma trip pro parna caparaó, ficar uns dois dias lá e vou levá-la e se tiver feito a de lata, vou levar também.

Vlw a dica...

Abração....

Link para o comentário

• Colaboradores

Então, fiz essa aqui e não funcionou bem, acho q o furo no meio é meio pequeno...

http://www.clubedecicloturismo.com.br/artigos/080615fogareiro/fogareiro.html

Aí transformei ela nessa abaixo, com o furo no meio bem maior e funfou..

http://www.youtube.com/watch?v=2fr7ulCNj8A&playnext=1&list=PLBDF822128CE3E198

ainda não fiz testes de tempo e quantidade de alcool, em breve farei....

Link para o comentário

• Membros

Roberto, essa de primeira eu também fiz e não me adaptei muito não.

Me baseando no desenho das espiriteiras comerciais, eu havia mesmo pensado em aumentar o furo, como na segunda.

Por sinal, é bem prática a forma como ele constrói a espiriteira, o acabamento fica muito melhor que na primeira.

Vou fazer uma dessa para experimentar.

P.S.: Me senti um idiota quando via a técnica que ele usa para marcar o lugar de corte na lata...

Eu colocava um elástico de dinheiro e ficava medindo dos lados para ver se estavam iguais.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...