Membros de Honra Adam Tavares Postado Junho 1, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 1, 2010 Opa... ai sim rs... vou refazer a espiriteira mudando o diametro dos furos... a quantidade dos mesmos, assim como a altura da espiriteira e com uma moeda em cima... valew pelas dicas.. logo mais posto o resultado rs... bço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros marcelowillian Postado Junho 2, 2010 Membros Compartilhar Postado Junho 2, 2010 gente,como é esta espiriteira com tubo de cobre entro?!?!?alguem ai me ensina a fazer?!tem video no you tube!? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Junho 2, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 2, 2010 Eis os segredos da espiriteira revelados pelo senhor do fogo Cacius Calcinador Segredos? Senhor do que? Olha, Ram, meu melhor desempenho ainda é esvaziando as latas Faz tempo que não exercito as espiriteiras, mas quero experimentar furos menores, na casa de 1mm.... rendimento ainda é um problema Ah, e esta animação.. não conheço... fala aí! :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Ram_Alen Postado Junho 2, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 2, 2010 Ah cara, desde que vi o famoso video das espiriteiras em chamas, uerhuahuruaurhar virou Cacius Calcinador! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores DrustanoSkaldi Postado Junho 7, 2010 Colaboradores Compartilhar Postado Junho 7, 2010 Galera, observei que algumas pessoas tentaram descolar algum projeto para montar a própria espiriteira, achei um em vinte passos e estou deixando aqui o link: http://cordadainfinita.wordpress.com/2008/09/08/como-fazer-sua-propria-espiriteira-em-20-passos/ Outra questão é que algumas pessoas também questionaram sobre o valor do equipamento, lí em alguns relatos que alguns não encontravam o equipamento em lojas e outros, ao tentar buscar pela net não enontravam por preço módico (já que em algumas postagens ví gente que achou por R$ 5,00), andei esquadrinhando a rede e achei uma loja virtual com um preço bem em conta: http://www.catuabaesportes.com.br/categorias.php?id_categoria=32&id_subcategoria=129 Mas agora tenho a minha dúvida pessoal, tenho reparado que o álcool comum devido á diluição, está queimando muito mal, o de combustível pelo que lí, compromete o paladar dos alimentos, então haveria alguma outra alternativa para espiriteira fora os fogareiros? Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Tiago Korb Postado Junho 8, 2010 Colaboradores Compartilhar Postado Junho 8, 2010 Com base em idéias de espiriteiras com latinha de desodorante criei a minha abaixo com uma garrafa de vodka. Espiriteira ideal para camping: ► Capacidade: até 150 mL de etanol comburente, garante fogo por mais tempo para cozinhar em panelas grandes. ► Furos: 14 ► Tempo de fervura: 1 litro de água de 15 ºC para 99 ºC em 8 minutos. ► Dimensões: 9,0 x 8,0 cm Acima a vista do interior da espiriteira, os parafusos com porcas são para segurar no lugar as duas partes. Para montar a espiriteira eu serrei com uma serra de metal a parte de baixo da espiriteira na altura desejada. Serrei outra seção superior para encaixar dentro da parte inferior da garrafa. No bico da garrafa eu fiz três cortes para o etanol entrar para dentro dela. Para encaixar as duas partes eu usei uma tábua em cima da seção superior e bati com um martelo até o fundo. Fiz os dois furos para os parafusos com uma furadeira com broca de 4 mm. Para os 14 furos laterais da espiriteira eu utilizei uma broca de 2 mm. A vantagem desta espiriteira é que a panela fica apoiada diretamente sobre a espiriteira, não sendo necessário um tripé ou algo semelhante. Também sua grande capacidade de etanol garante fogo por até 50 minutos se completamente cheia. Seguindo basicamente o que mostrei acima dá para fazer uma espiriteira de lata de desodorante para uso em trekking. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Junho 9, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 9, 2010 Ok, eu assumo o papel filhadap*ta de "engenheiro de obra pronta" Tiago, tá show de bola, mas se a distância entre os furos e o topo fosse menor ACHO, pelos gráficos de temperatura de chama que o Zen explicita, que a tua ótima idéia poderia ser ainda mais eficiente.. veja que a chama já amarela bem antes de tocar a chaleira... Segundo as ilustrações do grande mestre a zona de transição azul/amarela é o ponto de maior temperatura e, portanto, de eficiência. A chaleira não preteou? Mas sério, tá boa DEMAIS esta espiriteira, o pitaco é meramente questionador e contributivo. Este tipo de espiriteira, gurizada, é muito bom, eficiente, mas tem que cuidar pra não tombar! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Tiago Korb Postado Junho 9, 2010 Colaboradores Compartilhar Postado Junho 9, 2010 Realmente Cacius a chama amarela indica a queima incompleta do etanol e provoca fuligem. Fiz a pouco dias a espiriteira e vou rever os aspectos que tu citou. Ainda tenho que nivelar o topo da espiriteira para o encaixe perfeito com a panela, assim evito o espaço superior entre panela e espiriteira onde há uma fuga de pressão. Evitando isso a chama lateral aumenta de pressão e com melhor oxigenação ela passa a ficar mais azul (queima mais completa do etanol com menos fuligem). Na foto a espiriteira esta com pouco etanol dentro dela, mas com média capacidade a pressão interna aumenta e a altura da chama também. Se não der certo o que disse acima, vou duplicar o número de furos para teste. Reforço o que o Cacius disse sobre o cuidado com qualquer tipo de espiriteira: muito cuidado com elas, pois há um grande número de acidentes com as mesmas seja por explosão (no caso das pressurizadas), ou tombamento com derramamento de etanol em chamas. Por esses motivos elas foram banidas do Escotismo. Atualmente eu as faço como hobbie manual, mas uso no trekking um fogareiro a gás. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Junho 9, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 9, 2010 Tiago, acho que tu tá desperdiçando talento e energia levando fogareiro a gás. Leva espiriteira, rapá! É imbatível na relação peso/volume para incursões solo de até uns 3 dias. Mais que isso talvez gás e benzina já comecem a despontar. Em nome da ciência acho que os Mochileiros daqui do sul deveriam se reunir, e até ponho minha casa a disposição, e esvaziarmos uns vazilhames destes enquanto assamos uma carne e assuntamos sobre a engenharia das espireiteiras... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Tiago Korb Postado Junho 10, 2010 Colaboradores Compartilhar Postado Junho 10, 2010 Cacius Exatamente como você disse, até 3 dias a espiriteira comum vence o fogareiro a gás. Não realizo apenas incurções de 2 dias, mas também de 4 dias e já fiz até uma de 8 dias. Optei pelo fogareiro a gás pela segurança, confiabilidade no desempenho, baixa produção de fuligem e conforto. Usei espiriteira por alguns anos, como tudo que fazemos evolui e fui passando dos modelos mais simples que queimam mal o etanol (produção de fuligem), para modelos pressurizados (queimam melhor o etanol com economia). Estou no momento tentando desenvolver a espiriteira pressurizada com serpentina de cobre, mas ela não me passa confiabilidade e segurança ainda. Quando ela passar isso eu vou usar com certesa, afinal ela tem gasto de etanol bem melhor que uma espiriteira normal e a relação peso/volume fica melhor que fogareiro a gás para até 8 dias. Sou parcerio pro churras! Melhor ainda, que tal uma Expedição Mochileiros RS? Nosso rebordo de Serra Geral no RS é muito belo, com milhares de cachoeiras e mirantes. Me coloco a disposição para elaborar um roteiro aqui na região de Santa Maria RS e municipios da Quarta Côlonia Italiana do RS. Tenho uma vasto conhecimento de trilhas, cachoeiras e mirantes daqui. Se for em outro local também sou parceiro! Que tal Cacius? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.